Quer abrir um comércio e não sabe por onde começar? Veja os prós e contras de cada um!
Já com dinheiro no bolso e pronto para ter um comércio para chamar de “seu”, a grande maioria dos empreendedores esbarra numa questão intrigante: virar franqueado ou criar uma marca própria?
Os dois modelos têm benefícios, e para decidir o empreendedor precisa saber qual se encaixa com o seu perfil. Pensando nisso, selecionamos alguns prós e contras de cada modelo que devem ser avaliados antes de começar os investimentos.
Quem começa uma loja do zero precisa de mais capital para divulgar a sua marca. Mais do que recursos financeiros, esse processo leva tempo. Se essas condições não são limitadores, do ponto de vista da marca o negócio próprio acaba sendo mais vantajoso e dando mais autonomia ao empreendedor.
Por outro lado, a franquia começa com uma marca reconhecida pelo público, reduzindo assim os gastos com divulgação. No caso do franqueado, ele só replica o negócio, e não detém a marca.
O empreendedor que compra uma unidade de franquia leva junto todas as suas regras, manuais e know-how, já que ela segue uma padronização. Isso poupa tempo e permite iniciar a operação mais rapidamente com tudo já muito bem definido, montado e testado (pelo menos em outros mercados).
Porém, normalmente a franquia possui muitas restrições contratuais que impedem processos de autonomia, por isso pode não ser o modelo ideal para os empreendedores criativos.
No negócio independente, o empresário tem maior liberdade, mas também sofre um risco maior. Ao abri-lo, o empreendedor poderá tomar decisõessobre o ponto, divulgação, fornecedores, promoções, preços e mix de produtos.
Mas quando se trata de franquias, a decisão na hora de vender os produtos e onde será instalado o negócio geralmente é do franqueador. E caso este já tenha outro franqueado na região onde você quer atuar, abrir um negócio não será possível.
A franquia certamente já foi testada em outras regiões por outros empresários e, por isso, o modelo é tido como o mais seguro. Contudo, foi criado no Brasil um mito de que esse modelo de negócio não têm risco, o que é um erro básico.
É papel do empresário usar a sua capacidade de gestão e disciplina para reduzir os riscos tanto em uma marca própria como numa franquia.
Adquirir um modelo de negócio testado e formatado custa muito mais, enquanto os gastos iniciais de um negócio independente costumam ser menores. Isso porque a franquia tem custos fixos, como taxas, verbas para marketing e royalties, que não são cobrados numa marca própria.
Contudo, com um rateio de custos, o franqueado consegue se expor de maneira mais eficaz, enquanto o empresário independente terá que gastar com uma divulgação cujo impacto será bem menor. Ele também perde em ganho de escala, já que na franquia tudo é comprado em conjunto, o que reduz drasticamente os valores dos produtos.
Numa empresa independente, a fase de tentativa e erro dura mais. E em momentos difíceis, o empreendedor não terá a quem recorrer. Já a franquia, por possuir manuais prontos e modelos de gestão já estabelecidos, costuma ter um período muito menor de maturação.
Por ter um suporte, as franquias acabam amadurecendo, mais rapidamente, de 3 a 6 meses. Já os negócios independentes costumam demorar bem mais, podendo passar de 1 ou 2 anos.
Ao ter uma franquia, o empreendedor consegue obter empréstimos mais facilmente, porque ela trabalha como um órgão garantidor e o franqueado consegue uma linha de crédito especial no banco, que pode ser utilizada para começar o negócio, caso não possua todo o investimento inicial, ou para captar mais verba no meio do trajeto, caso precise.
O modelo de franquia é mais adequado para quem não tem muita experiência e nem um produto ou serviço específico para lançar, e deseja uma fórmula de negócio já pronta e testada para começar e engrenar o negócio mais rapidamente. Para isso precisará abrir mão de um pouco de autonomia e da margem financeira. A franquia também permite o empresário a replicar o seu negócio mais facilmente.
Por conta da necessidade de criar tudo do zero a marca própria acaba elevando um pouco o risco do negócio, mas se bem sucedida pode compensar pela autonomia e poder de decisão que não são possíveis nas franquias.
E então, já escolheu o modelo de negócio que irá investir? Qual deles você considera o melhor? Escreva suas opiniões e questionamentos no campo de comentários!
Equipe NEX
Olá, somos a equipe NEX e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio. Sempre que possível, traremos conteúdos especializados escritos por um dos nossos colaboradores para você, dono de um pequeno comércio que sonha grande. Cadastre-se aqui no nosso site para receber todas as nossas atualizações!