Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Gestão

Gestão Comercial: pequenos problemas do dia a dia que podem prejudicar a independência financeira do seu comércio

Em um pequeno comércio, muitos dos processos de gestão que garantem a saúde financeira do negócio dependem do quanto o dono se dedica ao planejamento empresarial, ainda que muitos destes processos dependam da cooperação dos empregados e, é claro, do sucesso de vendas. Mas a gestão fica muito mais complicada quando os problemas do dia a dia se acumulam, e sem a devida atenção, adquirem potencial para colocar todo o negócio em risco.

Alguns problemas nem sempre aparentes, mas que podem fazer grande diferença nos resultados do final do mês, são: sobrecarga tanto dos funcionários quanto do dono, falta de controle do estoque e produtos precificados de maneira incorreta em relação aos gastos de produção e manutenção. Sendo assim, a seguir, aprenda como identificar esses problemas e qual o melhor caminho para a solução!

Sobrecarga de Tarefas

É comum que empreendedores iniciem seu comércio desempenhando todas as funções: faxineiro, comprador, atendente, caixa, gerente, etc. Além de ter que pensar em como melhorar seu negócio, crescer e prosperar. É assim que alguns empreendedores acabam se sobrecarregando, mesmo com uma equipe à disposição. Dando atenção às tarefas que se tornam urgentes e são mais rapidamente resolvidas por você, que já fez isso milhares de vezes, e  deixando de lado as questões mais estratégicas e de longo prazo. Que tal repassar tudo que você aprendeu com a prática? Parte das obrigações de um excelente gestor é saber delegar! Lendo o texto “Como motivar o funcionário mais importante de sua equipe”, você aprende como melhorar o desempenho de seus funcionários e o atendimento ao cliente, sem se sobrecarregar.

Falta de Controle de Estoque

O estoque é um dos setores mais importantes de um negócio e, também, um dos mais suscetíveis a pequenos erros que podem se tornar problemas sérios. Um dos erros mais comuns é o excesso de mercadoria. Ter em estoque uma quantidade maior do que a necessária pode gerar, por exemplo, despesas em manutenção e desperdício. Em contrapartida, um estoque vazio pode ser ainda mais problemático: quando um cliente vai até a sua loja e não encontra o produto que procura, a fidelidade dele pode passar para o concorrente, mesmo que este venda até mais caro.

É fundamental encontrar um ponto de equilíbrio. Por isso, indico a leitura do texto “Estoque fácil e eficiente com a Curva ABC”, mas tendo em vista que é fundamental prestar bastante atenção no Estoque, dedicamos uma seção do nosso Blog somente a ele. Você pode conferir tudo clicando aqui.

Diferenciar custos, despesas e investimentos

Diariamente, os clientes apresentam sinais se o seu negócio precisa ou não de um investimento, se você precisar arcar com alguns custos ou se pode diminuir algumas despesas. É possível sim, de sua loja estar sempre cheia, vendendo bem e ainda assim, no fim do mês as despesas superarem as receitas. Lendo “Gestão Financeira | Definindo o que são gastos” você descobre o que pode causar esse problema e como evitar surpresas negativas no final do mês.

Acertar na precificação do produto garante a sustentabilidade do negócio

É comum que, em busca do preço competitivo, pequenas empresas acabem praticando preços do grande varejo ou até mesmo abaixo do mercado. Com a falsa ideia de que o preço atrativo, por ajudar a vender mais, também ajude a lucrar aos poucos. Mas é justamente o contrário que acontece nesses casos. Com certos produtos, você já deve ter percebido que é realmente difícil praticar o preço justo, mas o preço errado tem consequências muito mais pesadas.

Portanto, procure identificar todas as variáveis que influenciam os custos do seu produto e todas as despesas fixas da empresa. Só assim é possível fazer uma precificação segura e garantir a independência financeira do seu negócio. Saiba mais lendo “Gestão Financeira | Como fazer uma Precificação segura” e defina o preço de seus produtos sem risco de prejuízo.

Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Financeiro"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Procurando um app de Vendas para Celular?

Conheça o Kyte, o aplicativo de Vendas da NEXTAR criado especificamente para os celulares Android ou iPhone.

OBS: o Kyte não funciona integrado ao NEX.

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar