Voltar ao Início do Blog
Gestão

Gestão de fornecedores: descubra a importância e como fazer

Saber como fazer sua gestão de fornecedores corretamente é fundamental para uma cadeia de suprimentos eficiente

O que você vai encontrar nesse texto:

Você sabe qual é a importância do fornecedor para o seu negócio? 

Quando falamos de negócios pequenos, os fornecedores se tornam os seus principais parceiros. 

Criar um bom relacionamento com eles pode trazer diversas vantagens, como maior eficiência nos processos internos, redução de custos e aumento da competitividade de seu comércio no mercado.

Neste texto, você vai entender o que é gestão de fornecedores, os benefícios que uma gestão eficiente pode trazer para o seu negócio, dicas de como fazer uma boa gestão e mais! 

Continue lendo para aprender tudo:

Gestão de fornecedores: o que é?

Gestão de fornecedores: o que é

Gestão de fornecedores é o processo de administração de todas as atividades que envolvam compras em seu negócio. 

Ela envolve a seleção dos fornecedores mais adequados e ainda a avaliação e o monitoramento constantes de cada parceiro e suas atividades, para garantir um bom fluxo de mercadorias e produtos de qualidade no comércio, maximizando assim a produtividade do negócio.

Gerir fornecedores é uma tarefa que exige cuidado, uma vez que a relação com seus fornecedores podem impactar diretamente no seu negócio. Por isso se torna tão importante administrar corretamente a relação com seus parceiros e usufruir das vantagens que uma boa gestão de fornecedores pode oferecer.

Com o NEX você pode realizar o Cadastro de Fornecedores do seu negócio grátis e ainda ter acesso a recursos como PDV, Controle de Estoque, Controle de Pedidos, Relatórios Financeiros e mais! Confira aqui.

Qual a importância de uma gestão de fornecedores bem executada?

Qual a importância de uma gestão de fornecedores bem executada

A gestão de fornecedores está sendo uma estratégia cada vez mais eficiente para alcançar o sucesso dos negócios. 

A forma como você se relaciona com seus parceiros pode se transformar também em um diferencial competitivo de sua loja a longo prazo.

Uma gestão eficiente irá proporcionar um valor agregado para seus produtos e tornar seu negócio mais competitivo no mercado, maximizando a produtividade e melhorando o fluxo das mercadorias.

Além disso, a boa relação com seu fornecedor pode trazer outras vantagens, como um controle maior dos processos de seu comércio e uma rede de fornecedores mais qualificados.

Benefícios que uma boa gestão de fornecedores proporciona ao seu comércio

- Qualidade dos produtos

Ao contratar fornecedores mais qualificados, você garante também produtos de melhor qualidade por condições de preço e pagamento mais flexíveis.

Oferecer para seu cliente produtos de qualidade, melhora seu nível de satisfação com o produto ou serviço adquirido, aumentando as chances de tornar-se um cliente fidelizado.

- Entrega mais rápida

Ter uma boa gestão de fornecedores e um bom relacionamento com seus parceiros, significa maior confiabilidade entre as partes, isso torna mais fácil o processo de negociação dos prazos, resultando em entregas mais ágeis dos produtos necessários em seu comércio.  

- Redução de custos

Quando você administra de maneira eficiente seus fornecedores e cria parcerias duradouras com eles, é possível reduzir os custos do negócio relativos à estocagem de produtos.

Bons fornecedores vão ajudar você a melhorar a logística do negócio, evitando custos desnecessários com mercadorias paradas ou perdas dos produtos adquiridos. 

Com o Relatório de Sugestão de Compra do NEX você tem um controle maior do seu estoque, o programa gera de forma automática uma lista com sugestões da quantidade de reposição necessária de cada item, evitando excesso ou falta de mercadoria em sua loja. 

Administrar corretamente seus fornecedores ajuda a criar uma gestão de compras lógica e organizada, trazendo economia para o seu negócio. 

- Preços mais competitivos

Uma gestão é eficaz quando você tem um bom relacionamento com seus fornecedores. Quanto melhor for a parceria, maiores são as chances de negociações bem sucedidas que tragam para o negócio condições diferenciadas, até mesmo em relação ao preço.

Adquirindo os produtos por um preço mais competitivo, é possível aumentar suas vendas e, consequentemente, o lucro do seu negócio.

Com a Cotação de Produtos para Fornecedores do NEX você pode comparar as cotações de preços de custo dos seus fornecedores e escolher a melhor opção de compra de forma simples e maximizar seus lucros!

O que deve ser considerado na gestão dos fornecedores?

O que deve ser considerado na gestão dos fornecedores

Na hora de avaliar o desempenho de seus parceiros ou fazer uma seleção de novos, crie uma lista com os critérios mais importantes que seu fornecedor deve ter, de acordo com a sua estratégia de negócio.

O preço costuma ser um dos fatores decisivos na hora de escolher seu fornecedor, porém, vale lembrar que às vezes o barato pode sair caro, é importante avaliar outros aspectos além do financeiro para ter bons parceiros e deixar seus clientes finais satisfeitos.

Outros critérios importantes que não devem ser deixados de lado são: qualidade na prestação de serviço, agilidade na entrega, condições de pagamento flexíveis e experiência do fornecedor.

Saiba quais desses critérios possuem uma importância maior para o seu negócio e escolha o fornecedor que mais se adapte às suas necessidades.

Dicas de como fazer um boa gestão de fornecedores

Dicas de como fazer um boa gestão de fornecedores

- Manter os processos organizados

Para uma boa gestão de fornecedores, é essencial manter os processos internos de seu negócio muito bem definidos.

Sem uma logística organizada nem políticas internas estabelecidas em seu comércio, maior o risco de falhas e atritos entre você e seus fornecedores, por isso é muito importante alinhar seus processos com os de seus parceiros para manter o mínimo de falhas possíveis.

- Bom relacionamento com os fornecedores

Como falamos desde o começo, os fornecedores são seus grandes aliados e têm um papel muito importante para o sucesso do seu negócio. 

Por tanto, estabelecer um bom relacionamento que traga benefícios para ambas as partes é essencial para alcançar melhores resultados e destacar-se no mercado.

- Avaliação constante

Em uma boa gestão é importante fazer uma avaliação periódica de seus fornecedores para avaliar seu desempenho e certificar-se de que eles ainda estão prestando um bom serviço e oferecendo produtos de qualidade.

Assim que perceber que algum fornecedor está deixando de cumprir alguma exigência e prejudicando sua logística, está na hora de começar a pensar em procurar um novo parceiro, use o Relatório de Compras por Fornecedor do NEX para analisar o volume de vendas de cada parceiro e acompanhar suas atividades.

- Conhecer os custos envolvidos na cadeia de suprimentos

Para poder gerir bem seus fornecedores, é necessário conhecer toda a logística de sua cadeia de suprimentos, que se resume a todo o processo de logística do seu produto, desde a fabricação da matéria-prima, até a venda para o cliente final. 

Acompanhar todos os custos e valores envolvidos no processo ajuda a entender melhor como todos os custos impactam no valor final do seu produto.

Conhecer essas informações em toda a cadeia contribui no momento da negociação com seus parceiros. Além disso, fica mais fácil escolher seus fornecedores de acordo com o melhor custo-benefício, e não apenas o preço mais baixo. 

Lembre-se que fatores como qualidade dos produtos e prazos de entrega refletem no produto final que você vai oferecer aos clientes, portanto, não deve se ater somente aos preços. 

Como um sistema de gestão pode te ajudar?

A tecnologia chegou para facilitar a vida de todas as pessoas, e nada mais lógico do que se aliar a ela para realizar uma gestão eficiente dos fornecedores da sua loja e se destacar no mercado.

Utilizar um software de gestão de fornecedores faz toda a diferença para qualquer negócio. Com a ajuda de um sistema é possível automatizar diversos processos internos, ganhando agilidade e eficiência, além disso, também é possível diminuir falhas e erros no registro das informações mais importantes e ter todos os dados integrados em um só lugar.

Tenha uma gestão de fornecedores eficiente com o NEX! Com recursos avançados como Devolução ao Fornecedor, Relatórios de Compra e Vendas por Fornecedor, Sugestão de Compra e muito mais! Baixe o NEX agora. 

Conclusão

Neste texto você conheceu um pouco mais sobre a gestão de fornecedores, o processo pode ser um pouco complexo, mas com o auxílio de um sistema de gestão e com as nossas dicas, o processo pode ficar mais fácil.

Não deixe de investir em uma boa gestão de fornecedores! 

É uma etapa fundamental para o sucesso de seu negócio, seja cuidadoso na hora de escolher seus parceiros e não se esqueça de avaliar periodicamente o seu desempenho para garantir um bom relacionamento e oferecer os melhores produtos para o seu consumidor final.

Como você realiza a gestão de fornecedores em seu comércio? Deixe seu comentário e continue acompanhando nossos posts!


Camila

Olá, meu nome é Camila Upegui! Estou aqui para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão de seu negócio. Toda semana vou trazer novos conteúdos cheios de dicas para facilitar sua rotina e ajudar seu comércio a crescer. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar!

Conheça o Programa Nex

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

COMPARTILHE

Conheça o Programa Nex

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também: