Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing

Gestão de lojas de produtos naturais: 5 dicas para ter sucesso

A gestão de lojas de produtos naturais apresenta alguns desafios específicos. Por isso, é importante que o empreendedor saiba como lidar com esse contexto para poder ter sucesso na área.

De acordo com uma pesquisa da Euromonitor International, o público brasileiro gosta de produtos naturais. Além disso, ideias de vida com mais saúde estão ficando cada vez mais populares. Basta ver como aumento o número de pessoas que se identificam como vegetarianas no país.

Por isso, empreender no segmento de produtos naturais é uma boa. No entanto, é necessário entender como fazer a gestão de lojas de produtos naturais para lidar com os desafios típicos da área.

Siga a leitura para saber mais sobre o assunto!

1. Entenda os particulares da gestão de lojas de produtos naturais

Um modelo de loja ou supermercado traz uma série de desafios típicos. Isso acontece em todos os tipos de lojas. Por exemplo, um estabelecimento que venda roupas ou alimentos compartilham esses mesmos desafios.

No entanto, também existem desafios particulares para certos tipos de lojas. Por exemplo, os segmentos de lojas de roupas precisam lidar com o que sobra do estoque no fim da estação. Isso não é algo que uma loja de pneus precisa se preocupar, por exemplo.

No caso da gestão de lojas de produtos naturais, existem vários desafios que são únicos da área. Um deles, por exemplo, é a procedência dos produtos. É essencial garantir que são mesmo de origem natural.

Além disso, há um desafio típico do setor: a relação entre percepção do valor e o preço do produto. Para muitos, um produto de origem natural é “caro demais”. No entanto, ele também tem mais valor. É preciso saber como comunicar isso corretamente aos clientes.

O ideal, portanto, é separar uma lista com todos os potenciais problemas e desafios do setor e começar a sua gestão propondo soluções e testando recursos para eles.

2. Invista em modelos inovadores de venda e entrega para clientes

Atualmente, o público de uma loja de produtos naturais é conectado, jovem e tem uma base ideológica firme para o consumo desses itens. Portanto, não vale a pena pensar em se restringir a métodos tradicionais de vendas.

Considerando que a maior parte do público é jovem e antenado, explore novas maneiras para conseguir vender. Por exemplo, o Supermercados Rappi é um dos aplicativos de entrega mais populares atualmente. Ter um bom posicionamento lá é essencial para conseguir um bom fluxo de clientes para a sua loja.

Ao mesmo tempo, busque novas formas de se comunicar com os seus clientes. Por exemplo, o WhatsApp Business é uma ótima ferramenta para se comunicar com o seu público. Ele pode agilizar vendas e garantir mais faturamento para seu negócio.

3. Consiga fornecedores de qualidade e confiança

Como mencionamos anteriormente, um dos desafios típicos de uma loja de produtos naturais é conseguir bons fornecedores. Afinal, o público desse tipo de mercado é muito engajado e, caso descubra que uma empresa mente ao afirmar vender produtos naturais, terá uma reação emocional muito forte.

Por isso, é essencial que você conheça os métodos dos seus fornecedores, de modo a garantir que não terá problemas com isso na sua loja.

Converse com eles e se engaje nessa área. É fato que não dá para fazer uma gestão sem paixão, mas no setor de produtos naturais isso é ainda mais verdade do que em outros. Sem estar pessoalmente engajado, fica muito difícil encontrar bons fornecedores para seus clientes.

4. Use as redes sociais como meio de comunicação com os clientes

Hoje em dia, todas as empresas precisam estar nas redes sociais. A presença nas plataformas como o Facebook, Twitter e Instagram é essencial para alcançar o seu público e criar uma relação com a sua marca.

O ideal é montar uma estratégia de engajamento orgânico para desenvolver uma relação com a sua marca. Dessa forma, você fidelizará o público e aumentará a percepção de valor dos seus produtos.

Não tenha medo de colocar o seu rosto na comunicação e de pessoalizar a relação com o público. As redes sociais respondem bem a esse tipo de estímulo. Portanto, explore as ferramentas.

Além disso, no entanto, garanta que você usará as ferramentas de tráfego pago para aumentar a quantidade de pessoas que entrarão nos seus perfis. O Facebook e o Instagram contam com opções de segmentações muito avançadas, o que facilitará o seu trabalho nisso.

5. Tenha uma abordagem data-driven para o negócio

Atualmente, todas as empresas de grande sucesso exploram a disponibilidade de dados para o seu sucesso. Uma das dicas de fazer gestão de lojas de produtos naturais é, portanto, investir em uma abordagem data-driven.

Monte pontos de coleta de dados nos principais processos da sua empresa, como a captação de clientes online, a linha de produção e mercado de venda, inclusive o mapa de calor da sua loja. Então, use os dados para propor estratégias para o seu negócio.

Com essas dicas, a sua gestão de lojas de produtos naturais ficará facilitada e você registrará melhores números de vendas, além de um lucro maior.

E aí, gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Para mais informações sobre guest posts e demais estratégias de conteúdo, entre em contato através do e-mail (conteudo@nextar.com.br).

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Marketing / Vendas"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Baixe Grátis
Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar