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Gestão

Gestor de pedidos: descubra como pode ajudar no seu negócio

Se você trabalha com uma grande quantidade de pedidos, sabe o quão difícil pode ser lidar com todos eles. Aprenda a importância do gestor de pedidos no seu negócio.

Seja você dono de um restaurante, uma rede do varejo ou até mesmo uma loja de bairro, provavelmente já deve ter lidado com a situação caótica de movimento intenso e muitos pedidos chegando ao mesmo tempo. Nesses casos, pode ser fácil se perder em meio a tanta demanda e comprometer áreas importantes do seu negócio, como estoque, controle financeiro, e até mesmo atendimento ao cliente

Por isso é importante que você tenha um bom controle de pedidos na sua rotina comercial, com tarefas automatizadas e dados organizadamente distribuídos. Afinal, ninguém quer que o aumento nas vendas se torne um problema, não é mesmo? Nós do Nex temos a missão de facilitar o comércio para todos, e os textos do blog são apenas uma parte desse vasto objetivo. Neste aqui, eu vou te apresentar o que é um gerenciador de pedidos, e como ele pode auxiliar - e muito! - na gestão de pedidos do seu comércio. Boa leitura!

Controle os seus pedidos com a ajuda do Nex! Além de ter toda a gestão do negócio integrada em um só lugar, você poderá utilizar o recurso completo de Controle de Pedidos, com modelos de pedido e estoque reservado para pedidos. 

Ainda, para as vendas online você conta com o recurso de Catálogo Digital com Pedido Online, em que as vendas já são automaticamente registradas no sistema! 

Clique aqui para saber mais sobre esses benefícios.

O que é um gestor de pedidos?

Ele opera como um centro (geralmente virtual) de recebimento, registro, conferência e despacho de todos os pedidos referentes ao negócio. Com um bom gerenciador, você pode aceitar ou recusar um pedido, acompanhar seu status, e ainda verificar a sua origem, ou seja, se eles foram realizados na sua loja física, e-commerce ou via catálogo digital, por exemplo. 

Qual é a importância de ter um controle sobre os pedidos? 

Bom, a resposta a essa questão vai ficar cada vez mais clara ao longo do texto mas, como você já deve ter deduzido, controlar todas as solicitações que chegam ao seu negócio é essencial para mantê-lo funcionando de forma organizada e eficiente. 

Automatizando tarefas, agilizando processos e tendo uma visão unificada das operações comerciais, você consegue diminuir o espaço para erros no seu cotidiano, e entregar melhores experiências aos clientes

O que torna uma gestão de pedidos otimizada?


Embora os métodos tradicionais de receber e registrar pedidos fisicamente ainda sejam válidos (desde que você consiga se manter organizado com eles), a melhor maneira de realizar essa tarefa com eficiência é por meio de um software gestor de pedidos. Usando a tecnologia e a automação a seu favor, você imprime maior rapidez aos processos, e diminui a probabilidade dos erros que seriam cometidos em tarefas manuais.

Além disso, com um programa gerenciador de pedidos você consegue unir as mais importantes esferas do seu negócio em um só lugar. Por exemplo, assim que um pedido é aceito pelo vendedor, o produto em questão já fica reservado no estoque para que não haja o risco de outro funcionário vendê-lo, e no momento em que ele se transforma em venda, as informações já são passadas aos relatórios financeiros para que no final do mês você tenha controle de tudo.

Quais as principais vantagens de um gestor de pedidos?

Ok, então até aqui eu te mostrei o que é um gestor de pedidos e expliquei um pouco do porquê é interessante utilizar essa tecnologia na sua gestão. Mas aposto que você deve estar querendo saber as vantagens que ele vai proporcionar na prática do seu dia a dia, certo? Então vamos a elas:

- Mais eficiência operacional

Por mais que essa analogia nem sempre seja muito convidativa e possa parecer excessivamente metódica, aqui vale o exercício: tente pensar na sua loja ou restaurante como se fosse uma linha de produção. Isto é, cada parte integrante do seu negócio (funcionários, processos, tecnologia) precisa estar devidamente encaixada a fim de que tudo continue funcionando eficientemente e o andamento das coisas não saia do controle. 

Para que isso ocorra, também é importante que toda a sua equipe tenha fácil acesso e manuseio da gestão de pedidos. Assim, eles terão uma visão ampla e transparente do cenário da empresa, o que nos leva ao próximo tópico. 

- Visão unificada

Pense comigo: como seria possível estar por dentro de tudo que acontece no dia a dia da loja, se os vendedores não conseguem dar conta de todos os pedidos que chegam e precisam registrar tudo manualmente, resultando em erros e falhas comunicativas? Para garantir uma verdadeira organização, um gestor de pedidos é ideal, já que facilita as tarefas mais mecânicas e faz com que sobre mais tempo para se dedicar às outras áreas do negócio.

Ainda, um bom gestor de pedidos une diversas áreas do negócio em um lugar só, como estoque, financeiro, caixa e relatórios. Uma vez que você tem uma boa organização e tudo integrado, fica fácil saber de tudo que acontece dentro da empresa e te permite uma rotina de gestão com menos imprevistos indesejáveis.

- Triagem dos pedidos

Embora seja mais simples, esta é uma vantagem que também acaba sendo uma mão na roda para os pequenos comerciantes. A triagem nada mais é do que a escolha e separação dos pedidos recebidos, conforme a prioridade e os requisitos de aceitação para cada loja ou restaurante. 

Com um bom gestor de pedidos, é possível aceitar ou recusar pedidos, colocá-los como pendente e marcá-los como concluído, transformando-os em venda. Além disso, se você tem um restaurante e trabalha com delivery, o sistema te permite monitorar os horários de recebimento dos pedidos e cuidar para que nenhum prato chegue frio à casa do cliente. Na tela de status dos pedidos, todas essas informações ficam facilmente visíveis para que o dono e a equipe possam acompanhar de perto o andamento dos processos.

- Avaliação do histórico de pedidos

Com o auxílio da tecnologia, você não precisa mais se desdobrar inteiro para encontrar aquela pasta com as informações dos clientes, e nem se desesperar ao saber que perdeu alguns papéis importantes. No sistema de pedidos online, são armazenados com segurança os dados mais importantes dos pedidos do seu negócio, como data, nome do cliente, número do pedido, origem (catálogo ou local), valor total da compra, e mais. 

- Aumento da produtividade

Se você já deduziu que este benefício tem relação com aquele primeiro que eu mencionei lá em cima, sobre eficiência operacional, está certíssimo! Afinal, se você conta com uma ferramenta que agiliza as suas tarefas, automatiza os seus processos, e ainda diminui as chances de erro em tarefas manuais, é claro que sobrará muito mais tempo para todos os funcionários serem mais produtivos, e aumentarem a eficiência da loja/restaurante como um todo.

Processos mais agilizados e vendedores eficientes vão repercutir em muitas áreas do seu negócio, e no atendimento não seria diferente! Afinal, os consumidores são a peça-chave da manutenção do empreendimento, e um bom gestor nunca pode se esquecer deles. Isso nos leva ao próximo tópico:

- Satisfação dos clientes

Gestão de pedidos


Então já entendemos que um bom controle de pedidos deixará os clientes mais satisfeitos na medida em que a produtividade do negócio aumenta, certo? Pense bem: ninguém gosta de ter o pedido cancelado por conta de uma falha de comunicação, ou uma entrega atrasada devido à falta de monitoramento dos horários, e é bem alta a probabilidade de que tais clientes não voltem a comprar da sua loja e não a recomendem para os amigos. 

Mas não é só por isso que um gerenciador de pedidos te trará clientes mais satisfeitos! Num campo mais abstrato do que as situações apresentadas no parágrafo anterior, temos que pensar que a imagem da sua marca acaba passando profissionalismo e organização quando você implementa ferramentas como essa. Dessa maneira, a sua loja será bem vista nas redondezas e os clientes poderão recomendá-la sem receio. 

Quando os contratempos organizacionais são resolvidos e você consegue passar uma boa imagem, evita-se aqueles tipos de situações prejudiciais ao negócio, e você acaba se destacando na fidelização de clientes. 

Como escolher o melhor gestor de pedidos?

Primeiramente, o melhor gestor de pedidos para o seu negócio será aquele que te oferecer todas as facilidades citadas neste texto. Ou seja, você precisa analisar se o sistema em questão te proporciona uma visão unificada do empreendimento, uma maior satisfação por parte dos clientes, e a possibilidade de triagem dos pedidos com avaliação de seus históricos, tudo isso contribuindo para uma maior produtividade. 

Além disso, é interessante pensar em fatores como a simplicidade no layout, a facilidade de uso e a ocorrência de possíveis bugs e falhas no programa. Para isso, verifique as avaliações dos usuários na internet para cada gestor de pedidos, e veja se não há algum período de teste gratuito para que você possa analisar os recursos com calma e decidir se a ferramenta faz ou não sentido para o seu contexto. É importante destacar que, após essa escolha, será necessário treinar a sua equipe de funcionários na usabilidade do programa, para que todos consigam usá-lo da melhor forma possível e você possa realmente se beneficiar das vantagens que eu listei aqui. 

Nesse processo de decisão, eu recomendo fortemente que considere o Nex! Afinal, ele não é apenas um gerenciador de pedidos, mas um software completo e integrado que auxilia em todas as partes da sua gestão comercial, do caixa ao controle financeiro. 

Com o Controle de Pedidos do Nex, você pode escolher dentre diversos modelos de pedido (folha A4 ou bobina) para utilizar no seu negócio, além de poder imprimir comandas em mais de uma impressora, e contar com múltiplos terminais de venda. Conte com esses e muitos outros recursos do Nex, como PDV Grátis, Controle de Estoque e Catálogo Digital com Pedido Online. Clique aqui e baixe agora mesmo.

Conclusão 

Durante este texto, você viu o quão importante é se atualizar diante das novas ferramentas tecnológicas do mercado, e portanto considerar um organizador de pedidos para a gestão do seu negócio. Fornecendo recursos importantes como triagem e histórico de cada pedido realizado, ele aumenta a sua produtividade e melhora até mesmo a experiência do cliente com a sua empresa. 

E agora, o que você acha de colocar a mão na massa e implementar esse importante instrumento na sua gestão? Se tiver qualquer dúvida, não hesite em nos enviar pelos comentários.


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