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Gestão

12 ideias criativas para cafeteria

Procurando ideias de decoração para cafeteria ou outras dicas para impulsionar seu negócio? Veja como transformar sua cafeteria no ambiente ideal.

Se você é dono de uma cafeteria, provavelmente compartilha do mesmo sentimento que eu tenho sobre esses estabelecimentos tão agradáveis: são sempre aconchegantes, caprichosamente decorados, e o cheirinho de café a todo momento é delicioso. Sabemos que, para a gestão e crescimento de qualquer negócio, além de planejar as ações detalhadamente e contar com a organização ao seu lado, a criatividade e a ousadia são também peças-chave que podem te diferenciar frente a um mundo tão competitivo como o de hoje. 

Afinal, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), 95% da população brasileira consome o produto, seja no conforto de casa para iniciar bem o dia, seja numa pausa com os colegas de trabalho em cafeterias próximas. Embora isso seja realmente um forte indicativo de que há grande competitividade no setor, também nos mostra que mercado não falta, e as possibilidades de crescimento podem ser grandes. 

E, se você chegou até aqui, é porque está empenhado na caminhada para a evolução e busca algum tipo de ajuda durante o processo. Confira, então, dicas de decoração para cafeteria, modelos, cardápios, e outras ideias criativas para tornar do seu estabelecimento a cafeteria preferida dos clientes. Vamos lá!

Para a gestão operacional da sua cafeteria, conte com o Nex! Ele é um sistema completo, simples de usar e oferece recursos para ajudar no seu dia a dia, como PDV Grátis, Controle de Caixa, Cadastro de Clientes, Controle de Entregas e mais! Clique aqui para saber como podemos facilitar a sua gestão.

Escolha um nome cativante

Não importa se você esteja nos primeiros passos para a abertura da sua cafeteria, ou considerando uma mudança geral na marca e na decoração: sabemos que o nome da loja provavelmente será a primeira via de contato do consumidor com o seu negócio, e por isso é tão importante já acertar em cheio e elaborar um nome atraente para conquistar clientes.

Tudo vai depender muito do seu gosto pessoal, dos interesses do público na sua região, e de como você quer que sua marca apareça para o mundo. Se a sua proposta é uma cafeteria um pouco mais chique e requintada, “Café Emporium”, “Imperial Cafeteria” e “Café Cultural” são algumas ideias básicas para te inspirar. Já se você deseja colocar termos em inglês para imprimir um clima descolado e descontraído, "Coffee to go”, "Coffee Break” e “We Love Coffee" são um ponto de partida. 

Ainda no terreno das línguas estrangeiras, pode ser que você prefira a elegância europeia e pense em transmitir aos consumidores uma experiência parecida com as cafeteriazinhas da Itália ou da França. No primeiro caso, “Dolce di Giorno” e “Speciale Cafeteria” são nomes chamativos. Já “Café de la Joie” e “Bonjour Café” são termos atraentes e contém o charme típico da língua francesa.

Mas a gente também não precisa só pegar o que vem de fora, né? Amamos o nosso brasilzão e a língua portuguesa também pode nos oferecer lindos nomes para cafeteria; algumas opções são “Ateliê do Grão Gourmet", "Reino dos Cafés” e “Momento Café”.

Quer saber mais sobre como escolher o nome ideal para a sua loja? Confira este texto completo do blog.

Monte um cardápio apetitoso

Tão importante quanto o nome pelo qual os clientes conhecerão sua loja, são os alimentos e bebidas que você vai lhes oferecer; pois embora a experiência de um ambiente agradável conte muito, a qualidade do produto continua sendo o principal. Aqui, o primeiro ponto a ser destacado é a variedade de opções de café que você deve oferecer aos fregueses; afinal, se eles quisessem apenas um simples cafezinho passado de uma marca qualquer, teriam ficado em casa, não é mesmo? Então, pense em inovar nos tipos de grãos e na maneira de servir a bebida, sempre considerando de que forma isso pode impactar os seus custos e avaliando o que vale a pena. Algumas opções para ir além do café expresso e café com leite são:

  • Cappuccino
  • Mocha
  • Macchiato
  • Naked
  • Americano
  • Café com leite vegano (com leite de soja, de amêndoas ou de coco)
  • Opções sem cafeína

Outro tipo que veio do exterior e vem conquistando muitos amantes de café como uma alternativa para o verão são os cafés gelados, principalmente os frappuccinos e o cold brew. O primeiro é mais fácil de fazer: é só deixar o café coado esfriando no banho maria, levá-lo ao freezer em pedrinhas de gelo, bater a mistura com leite e açúcar no liquidificador e pronto! Já o cold brew é um café diferenciado e dá um pouco mais de trabalho: é feito a partir da infusão dos grãos de café em água fria, seguido de um período de descanso de 10 a 15 horas. Por conta desses processos, o cold brew apresenta 70% menos acidez que os cafés quentes normais, e tanto o seu gosto quanto o aroma são marcantes e mais doces.

Além das maneiras variadas de servir a bebida, considere também se abastecer sempre dos melhores ingredientes, como grãos importados, cafés gourmet e apenas marcas nacionais de qualidade. Quanto ao método de preparo, pode ser interessante também utilizar diferentes opções além das máquinas tradicionais, como a prensa francesa, o cafeor e o aram. 

Outras bebidas e alimentos no cardápio de cafeteria

Pense o seguinte: mesmo que a grande maioria da população brasileira ame aquele cafézinho para iniciar bem o dia ou naquele lanchinho da tarde, muitas pessoas que vão frequentar o seu estabelecimento podem ter outras preferências - por que não atendê-las? Sirva também sucos naturais, refrigerantes, matte, chás quentes e gelados, e talvez até algumas bebidas alcoólicas (quem sabe um drink especial com café?)

Uma regra que já ouvimos desde crianças das nossas mães é não tomar café de estômago vazio, certo? E grande parte da sua clientela que deseja passar um tempo de qualidade no seu estabelecimento, também vai querer algo para beliscar, ou até fazer refeições mais leves. Nesse caso, é essencial dar uma boa olhada no que as cafeterias, padarias e lanchonetes concorrentes da região oferecem, e o que dá mais certo para agradar todos os gostos. Mas aqui vão algumas opções básicas para ativar sua imaginação e incentivar essa pesquisa de mercado:

  • Salgados: os mais conhecidos são super válidos, como pastéis de forno, coxinhas, empadas, tortas recheadas, quibes, tortas recheadas e saltenha, mas sem exagerar na oleosidade e, se possível, que eles sejam menos calóricos. Lembrando que é interessante sair do “quatro queijos” ou “frango com catupiry” e estudar opções para aqueles com dietas restritivas, como os intolerantes à lactose ou veganos.  
  • Refeições leves: Essa opção é particularmente interessante se a sua cafeteria está localizada perto de uma área comercial, para aproveitar o pico do horário de almoço. Você pode oferecer saladas, massas com menos carboidratos, tapiocas, sanduíches naturais, etc.
  • Doces: eles não podem faltar, pois fazem uma perfeita combinação com aquele café fresco e quentinho. Aqui o básico e tradicional também são uma boa pedida: brigadeiro, pudim, bomba de chocolate, cookies… Mas é claro que é sempre possível explorar o enorme terreno de receitas na internet e inovar com os doces para se diferenciar da concorrência. Algumas alternativas menos comuns são biscoitos decorados, macarons, petit gâteau e brigadeiros gourmet.

Com o e-commerce em alta e o segmento alimentício aderindo cada vez mais às vendas delivery, um recurso que se destaca é o cardápio digital: você disponibiliza todos os produtos do menu para os seus clientes, usando um site próprio que pode ser hospedado por outra empresa. Com o Nex, ainda existe a opção de aceitar pedidos online sem pagar taxas adicionais, sem falar que os seus produtos ficam expostos com um design moderno e intuitivo! Clique aqui para saber mais sobre o nosso cardápio digital.

Ofereça combos especiais

Quem nunca foi a um restaurante de fast-food com a intenção de pedir somente o sanduíche mas acabou levando o combo, porque na verdade valia mais a pena? Essa já é uma estratégia de vendas antiga e bem vantajosa, porque traz ao consumidor a sensação de oportunidade, de que ele estará consumindo mais por um preço acessível, além de potencialmente aumentar o seu ticket médio e atrair um maior número de clientes.

Estude, então, quais seriam os alimentos e os tipos de café que combinam melhor, e elabore múltiplas opções de escolha, com doces e salgados, com cafés quentes e gelados, e por aí vai. Lembre-se de apresentar os seus combos no cardápio digita divulgá-los com posts caprichosos nas redes sociais.

Com o recurso de kit/combo do Nex, você pode montar as suas combinações diretamente no momento do cadastro de produtos, e já adicioná-los de maneira agrupada no sistema! Clique aqui para ficar por dentro.

Invista em embalagens de café para levar

Conforme eu já mencionei, muitas pessoas frequentam cafeterias logo antes do horário de serviço, mas às vezes pode não dar tempo de aproveitar o ambiente e sentar para o café da manhã. Então, oferecer a possibilidade de escolha aos seus clientes e abrir o leque de opções pode ser a diferença que te colocará na frente dos concorrentes; com a opção de pedir para levar, eles vão ter mais praticidade e saberão que podem contar com o seu serviço ágil para que o café de todo dia nunca falte. 

Para concretizar essa iniciativa, procure fornecedores de copos térmicos de isopor, sachês de açúcar e palhetas para mexer. Caso queira se diferenciar mais ainda, você pode customizar os seus copos com a cara da sua cafeteria por meio de outra empresa, de modo a oferecer uma experiência ainda mais agradável e íntima com a sua marca.

Inove seu ambiente com um design especial

Como você já bem deve saber, a aparência é um dos principais cartões de visita da sua cafeteria, pois é praticamente incontestável - todos os consumidores reparam na decoração e até vêem nela uma das razões para retornar ou não a determinado estabelecimento. Aqui, é claro que o mais importante é definir uma identidade visual que combine com o logo e com o nome da sua marca, ao invés de se prender a padrões restritos e genéricos.

Porém, aqui eu trouxe algumas imagens de decorações para cafeteria, apenas para te servir de inspiração. Não se esqueça de que, independentemente do orçamento necessário, o mais importante é proporcionar aos seus clientes um ambiente aconchegante e convidativo

Cafeteria chique e clean, com forte presença de madeira na decoração

Decoração com ambiente ao ar livre, com luzes quentes e valorização da natureza


Cafeteria natural e com clima de praia


Promova parcerias de coffee breaks com empresas

Os coffee breaks ficaram na moda há não muito tempo nos diversos eventos promovidos pelas empresas, e acabam sendo um belo “empurrãozinho” para o mercado das cafeterias. Dentre essas cerimônias, algumas comuns são sessões de autógrafos, cursos profissionalizantes, palestras, etc. Funciona assim: você fecha um pacote com o responsável pela organização, e no dia marcado os convidados poderão desfrutar das suas bebidas e comidas, socializando durante a pausa do evento em questão. 

O interessante ao estabelecer parcerias de coffee break com empresas é que você ganha um duplo benefício: além de obter um faturamento vantajoso através dos acordos, a sua base de clientes se expande com as pessoas que passam a conhecer a cafeteria após o evento.

Crie espaços compartilhados

Fonte: Revista Exame

Quem já assistiu à série Friends sabe que as cafeterias podem ser ambientes aconchegantes e amigáveis, tanto para trabalhar em um ambiente diferenciado no regime home-office, quanto para se reunir com os amigos mais próximos no final da tarde. 

Sabendo disso, disponha livros e revistas diversos em locais específicos do estabelecimento, ofereça Wi-Fi gratuito, música ambiente, televisores, e talvez até um cantinho especialmente confortável com sofá e puffs. Lembre-se sempre de que uma experiência marcante te ajudará a atrair e fidelizar os consumidores que passarem pela sua cafeteria.

Divulgue sua cafeteria

No mundo interconectado e digital em que estamos vivendo, mesmo os menores negócios de bairro já estão adentrando o ambiente online para conquistar mais clientes, então é claro que a sua cafeteria também precisa de uma boa divulgação online. Comece pela criação da sua página no instagram/facebook, tire algumas fotos bem bonitas do seu estabelecimento e faça posts de inauguração da loja.

Mas lembre-se de que não basta criar o perfil nas redes sociais que tudo estará resolvido! É preciso dedicar uma certa atenção a essas tarefas de marketing, realizar posts com frequência e atender os clientes que fazem contato através das redes.

Com relação às postagens em si, não é obrigatório que elas sejam exclusivamente destinadas às vendas; pensando no ramo das cafeterias, é interessante dar dicas sobre o preparo do café, receitas de doces para o lanche da tarde, curiosidades sobre os grãos que você utiliza no estabelecimento, etc. Ou seja, estabelecer com o cliente uma relação mais próxima, e educá-lo sobre tudo relacionado às soluções que você oferece. Se quiser saber mais sobre esse tema, baixe grátis o nosso e-book de como vender pelas redes sociais!

Ainda na divulgação, outra ferramenta que se tornou fundamental para os pequenos comerciantes de todo o Brasil é o Google Meu Negócio; afinal, hoje em dia para encontrar o estabelecimento dos seus concorrentes basta que o cliente pegue o celular e digite “cafeteria perto de mim”, e aposto que você não vai querer ficar fora dessa lista, certo? 

Para cadastrar o seu negócio na plataforma é simples: você só precisa abrir o Google Maps, encontrar o endereço certinho da cafeteria, clicar em “adicionar um lugar ausente”, depois em “reivindicar esta empresa”, e por último completar as informações do cadastro. Mas como a gente sempre preza por passar as informações completas e detalhadas a você, leitor, temos um texto no Blog do Nex só sobre esse tópico! Clique aqui para ler.

Promoções, descontos e mimos

Assim como um bom cardápio e uma decoração caprichada, outro fator que conta bastante para a impressão dos clientes é a constância de promoções ou descontos bem feitos e vantajosos, já que todo mundo se preocupa muito com o bolso e a sensação que um bom desconto traz é a de que estamos fazendo bom negócio, e de que provavelmente voltaremos a frequentar o estabelecimento em questão.

Para os descontos nos produtos, lembre-se de utilizar a regra dos cem: caso um produto custe menos que 100 reais, anuncie a redução na forma de porcentagem; se ele custa mais do que isso, o que mais chamará a atenção do cliente será a divulgação do valor bruto descontado. 

Já falando das promoções, pode ser interessante combinar aquelas do tipo “pague 1 leve 2” com os descontos em si, sempre respeitando a sua margem de lucro. Defina objetivos concretos antes de defini-las, o período que elas vão durar (não se esqueça de datas especiais como Dia das Mães e Páscoa), e divulgue-as sem moderação nas suas redes sociais ou site.

Em ocasiões específicas como na inauguração, em datas comemorativas ou no lançamento de um novo produto, também pode ser interessante oferecer mimos para clientes, como um cafézinho expresso ou uma degustação do seu brigadeiro gourmet. Isso mostra que você se importa com a presença daquele consumidor na cafeteria, e pode instigá-lo a experimentar novos alimentos ou bebidas do cardápio. 

Aposte em um sistema de fidelização

E por falar em promoções, o sistema de fidelização é uma ótima estratégia para manter a sua cafeteria funcionando com pleno movimento. Eles podem ser de vários tipos: gamificação, fidelidade beneficente, clube vip e por pontos, sendo este último o mais comum.

Tendo os seus clientes cadastrados no sistema, o processo é simples: basta definir quantos pontos o consumidor ganhará para cada valor gasto na cafeteria, e qual será a pontuação mínima necessária para levar o prêmio, que pode ser um simples cafezinho expresso, um combo de salgado + café, ou até uma garrafa térmica personalizada. 

Quando realizado de forma planejada e levando em conta o valor gasto com os prêmios para não haver prejuízo, essa pode ser uma ótima iniciativa pois, como o próprio nome já diz, é muito benéfica para a sua fidelização de clientes, além de evitar o acúmulo de produtos no estoque e aumentar o ticket médio.

Quer aprender de forma detalhada como criar um programa de fidelidade que realmente fideliza? Clique aqui e leia este texto do blog.

Venda produtos personalizados com a sua marca

Quando vamos a um restaurante e vemos prateleiras com produtos próprios e com o nome da loja, isso mostra que a marca é diferenciada e não se contenta com o básico. Mas, na verdade, isso nem é tão difícil de fazer, e pode te garantir uma boa fonte de renda extra.

Os produtos podem ser camisetas, adesivos, bolsas, e, especificamente para o segmento de cafeteria, canecas, copos e garrafas térmicas são utensílios interessantes. Aqui existem duas opções: adquirir uma prensa customizadora por um investimento de no mínimo 2 mil reais, ou encontrar uma empresa próxima que realize este serviço e tentar bons descontos.


Fonte: Café Cultura

Escolha o programa certo para administrar sua cafeteria

Mesmo que a cafeteria normalmente seja um negócio pequeno, sabemos que em praticamente qualquer segmento há muitas informações para serem gerenciadas e muitas tarefas para organizar. Por isso, as cafeterias são mais um segmento que o Nex atende com eficiência e simplicidade, com recursos específicos para facilitar o seu dia a dia e evoluir a sua trajetória no comércio.

Pense bem: como é que você poderia ter, de forma puramente manual, o controle de todas as entradas e saídas do caixa, das compras e pedidos de seus fornecedores, das suas vendas online, e ainda analisar relatórios para garantir que o negócio continue crescendo?

É preciso que todas as tarefas da cafeteria estejam integradas e que a organização seja o seu principal pilar; o melhor caminho para isso é contar com um sistema de gestão completo e intuitivo.

Conheça um pouco mais sobre o Nex e tenha tudo isso e mais um pouco com a gente! Conte com recursos para simplificar a gestão de sua cafeteria, como PDV Grátis, Impressão de Comanda na Cozinha, Cadastro de Clientes, Venda por Combo, e mais! Clique aqui para baixar gratuitamente.

Conclusão

Durante este texto, você viu uma série de ideias criativas para cafeteria, relacionadas ao cardápio, aos tipos de serviços oferecidos, à decoração e às estratégias de marketing, tudo isso para revitalizar o seu negócio e fazer dele um sucesso frente à concorrência.

No final, você ainda viu que é importantíssimo contar com um sistema de gestão comercial para facilitar o seu dia a dia. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, não hesite em nos enviar pelos comentários, e te vejo no próximo texto!

O que você vai encontrar nesta leitura:












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