Guia para bares: ideias para inovar e atrair mais clientes

Se você é dono de um bar e procura dicas de nomes, cardápio, modelos e outras ideias para bares, veio ao lugar certo! Confira o nosso guia completo.

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O que você vai ver nesse texto:

Em muitos textos aqui do blog, nós alertamos para a importância de se destacar e trazer diferenciais em meio à tanta concorrência no mercado hoje em dia, e no segmento de bares, isso acaba sendo ainda mais verdadeiro já que, em algumas regiões, vemos um a cada esquina.

Para se diferenciar, não são somente bons drinks e petiscos apetitosos que contam: é preciso oferecer todo um conjunto de experiências ao seu cliente, que envolve a qualidade no atendimento, um ambiente aconchegante, e um entretenimento de primeira para garantir que o momento seja divertido.

Se você é dono de um bar ou está considerando a abertura de um novo estabelecimento, provavelmente é dessa diversão que você gosta e resolveu apostar nessa ideia como fonte de renda. Mas lembremos que, embora haja partes divertidas e momentos recompensadores, administrar um negócio exige bastante planejamento e dedicação.

Confira algumas dicas para bar em casa, bares sofisticados, mini bar, bar rústico e outros! Independentemente do tipo, tenho certeza de que estas ideias vão te servir de inspiração para alavancar o seu negócio.


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Escolha o tipo do seu bar

Por mais que essa parte do texto seja mais voltada para aqueles que ainda estão pensando em abrir o bar e novas ideias são sempre bem-vindas, pode ser útil também para quem já possui um estabelecimento e procura por mudanças; afinal, dar uma olhada nas tendências e reavaliar o que deu certo ou errado é sempre interessante, e pode ser a diferença entre um negócio estagnado e outro que se reinventou e viu enorme crescimento.

É claro que existem muitos tipos de bares diferentes, e aqui eu mostrarei apenas algumas como sugestão; você deve escolher o que tem mais “a sua cara” e que seja compatível com a sua possibilidade de investimento, além de estudar o que está faltando na sua região e o que o seu público-alvo gostaria de ver. Então vamos lá:

Bar Boteco

O célebre botequim ou “buteco” é nacionalmente conhecido por sua simplicidade e pelo baixo custo, sendo o local ideal para quem não está disposto a gastar muito dinheiro mas morre de vontade de tomar uma gelada no fim da tarde, talvez assistindo a algum jogo de futebol.

Aqui, essas duas ideias de simplicidade e baixo custo precisam andar juntas no seu pensamento de administrador, pois se uma delas desandar será difícil segurar a outra e você pode ter prejuízos. Pense bem: se a decoração deixa de ser simples e mais projetos ou reformas vão sendo colocados em prática, os gastos vão aumentando, e fica difícil manter o lema do baixo custo, que muitas vezes foi o que atraiu os seus clientes em primeiro lugar.

Então, cadeiras e mesas de plástico são clássicas nos botecos, e uma decoração mais simples e menos ornamentada; quadros de esporte e camisas de futebol são bem comuns. É claro que o ambiente precisa continuar sendo limpo, agradável e bonito, mas lembre-se de que provavelmente não é por causa da decoração que o brasileiro inventou o boteco e fez dele um ambiente típico do nosso país.

Beer Bar

Como o próprio nome já diz, a especialidade nesse caso é a boa e velha cerveja (beer, em inglês). Muitos pequenos comerciantes apostam nessa ideia e já aproveitam para produzir e vender a própria cerveja, mas é claro que isso não é obrigatório; ofereça os mais variados tipos de cerveja para todos os gostos, sendo muitas vezes interessante fazer alguns testes no cardápio e alternar algumas cervejas diferenciadas periodicamente para ver o que faz mais sucesso.

Além disso, avalie as melhores marcas e possibilidades das torneiras de chope, cujo investimento muitas vezes vale a pena, já que a demanda por ele é quase tão alta quanto a da cerveja.

Bar Café

Em um texto recente eu dei algumas ideias criativas para cafeteria e, sendo ambos segmentos de alta demanda e que podem se complementar, por que não juntá-los? Faça como muitos cafés de Portugal e da França e sirva bebidas alcoólicas junto com aquele expresso quentinho, podendo incluir drinks especiais à base de café e tipos diferenciados de café gelado.

Já que o seu bar também terá uma pegada de cafeteria, por que não servir doces típicos e famosos, e fazer de um combo docinho + café o carro-chefe do seu estabelecimento?

Pub

Este aqui surgiu no Reino Unido e hoje em dia faz sucesso não somente nas regiões com influência inglesa; no Brasil a moda dos pubs já dura há alguns anos. A dica aqui é apostar em uma pegada inglesa e buscar outros elementos estrangeiros, como quadros de paisagens famosas lá de fora, garrafas antigas de vários tipos de cerveja, e o famoso sino no balcão.

Também é importante uma atenção especial ao objetivo de criar um ambiente social e agradável, já que desde sua concepção os pubs são entendidos não somente como bares, mas verdadeiros centros sociais e espaços de lazer. Considere oferecer jogos de tabuleiro, sinuca, música ao vivo e outros elementos - sobre os quais eu ainda vou falar mais pra frente - que podem fazer do seu pub o preferido de toda a galera.

Gastropub

Lá nos primórdios dos pubs, os donos dos estabelecimentos recebiam os viajantes que estavam de passagem e ofereciam bebida, comida e até acomodação. No entanto, as coisas mudaram e com o tempo acabou surgindo essa diferenciação: enquanto os pubs são mais especializados nas bebidas alcoólicas, os gastropubs buscam complementar a experiência do cliente combinando uma deliciosa cerveja artesanal com um prato bem servido e completo.

É claro que um empreendimento como esse é mais caro e custoso, já que você precisa de um cozinheiro de mão cheia e tem de entregar os dois serviços aos clientes - tanto as bebidas quanto as refeições - com o mesmo nível de qualidade. Por outro lado, essa pode ser uma boa forma de se diferenciar das dezenas de bares da sua região, já que em muitos locais a concorrência não será alta e os gastropubs poderão ser encarados como uma interessante novidade.

Bar rústico

   Fonte: Blog Empório Tambo

                                Está procurando ideias para montar um bar e o conceito de “bar rústico simples” veio à cabeça? Te adianto que essa pode ser uma boa ideia, principalmente porque esses lugares costumam trazer uma certa nostalgia e aconchego pelo aspecto antigo. Aposte em bastante madeira nas decorações, pinturas propositalmente desgastadas, cimento queimado e tijolos à mostra, além de uma iluminação mais suave e, de preferência, com lâmpadas branco quente (luz amarela).

Outro tipo que também se aproveita do elemento rústico é o bar taberna, que vem com um propósito diferenciado ao oferecer vinhos, refeições pequenas, e aposta numa decoração mais medieval, com pedras antigas e à luz de velas.

Bar temático

Você é daqueles apaixonados por videogames, não perde um só jogo dos esportes americanos ou adora filmes e o cinema é seu hobbie predileto? Considere trazer os seus gostos pessoais mais interessantes ou populares para a identidade visual do seu bar, e conquiste o título de “bar predileto” das pessoas que se identificam com o tema!

O bar temático é quase que um “subtipo” de bar, já que pode ser combinado aos mais diversos estilos que eu listei aqui; por exemplo, um boteco pode muito bem ter sua decoração toda voltada para o futebol e a outros esportes brasileiros, enquanto o bar taberna é super compatível com a temática medieval, podendo exibir adagas e escudos pendurados na parede de tijolos. Enfim, aqui vai muito do seu gosto e dos assuntos que mais te empolgam nas conversas com os amigos; só não se esqueça de escolher algo que realmente tenha público, assim como o potencial de chamar a atenção da clientela.

Bar e distribuidora

E, por último mas não menos importante, aqui vai a sugestão: considere realizar suas vendas não apenas nas noites de fim de semana para o pessoal que está curtindo no bar, mas também para qualquer um que queira comprar bebidas na região e prefira a comodidade de um lugar próximo do que os melhores preços de um supermercado.

Faça grandes pedidos de engradados de cerveja, garrafas de destilados e até mesmo energéticos, sempre procurando os melhores fornecedores e tentando os descontos mais vantajosos para o seu bar e distribuidora.

Dessa forma, além de poder se tornar o bar mais badalado do seu bairro, você ainda ganha o status de um local em que as pessoas podem contar para comprar suas bebidas a qualquer hora do dia e em todos os dias da semana, com comodidade e um bom atendimento

12 ideias criativas para bares

Crie um ambiente agradável

Em qualquer negócio do segmento alimentício, sabemos que não são somente boas comidas e valores acessíveis que contam para o sucesso; se a pessoa preferiu comer fora de casa do que cozinhar, é porque também deseja passar um tempo de qualidade, em um local convidativo, agradável e que a estimule retornar mais vezes.

Portanto, não deixe de entender o seu público alvo para definir uma decoração de acordo com suas preferências, e tenha o conforto e o capricho em mente na hora de definir os outros elementos: invista em cadeiras confortáveis, mesas espaçosas, lounge com sofás para a sala de espera, iluminação aconchegante, e utensílios de mesa de qualidade.

Ofereça entretenimento


Ainda seguindo a mesma ideia de oferecer uma ótima experiência ao cliente, as diversas formas de entretenimento podem ser belas “cartas na manga” para que você, dono do bar, atraia mais clientes e mantenha os antigos frequentando o seu estabelecimento.

Aqui vão algumas ideias: noites de degustação de vinhos e queijos, sinuca e jogos de tabuleiro, karaokê, noites temáticas (halloween, festa junina e esportes), telões para transmitir partidas ou outros eventos, e a boa e velha música ao vivo.

Só não se esqueça de que, no caso das músicas e transmissões, o ideal é ajustar um volume mediano, para que as pessoas possam ouvir o que está acontecendo e ainda continuar conversando com a galera.

Capriche no atendimento ao cliente

Quem acompanha o blog do Nex há algum tempo já sabe a diferença que um bom atendimento pode fazer pela sua loja, não é mesmo? Afinal, ninguém gosta quando o momento com os amigos está pura diversão e um mau atendimento “quebra” todo o clima. Padronize as tarefas de cada funcionário e organize um esquema com as definições de cada um, de modo que tudo fique organizado e eficiente e ninguém fique sobrecarregado.

Além disso, no momento de contratar os seus garçons e baristas, lembre-se de considerar qualidades essenciais como gentileza, cordialidade e paciência - elas muitas vezes contam bem mais do que um currículo extenso.

Por último, esteja sempre buscando soluções para otimizar a velocidade (e a qualidade!) do seu serviço: se você vende uma grande variedade de bebidas, pode apostar no autoatendimento no caso das cervejas e chopes para que seja possível dedicar mais atenção a outras tarefas.

E, por falar em autoatendimento, o cardápio digital pode ser uma ótima estratégia para economizar tanto o seu tempo quanto o do seus clientes; continue lendo para entender melhor.

Monte um cardápio digital bem variado

Embora seja interessante ainda manter alguns cardápios físicos no seu bar para os menos adeptos da tecnologia, o cardápio digital pode ajudar muito na administração do seu bar.

Ele pode ser usado de duas maneiras diferentes (e complementares): você divulga o link do cardápio pelas redes sociais ou site, e o cliente escolhe os produtos antes de visitar o estabelecimento, seja para realizar o pedido online ou mesmo para dar uma olhada nas bebidas previamente.

A outra forma é oferecer o link do cardápio digital dentro do espaço físico do seu bar, para que os seus clientes possam escolher à vontade na mesa utilizando seus celulares.

Você sabia que o Nex te ajuda a fazer isso também? Com o recurso de Cardápio Digital, é só você cadastrar os produtos, configurar o endereço, e pronto! Já será possível divulgar toda a sua lista de produtos para os clientes e ainda receber pedidos online, sem custo adicional. Clique aqui para ficar por dentro de como podemos te ajudar.




Com o auxílio de outros sites gratuitos como o QR Code Fácil, é só vincular o link da página do seu cardápio do Nex, customizar de acordo com as cores de preferência e o logo da sua marca, e o seu cardápio já estará pronto para ser disponibilizado aos fregueses dentro do bar através do QR Code impresso.

Inclua no cardápio kit/combos

Se o seu bar pode se destacar pelos drinks bem feitos, por que não também pelos aperitivos saborosos? E, ainda de quebra, juntar as duas coisas e chamar atenção pelos preços favoráveis?

Verifique qual porção/refeição os clientes geralmente pedem ao lado da sua bebida “carro-chefe”, e considere criar um combo com os dois itens por um valor um pouco menor, cuja perda no lucro você possa compensar vendendo bastante.

Com o recurso de kit/combo do Nex, você pode montar as suas combinações diretamente no momento do cadastro de produtos, e já adicioná-los de maneira agrupada no sistema! Aproveite as ocasiões especiais (Dia dos Namorados, Carnaval, etc) e os seus produtos mais pedidos, para criar combos e alavancar suas vendas. Clique aqui para ficar por dentro.

Realize promoções

Além dos combos, promoções constantes certamente vão chamar atenção para o seu cardápio e fazê-lo atrair mais clientes; afinal, quem nunca escolheu determinado bar só porque o famoso “litrão” de cerveja era o mais barato?

Só lembre-se de considerar a sua margem de lucro e planejar cuidadosamente os descontos, estabeleça um período de duração e objetivos concretos para as promoções, e divulgue-as pelas redes sociais do seu estabelecimento.

Quer fazer ótimas promoções de forma mais automatizada, podendo inclusive incluir os descontos no momento da venda? O Nex te ajuda! Clique aqui para ficar por dentro do nosso recurso.

Promova eventos e happy hours

Lá atrás, no tópico “ofereça entretenimento”, eu destaquei a possibilidade de organizar degustações de aperitivos ou noites temáticas, mas as opções não param por aí! Você pode, por exemplo, elaborar um drink exclusivo e combiná-lo com uma refeição especial que tenha características semelhantes, e vendê-los somente em um dia específico para os seus clientes.

Então, você divulga a ocasião com um post bem caprichado e desperta altas expectativas nos seus seguidores, além de gerar mídia espontânea por parte dos visitantes no dia em questão.

Já o happy hour - que continua sendo o evento mais comum entre os bares -, é especialmente vantajoso se o seu negócio está localizado próximo a regiões comerciais bastante movimentadas.

Algumas ideias interessantes são: porções exclusivas no período de happy hour, descontos para grupos de amigos, chopp em dobro, promoções do tipo “compre 3 drinks ganhe uma porção de batatas fritas”, e por aí vai.

Relacione-se com o cliente da melhor forma

Além de prezar por um bom atendimento no espaço físico do seu bar, algo que merece sua atenção é o pós-venda e a fidelização dos clientes, ou seja, o acompanhamento de sua satisfação e das oportunidades de retorno ao estabelecimento.

Para isso, é importante manter todos os seus clientes devidamente cadastrados no seu sistema, com informações que você possa usar futuramente como nome, e-mail, telefone, endereço, redes sociais, e observações extra caso necessário.

Tendo o cadastro completo e acompanhando os dados das suas vendas - o valor que cada cliente gastou no seu bar, por exemplo -, é possível planejar ações direcionadas e postagens específicas no seu site ou rede social.

Para continuar sempre evoluindo, peça feedbacks dos consumidores e realize pesquisas de satisfação; já que de todo modo eles farão avaliações em ferramentas importantes como Perfil da empresa no Google e TripAdvisor, antecipe-se e aproveite os comentários de sua pesquisa para melhorar os pontos necessários.

Uma outra estratégia vantajosa para o seu pós-venda é criar programas de fidelização. Com o Nex é simples: basta definir quantos pontos o cliente ganhará para cada valor gasto no bar, e qual será a pontuação mínima necessária para levar o prêmio, que pode ser um drink especial, um combo chope + porção, ou até um copo personalizado com o logo da sua marca. Além de poder atrair um volume maior do seu público alvo, essa ação pode dar um salto nas suas vendas e aumentar o ticket médio.

Invista na divulgação do seu bar

Durante o texto eu já venho falando algumas vezes sobre a importância de você divulgar o estabelecimento, mas é claro que eu não poderia fechar este texto sem que tivéssemos um tópico específico para isso, não é? Neste mundo cada vez mais digital em que vivemos e com o e-commerce em alta, vender online se torna quase indispensável.

Comece pela criação da sua página no instagram/facebook, tire fotos bem bonitas do seu estabelecimento e faça posts anunciando eventos, promoções ou apenas com imagens dos drinks mais atraentes que você oferece. Você pode, também, criar posts divulgando os produtos do seu cardápio digital que eu mencionei lá em cima, e disponibilizar um link que leve diretamente à página do catálogo.

Uma outra plataforma que ajuda cada vez mais os pequenos comerciantes a serem encontrados pelos seus clientes é o Google Meu Negócio. Uma vez que o seu bar está cadastrado na ferramenta, as pessoas que buscarem por “bares” ou “bar perto de mim” poderão encontrá-lo mais facilmente e ainda ter acesso a informações como o seu endereço e telefone.

Quer saber o passo a passo de como se cadastrar e aumentar o alcance do seu estabelecimento? Leia este texto do blog.

Adote um sistema para bar

Bom, chegamos ao final de nossas dicas, mas eu te digo que talvez este tópico seja o mais importante do texto inteiro. Na verdade, você mesmo já deve ter percebido, pelas recomendações que eu já fiz, a importância de um sistema de gestão para colocar tudo isso em prática e fazer da administração do seu bar um verdadeiro sucesso.

Na correria do dia a dia, sabemos que existem muitas áreas diferentes e tarefas diversas para manter o negócio em pleno funcionamento, e por isso é necessário que tudo esteja integrado através de um programa intuitivo e eficiente.

Com uma boa plataforma de gestão, você consegue cadastrar os clientes e ter todas as suas informações atualizadas, montar um cardápio completo com todas as suas bebidas e porções, controlar a abertura e fechamento do seu caixa, e ainda vender online! Independentemente do tamanho do seu bar e do número de informações com que você lida, eu garanto que um sistema é a melhor solução para facilitar o seu dia a dia e aumentar as vendas.

Eu recomendo o Nex! Ele é um software de gestão completo que oferece tudo isso que eu falei, de forma simples e fácil de usar. Conte com Cardápio Digital com Pedido Online, Ação Promocional, Controle de Pedidos, PDV Grátis, Controle de Estoque e muito mais! Clique aqui para baixar agora. É grátis mesmo!

Conclusão

Durante essa leitura, eu te mostrei alguns modelos criativos de bares para servir de inspiração caso você esteja na fase de abertura ou a fim de revitalizar o seu estabelecimento. Depois, eu te passei algumas dicas de administração para impulsionar as vendas e transformar o seu negócio no bar favorito da região.

Não se esqueça de que o mais importante é oferecer um ambiente agradável e diferenciado para as pessoas se divertirem, e focar na experiência dos clientes para que a probabilidade de eles retornarem ao seu bar seja maior! Ficou com alguma dúvida ou sugestão? Coloque nos comentários que ficaremos felizes em tentar ajudar. Te vejo no próximo texto!

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Bruno Silva

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