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Inauguração de loja: o GUIA completo com ideias criativas!

Como fazer a inauguração de uma loja? Muito além dos convites, coquetel e lembrancinhas: confira dicas criativas de planejamento e marketing para o seu evento

“A primeira impressão é a que fica”, concorda? Se essa frase serve para quando vamos conhecer os pais do parceiro amoroso, para quando vamos começar num trabalho novo, ou até na hora de conhecer os professores no primeiro dia de aula, por que não serviria na abertura de um negócio?

O evento da inauguração do seu estabelecimento é tão importante porque marca o primeiro contato dos possíveis clientes com a empresa, e já pode ser determinante no que se refere às perspectivas de crescimento futuro. Se você mostrar, logo de cara, todos os diferenciais oferecidos e de que forma eles podem resolver as dores do seu público, será bem provável que alguns clientes já sejam conquistados e que o seu negócio inicie com o pé direito.

Por outro lado, erros de planejamento em um momento como esse podem atrapalhar a experiência do cliente e as estratégias de fidelização, enfraquecendo o seu crescimento no mercado. É por isso que a inauguração precisa ser bem planejada e diversos fatores devem ser levados em conta, desde a identidade visual e decoração da loja até as possíveis parcerias para ajudar na divulgação. 

Mas não se preocupe! Durante este texto eu vou te mostrar um guia bem completo para que você possa ter uma inauguração de sucesso, com dicas e ideias tanto sobre o planejamento quanto para o dia em si. Boa leitura!


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Inauguração de loja: qual a importância?

Muitos pequenos comerciantes acabam não vendo sentido em realizar um evento, por menor que seja, para inaugurar o estabelecimento, e acabam deixando a data passar batida. É claro que isso pode envolver questões de custo, já que promover uma inauguração envolve gastos com decoração, convites, e outros diferenciais atrativos. 

Porém, se estiver dentro do seu orçamento, eu recomendo fortemente que você considere essa possibilidade, porque, como já foi dito, a inauguração é o primeiro passo para o seu negócio se estabelecer no mercado e estar um passo à frente da concorrência. 

Pense bem: se nas etapas de planejamento e divulgação você conseguir gerar expectativa e curiosidade antes mesmo de inaugurar e, na data programada, tudo ocorrer conforme o esperado, há grandes chances dessas primeiras pessoas se tornarem clientes fiéis, ou que retornam! 

Nesse dia tão esperado, será a sua melhor oportunidade de apresentar toda a operação e o funcionamento da loja, além, é claro, das soluções que você oferece para resolver os problemas ou satisfazer as necessidades dos clientes. O que torna o seu serviço melhor do que os concorrentes? Se você fosse o consumidor, o que chamaria mais atenção no estabelecimento?

Essas são perguntas em que você já precisa começar a pensar, e as respostas precisam estar visíveis no dia da inauguração para que todos ali presentes se sintam atraídos pelo seu negócio e pela sua ideia. 


Para que tudo isso dê certo, é necessário planejar as suas ações antecipadamente. Mas eu ainda vou falar mais sobre isso. Vamos ao próximo tópico:

Dicas para sua inauguração de loja ser um sucesso

Tipo do evento

Provavelmente, a primeira etapa do planejamento que você deve definir é o tipo de evento da inauguração: vai ser restrito a possíveis parceiros e clientes em potencial, ou 

aberto a todo o público? Será realizado no interior da loja ou num espaço aberto Uma grande festa com coquetel e atrações ou apenas alguns diferenciais na decoração e convites para conhecer a loja? Enfim, antes de tudo é preciso definir a “cara” da sua inauguração, para que as próximas ações sejam traçadas a partir daí. 

Cheque o calendário

Depois, um passo importante é escolher a data em que o evento vai ocorrer. Lembre-se de verificar o calendário e certifique-se de que o dia escolhido não vai coincidir com nenhum feriado, data comemorativa, ou outro evento que possa ser do interesse da clientela. 

Também pode não ser interessante marcar a inauguração em plena segunda-feira, horário de expediente, já que a maioria vai estar trabalhando e não poderá conhecer a sua loja. Caso o seu estabelecimento esteja dentro de um shopping ou centro comercial, veja se não há nenhum tipo de restrição com relação ao dia e horário para os eventos realizados no local. 

Percebeu que até na hora de escolher a data é preciso estratégia e planejamento? Pondo dessa maneira parece até exagero mas, se você planejar esse dia tão importante, poderá ter o controle (ou pelo menos algum controle) do que vai acontecer durante o evento, para que suas expectativas sejam atendidas e os imprevistos possam ser resolvidos mais facilmente.

Defina a identidade visual

Por último, a identidade visual da loja é algo que deve ser pensado logo nos momentos iniciais, em que a própria ideia da loja está sendo desenvolvida, mas talvez antes da inauguração talvez seja o momento de reforçá-la ou fazer certas mudanças. E a identidade visual não é somente o logotipo: é ela que vai definir a paleta de cores característica da loja e guiar a forma pela qual as decorações serão feitas, criando um ambiente harmonioso e alinhado com a essência da empresa. Para te ajudar nessa tarefa, estude a vantagem de contratar um profissional da comunicação ou marketing

Tendo estabelecido um visual único e cativante para a loja, a sua marca poderá ser lembrada por todos aqueles que a visitam, e será possível estabelecer uma conexão com os primeiros clientes desde o início. 

O que fazer na inauguração de loja: ideias criativas

Bom, até aqui eu te dei algumas dicas práticas, coisas que não podem deixar de ser feitas antes do tão esperado dia da inauguração. Agora, vamos passar às ideias de ações diferenciadas, que você pode querer ou não fazer no seu evento. Tudo depende do contexto atual do seu negócio, do público-alvo, e do orçamento disponível. Confira:

Faça um sorteio

A primeira opção que eu escolhi para apresentar aqui é bem atrativa e bastante famosa; afinal, já faz anos que as pessoas marcam o “@” de desconhecidos no instagram apenas para tentar ganhar prêmios, não é? 

Claro que o sorteio é bem mais velho que isso, e continua tão comum por aí pois é algo que realmente atrai a atenção dos consumidores - tendo sua atenção e interesse, fica muito mais fácil mostrar os diferenciais que você tem a oferecer. 

O prêmio a ser sorteado não precisa ser nada de grandioso, para que o custo caiba no seu bolso e não ocorra prejuízos, e é interessante que seja algum produto da sua loja, ou que pelo menos tenha alguma relação com ela. 

Uma outra alternativa são os vale-presentes ou vale-compras de determinado valor, que acabam por divulgar vários produtos da loja e, é claro, contribuir para a fidelização dos clientes sorteados. Lembrando que você deve deixar o regulamento do sorteio bem claro e disponível a quem queira se informar, para que sejam evitados ruídos de comunicação e insatisfação de clientes. 

Procure parcerias

Outro ditado bem famoso por aí é o de que “uma mão lava a outra”, certo? É nisso que devem consistir as possíveis colaborações para auxiliar na divulgação do seu evento, que podem ser o primeiro passo para grandes parcerias comerciais futuras! 

Procure comércios locais, fornecedores de confiança ou associações de comércio ofereça benefícios; em troca, eles poderão divulgar a sua inauguração nas redes sociais ou espalhar a notícia para os seus próprios clientes. Ou seja, além de promover o seu evento, esses parceiros também estarão adicionando credibilidade ao seu negócio. 

Conte com a presença de um Digital Influencer

Ainda no assunto das parcerias, entrar em contato com um influenciador digital para aumentar o engajamento da inauguração é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais destaque. Neste novo mundo interconectado das mídias sociais, às vezes descobrimos figuras famosas que nem conhecíamos mas que possuem milhares de fãs e muita influência no comportamento de consumo dos seguidores.

O ideal é fazer uma pesquisa prévia na internet e mandar mensagens com uma proposta (oferecendo permuta, por exemplo), sempre dando preferência aos influenciadores locais, já que o custo será mais baixo e você estará dialogando com os clientes mais próximos da sua loja. Uma estratégia como essa vai agregar valor ao seu produto, e muito provavelmente aumentar a quantidade de visitantes na inauguração da sua loja! 

Realize campanhas nas redes sociais

Você provavelmente já percebeu que um dos fatores mais importantes em como fazer a inauguração de uma loja se resume na palavra divulgar, e qual melhor maneira de fazer isso hoje em dia, senão pelas redes sociais? Segundo uma pesquisa com dados da “Hootsuite” e da “WeAreSocial”, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza rede social no mundo, com 150 milhões de usuários, e sabemos que essas plataformas exercem uma grande influência sobre os consumidores.

Mas é claro que não adianta apenas criar o perfil da sua loja, deixar ele ali parado e esperar que milagres aconteçam. O ideal é se aproveitar dos benefícios e ferramentas que elas oferecem: o facebook, por exemplo, te permite criar um evento específico para a sua inauguração, com lista de convidados, data e horário. Já o Instagram possui a funcionalidade stories, que possibilita um contato mais próximo, interativo e em tempo real com os seus potenciais clientes.

Ambas que eu mencionei acima também são plataformas de mídia paga e te oferecem a oportunidade de impulsionar as publicações para se destacarem frente à concorrência. Em outras palavras, você paga para o seu conteúdo aparecer primeiro. O mais interessante aqui é que você pode segmentar esses anúncios e escolher mostrá-los apenas às pessoas que mais têm a ver com o seu negócio, por exemplo, homens de 30 a 55 anos, e apenas os que moram na sua cidade. 

- O que postar antes da inauguração?

Dentre as ideias para o post de inauguração de loja, uma boa pedida é fazer um convite bem atrativo e detalhado com as informações do evento, chamando as pessoas para conhecerem a loja e destacando o que vai ter de especial naquele dia, sempre usando as cores e tons da identidade visual da loja, é claro. 

Na mesma postagem, você pode anunciar uma promoção exclusiva para os visitantes que conheceram a loja pelas redes sociais, desde que mostrem uma captura de tela da sua fanpage, por exemplo. 

Já que o seu estabelecimento é novo na vizinhança, antes mesmo do post de inauguração você pode apresentar a loja e indicar o endereço, deixando claro qual é o seu segmento e prezando sempre por uma comunicação leve com os clientes. 

Agora falando de maneira mais geral, e não especificamente da inauguração, o Facebook e o Instagram são ferramentas úteis para mostrar a autoridade do seu comércio no ramo de atuação, com postagens informativas sobre determinadas doenças no caso de uma pequena farmácia, por exemplo. Educando o público acerca de suas soluções, você estreita os laços de relacionamento com os clientes, e aumenta a credibilidade da loja. 

Aplique o marketing sensorial

Você já ouviu falar em marketing sensorial? É um conceito mais específico, que pode ser visto como mais uma excelente maneira de fidelizar os clientes e com eles criar vínculos emocionais, estimulando o desejo de compras sem a necessidade de “empurrar” os produtos.

A estratégia consiste em combinar estímulos para despertar todos os 5 sentidos do corpo humano (olfato, paladar, tato, visão e audição), incentivando as compras por impulso dos clientes e tornando sua experiência mais agradável no espaço da loja.

Para o olfato, por exemplo, uma boa ideia é dispor de fragrâncias atrativas dos sabores mais vendidos espalhadas pela loja; para o paladar, o famoso cafezinho e talvez um lanche sempre torna a experiência da sala de espera mais agradável; já no estímulo à audição, algo que vem se tornando cada vez mais comum é a montagem de playlists alinhadas com o perfil do público-alvo, para deixar como música ambiente e trazer um clima leve e descontraído. 

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Faça um coquetel de inauguração de loja

Vamos ser bem sinceros aqui: a gente adora quando vai em algum lugar e tem comida de graça, não é? Pense, então, que essa será uma maneira de mostrar aos clientes a sua preocupação de sempre oferecer a melhor experiência e deixá-los à vontade no seu espaço. 

Melhor ainda é tentar alinhar os alimentos e bebidas oferecidos com a essência do seu negócio: se você vende artigos de saúde e bem-estar, ofereça alimentos mais saudáveis e com ingredientes orgânicos, também sempre pensando em atender todos os gostos (crianças e dietas sem carne, por exemplo).

Mas cuidado! Um bom coquetel exige investimentos bastante altos, e pode não ser uma opção viável dependendo da sua situação financeira. Durante o texto eu estou apresentando tanto as ideias de menor custo, quanto as que exigem um gasto mais elevado, então o ideal é colocar no papel e analisar quais ações encaixam melhor no seu contexto. Saiba, porém, que o coquetel é um diferencial para a sua inauguração. 

Durante a inauguração, ofereça serviços complementares

Caso o objetivo for inovar e trazer algo ainda mais diferenciado, você pode ir além do coquetel e oferecer algum serviço gratuito relacionado à sua loja para os visitantes. Por exemplo, imagina que interessante seria se na inauguração da sua loja de roupa houvesse um personal stylist, dando dicas de moda e incentivando as clientes a comprar os seus produtos?

Uma alternativa mais simples, mas que também pode ser eficiente, é fornecer amostras grátis aos visitantes no dia do evento, dando-lhes um “gostinho” do que você tem a oferecer e já conquistando potenciais clientes desde o início. Ambas as opções são uma maneira de conversar com o seu público e aproximá-lo da marca, mostrando sempre os seus diferenciais com relação à concorrência. 

Ofereça brindes

Quando mencionei o “coquetel”, brinquei que todos nós gostamos de uma comidinha na faixa, e é claro que isso também vale para os brindes, não é? Pense em algo que tenha relação com o seu nicho, e que realmente seja útil no dia a dia dos clientes -  desse modo, sempre que a pessoa olhar para o item ou usá-lo em alguma situação, ela lembrará da sua marca.

Algumas das ideias mais comuns são: cupons de desconto para as primeiras compras, squeezes, canecas, bolsas e chaveiros. Hoje em dia existem muitas empresas especializadas na customização desse tipo de item, então avalie bem a sua situação financeira e faça pelo menos 3 orçamentos para selecionar as melhores opções. 

Ofereça promoções exclusivas na data

As promoções, se bem feitas, podem vir a ser grandes aliadas do negócio, e a inauguração talvez seja uma das melhores ocasiões para promovê-las. É importante deixar claro que se trata de uma oportunidade única, que a promoção é válida apenas para a inauguração, e boas estratégias são os descontos progressivos, que acabam promovendo a venda de um maior número de produtos, e o estímulo à recompra, criando programas de fidelidade ou simplesmente oferecendo um cupom de desconto para a próxima aquisição do cliente na loja. 

Se a abertura coincidir com algum período sazonal ou data comemorativa, vale se aproveitar da situação e oferecer promoções específicas que atraiam a atenção dos consumidores. 

Aqui, porém, há 3 principais coisas principais que você não deve esquecer na hora de planejar a promoção: leve  em conta a sua margem de lucro e não deixe que ocorra prejuízos, divulgue as informações de maneira atrativa pelas redes sociais, e certifique-se de que o seu estoque é suficiente para atender possíveis explosões na demanda. 

Invista em uma ação social

O objetivo neste caso não é realizar campanhas sociais apenas para fins de propaganda e espalhar uma imagem de “empresa boazinha”; o interessante é encontrar algum projeto com o qual você se identifique, e que seja realmente significativo para algo relacionado à sua loja. O impacto positivo que isso terá na imagem da sua marca e na percepção dos clientes deve ser, portanto, mais a consequência do que a causa dessa iniciativa.

A ideia mais comum é reverter parte das vendas no dia da inauguração para os fundos de uma ONG local. No entanto, nada impede que essa ação seja realizada de maneira mais próxima e ativa: se o seu ramo for o de pet shops, considere promover uma feira de adoção na data do evento. Para além da imagem positiva diante dos consumidores, a vantagem desses tipos de iniciativa é a integração do seu estabelecimento com os demais setores da comunidade local.  

Invista na fidelização desde o início

É claro que absolutamente todas as dicas que eu mostrei no texto contribuirão para atrair e fidelizar os primeiros clientes da sua loja, mas aqui eu quero falar mais especificamente sobre coleta de informações. 

Uma vez que você possui o cadastro dos clientes e os meios de contato dos consumidores que compraram pela primeira vez, fica muito mais fácil voltar a contatá-los e estabelecer relações duradouras. Aqui vão algumas das principais informações que vale a pena perguntar ao cliente e anotar:

- Nome e endereço.

- Gênero.

- Faixa etária.

- Produtos preferidos.

- E-mail, redes sociais e WhatsApp.

- Sugestões.

Tendo isso em mãos para oportunidades futuras, você poderá, por exemplo, enviar promoções específicas para diferentes listas de transmissão de clientes, ou estabelecer contatos de aviso quando um produto de uso contínuo está acabando. 

Ideias de decoração para inauguração de loja

Bom, depois de todas essas ideias de ações práticas para fazer no evento, chegou a hora de falar um pouquinho de um aspecto importantíssimo para uma boa primeira impressão da sua loja: a decoração. 

Lá atrás eu mencionei que você deve definir a identidade visual do estabelecimento e aplicá-la ao seu interior, e isso também vale para a relação entre o segmento da loja e a sua decoração: se estivermos falando de um empório de produtos naturais, pode ser interessante espalhar diferentes tipos de planta pelo espaço e outros elementos da natureza; já se a loja em questão for voltada à moda infantil, uma boa dica é colocar algumas peças na altura das crianças, sempre tomando cuidado com os produtos de maior valor. Lojas de roupa masculina, no entanto, costumam ser mais simples e ter a decoração mais minimalista, com cores neutras e elementos que adicionam elegância. 

Porém, algumas dicas básicas acabam sendo gerais: focos de luz em pontos estratégicos para destacar determinados produtos, evitar o excesso de informações para não confundir o cliente e nem dificultar a circulação, manter distância razoável entre os produtos na vitrine, etc.

No dia da inauguração, mais especificamente, pense em dar ainda mais destaque às principais mercadorias da loja, colocando-as logo na entrada, e invista nos elementos festivos e alegres, que caracterizam um evento importante como esse, como papéis coloridos, fitas e balões na vitrine são opções bem comuns e que ainda funcionam

Com relação aos balões, ideias inovadoras andam sendo vistas no comércio: você pode, por exemplo, criar um elemento visual bem atrativo ao pendurar alguns produtos nos balões e deixá-los “flutuando” na vitrine. Ou, ainda, é possível fazer um arco ou semi-arco na entrada da sua loja para receber os clientes.

Como deve ser o convite de inauguração de loja?

Sabemos que, hoje em dia, principalmente desde a pandemia do Covid-19, os convites online, enviados via redes sociais, WhatsApp ou E-mail são os mais comuns, até porque são economizados custos significativos.

Mas, independentemente de você desejar distribuir convites físicos ou enviá-los virtualmente, o maior benefício que a tecnologia proporciona é a personalização de convites com a cara da sua loja e com os detalhes de sua preferência. 

Com o Canva, por exemplo, famosa plataforma de design gráfico com templates e funcionalidades para todos os gostos, você conta com uma série de modelos de convite prontos para customizar de acordo com a essência da empresa, podendo até fazer upload de fotos do seu computador para incluir na arte. Depois, é só salvar e preparar o envio para os convidados selecionados ou, se for um evento aberto, realizar um post na rede social escolhida. Clique aqui para saber mais.


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Conclusão

Bom, hoje nós vimos bastante coisa, não é mesmo? Durante a leitura eu te alertei sobre algumas dicas práticas no planejamento da inauguração (tipo do evento, data e identidade visual) e depois apresentei várias ideias criativas para você pensar nas possíveis ações do evento. Não se esqueça de que o planejamento e a divulgação são imprescindíveis para que tudo corra bem e você consiga atrair clientes de primeira.

Tem alguma dúvida, experiência ou sugestão para compartilhar com a gente? Não hesite em deixar nos comentários, será um prazer responder.

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