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Marketing

Linguagem corporal para vender mais

Os gestos com os quais você se comunica podem definir o fechamento de uma venda ou espantar de vez seu cliente.

O que você vai encontrar nesse texto:

Os gestos podem dizer muito mais que palavras. Isso porque a linguagem corporal é controlada por impulsos inconscientes sobre os quais, naturalmente, não temos controle. Mas há estudos que podem te abrir os olhos para a forma como seu corpo se comporta diante do cliente.

Os gestos com os quais você se comunica podem definir o fechamento de uma venda ou espantar de vez seu cliente. Para mostrar quais posturas são mais indicadas em diferentes situações de atendimento, separei algumas dicas:

1 Sempre olhe o cliente nos olhos. Isso vai passar segurança e confiança ao cliente. Mas atenção ao equilíbrio, um olhar muito insistente pode causar sensação de desconforto, como se fosse um ataque e não uma conversa amistosa;

2 Enquanto o cliente está escolhendo algum produto, esteja por perto para que ele possa manter contato facilmente caso necessite de alguma informação, mas não o bastante para deixá-lo “sufocado”;

3 Alguns estudos mostram que “imitar” o gesto de quem o está ouvindo é uma forma de tornar a comunicação mais leve. Essa estratégia é chamada de espelhamento. Isso não significa imitar no sentido literal e sim, entender e replicar a postura. Se o cliente chega cheio de descontração não fique ereto com uma postura fechada. Por outro lado, não fique tocando a todo momento um cliente que chega mais sério. Sinta quem é o cliente para que seus gestos se comuniquem.

Este é um texto curto, afinal, estamos falando de linguagem não verbal. Para ilustrar as dicas mais básicas criei um infográfico. Este mesmo infográfico estará disponível neste link em formato A4 para você baixar e mostrar aos seus funcionários. Que tal colar num local visível aos seus vendedores e balconistas para sempre lembrá-los da importância de seus gestos durante um atendimento?

Este tema foi assunto de nossa live "Papo de Balcão". Se você não conseguiu acompanhar ao vivo, não se preocupe, esse e outros vídeos com dicas para o pequeno comércio estão disponíveis em nosso Canal do YouTube. E toda quinta, você pode participar do Papo de Balcão interagindo ao vivo em nossa fanpage, a partir das 15h30.

Vai ser bacana ver você por lá!

 

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

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