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Marketing / Vendas

Marketing digital: como descobrir quem é seu cliente potencial

Se você fizer uma busca na internet pelo termo empreendedorismo, vai encontrar um grande número de textos, posts e artigos especializados cujo tema é “Marketing Digital”. Junto com o tema virão expressões como “ROI”, “Adwords”, “Remarketing” e uma série de outras palavras. E nesse oceano de termos e expressões você pode correr o risco de sair correndo e não usufruir de uma nova e excelente ferramenta para um empreendedor como você atrair e fidelizar clientes.

Então eu resolvi que hoje vou contar um fato, bem simples, do meu dia a dia. Eu trabalho em sistema de home office. É muito bacana, quase tudo é vantagem. Mas também sou mãe de uma menina de 4 anos. Ela estuda meio período numa escola bem perto de casa, ou seja, de manhã desempenho duas importantes funções simultaneamente: sou mãe e profissional autônoma. Quem é mãe, pai, tio, tia, madrinha, padrinho ou ao menos, tem vizinhos com filhos, tem uma ideia do que é educar uma criança. É um trabalho hercúleo, que exige muito de qualquer pessoa e, claro, tem o melhor dos motivos. Mas eu não quero falar de maternidade, quero falar de Marketing Digital. Então, sendo essa pessoa que trabalha e cuida da filha durante um período do dia, o tempo é o mais valioso dos recursos.

Mudei recentemente para um novo apartamento e o que ele tem de mais precioso é a localização. A meio quarteirão de casa, tem um mercadinho. E isso é um presente dos deuses! É prático, me economiza um bom tempo para desempenhar minhas funções diárias. Nas primeiras vezes que fui nesse mercadinho, não me importava com o preço dos produtos ou em como estavam dispostas as prateleiras. Na verdade, via com certo preconceito porque sempre fiz minhas compras em mercados maiores. Com o tempo, percebi que tanto os produtos, quanto os preços, não diferem muito do supermercado em que costumava fazer minhas compras e as vantagens só cresceram.

Provavelmente, se não fosse tão perto de minha casa, eu não seria cliente deles. E, mesmo se fosse perto, talvez não tivesse me tornado uma cliente habitual, diária. Isso só aconteceu depois de, efetivamente, me tornar cliente pelos motivos que falei.

Hoje, quando iniciei minha pesquisa para este post e comecei a ler esse interminável dicionário de termos relacionados a marketing digital, acabei pensando no tal mercadinho. E se eles conseguissem aparecer nas redes sociais de todos os potenciais clientes dos quarteirões vizinhos? E se esses clientes descobrissem que aquele mercadinho, com a porta estreita, oferece produtos com preços justos e qualidade? Provavelmente eu enfrentaria mais tempo de fila, ou, os donos resolvessem reinvestir o lucro contratando mais um funcionário para o segundo caixa.

O que quero dizer é que, para fazer marketing digital, você precisa entender porque os clientes que vão até sua loja ou comércio, te escolheram. O que você resolve na vida de seus clientes? Porque o mercadinho não me vende só carne, leite e material de limpeza. Ele me vende economia de tempo. Me proporciona menos correria, mais tranquilidade com minha filha e menos ansiedade no dia a dia. São fatores muito importantes e imensuráveis que me fidelizaram e que poderiam fidelizar mais clientes com a ajuda do marketing digital.

Eu poderia terminar o post aqui. Afinal, fiz minha parte, contei uma história bacana de como um mercadinho fidelizou uma cliente. Mas eu não quero correr o risco deste post ser só mais uma informação num oceano de tantas outras. Não quero que você sinta-se engolido por essa onda de marketing digital. Então, eu vou imaginar o que pode ter te deixado angustiado depois de ler até o parágrafo anterior. E a primeira pergunta que eu faria se fosse você é: ok, legal o texto, mas como EU faço isso? Como descubro quem são e onde estão meus potenciais clientes?

Fazendo o que eu acabei de fazer: tentando se colocar no lugar deles! Praticando a empatia. E como a proposta aqui é simplificar, nada melhor do que conhecer potenciais clientes, conhecendo os clientes que já frequentam seu negócio.

Vou repetir de outra forma, “toda estratégia de marketing começa pelo cliente” (li isso num artigo todo complexo e cheio de termos). Se eu fosse a dona do mercadinho, começava a perguntar no caixa mesmo, porque aquele cliente gosta de comprar ali. E depois, perguntaria o que seria bacana melhorar e iniciaria uma conversa além do boa tarde habitual. Fazendo isso, eu estaria entendendo qual a “persona” do meu negócio.

PERSONA é a definição do cliente típico, unindo todas as principais características em comum dos compradores.

Você pode descobrir que tem mais de uma “Persona” para seu negócio. No primeiro texto da seção “Pergunte a Carol”, eu criei algumas personas. Relembre clicando aqui.

E se a conversa continuar, você pode até entender a “jornada” do seu cliente.

JORNADA é o caminho que levou o cliente a decidir pelo seu negócio ou produto.

Pronto! Com essa conversa rápida, enquanto o cliente passa pelo caixa, eu teria dado o primeiro passo para iniciar meu pequeno negócio no marketing digital. Afinal, marqueteiros nacionais e internacionais, palestrantes aclamados e aguardados com expectativa por um grande número de profissionais da área afirmam que para uma boa estratégia de marketing o mais importante é conhecer seu cliente e o que levou até sua loja!

E isso eu não inventei, eu ouvi num evento lotado de profissionais do marketing e sua extensa lista de expressões enigmáticas desse universo digital.

Comece e esteja disposto a ouvir. Encontre seu jeito de entrar em contato com seus clientes e descobrir o que gostam e não gostam no seu negócio, produto ou serviço. Defina sua ou suas personas e entenda onde encontrar novos clientes com as mesmas características. Esse vai ser o primeiro passo para que sua pequena loja tenha acesso à um universo potencialmente lucrativo para seu negócio.

Para saber qual o próximo passo, leia o post sobre o assunto publicado aqui no blog: "Marketing digital para pequenos negócios". E envie suas dúvidas e sugestões sobre o assunto que eu abordo num próximo post.

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

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