Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing / Vendas

Marketing digital para pequenos comércios

Muitos comerciantes simplesmente não conseguem imaginar seu pequeno negócio em meio ao gigante universo do marketing digital. E os motivos que eles usam para justificar esse pensamento equivocado são vários. “'É muito complicado!” e “É caro demais, isso e só para loja grande!” são apenas dois deles. 

Mas o que eles provavelmente não sabem é que vários empreendimentos locais espalhados pelas mais variadas regiões do país já começaram a investir no marketing digital e obter resultados surpreendentes, o que comprova que o modelo realmente funciona para esse tipo de negócio. No post de hoje lhe mostraremos porque investir em marketing digital é essencial e como montar uma estratégia para o seu pequeno negócio. Confira:

Como um pequeno negócio pode se beneficiar do marketing digital?

Se o negócio é local e depende da visita presencial das pessoas, então é imprescindível que seus gestores elaborem estratégias para fidelizar os clientes e fazer com que eles voltem mais vezes. E num mundo em que grande parte dos consumidores passa o seu dia acessando a internet, nada melhor que inserir o empreendimento neste meio e fazê-lo ser visto pelas pessoas através de estratégias de marketing digital.   

Para explicá-lo como tudo isso funciona na prática, tomaremos como exemplo o caso de uma pequena loja de sapatos localizada em Florianópolis chamada “Bonitos Sapatos”. Se uma pessoa que mora nessa capital procura nos buscadores o termo “loja de sapatos em Florianópolis” e encontra o site da “Bonitos Sapatos” logo nos primeiros resultados, então as chances dela comprar algum de seus itens aumentam drasticamente.

Isso porque o site e sua veiculação nos mecanismos de busca passaram para essa pessoa uma imagem de profissionalismo por parte da empresa. Se essa mesma loja tiver um blog com conteúdos relacionados à moda, ela atrairá um público maior. E com uma estratégia de e-mail marketing eficaz, acabará criando uma comunidade de clientes fiéis. Abaixo, listamos os principais benefícios que o pequeno comerciante pode obter com o marketing digital:

  • Divulgação dos produtos ou serviços a um baixo custo;
  • Atração de novos potenciais clientes;
  • Fidelização de um maior número de consumidores;
  • Popularização da marca no mercado local.

Como montar uma estratégia de marketing digital?

A seguir, confira alguns passos que você deve dar para começar a sua estratégia de marketing digital:

1. Crie um blog

Apenas desenvolver um site não é o bastante. As pessoas também possuem dúvidas sobre assuntos que elas se interessam, e gostam de receber dicas sobre esses temas. E é exatamente por isso que o comércio também deve ter um blog. Se o negócio vende vinhos, ele pode oferecer aos seus clientes conteúdos relacionados às bebidas. Estes conteúdos nutrirão a audiência do blog e criarão uma comunidade de clientes leais à marca. 

2. Invista em anúncios nos buscadores

Investir em anúncios dará uma tração para o seu negócio, pelo menos inicialmente. Criar campanhas no Google Adwords ou no Facebook Ads pode influenciar positivamente na segmentação tanto no buscador como na rede social, o que é crucial para o comércio. A vantagem desses anúncios é que eles podem ser configurados para aparecerem somente para pessoas da sua região que têm maior chance de comprar seus produtos ou serviços. 

3. Marque presença nas redes sociais 

Você sabia que mais de 40 milhões de pequenas empresas já possuem páginas no Facebook? Isso porque, logo após conhecerem uma marca, os consumidores a procuram nas redes sociais. Daí a importância dos gestores criarem uma conta com o nome do comércio e utilizar esse meio para interagir com os seus clientes. Nas páginas, eles podem promover os produtos e serviços, criar promoções, compartilhar os conteúdos do blog, entre muitas outras ações.

O segredo é ser relevante e frequente. Não adianta postar apenas as promoções esporádicas da sua loja. Você precisa estabelecer uma conversa com o público, de igual para igual. Você deve buscar postar coisas relevantes para ele dentro do universo do produto ou serviço que você oferece.

O bestseller americano Gary Vaynerchuk explica muito bem isso em seu livro "Jab, Jab, Jab, Right Hook" que, utilizando a metáfora do boxe, exemplifica como é necessário preparar o terreno antes de dar o "gancho de direita" no seu cliente. Ou seja, é necessário primeiro estabelecer uma conversa, ganhar a confiança para só então pedir o dinheiro do seu cliente e realizar a venda! E a postagem de conteúdo relevante em um blog com a divulgação pelo Facebook é uma ótima forma de criar essa conversar com seu público alvo.

Viu só o quanto o seu pequeno comércio pode se se beneficiar do marketing digital? Então aproveite para colocar nossas dicas em prática ou deixar suas dúvidas nos comentários!

Equipe NEX

Olá, somos a equipe NEX e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio. Semanalmente traremos conteúdos relevantes para você, dono de um pequeno comércio que sonha grande. Cadastre-se aqui no nosso site para receber todas as nossas atualizações!

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Marketing / Vendas"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 46 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial grátis e completo para sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas e fluxo de caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores e muito mais!

Baixe agora mesmo. É grátis!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre a indústria do comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software