Voltar ao Início do Blog
Abertura

Missão, visão e valores: entenda cada um deles e saiba como definir

Saiba tudo sobre esse tripé e como ele pode ajudar seu negócio a atingir as metas do Planejamento Estratégico.

Você já deve ter ouvido falar do trio missão, visão e valores de grandes empresas. 

Mas sabia que não são apenas as grandes empresas que devem ter claro esses conceitos e aplicá-los em seus negócios? 

É muito importante que negócios pequenos ou que estão começando também definam estes 3 pilares, uma vez que eles são responsáveis por orientar as ações e tomadas de decisão, além de auxiliar no desenvolvimento dos objetivos de forma estratégica.

Neste artigo você vai aprender tudo sobre o conceito de missão, visão e valores, como definir cada um deles e conhecer exemplos reais para inspirar você. 

Confira:

Missão, visão e valores: entenda o que significam 

Missão, visão e valores são o tripé responsável por determinar a identidade e o propósito de um negócio.

Definir cada um deles de forma estratégica é importante para direcionar a tomada de decisão e estabelecer o caminho a ser seguido pelo empreendimento. 

Eles são a base necessária para atingir os objetivos e metas propostos no seu planejamento estratégico.

Para deixar ainda mais claro, vamos entender melhor o significado de cada uma dessas palavras:

Missão: É o propósito do seu empreendimento, a razão dele existir.

Visão: Determina onde seu negócio deseja chegar (ela é criada para um período definido).

Valores: São os princípios que regem as ações e comportamentos de todos dentro do negócio, são os ideais a serem alcançados. 

Eles devem estar sempre presentes na relação da marca com seus clientes, fornecedores e parceiros.  

Conheça o Nex, um Programa de Gestão Completo para seu Comércio! Controle suas Vendas, Caixa e Estoque, Cadastre Produtos, Fornecedores e muito mais. Clique aqui e saiba como podemos simplificar sua rotina!

O que é a missão de uma empresa?

O que é a missão de uma empresa

De acordo com Peter Drucker, considerado o pai da administração, “a missão é o que define uma empresa”, é a sua finalidade. 

Sem uma missão, não há como definir uma estratégia de crescimento para um negócio, pois seus objetivos não são claros.

Ao definir uma meta, o negócio também está definindo sua identidade, pois é ela que entrega o diferencial da marca, em outras palavras, é a sua proposta de valor, e por isso não costuma mudar com o passar do tempo. 

Mas fique tranquilo, a missão de um negócio não precisa ser complicada. Veja, por exemplo, nossa missão aqui no Nex: “Facilitar o comércio para que mais pessoas transformem sonhos e ideias em histórias de sucesso”.

Simples, né? Você não precisa quebrar a cabeça pensando em uma missão complexa para seu negócio, na verdade ela deve comunicar de forma clara e objetiva o propósito do negócio para todos, quase como um mantra, assim clientes e colaboradores lembrarão dela com facilidade.

Como definir a missão?

Na hora de pensar sobre a missão do seu negócio, existem algumas perguntas básicas que podem ajudá-lo nesse processo:

  • Para que o negócio existe?
  • O que ele faz?
  • Quem é seu cliente?
  • Qual é o meu diferencial competitivo?

Respondendo a essas perguntas você pode definir a missão do negócio de forma mais assertiva. 

Em resumo, ela deve ser inspiradora, desafiadora e mostrar seu diferencial.

A que se refere a visão de um negócio?

A visão nada mais é do que aquilo que um negócio deseja alcançar, onde ele quer chegar, sua visão de futuro para o negócio.

Diferente da missão, a visão costuma mudar ao longo do tempo, pois ela é criada para um período pré-determinado. 

Vamos pensar em uma possível visão para uma esmalteria, por exemplo: ser reconhecida como a melhor esmalteria da região até o final do próximo ano

Como a visão é a responsável por definir os objetivos a serem alcançados no futuro, é fundamental que existam metas e indicadores para acompanhar o desempenho do negócio em relação aos objetivos estabelecidos.

Após o período determinado para a visão do negócio, ela deve ser revisada e, caso tenha sido cumprida, trocada por uma nova.

Como defini-la?

Assim como no item anterior, existem algumas perguntas que podem nortear a criação da visão do seu negócio. Tente responder às seguintes perguntas:

  • O que seu negócio quer se tornar? 
  • Onde se deseja chegar?
  • O que estou ajudando a construir?

Para funcionar bem, a visão deve ser realista, desafiadora e visível. Use sua visão como uma bússola para guiar seu negócio ao destino desejado!

E os valores?

Agora que você já definiu o propósito de seu negócio (missão) e aonde ele quer chegar (visão), é preciso definir o comportamento a ser seguido para cumprir seus objetivos, e os valores são os grandes responsáveis por isso. 

Os valores servem como guia para as atitudes, os comportamentos e a tomada de decisões de toda a equipe de trabalho. 

São eles que determinam como um negócio deseja ser reconhecido no mercado, definindo desde a conduta da equipe, até a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Vamos a um exemplo: Transparência com o consumidor; Ética nos relacionamentos.

Dicas para definir os valores de uma empresa

Dicas para definir os valores de uma empresa


- Tenha valores que a diferenciem no mercado

Para se destacar no mercado, você deve fugir dos valores considerados “clichês”, não porque eles não sejam importantes, mas “respeito”, “comprometimento” ou “responsabilidade”, por exemplo, não destacam seu negócio dos demais. 

Principalmente porque eles são considerados princípios básicos, então já é esperado que você os incorpore em suas relações dentro e fora do negócio.

Pense nos diferenciais competitivos de sua marca e escolha valores que estejam alinhados com eles, é um aspecto importante na hora de um cliente decidir em qual negócio comprar.

- Prefira sempre os valores mais simples

Seus valores precisam ser acessíveis para todos, então escolha valores claros e objetivos, assim todos dentro e fora do negócio podem compreendê-los.

Eles devem expressar a identidade da marca em poucas palavras, defina entre 5 a 8 valores para facilitar o processo de entendimento e internalização.

Os valores devem ser seguidos com obrigatoriedade por todos dentro do negócio, por isso recomenda-se que os valores sejam definidos em conjunto com os colaboradores, dessa maneira todos ficam cientes do que se espera de cada um após sua implementação. 

Exemplos de missão, visão e valores de outras empresas

Agora que você já entendeu cada um dos conceitos e como defini-los, vamos a exemplos reais de missão, visão e valores de empresas para inspirar você:

Nike

Missão: Levar inspiração e inovação para todo atleta no mundo.

Visão: Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas.

Valores: Empresa inovadora que proporciona modernidade, atendendo assim a necessidade do público.

Apple

Missão: A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e a consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.

Visão: Produzir produtos de alta qualidade e de fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.

Valores: Acessibilidade; Meio Ambiente; Privacidade; Responsabilidade dos fornecedores.

Natura

Missão: Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.

Bem-Estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.

Estar Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.

Visão: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

Valores: Relação; Aperfeiçoamento; Verdade; Diversidade; Liberdade; Compromisso.

Simplifique a gestão do seu comércio com o Nex! Conte com PDV gratuito, Cadastro de Clientes, Controle de Caixa e Estoque, Relatórios Financeiros e mais. Baixe o NEX grátis!

Conclusão

Neste artigo, vimos os conceitos de missão, visão e valores, e como eles podem ajudar negócios de qualquer porte a definir sua identidade e seu propósito, direcionando as ações e a tomada de decisão dentro do negócio e aumentando a transparência com o público, tornando-o mais próximo de sua marca.

Você já conhecia os conceitos de missão, visão e valores? Conte-nos sua experiência através dos comentários!


O que você vai encontrar nesta leitura:

Camila

Olá, meu nome é Camila Upegui! Estou aqui para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão de seu negócio. Toda semana vou trazer novos conteúdos cheios de dicas para facilitar sua rotina e ajudar seu comércio a crescer. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar!

Conheça o Programa Nex

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

COMPARTILHE

Conheça o Programa Nex

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também: