Saiba o que é balanço patrimonial e como isso impacta o seu negócio

Tem dúvidas sobre o que é balanço patrimonial, os benefícios que ele traz para as empresas e sua importância? Aprenda tudo isso de forma descomplicada.

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

O balanço patrimonial, também conhecido como balanço contábil é um dos principais relatórios de uma empresa.

Apesar de ser muito importante, algumas vezes ele é negligenciado pelos gestores de algumas empresas. Isso não acontece apenas por descuido, mas também pela falta de entendimento.

Não saber como ele é formado e o que representa faz com que o empresário não compreenda sua utilização. Por conta disso, é importante que os gestores estejam próximos a esse documento.

Além disso, o balanço patrimonial é obrigatório por lei. Portanto, para não ter problemas como a legislação, é importante que esse relatório seja realizado.

Fazê-lo na época certa e não se esquecer das informações necessárias também é importante. No entanto, é normal que alguns gestores, principalmente os mais inexperientes tenham dúvidas.

Para evitar qualquer problema, contar com um contador ou um escritório de contabilidade é fundamental. Dessa maneira, a empresa garante que seu balanço patrimonial seja feito da maneira correta.

Antes de procurar esses profissionais ou fazer esse relatório, é importante saber o que é balanço patrimonial, os benefícios que ele traz para as empresas e sua importância. E é sobre isso que este artigo falará. Acompanhe.

O que é balanço patrimonial?

Balanço patrimonial ou relatório contábil é um documento que registra as movimentações financeiras de uma empresa, referentes a determinado período. 

Uma empresa de adequação NR12, por exemplo, tem o registro de seus dados contábeis no livro diário da empresa.

Ali é registrada toda a situação patrimonial, ou seja, todos os bens, direitos e também obrigações da organização.

Outro registro muito importante e que consta nesse livro são os investimentos as fontes de recurso da empresa. Juntamente com a Demonstração de Resultados do Exercício, são excelentes fontes de informação para montar o planejamento e a ação das empresas.

O balanço patrimonial representa todos os registros contábeis necessários à utilização do empreendedor. As informações são organizadas e classificadas em blocos, aproximando as informações contábeis aos gestores.

Esse relatório permite visualizar a posição patrimonial da empresa, conhecendo seus bens, obrigações e direitos referentes a determinados períodos.

Além disso, compreende as fontes dos recursos para os investimentos da organização, permitindo observar seu histórico para planejamentos e ações futuras.

Outra grande importância desse relatório é facilitar o pagamento de dividendos aos sócios das empresas, fazer o planejamento tributário da empresa e fornecer informações úteis a todas as partes interessadas.

Muitas empresas, desde as que realizam serviços como memória de cálculo até os mais variados nichos se identificam com as necessidades mencionadas acima.

Por conta disso, o balanço patrimonial é constituído de diversas informações.

Composição do balanço patrimonial

O balanço patrimonial é composto dos ativos e passivos de uma empresa, sendo do lado esquerdo os ativos e do lado direito os passivos.

Esse relatório também é composto pelo bens, direitos e obrigações da empresa. Os bens representam tudo aquilo que satisfaz as necessidades da empresa. 

Por exemplo, uma empresa que presta manutenção em válvula direcional possui veículos que os técnicos utilizam para prestar os atendimentos.

Os direitos podem ser valores a receber. Por exemplo, uma empresa vendeu uma mercadoria, mas ainda não recebeu o valor dessa venda. Esse dinheiro passa a ser um direito da organização. O mesmo acontece com dinheiros guardados no banco.

As obrigações estão relacionadas com bens que não são da empresa, mas estão sob o poder dela. Um exemplo disso é o salário pago aos funcionários no começo do mês.

De acordo com a visão patrimonial, todos os bens, direitos e obrigações de uma empresa estão em equilíbrio. Este equilíbrio pode estar relacionado a:

  • Obrigações;
  • Governos;
  • Fornecedores;
  • Bancos;
  • Sócios.

Nos ativos desse relatório, também estão presentes os investimentos realizados. Isso pode abranger compra de máquinas, equipamentos e produtos para estique, por exemplo.

Podemos citar uma fabricante de mourão de concreto. Para atender às extensas buscas por mourão de concreto preço na internet, essa empresa adquirir equipamentos e materiais para a fabricação.

Tudo isso é colocado nos ativos como investimentos realizados. Já nos passivos são colocados os recursos utilizados para a realização desses investimentos.

Tendo como base um pouco da composição desse relatório, é importante também entender um pouco sobre seus benefícios. Eles vão te ajudar a entender o sentido do balanço patrimonial.

Benefícios do balanço patrimonial

No início deste texto nós mencionamos que o balanço patrimonial é obrigatório por lei. Segundo o CFC – Conselho Federal de Contabilidade, o registro contábil é obrigatório para qualquer tipo de empresa.

Além disso, o código Civil, em seu artigo 1179 também estabelece a obrigatoriedade do balanço patrimonial para as empresas. Incluindo as optantes pelo Simples Nacional, com exceção do MEI.

Além de ser obrigatório, o balanço patrimonial traz diversos benefícios. É por meio dele que as organizações reúnem as informações para defesa de processos tributários.

Outra vantagem é a distribuição de lucros isentos acima da presunção. Isso evita que os rendimentos isentos se limitem à presunção de 8% do faturamento para as empresas comerciais e industriais e 32% para as de serviços.

O balanço patrimonial também possibilita analisar o desempenho da empresa com mais exatidão. Apenas o fluxo de caixa muitas vezes não possibilita essa visualização.

O requerimento de recuperação judicial também é outro benefício trazido pelo balanço patrimonial. Além de facilitar o levantamento de haveres dos sócios, caso algum deles deseje se retirar da sociedade.

Com tantos benefícios trazidos pelo balanço patrimonial, fica fácil entender a sua importância para empresas de relé de segurança e diversas outras.

A importância do balanço patrimonial

Por se tratar de uma peça-chave para qualquer empresa, o balanço patrimonial, ou relatório contábil, faz com que toda a estrutura patrimonial de uma empresa seja organizada.

Essa organização apresenta resumidamente, e de maneira que facilita a compreensão de qualquer pessoa, todas as informações contábeis de uma empresa.

Não existe maneira mais simples de analisar a situação econômica e financeira de uma empresa, do que por meio do balanço patrimonial.

Esse relatório também é importante para analisar os recursos recebíveis da empresa. Com isso, é possível fazer uma comparação dos recebíveis decorrentes de vendas a prazo e os valores a pagar.

O balanço patrimonial também é importante para identificar se há muito recurso imobilizado nos ativos fixos. Um exemplo disso são máquinas, equipamentos e outros ativos.

Estes, além de consumir recursos em maior quantidade, possuem pouca ou nenhuma liquidez se a empresa compará-los aos investimentos.

Pelo fato de não haver uma estrutura fixa que se encaixe a todos os perfis de uma empresa, é necessário conhecer bem o negócio para identificar todas as suas necessidades.

Por exemplo, uma fabricante de chapa perfurada não possui os mesmos percentuais de ativos fixos em relação ao caixa do que uma loja de roupas. 

Ao fazer uma rápida pesquisa sobre chapa perfurada preço pode-se ter uma ideia melhor quanto a isso.

Muitas empresas, quando o assunto é controlar o patrimônio, acreditam que o fluxo de caixa é o suficiente para isso.

O fluxo de caixa consegue, de fato, mostrar com detalhes todas as entradas e saídas de recurso de uma empresa. Mas apenas isso.

Para descobrir as obrigações da empresa, por exemplo, os valores que ela tem a receber e a pagar nos próximos 30 dias, é necessário recorrer ao balanço patrimonial.

Outro exemplo da importância desse relatório é que apenas por meio dele é possível saber o que está fazendo o patrimônio aumentar. O lucro pode ser uma causa, mas existem outros fatores que podem levar a esse aumento.

Analisando dessa maneira, podemos dizer que uma empresa, como a de brasagem pode usar o relatório do balanço patrimonial e o fluxo de caixa como duas fontes complementares.

Sendo assim, comente com as informações do balanço patrimonial é que é possível elaborar o conjunto de fluxos do caixa.

O balanço patrimonial é constituído, conforme já falamos, de bens, direitos e obrigações. Mas, tudo isso deve ser feito seguindo os preceitos legais da Lei das Sociedades Anônimas.

Essa lei estabelece que bens e direitos que constituem os ativos estejam representados em ordem decrescente, de acordo com sua capacidade em serem transformados em caixa.

Isso é válido para todas as empresas, desde desentupidora em itupeva até fabricantes de peças automotivas. Tudo isso porque ele constitui uma demonstração financeira importante para as empresas.

No entanto, o relatório contábil ou balanço patrimonial é muito mais relevante e detalhado do que as outras demonstrações.

Ele pode ser usado como um meio de contestar a base de outras demonstrações, a exemplo do fluxo de caixa. É uma maneira segura e simplificada de conhecer bem a sua própria empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Equipe Nex

Olá, somos a equipe Nex e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se