O que é ERP? Saiba como funciona e suas vantagens

Implementar um sistema de ERP ajudará você a gerenciar seu negócio de uma maneira mais organizada e eficiente. Quer saber mais?

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Implementar um sistema de ERP ajudará você a gerenciar seu negócio de uma maneira mais organizada e eficiente. 

Neste texto, você irá saber mais sobre o sistema ERP, qual é sua função, as vantagens que ele pode trazer para a sua empresa e os diferentes tipos que existem no mercado. 

Aproveite o texto!

O que é ERP

ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, pode ser traduzido para o português como Planejamento de Recursos Empresariais. 

O ERP é um software corporativo utilizado para automatizar a gestão empresarial, auxiliando o gestor a administrar melhor todas as funções do seu negócio, desde aquelas mais elementares, até as mais estratégicas.

Quer saber mais? Continue lendo e aprenda tudo sobre o sistema de ERP:

Entenda qual a função e como funciona o sistema de ERP

O ERP  tem a função de centralizar todas as informações gerenciais de uma empresa em um único sistema, tais como: Vendas, Contabilidade, Estoque, Finanças, Logística, RH, Fiscal, Compras, entre outras. 

Conheça o controle de estoque do Nex! Baixe grátis!

Geralmente, o sistema de ERP é dividido em módulos, eles são criados a partir de uma base de dados única e estão interligados. 

Essa integração permite o compartilhamento de informações em tempo real para promover uma gestão mais eficiente. 

Cada um dos módulos do software possui uma funcionalidade diferente, e podem ser adaptados de acordo com as demandas de cada empresa.

Ao adotar um sistema de ERP, você terá todos os dados empresariais armazenados de forma segura, além de automatizar e simplificar processos complexos de sua empresa. 

Quais são as vantagens de adotar ERP na sua empresa

o que e ERP quais as vantagens de adotar em sua empresa

Gestão integrada

Com a interligação dos diferentes módulos do sistema de ERP, fica muito mais fácil administrar todos os setores de sua empresa. 

Se você gerencia uma mercearia, por exemplo, e está com estoque baixo de um determinado produto, o sistema de ERP automaticamente informará ao setor de compras a necessidade de adquirir mais unidades daquele produto.

Em outras palavras, com a gestão integrada que o ERP oferece, a execução de todos os processos de sua empresa será realizada de forma mais rápida e eficiente, aumentando sua produtividade.

Inteligência de dados

O sistema de ERP não apenas reúne todos os dados de sua empresa de forma segura, como também organiza e analisa as informações coletadas. 

Com a inteligência de dados do ERP é possível criar relatórios, gráficos e realizar cálculos com as informações armazenadas. 

Essas ferramentas permitem que você, gestor, aprimore sua visão estratégica dentro da empresa e tome decisões mais assertivas e eficientes que melhorem os resultados do seu negócio.

Redução de custos financeiros

As informações geradas pelo sistema de ERP, garante a redução de custos financeiros, por meio de uma gestão aprimorada do seu fluxo de caixa, utilizando a inteligência de dados do software.

Isso é possível porque o sistema de ERP indica para você a quantidade de vendas de um determinado produto ou qual é o melhor momento para realizar a compra de novas unidades.

Também indica a quantidade de unidades necessárias para evitar acúmulo excessivo no seu estoque, entre outras informações essenciais para você reduzir seu custo financeiro sem prejudicar sua empresa.

Conheça o controle de vendas do Nex! Baixe grátis!

Os diferentes tipos de ERP

ERP gratuito

Esse tipo de sistema é recomendado para pequenas empresas que desejam começar a se aventurar pelo universo dos softwares de ERPs.

Existem diversos sistemas gratuitos ou com versões gratuitas que você pode utilizar para começar a automatizar algumas funções dentro de sua empresa. 

Porém é importante ressaltar que a versão gratuita não possui tantos recursos como os sistemas pagos, por causa disso, muitas empresas acabam desembolsando algum valor com consultorias para utilizar o sistema da melhor maneira possível.

Ele pode ser útil para você inicialmente, mas conforme sua empresa crescer e desenvolver personalidade própria, saiba que você precisará migrar para softwares mais complexos com recursos mais avançados que acompanhem o desenvolvimento do seu negócio.

ERP engessado

Esses sistemas possuem os menores preços do mercado e são bastante populares entre os negócios. 

Entretanto, assim como o ERP gratuito, esse tipo de software também possui uma quantidade de recursos e funcionalidades limitadas, inferior a outros tipos.

Muitas empresas de pequeno e médio porte optam por adquirir esse tipo de ERP, entretanto, devido a sua limitação, esse tipo de sistema não comporta o crescimento a médio e longo prazo dos estabelecimentos e muitas empresas acabam migrando para outro tipo de ERP. 

Por isso, se o seu objetivo é o crescimento de sua empresa, esse tipo de sistema também não conseguirá atender às suas necessidades por completo.

ERP idealizado para Omnichannel

Esse sistema de ERP foi desenvolvido pensando nas necessidades mais atuais das grandes empresas, por isso oferece um controle maior dos distintos setores de sua empresa e possui funções mais complexas.

O ERP idealizado para Omnichannel permite que você consiga atuar no máximo de canais possíveis, como e-commerce, marketplace e aplicativos

Também permite a integração com os mais diversos meios de pagamento, instituições financeiras, sistemas antifraude, transportadoras, entre outros, e por isso, tende a ser uma alternativa muito mais cara 

Afinal, sua empresa precisa de ERP?

o que e ERP afinal sua empresa precisa de

Se sua empresa já está estabelecida no mercado, possui um grande número de setores, funcionários e operações a serem realizadas, um sistema de ERP pode ser o mais indicado para você.

Agora, se sua empresa está apenas começando e possui um porte pequeno ou médio, você pode optar por uma alternativa mais simples e barata que facilite sua rotina.

Conheça o Nex, ele é um sistema criado para simplificar a gestão do seu negócio de forma fácil, indicado principalmente para pequenos comerciantes. 

Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, emitir notas fiscais e criar relatórios. E, ainda, com o novo recurso de Pedido Online no Catálogo Digital, a integração é ainda maior! É possível divulgar os produtos pelas redes sociais e vendê-los pela internet, tudo com a ajuda do Nex!

Saiba mais neste link, e simplifique a gestão do seu negócio!

Conclusão

Adotar um sistema de ERP pode trazer muitos benefícios para empresas de grande porte que desejam crescer ainda mais.

A padronização e automatização dos processos dentro de um sistema de ERP, otimiza a troca de informações entre os setores das empresas, e podem aumentar a produtividade interna.

Entretanto, os ERP são sistemas mais complexos indicados para empresas de grande porte, sendo que sistemas PDV mais simples, são os mais indicados para pequenas empresas, ou comércios nos estágios iniciais.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Não deixe de comentar.


Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Camila Upegui

Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se