O que o consumidor espera de um negócio local

Entenda a cabeça do consumidor para poder expandir as vendas no seu bairro.

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O que você vai ver nesse texto:

Muitos consumidores veem o comércio de bairro como forma de lazer, aproveitando os negócios locais para caminhar pelo bairro e relaxar. Contudo, a característica mais importante de uma loja de bairro, para a maioria dos consumidores brasileiros, é a capacidade de resolver pequenos problemas com agilidade.

Uma pesquisa da empresa de consultoria empresarial de Boston (BCG) pediu para que consumidores brasileiros explicassem como seria uma loja de bairro perfeita e o resultado foi bem específico: um local perto de casa ou do trabalho, onde pudessem resolver suas pequenas urgências. A partir disso, os consumidores apontaram como indispensável o serviço rápido, a qualidade e estar aberto em momentos de necessidade.

Pensando nisso, eu separei dicas de como você pode explorar esses três principais aspectos e garantir o movimento do seu negócio, além de economizar nos gastos:

Serviço rápido

O cliente valoriza locais mais fáceis de entrar e sair, aonde possa ir a pé, além de não encontrar filas no caixa e contar com um serviço mais amigável. Para garantir essa facilidade, disponha de mais de um caixa e, se possível, permita que o cliente chegue com os produtos já pesados e devidamente precificados ao caixa.

Qualidade

O cliente está disposto a pagar um preço maior e escolher entre poucas marcas disponíveis, desde que você ofereça produtos de qualidade. Para enxugar a variedade da prateleira, com a garantia de que você dispõe das marcas favoritas dos seus clientes, emita um relatório por marca com a ajuda do Nex.

Caso você ainda não use o Nex, faça o download aqui.

Para emitir um relatório por marca usando o Nex, acesse o menu ESTATÍSTICAS, na barra lateral esquerda, selecione o período que você quer analisar no espaço circulado na imagem abaixo, clique no submenu VENDAS e na opção POR MARCA. E então é só clicar em GERAR. Após isso, você terá a relação de todos os produtos por marca e a movimentação do período determinado. Assim fica fácil saber quais marcas você deve manter no seu comércio!

Disponibilidade

O cliente deixa de comprar em grandes redes, ou lojas mais diversificadas, em situações como compra de urgência e de poucos itens, que não justificariam a ida a um supermercado distante. Ou seja, o cliente espera que sua loja esteja aberta quando o açúcar acaba, por exemplo, ou quando ele sabe que vai encontrar o produto que precisa na sua loja. Mas como saber em que horário fechar?

Gerando um relatório de Horário de Pico, você poderá analisar horários que geram poucas vendas, além de avaliar o horário das primeiras e últimas vendas do dia. Assim, é possível encurtar o expediente caso as vendas de horários pouco movimentados não cubram os custos de manter a sua loja aberta.

Para gerar um relatório de Horário de Pico no Nex, basta acessar o menu ESTATÍSTICAS, selecionar o período desejado, clicar no submenu VENDAS e selecionar HORÁRIO DE PICO. Como na imagem a seguir:

Mas atenção! Para garantir o sucesso dos relatórios é muito importante que você realize a abertura e o fechamento do caixa diariamente. Assim, além de garantir a segurança das suas finanças, você terá relatórios analíticos confiáveis e de todos os tipos para gerenciar seu negócio.

E tem mais! Você precisa que seu cliente saiba que sua loja está aberta quando ele tem necessidade e, para isso, você pode contar com uma ajudinha do Google. Não é obrigatório ter um site, nem precisa pagar nada para que seu comércio apareça nas pesquisas, basta se cadastrar no Perfil da empresa no Google. Para saber como completar os dados de seu comércio e tirar o melhor proveito de todos os recursos disponíveis desta ferramenta, incluindo o horário de funcionamento, vou deixar ao final do texto um link com o passo a passo.

Além disso, leia as 5 dicas da Carol do Nex sobre como vender e lucrar mais no seu bairro. Lendo esse texto você aprende a olhar o comércio do seu bairro e identificar clientes e fornecedores com potencial para aumentar seu lucro!

Espero que essas dicas ajudem seu comércio e a melhorar ainda mais suas vendas!

Links indicados

Perfil da empresa no Google| Passo a passo para aparecer no Google Maps

5 dicas da Carol do Nex | Como vender e lucrar mais no seu bairro

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Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

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