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Cliente

O que um bom atendimento pode fazer pela sua loja?

Toda empresa, ainda que não seja grande, procura sempre investir nas melhores práticas para ter sucesso no mercado e gerar oportunidades de crescimento e perpetuação de seus negócios. E neste ponto, claro, uma coisa merece máxima atenção: a forma como você lida com o seu potencial cliente.

O atendimento é fundamental para atrair e fidelizar clientes, portanto, se você busca sempre por melhores formas de conquistar, encantar e reter mais clientes, confira nossas dicas de como um bom atendimento ao cliente pode alavancar ainda mais seus negócios.

Um bom atendimento cria vínculos com o cliente e fortalece o relacionamento

Ser bem atendido pelo vendedor conquista clientes e gera maior identificação com a sua marca. Ao entrar na loja, o cliente não quer ser abordado por um vendedor, mas alguém que lhe sirva como um provedor de soluções, buscando não só empurrar produtos, mas sim achar e ofertar aquilo que melhor atenda às necessidades dele ou às suas expectativas. Por isso, o preparo da equipe de vendas é essencial para que o vendedor tenha sensibilidade em reconhecer o perfil do cliente, saber o que ele busca e como melhor apresentar as soluções disponíveis para gerar oportunidades concretas de negócio. Não adianta oferecer o produto errado para o público errado. Um vendedor bem preparado é capaz de entender o cliente e se propor verdadeiramente a ajudá-lo, fazendo alusão à figura de um amigo para construir um relacionamento próspero.

Atendimento como vantagem competitiva

Ao atender bem o seu cliente, você e sua equipe poderão vender mais do que o produto que o cliente foi buscar na loja, identificando oportunidades de oferecer outros serviços e aumentando o retorno para seu negócio. É sempre possível ir além, desde que haja abertura no relacionamento e um diálogo agradável. Isto cria e estreita vínculos, faz o cliente se lembrar da sua loja e ter nela uma boa referência. Uma experiência presencial positiva com a loja gera uma boa imagem e a certeza de que ali sempre poderá haver a solução que ele busca, instigando-o sempre a consultar seus produtos antes de procurar em outro lugar, desbancando a concorrência.

Atendimento agrega valor e fideliza

Um bom atendimento permite conhecer e interagir melhor com o cliente, fazendo-o dar feedbacks e indicar caminhos para possíveis melhorias ou novas oportunidades para suprir suas necessidades. Isto agrega valor ao seu comércio, demonstra que sua equipe tem preparo para compreender o que o cliente busca e para lhe oferecer sempre o melhor. Este atendimento inclui toda a empresa e a experiência que ele tiver com ela, inclusive o atendimento não só do vendedor, como o do caixa no momento de finalizar a compra presencialmente ou do próprio gerente ou dono na hora de negociar um desconto, prazos de entrega, trocas, entre outras coisas. Se em todas estas etapas ele encontrar preparo e bom tratamento, muito provavelmente voltará a fazer negócios com você e se tornará um cliente fidelizado.

Um bom atendimento também se refere a demonstrar que você é qualificado para oferecer determinada solução. Deter o maior número e conhecimento possíveis sobre os produtos que comercializa, antever dúvidas e preocupações e ter respostas certas para esclarecer seus clientes agrega muito valor e gera confiança, passando credibilidade.

Atendimento gera boas indicações

Se o cliente foi bem atendido, não só irá voltar como também vai passar esta boa impressão a outros potenciais clientes. Seus compradores são propagadores de experiências e se gostaram do seu atendimento, por certo indicarão a amigos, familiares e até desconhecidos pelas redes sociais e outros meios. Desta forma, seus ganhos poderão ser medidos tanto pelo retorno em dinheiro nas vendas (tangível), quanto em reputação (intangível), o que de forma conjunta representa o sucesso e a construção sólida de uma marca de reconhecimento no mercado em que atua. A reputação, ganho mais subjetivo, é igualmente importante porque garante maior retorno no longo prazo. Por isso, não basta vender e embolsar o lucro imediato daquele negócio. Vale a pena se certificar de que o bom atendimento trará novos negócios.

Muitas vezes, é melhor perder uma venda e ganhar um cliente do que vender a qualquer custo, “enganando” o cliente. Um exemplo muito comum em lojas de roupas é aquele vendedor ou vendedora que fala que tudo está “ótimo!” mesmo que você esteja provando uma roupa que ficou totalmente fora do seu tamanho. Automaticamente você perde a confiança no vendedor e consequentemente na loja.

Treine sua equipe para tratar bem seus clientes com sinceridade. Muitas vezes, o melhor atendimento pode ser inclusive indicar uma outra loja. Não tenha medo, se o seu cliente foi bem atendido, mesmo que não tenha comprado nada nessa ocasião, ele poderá retornar e indicar sua loja para seus amigos.

E você, tem alguma outra sugestão sobre Atendimento? Compartilhe, deixe seu comentário abaixo.

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