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O que um bom atendimento pode fazer pela sua loja?

Um bom atendimento pode ser um diferencial entre você e seus concorrentes. Conheça os principais benefícios de atender bem ao seu cliente nesse guia!

Um bom atendimento pode ser um diferencial entre você e seus concorrentes.

Toda empresa, ainda que não seja grande, procura sempre investir nas melhores práticas para ter sucesso no mercado e gerar oportunidades de crescimento e perpetuação de seus negócios. 

E neste ponto, claro, uma coisa merece máxima atenção: a forma como você lida com o seu potencial cliente.

O atendimento é fundamental para atrair, fidelizar clientes e cadastrar clientes

Portanto, se você busca sempre por melhores formas de conquistar, encantar e reter mais clientes, confira nossas dicas de como um bom atendimento ao cliente pode alavancar ainda mais seus negócios.

Bom atendimento: importância e benefícios para seu negócio

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Um atendimento de qualidade pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Conheça as principais consequências de um bom atendimento ao cliente: 

Um bom atendimento cria vínculos com o cliente e fortalece o relacionamento


Ser bem atendido pelo vendedor conquista clientes e gera maior identificação com a sua marca. 

Ao entrar na loja, o cliente não quer ser abordado por um vendedor, mas alguém que lhe sirva como um provedor de soluções, buscando não só empurrar produtos, mas sim achar e ofertar aquilo que melhor atenda às necessidades dele ou às suas expectativas. 

Por isso, o preparo da equipe de vendas é essencial para que o vendedor tenha sensibilidade em reconhecer o perfil do cliente, saber o que ele busca e como melhor apresentar as soluções disponíveis para gerar oportunidades concretas de negócio. Não adianta oferecer o produto errado para o público errado. 

Um vendedor bem preparado é capaz de entender o cliente e se propor verdadeiramente a ajudá-lo, fazendo alusão à figura de um amigo para construir um relacionamento próspero.

Atendimento como vantagem competitiva

Ao atender bem o seu cliente, você e sua equipe poderão vender mais do que o produto que o cliente foi buscar na loja, identificando oportunidades de oferecer outros serviços e aumentando o retorno para seu negócio. 

É sempre possível ir além, desde que haja abertura no relacionamento e um diálogo agradável. Isto cria e estreita vínculos, faz o cliente se lembrar da sua loja e ter nela uma boa referência. 

Uma experiência presencial positiva com a loja gera uma boa imagem e a certeza de que ali sempre poderá haver a solução que ele busca, instigando-o sempre a consultar seus produtos antes de procurar em outro lugar, desbancando a concorrência.

Atendimento agrega valor e fideliza

Um bom atendimento permite conhecer e interagir melhor com o cliente, fazendo-o dar feedbacks e indicar caminhos para possíveis melhorias ou novas oportunidades para suprir suas necessidades. 

Isto agrega valor ao seu comércio, demonstra que sua equipe tem preparo para compreender o que o cliente busca e para lhe oferecer sempre o melhor. 

Este atendimento inclui toda a empresa e a experiência que ele tiver com ela, inclusive o atendimento não só do vendedor, como o do caixa no momento de finalizar a compra presencialmente ou do próprio gerente ou dono na hora de negociar um desconto, prazos de entrega, trocas, entre outras coisas. 

Se em todas estas etapas ele encontrar preparo e bom tratamento, muito provavelmente voltará a fazer negócios com você e se tornará um cliente fidelizado.

Um bom atendimento também se refere a demonstrar que você é qualificado para oferecer determinada solução. 

Deter o maior número e conhecimento possíveis sobre os produtos que comercializa, antever dúvidas e preocupações e ter respostas certas para esclarecer seus clientes agrega muito valor e gera confiança, passando credibilidade.

Atendimento gera boas indicações

Se o cliente foi bem atendido, não só irá voltar como também vai passar essa boa impressão a outros potenciais clientes

Seus compradores são propagadores de experiências e se gostaram do seu atendimento, por certo indicarão a amigos, familiares e até desconhecidos pelas redes sociais e outros meios. 

Desta forma, seus ganhos poderão ser medidos tanto pelo retorno em dinheiro nas vendas (tangível), quanto em reputação (intangível), o que de forma conjunta representa o sucesso e a construção sólida de uma marca de reconhecimento no mercado em que atua. 

A reputação, ganho mais subjetivo, é igualmente importante porque garante maior retorno no longo prazo. 

Por isso, não basta vender e embolsar o lucro imediato daquele negócio. 

Vale a pena se certificar de que o bom atendimento trará novos negócios.

Muitas vezes, é melhor perder uma venda e ganhar um cliente do que vender a qualquer custo, “enganando” o cliente. 

Um exemplo muito comum em lojas de roupas é aquele vendedor ou vendedora que fala que tudo está “ótimo!” mesmo que você esteja provando uma roupa que ficou totalmente fora do seu tamanho. 

Automaticamente você perde a confiança no vendedor e consequentemente na loja.

Treine sua equipe para tratar bem seus clientes com sinceridade. 

Muitas vezes, o melhor atendimento pode ser inclusive indicar uma outra loja

Não tenha medo, se o seu cliente foi bem atendido, mesmo que não tenha comprado nada nessa ocasião, ele poderá retornar e indicar sua loja para seus amigos.

Exemplo de bom atendimento ao cliente: 4 casos de sucesso

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Para mostrar o impacto que um bom atendimento pode ter em sua loja, conheça algumas empresas que se destacam:

- Nubank

Essa startup brasileira tornou-se uma referência de bom atendimento ao cliente. 

O que destaca o atendimento ao cliente do Nubank de outras empresas é sua linha de tratamento baseada na máxima humanização. 

Seus atendentes são treinados para focar principalmente na resolução de problemas dos clientes já na primeira demanda, oferecendo um atendimento completamente personalizado.

- Netflix

A plataforma de streaming mais popular do mundo também se destaca pela sua excelência no atendimento. 

Além de possuir um SAC para atender as demandas dos seus clientes, a Netflix também realiza constantemente pesquisas de satisfação entre seus consumidores. 

Dessa maneira, é possível entender as necessidades dos seus clientes e aprimorar seus serviços com frequência.

- Uber

A Uber ganhou um grande destaque no quesito de bom atendimento ao cliente e alcançou o status de excelência. 

A empresa preza pela qualidade no atendimento com o intuito não só de atrair, mas de fidelizar seus clientes por meio de uma experiência satisfatória.

Conforto, disponibilidade e rapidez no atendimento são alguns diferenciais que destacam o atendimento da empresa americana.

- Clube Deguste Saúde

Diferente dos exemplos anteriores, o Clube Deguste Saúde é um pequeno comércio criado a partir de um trabalho da faculdade pelo empreendedor Wilde Robert, da Bahia. 

A loja de produtos naturais cresceu rapidamente no mercado e se destaca da concorrência pela qualidade do seu atendimento.

Quando o cliente entra na loja a primeira pergunta é o que o trouxe ali: o cliente deseja emagrecer? Há algum desconforto físico causado pela alimentação? A busca é por prevenir futuros problemas de saúde? Dependendo do relato do cliente, é indicado o mix de produtos corretos. 

Em algumas conversas Wilde consegue até identificar algum possível problema de saúde que depois é comprovado numa consulta médica. 

Com essa atenção personalizada a loja já conta com mais de 9 mil clientes fidelizados em apenas 4 anos. 

Ou seja, sucesso garantido! 

Se você ficou interessado em saber mais sobre a história por trás do sucesso do Clube Deguste Saúde e quer conhecer mais dicas para melhorar seu atendimento, visite nosso perfil do instagram e assista nossa live no IGTV com o Wilde realizada no dia 15 de fevereiro, Dia do Amor.

O que é necessário para um bom atendimento?

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Saiba algumas dicas para um bom atendimento ao cliente e o que não pode faltar em um atendimento de qualidade:

- Conheça seu público-alvo

Entender seu cliente, suas principais dúvidas e necessidades é essencial para um bom atendimento. 

Para entender o que ele está procurando e o que o motivou a buscar seu comércio, converse com seu cliente durante o atendimento, faça perguntas que ajudem você a entender melhor o que seu cliente está procurando, assim será muito mais fácil encontrar a solução que seu consumidor precisa.

- Comunicação S.C.O.T

De acordo com esta técnica, você precisa de 4 elementos para um bom atendimento:


Segurança - Esteja confiante ao falar com seu cliente na hora de vender um produto, esclarecer dúvidas ou solucionar algum problema, o cliente vai sentir maior segurança durante o atendimento.


Clareza e Objetividade - Ao falar com um cliente seja claro, adapte sua linguagem ao tipo de cliente, para garantir que ele entenda as informações que você está passando. Também é preciso ser objetivo para evitar que seu cliente se sinta enrolado, seja direto, isso mostra que você sabe do que está falando, evite respostas longas demais que possam entediar seu cliente.


Transparência -  Seja honesto sobre o seu produto ou serviço, não prometa coisas que você não pode cumprir, isso apenas trará frustração para seu cliente e pode gerar má reputação para sua marca, transparência é indispensável no bom atendimento.

- Agilidade

Procure atender seu cliente no menor tempo possível, ninguém gosta de esperar muito, é estressante e cansativo. 

Agilidade é a palavra-chave, procure solucionar a necessidade do seu cliente de forma assertiva em um curto espaço de tempo.

- Pós-venda

A relação com seu cliente não deve acabar assim que ele finalizar uma compra, manter contato depois que ele adquiriu seu produto mostra que você se preocupa com a satisfação dele.

A melhor maneira de estreitar os laços entre vocês é com um pós-venda eficiente, ele contribui para a fidelização dos clientes, aumento de vendas e redução de custos para o seu negócio! 

- Usar as ferramentas corretas

A organização de sua loja é primordial para oferecer atendimento de qualidade para os clientes, para fazer isso da maneira mais simples, você pode se aliar a ferramentas criadas para facilitar a rotina dos comerciantes, como sistemas de gestão.


O Programa Nex é um sistema de gestão completo criado para simplificar a gestão de sua loja e ajudar no bom atendimento ao cliente. Com recursos como Cadastro de Clientes, Controle de Pedidos, Relatórios e muito mais, você acompanha de perto tudo o que acontece em sua loja diariamente.


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Conclusão

Um bom atendimento pode não somente atrair mais clientes para sua loja, mas também fidelizá-los, faça seu cliente se sentir especial, ser sempre educado, empático e seguro são fatores importantes para se destacar no mercado.

E você, tem alguma outra sugestão sobre atendimento? Compartilhe e deixe seu comentário abaixo.


Camila

Olá, meu nome é Camila Upegui! Estou aqui para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão de seu negócio. Minha missão é escrever sobre suas principais necessidades e ajudar seu comércio a crescer. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de me enviar!

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