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Gestão

Dicas para empório: o que vender, modelos e como lucrar

Confira a seguir algumas dicas para ganhar autoridade no mercado e montar um empório de sucesso.

De forma geral, o significado de empório é um estabelecimento comercial no qual é possível encontrar produtos chamados de secos e molhados, outros itens diversos de alto padrão e, no geral, importados. Além disso, diferente de uma mercearia, por exemplo, os empórios também vendem verdadeiras experiências para os seus clientes.

Neste texto, vamos falar sobre os principais modelos de empório, ideias do que vender e dicas para você elevar o patamar do seu negócio e lucrar mais. Continue acompanhando, boa leitura!

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Modelos de Empório e Produtos para cada tipo

Existem diferentes modelos de empório no mercado, confira a nossa lista com os principais tipos e veja qual deles tem mais a sua cara:

Empório Mercado

Reprodução: Pinterest

Embora um empório mercado possa soar um conceito bastante parecido com mercearia, existem algumas diferenças na prática.

Se por um lado o mercadinho de bairro é um espaço menor, onde é possível encontrar produtos de necessidade básica e de marcas mais acessíveis, por outro, um empório mercado também oferece um pouco de tudo, entretanto, é um ambiente mais gourmetizado. Isso significa que seus produtos são de alta qualidade e geralmente importados; além de oferecer experiências gastronômicas diferenciadas.

Também significa que o público-alvo é diferente, atraindo consumidores de renda mais elevada interessados em produtos de maior qualidade e experiências inovadoras.

Alguns dos produtos comercializados neste modelo de empório são geleias, embutidos, castanhas, massas, pães artesanais, temperos, sucos, frutas e legumes.

Empório Cafeteria

Além de ser um dos maiores produtores de cafés do mundo, o Brasil também é um dos países que mais consome o produto.

A melhor localização para este tipo de empório é em regiões centrais, com maior movimentação.

Para se diferenciar das cafeterias tradicionais, o comerciante precisa apostar em ações inovadoras para atrair os consumidores.

Além de trabalhar com grãos selecionados de alta qualidade, locais e importados, também é possível comercializar produtos alimentícios, como geleias, pães e outros produtos artesanais que complementem seu produto principal.

Foque também na experiência do cliente, crie eventos periódicos com degustações de cafés e presença de especialistas, por exemplo.

Empório de Produtos Naturais

O mercado de produtos naturais está em ascensão no país há algum tempo. Afinal, a preocupação com a saúde física está ganhando mais força na população.

Ofereça aos clientes do seu empório de produtos naturais um atendimento personalizado e profissional. Conte com colaboradores capacitados e treinados para atender bem todos os tipos de consumidores, tanto aqueles que possuem um conhecimento amplo do assunto, quanto os mais leigos.

Neste caso, a localização mais estratégica para o seu negócio são pontos comerciais próximos a academias, clubes e clínicas estéticas.

Produtos a granel, suplementos alimentares, ervas, farinhas, cereais, sementes, temperos e frutas desidratadas são alguns dos principais produtos para este nicho.

Para mais dicas, confira os conselhos do Wilde, um empreendedor baiano especialista na área de alimentos naturais, clique aqui para ler.

Empório Gastronômico

No empório gastronômico existe a venda de diversos produtos selecionados, como carnes, massas, vinhos, queijos, pães e verduras, parecido com o empório mercado.

A grande diferença é que, além da venda de produtos, os empórios gastronômicos também dedicam um espaço ao consumo dos produtos no empório, unindo os mercados de alto padrão com a sofisticação dos restaurantes.

Para atrair mais clientes, invista em apresentação de produtos e eventos gastronômicos, como happy hours e degustação de alimentos e bebidas em parceria com seus fornecedores.

Empório Bar

Outro modelos bastante apreciado pelos consumidores é o empório bar. O maior diferencial de um empório para outros tipos de loja está na sua oferta de produtos e o foco em uma experiência única para seus clientes.

Para aprimorar ainda mais a sua oferta, é ainda possível transformar o seu negócio em um empório bar e restaurante, diversificando assim a oferta com produtos complementares. 

Para aprimorar a experiência dos amantes deste nicho, promova eventos, degustações e ofertas exclusivas. Que tal ter no cardápio drinks da casa e cervejas especiais, do tipo artesanal e importadas?

Além disso, a oferta de aperitivos e refeições especiais para harmonizar com suas bebidas também são uma boa estratégia. No caso de degustação de cervejas, por exemplo, opte por acompanhamentos simples que não interfiram no sabor dos produtos, como queijos leves, amendoins e embutidos.

Também é interessante ter especialistas na área que atendam seus clientes, tanto durante a compra de um produto, quanto na hora de sugerir a melhor harmonização de acordo com as ofertas da casa e as preferências do cliente.

Empório Mineiro

Como o próprio nome diz, o foco deste modelo de empório são produtos com origem no estado de Minas Gerais, que ainda preserva muito a cultura da região e apresenta uma culinária muito famosa Brasil afora.

Portanto, é importante que tanto a decoração quanto a oferta de produtos remetam à cultura do estado em questão.

Alguns produtos bastante característicos são: antepastos, cachaças locais, café, queijos, pão de queijo, salame, vinhos mineiros, cervejas artesanais e pimentas. 

Empório de Carnes

O nome já é bastante intuitivo, a especialidade deste tipo de empório são as carnes.

Aqui os consumidores estão interessados em cortes nobres e selecionados, e esperam encontrar as melhores carnes do mercado.

Além disso, os empórios de carnes também oferecem produtos complementares ao seu carro-chefe de altíssima qualidade: temperos, molhos, sais, queijos e bebidas, como cervejas e vinhos especiais.

O que vender em um empório?

Os produtos para empório vão depender do seu modelo de negócio, como você viu no tópico anterior. Contudo, separamos uma lista de produtos para empório por categoria com várias opções para inspirar você e escolher novos produtos de acordo com o seu nicho:

Bebidas:

  • Vinhos.
  • Cervejas.
  • Licores.
  • Cachaças.
  • Vodka.
  • Whisky.
  • Sucos.

Frios, carnes e peixes:

  • Embutidos.
  • Queijos.
  • Salame.
  • Presunto.
  • Lombo.
  • Frutos do mar.
  • Carne bovina e suína.
  • Aves. 

Mercearia e Padaria:

  • Biscoitos.
  • Massas.
  • Patês.
  • Sais especiais.
  • Doces artesanais (goiabada, doce de leite, trufas).
  • Doces importados (balas, marzipan, macaron, chocolates).
  • Pães.
  • Bolos.
  • Viennoiserie.
  • Bagels.
  • Condimentos.
  • Suplementos.

Produtos orgânicos e hortifruti:

  • Cafés.
  • Castanhas e sementes (castanha de caju, castanha do Pará, girassol, chia, linhaça).
  • Frutas secas (ameixa, uva passa, coco, figo).
  • Chás.
  • Frutas, verduras e legumes.
  • Cereais (aveia em flocos, granola, flocos de arroz).
  • Macadâmia.
  • Amêndoas.
  • Mel.

Dicas para lucrar mais com seu empório

Conheça seu público-alvo

Esse é um tópico sempre presente em nossas dicas, independente do tipo de negócio, para ser bem sucedido é necessário conhecer seu público-alvo muito bem.

De forma resumida, o público-alvo é um recorte que você faz do tipo de consumidor para o qual o seu negócio vai ser atrativo e interessante, seus potenciais clientes. Para isso, você precisa traçar um perfil com algumas características, e é a partir delas que suas ações de marketing e vendas devem ser baseadas.

As principais informações são: faixa etária, sexo, classe social, escolaridade e necessidades, mas quanto mais dados você tiver, mais assertivas vão ser suas estratégias e sua comunicação.

Escolha a localização ideal

Depois de ver alguns dos principais modelos de empório, você deve ter percebido como não existe uma localização ideal padrão para todos eles.

Isso é porque cada um vai ter um público-alvo diferente, e é próximo a ele que seu negócio deve estar posicionado.

No caso dos empórios de produtos naturais, vimos que academias e espaços de estética podem ser pontos estratégicos para estar próximo de possíveis consumidores.

Já os empórios-bar vão ser mais bem frequentados estando perto de espaços corporativos e universidades. Afinal, é comum que ao final do expediente de trabalho ou depois das aulas, este perfil de consumidor procure lugares descontraídos nos quais possam relaxar, beber e conversar.

Invista na estrutura e decoração

Reprodução: Pinterest

Ao longo do texto falamos como os empórios priorizam a experiência do cliente em todos os níveis, isso inclui o estético também. Eles se destacam de outros estabelecimentos comerciais pelo moderno e sofisticado, por isso você deve prestar bastante atenção a esse ponto.

Diversos empórios apostam em uma decoração mais rústica, combinando elementos modernos, como letreiros de led e design de lâmpadas inovadoras, com toques de madeira, cimento queimado e tijolos.

Reprodução: Pinterest

Para criar um ambiente de empório gourmet que converse com seu público-alvo e seus produtos de padrão elevado, não deixe nenhum elemento de fora, desde a xícara na qual seus clientes irão degustar os produtos até os assentos, tudo deve transmitir a mesma proposta para os visitantes, isso demonstra profissionalismo e atenção aos detalhes.

Além disso, sua estrutura também deve ser muito bem planejada e organizada, para isso, você pode contar com o trabalho de um designer de interiores profissional ou procurar inspirações em outros empórios consolidados no mercado.

Aposte em produtos diferenciados

Não tem jeito, clientes de empórios estão atrás de novidades no mercado, querem e gostam de serem surpreendidos com produtos desconhecidos.

Para oferecer produtos diferenciados ao seu público, é necessário estudo constante da sua área, veja quais produtos estão sendo bem sucedidos lá fora, quais são as tendências atuais e, se for o caso, inove ou invente suas próprias receitas. Por exemplo, na sua região tem algum produtor local que trabalha com algum insumo artesanal interessante para o seu mix de produtos? 

Ao trazer parte da cultura e do trabalho local para o seu negócio, você valoriza os agricultores da região e destaca a qualidade dos produtos produzidos por eles, movimentando a economia da cidade. Entre em contato e estude a possibilidade de formar uma parceria.

Tenha bons fornecedores e esteja antenado às novidades do mercado para estar sempre atualizado e trazendo produtos diferenciados ao seu empório para atrair o interesse dos clientes.

Ofereça um excelente atendimento

O impacto que o atendimento tem na cabeça dos consumidores é gigante. Nos empórios não bastam pessoas educadas atendendo, é necessário que sua equipe seja bem treinada e especialista nos assuntos que envolvam os produtos do seu empório.

Invista em capacitações e treinamentos periódicos da sua equipe, principalmente ao adquirir um novo produto, assim você garante que sua equipe domina o assunto e poderá oferecer um atendimento mais qualificado e personalizado para cada cliente.

Adote um sistema de fidelização

Um programa de fidelidade pode ser mais um fator de estímulo para que seus clientes voltem ao seu empório. Afinal, quem não gosta de ganhar algo?

Essa é uma ótima estratégia para expandir as vendas, acelerar o giro de produtos no estoque e aumentar o ticket médio das compras dos seus consumidores.

Não pense que essa é uma tarefa complexa que só vai dar dor de cabeça. A verdade é que, com a automação, hoje em dia ficou muito mais fácil criar e controlar um sistema de fidelização no seu negócio, sem atrapalhar sua rotina.

Com o Nex você cria um sistema de fidelidade em poucos minutos! Só é preciso definir quantos pontos seu cliente irá ganhar para cada valor gasto no seu empório e qual será a pontuação mínima necessária para ganhar uma recompensa. Fidelize seus clientes, saiba mais aqui.

Escolha bons fornecedores

Os fornecedores são seus grandes parceiros e os maiores responsáveis pela qualidade de seus produtos.

Para escolher bons fornecedores faça uma pesquisa ampla de mercado, procure na internet, revistas especializadas e marque presença em feiras e eventos do seu segmento.

Também é importante ter definido qual é o seu objetivo: é um fornecedor que traga novidades e inovação para o mercado? Ou é algum produtor especializado em produtos locais?

Para cada objetivo existe um fornecedor ideal e aspectos diferentes para avaliar na hora de decidir pela parceria. Para saber sobre gestão de fornecedores, seus benefícios e como fazer, clique aqui.

Valorize os produtos locais

Embora tenha sido bastante mencionado a importância de ter produtos importados em seu empório e como eles agregam valor ao negócio, a verdade é que os produtos locais também podem ser um diferencial.

Valorizar e criar parceria com os pequenos negócios locais pode ser uma boa forma de atrair o público que procura produtos diferenciados, pois tais produtos não são produzidos em grandes quantidades e nem são encontrados em qualquer lugar.

Ao mesmo tempo, com essa estratégia você vai estar movimentando a economia local e valorizando a produção artesanal da sua região. Apenas certifique-se de que os produtos têm a qualidade que o seu público deseja.

Organize os produtos estrategicamente

A disposição de todos os produtos deve ser escolhida de forma estratégica, já ela vai influenciar diretamente na decisão de compra do cliente e pode otimizar sua experiência dentro do empório.

Coloque perto produtos complementares, como tira-gostos perto da seção de cervejas, temperos perto das carnes, e produtos que normalmente são consumidos juntos: queijo e salame ou geleias próximas ao pães, por exemplo.

Para fazer seus clientes passarem mais tempo em seu empório, coloque os produtos mais procurados ou de primeira necessidade aos fundos da loja, também deixe os produtos com maior margem de lucro na linha dos olhos dos clientes.

Existem muitos outros truques relacionados à organização estratégica de produtos, para conhecer todos eles, confira nosso post.

Controle seu estoque corretamente

Além de trabalhar com uma grande variedade de produtos, os empórios também possuem diversos itens altamente perecíveis, e é por isso que se faz necessária uma atenção redobrada ao estoque.

É preciso saber conciliar a rotina corrida com um controle de estoque eficiente para não atrapalhar o seu trabalho em nenhum momento. E é nessas horas que a tecnologia pode ajudar você.

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Divulgue seu empório

A divulgação é fundamental para que qualquer negócio crie espaço no mercado, já que os consumidores precisam saber que o seu negócio existe para ir até ele, concorda?

Pois bem, o marketing boca a boca ainda é muito eficiente, mas não pode ser sua única forma de divulgar seu empório. A verdade é que a maneira de ficar mais conhecido é utilizar a internet e as redes sociais para isso, pois o alcance é muito maior.

Já imaginou criar um Catálogo de Produtos Digital em poucos minutos e sem pagar nada? Com certeza o seu empório vai ficar muito mais profissional e moderno com esse recurso. Confira no exemplo abaixo:  

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Faça promoções e monte kits de vendas

As promoções são um grande atrativo para todos os perfis de público, então, por que não investir nisso?

Elas podem ser uma excelente maneira de atrair novos clientes e divulgar os novos produtos do seu empório. Apenas planeje detalhadamente como será realizada essa promoção, estabeleça um tempo ou uma quantidade de itens limite para os descontos e considere sua margem de lucro para não sair no prejuízo.

Em relação a kits de venda, quando você oferece seus produtos desta forma, está incentivando seus consumidores a levar um número maior de itens, aumentando o ticket médio do seu empório.

Além disso, os combos também deixam melhoram a experiência do consumidor, que vão poder comprar o que procuram de forma muito mais rápida. Imagine um kit chamado “noite dos frios”, com produtos como queijo, salame, azeitona, ovos de codorna e vinho. Muito mais prático do que pegar todos esses itens de forma individual, não é?

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Administre seu empório com apoio da tecnologia

Lembra que anteriormente falamos como a tecnologia pode ser uma grande aliada para controlar seu estoque? 

Bem, a verdade é que ela pode ser útil e facilitar a sua rotina em muitas outras áreas. Você, mais do que ninguém, sabe como pode ser difícil dar conta de tudo, principalmente com um quadro pequeno ou inexistente de funcionários.

Se você está aqui, é porque deseja atrair mais clientes para o seu empório, mas se já existe uma grande demanda de trabalho, imagine quando seu negócio for uma referência na sua região.

Isso não deve assustar você, pelo contrário, deve ser um motivador para que seu negócio cresça cada vez mais, mas é claro que você precisa procurar por ferramentas que possam ajudar a tornar isso possível, sem perder a qualidade do serviço e a organização da sua loja.
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Conclusão

Agora que você já conferiu todas as nossas dicas, está na hora de botar a mão na massa! Foque em uma divulgação bem feita, veja quais produtos você ainda não tem em seu estoque, faça promoções e prepare kits de venda, crie um sistema de fidelidade se ainda não estiver e veja quais de nossas dicas você ainda precisa colocar em prática no seu empório.

Inovação, sofisticação e experiência são as palavras-chave principais para um empório de sucesso.

Gostou das dicas? Revisite nosso texto sempre que precisar! 

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. 

Boas vendas.

Camila

Olá, meu nome é Camila Upegui! Estou aqui para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão de seu negócio. Toda semana vou trazer novos conteúdos cheios de dicas para facilitar sua rotina e ajudar seu comércio a crescer. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar!

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