Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing / Vendas

Oportunidades em tempos de crise

As previsões apontam para uma crise longa e profunda em nosso país, com desdobramentos ainda não completamente claros. Ela certamente trará inúmeras dificuldades para os empreendedores brasileiros, que já sofrem com a queda do PIB, o aumento da inflação e a desvalorização do Real. Mas junto com as dificuldades, também surgem as oportunidades.

Se for tratado da forma correta, um momento como este traz oportunidades para a empresa sair da crise mais forte do que entrou, ganhar fatias do mercado e se posicionar a frente da concorrência quando o mercado voltar a crescer. Pensando nisso, listamos algumas oportunidades que os empreendedores terão durante este ciclo de recessão. Confira.

Livrar-se do peso extra

Na crise é possível identificar as oportunidades mais poderosas de gestão de custos no curto prazo, como otimização de gastos administrativos e da cadeia de suprimentos e redução de complexidade de processos. Nesse momento, aproveite para rever prioridades de pagamento e renegociar dívidas ou despesas, bem como seu valor e prazo de pagamento.

Também é interessante renegociar o valor do aluguel, pois isso é vantajoso tanto para o proprietário fugir dos custos de colocar seu imóvel novamente no mercado, quanto para a empresa evitar os gastos de buscar outro imóvel e iniciar um novo contrato.

Tudo isso ajudará o negócio a se livrar do peso extra causado pelos altos custos e adquirir a flexibilidade necessária para superar uma crise profunda. Assim, a empresa terá a projeção de caixa necessária para garantir liquidez e cumprir os compromissos financeiros de curto prazo.

Reabastecer o tanque

Recursos financeiros são o combustível para se navegar durante tempos difíceis. Se o tanque estiver vazio, a viagem será curta, mas caso ele esteja cheio, a empresa terá opções que não estão disponíveis para outras. E como grande parte das empresas está passando por momentos de dificuldade, a crise traz a possibilidade de fusões e aquisições que podem redefinir as regras do jogo.

Se o seu negócio tem uma boa posição financeira, poderá reabastecer seu tanque adquirindo produtos ou insumos a bons preços, desenhando articulações com players antes desconsiderados e investindo mais que os competidores em anúncios.

Esses investimentos fortalecem uma posição de liderança no nicho de mercado em que a sua empresa atua e trazem resultados financeiros superiores aos dos concorrentes. Quanto às parcerias, até mesmo aquelas organizações que as recusariam em tempos melhores podem aceitá-las nos dias de hoje.

Reencontrar o foco

Em períodos de bonança, é natural que os empreendedores busquem novas oportunidades e deixem de lado aquilo que já poderia ter sido corrigido. Mas com as crises, as deficiências de sua empresa tornam-se visíveis, bem como as de seus concorrentes.

Durante a crise é um bom momento para retomar o foco e concentrar os esforços justamente onde o retorno para o seu comércio será maior. 

Hora de contratar

A melhor hora de contratar pessoal é em tempos difíceis. Todo empresário sabe como foi difícil encontrar, contratar e manter gente boa nos tempos de abundância. Mais empresas contratando e disputando os profissionais qualificados com salários mais altos.

Na crise ocorre justamente o contrário. Muita gente qualificada acaba sendo demitida por corte de custos das empresas (e não por ser um profissional ruim). Poucas empresas estão abrindo vagas então a oferta de pessoal qualificado cresce.

Seguir em velocidade máxima

Num ciclo de recessão, focar nas decisões mais relevantes e tomá-las com mais agilidade e eficiência são missões que devem ser cumpridas pelos gestores. Eles também devem fazer um bom diagnóstico da empresa eescolher as iniciativas de melhoria mais adequadas para que ela siga em velocidade máxima e atravesse esse período de turbulência de maneira suave.

Devemos lembrar que o desempenho após a recessão depende de como o negócio entrou na crise e daquilo que fez durante o seu decorrer. Semear oportunidades de inovação futura em momentos difíceis fará com que ele reforce suas perspectivas e saia dela ainda mais forte.

E você, que estratégias está utilizando para que os impactos da crise não atinjam sua empresa? Que oportunidades ela já gerou para o seu negócio? Conte para a gente suas experiências e questionamentos nos comentários!

Equipe NEX

Olá, somos a equipe NEX e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio. Semanalmente traremos conteúdos relevantes para você, dono de um pequeno comércio que sonha grande. Cadastre-se aqui no nosso site para receber todas as nossas atualizações!

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Marketing / Vendas"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 46 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial grátis e completo para sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas e fluxo de caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores e muito mais!

Baixe agora mesmo. É grátis!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre a indústria do comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software