Guia para padaria pequena: ideias, modelos e equipamentos

Veja as principais dicas para ter uma padaria simples de sucesso e tornar-se uma referência na sua região.

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Como é bom estar caminhando na rua e de repente sentir o cheiro de pão quentinho recém saído do forno, né?

Se você está aqui, é porque muito provavelmente é um amante dos pães e massas e tem o sonho de tornar-se um empreendedor ou empreendedora de sucesso no ramo.

Neste guia completo separei muitas dicas para quem deseja abrir uma padaria pequena ou quem deseja transformar a sua e deixá-la ainda mais moderna e atrativa para firmar-se de vez no mercado de panificação.

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Modelos de padaria

A verdade é que não existe só um tipo de padaria (nem mini padaria) no mercado, chegou o momento de conhecer um pouco mais sobre este universo e explorar as variadas possibilidades que existem por aí. Confira abaixo alguns modelos de padaria pequena e veja qual se adapta melhor a você:

Padaria Artesanal

Em uma padaria artesanal, os produtos comercializados são feitos no local e vendidos diretamente para o consumidor final.

Nesse modelo, ainda existem diferentes tipos, como a boutique e a padaria de serviço.

As boutiques são padarias pequenas localizadas em regiões de alto poder aquisitivo e vendem produtos mais rebuscados, como doces finos e produtos importados, por exemplo, primando sempre por refinamento, sofisticação e simplicidade.

Já as padarias de serviço costumam ser maiores e estar localizadas em regiões centrais da cidade com grande movimento. Além de oferecerem os produtos tradicionais de padaria, também incluem outros serviços, como confeitaria, lanchonete, fast-food e bar.

Padaria de Mercado

Essas são aquelas padarias que ficam dentro de mercados e supermercados, em sua maioria, as padarias deste tipo não possuem produtos em grandes quantidades e muitas vezes terceirizam a sua produção.

A localização da padaria dentro de outros estabelecimentos é estratégica, ao colocá-la nos fundos do negócio, os consumidores precisarão passar por corredores cheios de outros produtos, aumentando suas chances de adquirir mais produtos além do pão quentinho e cheiroso.

Conveniência

Esse é o modelo de padaria pequena mais comum de ser encontrado, estando presente em bairros residenciais e também nos postos de gasolina.

A padaria de conveniência tem como principal característica oferecer uma grande variedade de produtos. Além de encontrar pães e doces, os clientes também se deparam com produtos de necessidade imediata, como bebidas e salgadinhos, podendo chegar à comercialização de mais de 3 mil itens.

Padaria Orgânica

Nessas padarias são utilizados apenas insumos orgânicos na fabricação dos alimentos, isto é, produtos livres de agrotóxicos. A matéria-prima costuma provir de produtores locais para manter o alto padrão, com produtos frescos e de procedência segura.

A padaria orgânica tem como público-alvo clientes mais criteriosos e exigentes em relação à origem e à qualidade dos produtos consumidos.

Além da qualidade dos insumos, para agradar a clientela deste tipo de padaria, também é necessário se atentar ao processo de produção, que deve ser o mais natural e orgânico possível, até mesmo na etapa de fermentação, que, nesses casos, é realizada pelo próprio padeiro com fungos e bactérias especiais, em vez de utilizar fermento químico nos pães.

Padaria Industrial

Diferente dos modelos anteriores, o foco de uma padaria industrial é a produção em larga escala, sendo que a fabricação de pães é fornecida para outros estabelecimentos que terceirizam o serviço. Por conta disso, é preciso um espaço físico muito maior e um maquinário de grande porte.

Para ter esse tipo de padaria deve-se obter a aprovação dos órgãos fiscalizadores competentes e estar de acordo com as diretrizes da Anvisa em relação à higienização, produção, armazenagem e demais áreas deste do estabelecimento.

Equipamentos para padaria

Agora que você já tem uma perspectiva melhor sobre os modelos de padaria pequena, vamos mostrar os equipamentos essenciais para esse tipo de negócio:

Fornos

Essa lista não poderia começar com outro item, afinal, o forno é o carro-chefe da área de panificação, não tem jeito.

O ponto mais importante a se pensar na hora de escolher o forno correto é o volume de demanda esperada para garantir que o forno tenha capacidade para atendê-la.

Para os pães de estilo artesanal, os fornos do tipo turbo, rotativo e de lastro são os mais indicados.

Amassadeiras

Quando falamos de panificação profissional, as amassadeiras se tornam um equipamento essencial para dar conta de toda a demanda e melhorar sua produtividade.

A amassadeira é responsável pela homogeneização de todos os ingredientes, garantindo uma massa no ponto ideal.

Na hora de comprar uma amassadeira cheque o nível de hidratação que o equipamento oferece à massa, um equipamento de qualidade possibilita que a farinha absorva mais água, aumentando o rendimento da massa e refletindo na textura e no sabor do pão.

Modeladoras

As modeladoras são indicadas para aumentar a agilidade de produção da sua padaria.

Você não precisa ficar enrolando a massa de um pão por vez, basta colocar porções de massa cortadas nas divisórias e o equipamento vai se encarregar de enrolar e dar formato aos pães.

Veja se a modeladora que você deseja adquirir possui cilindros revestidos de cromo, se a regulagem é bem unificada e se é possível realizar a troca dos feltros periodicamente com facilidade.

Resfriador de água

Esse é um equipamento muito importante, principalmente em países com temperaturas elevadas como o nosso.

Para manter o controle durante o processo e não acabar com sua massa fermentada antes da hora, é importante ter um resfriador de água em seu negócio.

Ele é responsável por manter a temperatura da água em no máximo 5 ºC, retardando o processo de fermentação.

Batedeiras

As batedeiras são outro equipamento indispensável e servem para garantir uma mistura homogênea.

Usando uma batedeira é possível formar uma consistência perfeita nos mais diversos preparos de massas líquidas, leves ou pastosas.

As batedeiras profissionais são maiores e mais robustas do que as domésticas, por isso é indicado ter um equipamento próprio para a rotina de uma padaria.

Ideias para ter um padaria de sucesso

A seguir, confira algumas dicas para mini padaria:

Escolha a localização certa

Se você já tem uma padaria, mas não obtém o sucesso que deseja, o obstáculo pode estar na localização do negócio.

O seu negócio precisa estar onde seu cliente está!

Imagine que você deseja abrir uma padaria artesanal do tipo boutique, já explicamos que nesse tipo de negócio a localização ideal é em regiões de alto poder aquisitivo, isso acontece porque o valor dos insumos é maior e, consequentemente, o valor do produto final também será mais elevado.

Pensando nisso, porque você iria abrir sua padaria pequena em um bairro com baixo poder aquisitivo, onde provavelmente você iria concorrer com padarias mais simples que oferecem um preço acessível para os moradores desse lugar?

E não é apenas o público que vai determinar qual a melhor localização para você, outros aspectos como público-alvo, visibilidade, movimentação do local, concorrência e acessibilidade também influenciam na hora de tomar uma decisão.

Confira mais dicas sobre como escolher o melhor ponto comercial para seu negócio.

Conheça quem é seu público-alvo

Muitos negócios consolidados no mercado ainda não definiram qual é o seu público-alvo, isso quer dizer que o seu negócio não vai dar certo? Não necessariamente, mas pode limitar o crescimento do negócio.

Quando você tem claro quem é o seu público-alvo e conhece a fundo o perfil dos consumidores que deseja atingir, é possível direcionar todas suas estratégias de marca e vendas de forma muito mais assertiva e eficiente.

Na hora de definir seu público-alvo pense em características demográficas e comportamentais, isto é, região, idade, renda, estilo de vida, interesses, escolaridade, e por aí vai. 

Quanto mais detalhes você tiver, melhor será a comunicação com seu público e o resultado de suas ações. Confira mais informações sobre o que é público-alvo e como definir o do seu negócio.

Ofereça um atendimento excelente

O bom atendimento tem um papel fundamental na fidelização de clientes. Você pode ter um espaço pequeno e uma fachada simples, e ainda assim ter sua padaria cheia de clientes fiéis por causa do seu excelente atendimento. 

Capriche na forma de tratar seus clientes desde o começo, é através dele que se cria um vínculo duradouro com seu público, agregando valor ao negócio e ajudando até mesmo no marketing de sua padaria, um atendimento de qualidade gera boas indicações.

Monte um cardápio variado

É comum ao falar em padarias pensar em itens básicos como pães, bolos e embutidos, tradicionais do setor.

Mas a verdade é que o cardápio também pode ajudar sua padaria a se destacar no ramo. Trazer novidades para seus clientes é sempre uma boa maneira de mantê-los interessados em seu negócio, pense em formas de diversificar seu mix de produtos

Se você tem um espaço maior, pode criar um ambiente para permanecer no local e comercializar outros produtos complementares aos de padaria, como cafés, geleias e lanches rápidos.

Um cardápio de padaria e confeitaria também pode ser uma boa opção, afinal, existem muitos amantes de doces por aí: brigadeiro, beijinho, cupcakes, tortas, etc.

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Crie kit/combos

Criando kits e combos de produtos diferentes você tem a oportunidade de vender mais para a mesma pessoa. Além disso, usar esse recurso pode trazer outros benefícios: maior giro de estoque, venda dos produtos sem giro, aumento do ticket médio e maior agilidade para o cliente na hora da compra.

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Realize promoções

Através de uma promoção o pequeno empreendedor tem a oportunidade de divulgar novas mercadorias, atrair novos clientes, fidelizar os antigos e aumentar as vendas do seu negócio.

Porém, para não sair no prejuízo, é importante planejar muito suas promoções e saber como aplicar descontos para incentivar compras.

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Divulgue seu negócio

Para aumentar o alcance da sua padaria pequena utilize as estratégias de marketing local e  marketing digital combinadas.

Investir em elementos que melhorem a percepção dos clientes sobre seu estabelecimento, como placas, iluminação, fachadas e até mesmo panfletagem, podem ajudar bastante no seu marketing local.

Já aliar-se à tecnologia, criando perfis profissionais nas principais redes sociais, compartilhando conteúdos estratégicos, investindo em anúncios na internet para impulsionar suas vendas e colocando seu comércio no Google Meu Negócio, são algumas das principais e mais eficientes estratégias do marketing digital para divulgar seu negócio com sucesso.

Invista na fidelização dos seus clientes

Falamos no tópico sobre atendimento como ele é importante para fidelizar sua clientela, mas não é a única maneira de deixar seus clientes com vontade de retornar à sua padaria.

Existem outras ações que podem despertar essa vontade, uma das estratégias utilizadas por grandes empresas e que você pode adaptar ao seu pequeno negócio é o pós-venda, que envolve um conjunto de ações destinadas a manter ativa a relação com seus clientes mesmo após uma compra.

Mas se o seu volume de trabalho é muito grande, provavelmente você não tem muito tempo para isso, então, porque não criar um sistema de fidelidade? Com um bom programa, seus clientes podem acumular pontos ao final de cada compra e ganhar recompensas, incentivando-os a comprar ainda mais! 

Com o Sistema de Pontos de Fidelidade do Nex você transforma todas as compras em pontos e oferece vantagens aos seus clientes mais assíduos! Dê prêmios, descontos, produtos ou benefícios sem complicações para quem apoia seu sonho. Saiba mais sobre o cadastro de clientes.

Conte com a tecnologia para gerenciar o seu negócio

Mencionamos anteriormente como a tecnologia pode ser sua grande parceira na hora de divulgar seu negócio, mas os benefícios que ela pode trazer para sua padaria não acabam por aí.

Dar conta de todas as tarefas de um negócio é muito complicado, principalmente para os pequenos comerciantes que possuem poucos funcionários e precisam realizar várias funções ao mesmo tempo.

A verdade é que, sem uma boa gestão, nenhum negócio vai para frente. Você pode ter o melhor ponto da cidade, um ótimo atendimento e cardápio inovador, porém, se não tiver uma boa gestão, uma hora seu negócio vai começar a desandar.

Para evitar isso e ter um empreendimento de sucesso, você precisa de uma mãozinha da tecnologia para ajudar. A solução está em usar um programa para padaria que automatize funções simples como o controle de estoque e vendas, criando uma rotina muito mais produtiva e eficiente.

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Conclusão

Neste texto você aprendeu um pouco mais sobre os modelos mais comuns de padarias, quais equipamentos não podem faltar dentro da sua e algumas dicas para impulsionar suas vendas e conquistar de vez os amantes de pães do seu bairro.

O principal diferencial dos comércios locais para as grandes redes é a proximidade com seu cliente final, por isso, priorize os pontos mais importantes como a qualidade de seus produtos e o bom atendimento.

Com o tempo você vai ganhar mais espaço no mercado e será possível conquistar um ponto comercial maior e deixar sua padaria ainda melhor. Mas não deixe pontos como decoração de fora, com criatividade e imaginação é possível ter uma padaria pequena atrativa e bem sucedida.

Deixe suas dúvidas e sugestões aqui nos comentários, vamos crescer juntos. 

Boas vendas!

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Camila Upegui

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