Pagamento online: como funciona e as melhores opções para comércio

O pagamento online basicamente é qualquer forma que permita ao cliente adquirir o seu produto sem pegar em dinheiro físico; ou seja, por meios virtuais.

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Aceitar ou não pagamento online deixou de ser uma opção para seu negócio. Hoje, ele é necessário.

Já não é novidade que, com a chegada da pandemia e das medidas de isolamento social, houve um boom impressionante no e-commerce por todo o país. 

Somente no primeiro semestre de 2020, as vendas online aumentaram 47%, fechando seu maior crescimento em 20 anos. 

Mas não foi apenas a crise sanitária que estimulou esses números surpreendentes; a facilitação no pagamento proporcionada pelo ambiente virtual e a variedade de opções oferecidas por ele também certamente estão entre as causas desse aumento. 

Durante o texto, eu vou te mostrar um pouco como funciona esse recurso, e quais as vantagens de utilizá-lo no seu negócio. 

Boa leitura!

O que é uma plataforma de pagamento online?

O que é uma plataforma de pagamento online

No caso de um comércio físico, o dono precisa contratar uma das empresas responsáveis pelas maquininhas de cartão (também chamadas de adquirentes), para que ela faça a mediação entre o consumidor final e os bancos.

No ambiente virtual é a mesma coisa: você precisa contar com um gateway de pagamento (plataforma) que faça essa conexão extra - já que estamos no mundo online -  entre você, os adquirentes e as instituições financeiras.

O Nex facilita a sua vida na gestão do seu negócio, com diversos recursos que te ajudam a receber os pagamentos! Com o Link de Pagamento você pode vender de maneira segura e sem precisar de maquininha. Clique aqui para ter acesso a esse e a muitos outros recursos.

Como funciona o pagamento online?

O pagamento online basicamente é qualquer forma que permita ao cliente adquirir o seu produto sem colocar as mãos no bolso; ou seja, por meios virtuais. 

Os meios de pagamento são os mesmos que você já conhece (débito, crédito, boleto bancário, Pix, etc), e o que muda são as plataformas online, que realizam essa mediação entre a sua loja e as bandeiras ou instituições financeiras do país.

Então é simples: o cliente se encaminha para a finalização da compra e escolhe o meio de pagamento que melhor lhe convém, sem a necessidade de passar o cartão ou entregar cédulas; tudo pode ser feito a partir de seu próprio smartphone ou computador, embora ainda haja sim a possibilidade de ir fisicamente pagar no caso dos boletos. 

Formas de pagamento online

Agora que você já sabe melhor o que é pagamento online, vamos às formas pelas quais ele é possível ser feito, e as particularidades de cada uma: 

Cartão de Crédito

Cartão de Crédito

Ele é o campeão quando se trata de compras pela internet: de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o cartão de crédito parcelado representa, para compras feitas no computador, 48% do comércio online. 

Além de ser prático e seguro pois permite o estorno, esta modalidade é interessante ao consumidor porque oferece benefícios como o parcelamento e o acúmulo de milhas.

Porém, na perspectiva empresarial, o modelo da recorrência pode ser mais vantajoso se comparado ao do parcelamento, já que, por não ocupar o limite de crédito do cliente, acaba reduzindo inadimplência e futuras dores de cabeça do empreendedor. 

Tal método pode ser utilizado por empresas que trabalham com clubes de assinatura, em que as mensalidades são cobradas automaticamente e os valores são sempre os mesmos.

Bons exemplos são academias, escolas online e mega empresas como a Netflix e Spotify.

Boleto Bancário

O boleto é também responsável por uma enorme fatia de compras no mercado, e pode ser encarado como a forma de pagamento mais democrática; afinal, são mais de 40 milhões brasileiros que não possuem conta em banco. 

Com o surgimento de novas tecnologias e a evolução do comércio, o boleto não poderia ficar para trás: agora não há mais necessidade de ir à lotérica ou espaços físicos em geral para pagá-los, e basta contar com um sistema de boletos digitais para garantir a emissão através da internet. 

Embora este meio de pagamento resulte em maiores custos ao empreendedor, com inadimplências e com as próprias taxas para emissão de boletos, ele também conta com vantagens.

Principalmente, a possibilidade de recebimento à vista e o fato de o consumidor final não precisar possuir conta em banco, por exemplo.

Débito Online e Débito Automático

O débito acaba sendo um caso interessante: por mais que ele seja o nº 1 nas compras físicas, sua penetração no e-commerce não é tão expressiva assim, chegando atrás de ambas as formas que eu mencionei acima. 

Isso porque alguns estabelecimentos ainda dispensam sua utilização em razão da maior dificuldade no processo de compra do cliente, já que em muitas das vezes é preciso ser redirecionado a uma página e fornecer a senha do cartão.

Entretanto, muitos segmentos que trabalham com assinaturas e modelos de recorrência vêm adotando cada vez mais o débito automático em suas cobranças, como é o caso de operadoras de internet, academias e instituições de ensino virtuais.

Como receber um pagamento online?

Isso vai depender da plataforma que você escolherá para os seus recebimentos virtuais e dos recursos particulares que ela possui, mas em geral é simples. 

Basta fazer o cadastro necessário em alguma delas, e então inserir no seu site ou comunicar ao cliente os meios disponíveis para o pagamento. 

Então, no momento da compra, assim que o seu cliente fecha o carrinho o banco emissor do cartão recebe uma solicitação de aprovação daquele pagamento, e em até 31 dias úteis - a depender das opções previamente combinadas - você receberá o valor da venda já com o desconto dos adquirentes. 

Há plataformas que cobram taxas fixas, por porcentagem, e valores maiores ou menores dependendo da sua preferência em quando receber o pagamento. 

Mais adiante, eu falarei de maneira mais específica sobre a funcionalidade de cada plataforma, então continue lendo para saber mais detalhes!

Quais as vantagens de trabalhar com pagamento online no seu negócio?

Quais as vantagens de trabalhar com pagamento online no seu negócio

Pense comigo: de que adianta o consumidor atravessar perfeitamente todas as etapas do seu funil de vendas, se na hora H ele desiste da compra por não poder usar o meio de pagamento de sua preferência? 

É tendo isso em mente que você deve oferecer a maior quantidade de opções possível para converter cada vez mais clientes; afinal, uma pesquisa da Capterra mostrou que em 2020 houve um aumento de 32% nas transações feitas por dispositivos móveis.

Você percebeu, então, que o pagamento online é uma tendência que veio para ficar, e quem não adotá-lo no seu próprio negócio poderá ficar para trás

Entretanto, não é só da popularidade e consequente aumento da clientela que decorrem suas vantagens. 

Algumas outras são a flexibilidade para se trabalhar com mais de um adquirente, a segurança e integração antifraude, e a emissão de nota fiscal automatizada, além da grande variedade nos meios de pagamento que uma plataforma proporciona.

Quais as melhores plataformas de pagamento online?

Agora que você já aprendeu o funcionamento do pagamento online e como ele pode ser importante para o seu negócio, falarei um pouco das melhores plataformas que você pode utilizar. 

Lembrando que as taxas que eu vou mencionar adiante são todas referentes ao momento da publicação deste texto, ou seja, agosto de 2021.

Pix

pix


O Pix, embora não se encaixe exatamente no conceito de gateway, é também uma  ótima forma de você começar a receber pagamentos online no seu negócio! 

Iniciativa do Banco Central funcionando desde novembro de 2020, ele chegou com tudo para acabar com as dificuldades dos pagamentos pela conta corrente, já que é possível fazer transferências instantâneas e em qualquer período do dia.

Apesar de ter pequenas taxas quando as transações são feitas por CNPJ, elas ainda são menores do que as formas tradicionais, e a grande vantagem acaba sendo a praticidade no processo transacional. 

É um novo meio de pagamento que só tende a crescer ainda mais, e por isso é importante que você considere utilizá-lo no seu negócio! 

Veja também: Pix: tudo que o comerciante precisa saber sobre o novo sistema de pagamentos

Mercado Pago

Ele é a melhor tecnologia financeira da América Latina e, para completar, é parceiro do Nex! 

Alguns dos recursos mais interessantes são a emissão de boletos, a carteira digital que organiza seus pagamentos e recebimentos em um só lugar, o checkout (finalização da compra) em menos cliques para o consumidor final, e o link de pagamento

Na hora de escolher a melhor plataforma de pagamentos para o seu comércio online, um dos fatores mais importantes são as taxas, não é mesmo? 

Então vamos a elas:

Cartão de crédito

  • 4,99% para recebimento imediato.
  • 4,49% para recebimento em 14 dias.
  • 3,99% para recebimento em 30 dias.

Boleto 

  • 3,49% para até 3 dias de compensação
boleto

O sistema também auxilia o empreendedor caso queira oferecer a opção de parcelamento ao cliente, oferecendo descontos na absorção dos juros dessa modalidade. 

Além disso, é possível começar ou investir na sua loja online através do Mercado Crédito. 

Mas não é somente no e-commerce que a plataforma pode ajudar sua loja a crescer! 

Eles contam com recursos interessantes mais voltados ao comércio físico, como o QR Code e a maquininha de cartão Point.

Já tem um negócio e quer saber como utilizar o Mercado Pago em conjunto com o Nex? Clique aqui e confira.

Paypal

O Paypal foi a primeira e mais inovadora ferramenta de pagamento virtual da história, criado em 1998 e até hoje facilitando as transações dos compradores e vendedores de todo o mundo. 

Seu funcionamento também se assemelha a uma carteira digital, sendo possível fazer transferências e utilizar cartão de crédito, débito ou boleto bancário como meios de pagamento. 

Um dos seus diferenciais é facilitar o processo de compras internacionais, uma vez que ele é aceito em diversos países do mundo e inclusive já mostra ao consumidor final o valor das mercadorias convertido para a moeda local.

Para cadastrar o seu negócio neste sistema, basta entrar no site e preencher informações rápidas como: o seu CNPJ ou CPF, a maneira pela qual você gostaria de receber os pagamentos ( no site, e-mail, plataformas ou pessoalmente), e o seu tipo de cliente (nacional ou internacional): 

paypal



Com relação às taxas, o Paypal cobra 3,6% +  fixo de 60 centavos, e 4,79% caso você precise receber o valor em até 24 horas. 

A partir do momento em que esse dinheiro está na sua conta do Paypal, é possível transferi-lo para a sua conta bancária sem custos adicionais.

Pagseguro

Essa é uma iniciativa do grupo UOL que, em razão dos baixos preços nas maquininhas, obteve muito sucesso principalmente com micro e pequenos empreendedores

No pagamento online, seus destaques estão na aceitação de diversas bandeiras e na possibilidade de parcelamento em até 18 vezes.

As taxas são cobradas da seguinte forma: 

Cartão de crédito à vista

  • 4,99% para recebimento imediato.
  • 3,99% para recebimento em 14 dias.
  • 3,19% para recebimento em 30 dias.

Cartão de crédito parcelado

  • 5,59% para recebimento imediato.
  • 4,59% para recebimento em 14 dias.
  • 3,79% para recebimento em 30 dias.

Cartão de débito 

  • 1,99% para recebimento imediato.

Além disso, o Pagseguro conta com o pagamento via celular, cujas taxas podem variar de 2,39% a 4,49%.

PicPay Pro

Uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas apontou que atualmente existem 234 milhões de smartphones em uso no Brasil, então é claro que o comércio precisa se aproveitar das facilidades no pagamento que esse aparelho tão popular oferece. 

O PicPay PRO (ou PicPay empresas, se você tiver CNPJ) é um aplicativo de celular que faz a intermediação entre o vendedor, o cliente, e as adquirentes e instituições financeiras que eu mencionei anteriormente.

Funciona assim: o comprador entra no aplicativo através de um link disponibilizado pelo vendedor, e realiza o pagamento com o saldo de sua carteira digital ou cartão de crédito. 

Em seguida, o PicPay recebe as informações criptografadas desse cliente e autoriza ou não a compra. 

Por fim, no caso de confirmação, o vendedor recebe na mesma hora o dinheiro em sua conta do PicPay e pode transferi-lo para a sua conta bancária gratuitamente.

O aplicativo cobra uma taxa fixa de 2,99% por transação e não há nenhuma taxa de adesão ou mensalidade a ser paga. 

Por mais que seja muito prático e tenha baixo custo, o PicPay tem a desvantagem de disponibilizar o pagamento apenas com cartão de crédito, deixando de fora os outros dois meios de pagamento mais comuns do Brasil.

Wirecard

Por fim, eu separei como recomendação a plataforma Wirecard, também encontrada com o nome de Moip. 

Ela funcionará de maneira semelhante aos outros sistemas aqui citados, com a diferença de que a sua contratação se baseia no sistema de assinatura, e o valor pago por cada plano dependerá do seu tipo de e-commerce e das maneiras pelas quais você deseja receber os pagamentos. 

Clique aqui para saber mais.

As taxas oferecidas pela Wirecard são as seguintes:

Cartão de Crédito

  • 5,49% + R$ 0,69 para recebimento em 14 dias

Débito em conta

  • 3,49% + R$ 0,69 para recebimento imediato

Boleto 

  • R$ 3,49 para recebimento imediato

Como escolher a melhor plataforma de pagamento para seu negócio?

Como escolher a melhor plataforma de pagamento para seu negócio

Como você viu, existem diversas maneiras de receber o pagamento pelas suas vendas de forma virtual, e não é possível falar de todas elas e detalhar cada uma durante o texto. 

Por isso é importante pesquisar todas as plataformas mais conhecidas do mercado e avaliar qual se encaixa melhor no contexto e nas condições do seu negócio. 

Porém, existem alguns fatores básicos e essenciais que devem ser levados em conta na hora de escolher a melhor plataforma de pagamento online. 

Além do preço, os principais são: sistema antifraude e outros dispositivos de segurança, integração com sistemas de e-commerce e vendas online, e equipe de suporte para a resolução de eventuais problemas. 

Analisando bem e optando pela melhor maneira de receber os pagamentos online, você estará otimizando a gestão e organização do seu negócio, e seguindo um caminho em que bons resultados te esperam no final!

Para melhorar ainda mais a organização e gestão do seu comércio, conheça o Nex! Ele conta com diversos recursos completos e integrados, como Controle de Vendas, Catálogo de Produtos, Controle de Caixa e muito mais! Clique aqui e baixe gratuitamente.

Conclusão

Durante este texto eu expliquei sobre a importância de contratar uma plataforma de pagamento online e as melhores opções. 

E aí, já se sente preparado para aplicar essas dicas no seu comércio? Se tiver dúvidas ou sugestões, não deixe de enviar!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Bruno Silva

Oi, meu nome é Bruno! Estou aqui para facilitar o modo como você comerciante gere o seu negócio.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se