Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Gestão

Pix: tudo que o comerciante precisa saber sobre o novo sistema de pagamentos

Agora é possível fazer transferências fora do horário comercial com o Pix. O novo sistema do Banco Central permite realizar transações também aos finais de semana e feriados. Saiba como aproveitar essa inovação no seu comércio!

Lançado em 16 de Novembro de 2020, o Pix é o novo sistema instantâneo de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central. Através dele, é possível realizar transferências e pagamentos em tempo real, durante as 24 horas do dia, 7 dias por semana, incluindo feriados.

O que é uma chave Pix?

Você pode cadastrar um apelido (essa é a nomenclatura usada pelo próprio Banco Central) para as suas contas bancárias. Esse apelido pode ser o número do seu celular, o seu e-mail ou seu CPF/CNPJ.

A partir do momento que você cadastra um apelido de conta, ele se torna sua chave Pix.  Uma chave Pix é tudo o que você precisa informar a alguém que vai lhe pagar ou transferir uma quantia através de um aplicativo de banco, por exemplo. 

Quais são as chaves Pix?

É possível registrar quatro tipos de chaves Pix:

  • CPF ou CNPJ.
  • E-mail.
  • Número de telefone celular.
  • Chave aleatória gerada automaticamente.

Podem ser registrados mais de um e-mail e mais de um número de telefone como chaves Pix. Sendo que Pessoas Jurídicas conseguem registrar até vinte apelidos de conta.

A diferença entre fazer uma transferência via Pix ou via TED

Para fazer uma transferência via Pix, é necessário apenas uma chave do recebedor ou a leitura de um QR Code gerado. O dinheiro cai na conta em poucos segundos, e essa transação pode ser feita em qualquer dia e em qualquer horário.

Para fazer uma TED, é preciso informar todos dados do recebedor, como banco, número da agência, número da conta e CPF ou CNPJ. Sendo que uma TED pode ser feita somente em dias úteis, entre 6h30 e 17h. Caso seja realizada dentro do horário indicado, o dinheiro pode cair na conta em até 30 minutos. Para transferências feitas fora do horário, o recebimento acontece no próximo dia útil.

Pix: QR Code estático X QR Code dinâmico

Um QR Code é um código capaz de armazenar muito mais informações do que um código de barras, por exemplo. Para as transações Pix, existem duas versões: a estática e a dinâmica, e elas podem ser geradas diretamente no aplicativo do banco em que se tem conta. 

A grande diferença entre esses dois tipos de QR Code está no número de transações que podem ser realizadas. O estático permite a utilização em diversos pagamentos de mesmo valor, enquanto o dinâmico funciona em apenas uma transferência.

QR Code estático

O código QR estático é utilizado para diversas transações e permite a um recebedor definir um valor fixo para um serviço, ou uma mercadoria, funcionando mais ou menos como uma etiqueta de produto. O próprio Banco Central recomenda o uso desta versão para pessoas físicas, pequenos pequenos comércios e prestadores de serviços.

QR Code dinâmico

Cada código QR dinâmico é exclusivo para  uma única transação. O que significa que quando é necessário fazer uma segunda cobrança, é necessário gerar um novo QR Code. A recomendação é que este tipo de QR Code seja mais utilizado para compras on-line, por e-commerces e cobranças de caráter mais formal.

Como o Pix impacta o comércio

Para pessoas físicas, as transferências com o PIX são totalmente gratuitas. Já para empresas, embora essa questão ainda esteja sendo analisada, deverá ser empregada alguma taxa para a utilização deste serviço. Mesmo assim, por conta da redução de custos operacionais para os bancos, este novo sistema deve ser menos caro que transferências por DOC ou TED.

Essa inovação é importante para acompanhar outros avanços tecnológicos que foram impulsionados pela pandemia do coronavírus, como o catálogo online, o link de pagamento, o cashback, as carteiras digitais e outros assuntos que já abordamos aqui no blog. Isso tudo colabora para que você, comerciante, pense em novas estratégias de preços para incentivar o uso deste novo sistema, por exemplo. Sem contar que a possibilidade de receber transferências aos finais de semana e feriados pode expandir o seu horário de atendimento, oferecendo serviços especiais para essas datas. 

Como ainda não estão definidos os parâmetros para o uso do Pix por empresas, tudo que se projeta sobre o assunto ainda tem um caráter muito especulativo. Conforme novidades forem saindo, conversaremos em novos textos sobre mais estratégias. 

Pix como Meio de Pagamento

Para começar a aceitar o PIX no seu estabelecimento, você deverá avaliar as condições do serviço com o seu banco e as funcionalidades disponíveis, como o código QR dinâmico e o Pix agendado. Essas opções, por exemplo, oferecem flexibilidade a você e muita facilidade ao consumidor.

Uma vez que sua loja já esteja aceitando pagamentos por Pix, acrescente este meio de pagamento no Programa NEX e acompanhe a movimentação do seu caixa com muita precisão. Basta clicar na engrenagem no canto superior direito da tela de venda e selecionar a opção meios de pagamento. Então, é só selecionar um ícone para a nova forma de recebimento, informar nome, se pode voltar troco, se pode ser combinado com outro meio de pagamento, se há a possibilidade de deixar troco como crédito, além de uma possível taxa de retenção. Este é um recurso para assinantes do NEX, confira valores clicando aqui e aproveite nosso período de testes gratuito!

Quando o Pix já estiver registrado como forma de pagamento no NEX, você pode gerar relatórios detalhados e conferir qual meio de pagamento é mais estratégico para o seu negócio. Acompanhar de perto a movimentação do dinheiro na sua loja é fundamental, além de ser um diferencial competitivo. Assim, quanto mais detalhes você sabe sobre o seu desempenho em vendas, mais assertivas são suas ações. 

E, para finalizar, gostaria de reafirmar que, apesar de simples, este é um um assunto que pode gerar muitas dúvidas. Afinal, quando se mexe diretamente com dinheiro, todo cuidado é pouco. É por isso que fico à disposição para pesquisar e solucionarmos juntos qualquer dúvida que possa aparecer. Use o espaço para comentários ou entre em contato através das redes sociais do Programa NEX!

Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Financeiro"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Baixe Grátis
Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar