Pix: tudo que o comerciante precisa saber sobre o novo sistema de pagamentos

Agora é possível fazer transferências fora do horário comercial com o Pix. O novo sistema do Banco Central permite realizar transações também aos finais de semana e feriados. Saiba como aproveitar essa inovação no seu comércio!

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Lançado em 16 de Novembro de 2020, o Pix é o novo sistema instantâneo de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central. Através dele, é possível realizar transferências e pagamentos em tempo real, durante as 24 horas do dia, 7 dias por semana, incluindo feriados.

O que é uma chave Pix?

Você pode cadastrar um apelido (essa é a nomenclatura usada pelo próprio Banco Central) para as suas contas bancárias. Esse apelido pode ser o número do seu celular, o seu e-mail ou seu CPF/CNPJ.

A partir do momento que você cadastra um apelido de conta, ele se torna sua chave Pix.  Uma chave Pix é tudo o que você precisa informar a alguém que vai lhe pagar ou transferir uma quantia através de um aplicativo de banco, por exemplo. 

Quais são as chaves Pix?

É possível registrar quatro tipos de chaves Pix:

  • CPF ou CNPJ.
  • E-mail.
  • Número de telefone celular.
  • Chave aleatória gerada automaticamente.

Podem ser registrados mais de um e-mail e mais de um número de telefone como chaves Pix. Sendo que Pessoas Jurídicas conseguem registrar até vinte apelidos de conta.

A diferença entre fazer uma transferência via Pix ou via TED

Para fazer uma transferência via Pix, é necessário apenas uma chave do recebedor ou a leitura de um QR Code gerado. O dinheiro cai na conta em poucos segundos, e essa transação pode ser feita em qualquer dia e em qualquer horário.

Para fazer uma TED, é preciso informar todos dados do recebedor, como banco, número da agência, número da conta e CPF ou CNPJ. Sendo que uma TED pode ser feita somente em dias úteis, entre 6h30 e 17h. Caso seja realizada dentro do horário indicado, o dinheiro pode cair na conta em até 30 minutos. Para transferências feitas fora do horário, o recebimento acontece no próximo dia útil.

Pix: QR Code estático X QR Code dinâmico

Um QR Code é um código capaz de armazenar muito mais informações do que um código de barras, por exemplo. Para as transações Pix, existem duas versões: a estática e a dinâmica, e elas podem ser geradas diretamente no aplicativo do banco em que se tem conta. 

A grande diferença entre esses dois tipos de QR Code está no número de transações que podem ser realizadas. O estático permite a utilização em diversos pagamentos de mesmo valor, enquanto o dinâmico funciona em apenas uma transferência.

QR Code estático

O código QR estático é utilizado para diversas transações e permite a um recebedor definir um valor fixo para um serviço, ou uma mercadoria, funcionando mais ou menos como uma etiqueta de produto. O próprio Banco Central recomenda o uso desta versão para pessoas físicas, pequenos comércios e prestadores de serviços.

QR Code dinâmico

Cada código QR dinâmico é exclusivo para  uma única transação. O que significa que quando é necessário fazer uma segunda cobrança, é necessário gerar um novo QR Code. A recomendação é que este tipo de QR Code seja mais utilizado para compras on-line, por e-commerces e cobranças de caráter mais formal.

Como o Pix impacta o comércio

Para pessoas físicas, as transferências com o PIX são totalmente gratuitas. Já para empresas, embora essa questão ainda esteja sendo analisada, deverá ser empregada alguma taxa para a utilização deste serviço. Mesmo assim, por conta da redução de custos operacionais para os bancos, este novo sistema deve ser menos caro que transferências por DOC ou TED.

Essa inovação é importante para acompanhar outros avanços tecnológicos que foram impulsionados pela pandemia do coronavírus, como o catálogo digital com pedido online, o link de pagamento, o cashback, as carteiras digitais e outros assuntos que já abordamos aqui no blog. Isso tudo colabora para que você, comerciante, pense em novas estratégias de preços para incentivar o uso deste novo sistema, por exemplo. Sem contar que a possibilidade de receber transferências aos finais de semana e feriados pode expandir o seu horário de atendimento, oferecendo serviços especiais para essas datas. 

Como ainda não estão definidos os parâmetros para o uso do Pix por empresas, tudo que se projeta sobre o assunto ainda tem um caráter muito especulativo. Conforme novidades forem saindo, conversaremos em novos textos sobre mais estratégias. 

Pix como Meio de Pagamento

Para começar a aceitar o PIX no seu estabelecimento, você deverá avaliar as condições do serviço com o seu banco e as funcionalidades disponíveis, como o código QR dinâmico e o Pix agendado. Essas opções, por exemplo, oferecem flexibilidade a você e muita facilidade ao consumidor.

Uma vez que sua loja já esteja aceitando pagamentos por Pix, acrescente este meio de pagamento no Nex e acompanhe a movimentação do seu caixa com muita precisão. Basta clicar na engrenagem no canto superior direito da tela de venda e selecionar a opção meios de pagamento. Então, é só selecionar um ícone para a nova forma de recebimento, informar nome, se pode voltar troco, se pode ser combinado com outro meio de pagamento, se há a possibilidade de deixar troco como crédito, além de uma possível taxa de retenção. Este é um recurso para assinantes do Nex, confira valores clicando aqui e aproveite nosso período de testes gratuito!

Quando o Pix já estiver registrado como forma de pagamento no Nex, você pode gerar relatórios detalhados e conferir qual meio de pagamento é mais estratégico para o seu negócio. Acompanhar de perto a movimentação do dinheiro na sua loja é fundamental, além de ser um diferencial competitivo. Assim, quanto mais detalhes você sabe sobre o seu desempenho em vendas, mais assertivas são suas ações. 

E, para finalizar, gostaria de reafirmar que, apesar de simples, este é um um assunto que pode gerar muitas dúvidas. Afinal, quando se mexe diretamente com dinheiro, todo cuidado é pouco. É por isso que fico à disposição para pesquisar e solucionarmos juntos qualquer dúvida que possa aparecer. Use o espaço para comentários ou entre em contato através das redes sociais do Nex!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se