Planejamento anual para o seu pequeno negócio [Passo a Passo]

Novo ano, novas oportunidades, e nada melhor para começar 2022 com o pé direito do que se preparar com antecedência!

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O que você vai ver nesse texto:

O antigo normal está cada dia mais perto de retomar à nossa rotina, aos poucos, estamos vendo o mercado retomar seu ritmo normal, os consumidores retornando às lojas físicas e o mercado varejista recuperando-se. Diante disso, está na hora de você, pequeno comerciante, começar a preparar-se a partir de agora para o novo ano que começa.

Apesar do mercado sofrer mudanças de forma constante, a realidade do mercado e seus efeitos foram ainda mais impactantes para os donos de pequenos comércios durante esses 2 anos de pandemia.

Por isso, é muito importante que você crie um planejamento para o seu negócio e o coloque em prática no próximo ano.

Ao longo desse texto você vai entender melhor o que é um planejamento anual, qual é a sua importância e o passo a passo para começar a criar o planejamento anual do seu comércio.

Aproveite a leitura!

O que é planejamento anual?

Um planejamento anual é uma ferramenta que define quais são os objetivos de um negócio e possibilita traçar metas para que tais propósitos possam ser alcançados.

Aplicar um planejamento anual em seu comércio pode ser muito vantajoso, uma vez que ele é um ótimo recurso de guiamento, funcionando como um mapa de ação preestabelecido, indicando as prioridades do seu negócio ao longo do ano.

Além disso, será possível avaliar quais foram as metas não atingidas, imprevistos e principais falhas de organização nos anos anteriores, sendo possível a construção de um planejamento mais eficiente.

Qual é a importância de um planejamento anual?

A falta de planejamento entre os negócios, é uma das principais causas de quebra das empresas. Realizar um planejamento para o seu negócio evita desperdícios e também que seu negócio gere mais custos do que lucros. 

Planejar suas ações futuras, organizar suas necessidades e saber quais são suas principais prioridades, fazem toda a diferença no momento de gerir o seu comércio.

Como fazer um planejamento anual?

Passo 1: Revise o planejamento anterior

Caso você já tenha criado um planejamento anterior para o seu comércio, o primeiro passo é revisar esse planejamento e apontar quais são os pontos que precisam ser trabalhados no próximo ano.

Faça uma análise completa de todos os aspectos do seu comércio, veja quais foram os objetivos não atingidos e quais fatores impediram o resultado esperado. Dessa forma, ao criar um novo planejamento para o seu comércio, será muito mais fácil saber quais são os aspectos que precisam de uma atenção maior.

Passo 2: Avalie o cenário de mercado atual

É muito importante que o empreendedor esteja por dentro de todas as novidades do mercado, elas influenciam diretamente na organização e planejamento do seu comércio.

Uma pesquisa sobre o mercado possibilitará também entender melhor seus concorrentes, as legislações e obrigações tributárias vigentes, além de saber quais são as novas tendências dentro do seu segmento de mercado.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, uma nova tendência do mercado é anunciar os produtos através das redes sociais, e vendê-los através de um catálogo digital. Com isso você poderá ter um alcance maior e realizar suas vendas mais rápido!

Passo 3: Defina metas e objetivos claros

Embora muitos empreendedores não definam objetivos e metas para o seu comércio por medo de assumirem essa responsabilidade, é muito importante que essa etapa seja realizada para um bom planejamento estratégico, independente de sua área de atuação. 

Definir objetivos irá estabelecer um foco para o desenvolvimento do negócio, direcionando as ações comerciais. Já a definição de metas é um meio de alcance para os objetivos propostos, servindo como parâmetros comparativos que avaliam o progresso do seu comércio e criam indicadores que irão possibilitar o acompanhamento do seu desempenho.

É importante saber que, diferente do que muitos imaginam, metas e objetivos não são inflexíveis, pelo contrário, ambos precisam ser adaptáveis, ou seja, precisam se ajustar à realidade de seu comércio. Se a situação do seu negócio mudar em algum momento, os objetivos e as metas precisam ser revistos para analisar se ainda é possível executá-los ou se precisam de modificações. Revise suas metas e objetivos com frequência.

Outro ponto importante é estabelecer objetivos e definir metas reais, não adianta você colocar um objetivo impossível se no fundo você sabe que não vai ser alcançado, isso vai gerar apenas frustação no final do ano. As metas devem ser desafiadoras, sim; mas precisam ser possíveis de alcançar.

Passo 4: Prepare-se para situações adversas

Mesmo que você tome diversas precauções em seu comércio, é impossível prever todas as situações adversas que podem surgir, por isso é fundamental que você esteja preparado para tudo.

É necessário que um planejamento anual também conte com um espaço para pensar nas diferentes variáveis que podem aparecer, fazendo com que seu comércio possa reagir da melhor forma possível frente a situações pouco favoráveis.

Faça uma lista detalhada com prováveis situações de risco e qual a melhor forma de resolver o problema. Podem ser questões internas, ligadas diretamente à gestão de seu comércio, ou situações externas, com relação ao mercado. Antecipar cenários como esses, previne que você seja tomado de surpresa por uma situação para a qual você e seu comércio não estavam preparados.

Passo 5: Use o calendário a seu favor

Quais são as datas que mais favorecem o seu negócio? Procure conhecer melhor o calendário do próximo ano.

Explore os períodos mais vantajosos para o seu comércio e planeje ações especiais com antecedência!

Para exemplificar: Se você tem um restaurante, por exemplo, você pode ficar de olho em datas como: Dia do Fondue de Queijo, Festa Junina, Dia da Sobremesa, etc. Use essas datas a seu favor e faça pequenas mudanças em seu cardápio para essas ocasiões. Dessa forma você pode atrair novos clientes, se destacar da concorrência, fidelizar seu público e potencializar suas vendas!

Passo 6: Defina um orçamento

É essencial para um bom planejamento desenvolver um cronograma com todas as ações projetadas para o ano que se segue, incluindo as ações financeiras. Dessa forma, o comerciante terá um controle maior sobre suas finanças, prevendo melhor o fluxo de caixa do negócio e seu capital de giro.

Se o seu desejo é investir mais em seu comércio no próximo ano, determine quais serão os valores destinados a essa parte e qual será a área de investimento. Os investimentos também devem ser previstos. Para isso, você pode ter como base suas despesas do ano anterior. 

Lembre-se de fazer um mapeamento detalhado: Quais são seus gastos fixos? E os gastos variáveis? Quanto dinheiro você pretende investir em seu negócio? Quanto você pretende lucrar?

Antecipe ações

Agora que você já tem seu planejamento anual definido, veja se tem algumas ações que você pode antecipar, assim você pode conquistar vantagem em relação a outros comércios da mesma área!

Se você comanda uma mercearia, pode revisar seus contratos com fornecedores, por exemplo, a fim de renegociar e buscar condições que o favoreçam mais.

Um sistema de gestão ajudará você a controlar melhor sua empresa e, caso haja a necessidade de uma mudança no seu planejamento anual, será muito mais fácil realizar essas mudanças antes que seu planejamento sinta o impacto.

Conheça o Nex! Um software criado especialmente para simplificar a gestão do seu comércio. Você controla suas vendas, caixa, estoque, fornecedores, orçamentos que vão ajudar você a manter o controle do seu negócio. Além disso, também é possível criar relatórios para você acompanhar de perto tudo o que acontece no seu comércio.

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Conclusão

Fazer um planejamento anual em sua empresa é fundamental para o crescimento do seu comércio.

É importante lembrar que seu planejamento precisa ser flexível, ele está aí para guiar você e sua empresa da melhor maneira possível, mas sabemos que os cenários mudam, por isso é importante que seu planejamento se adapte às mudanças também.

Se você está criando o seu primeiro planejamento anual não se assuste, pense nele como um teste, no final do ano você vai saber melhor o que funciona ou não para o seu negócio, no próximo ano você estará mais preparado e criará um calendário mais eficiente.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Não deixe de comentar.

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Camila Upegui

Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!

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