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Marketing / Vendas

Precificação: como definir o preço dos seus produtos

Todo empresário, precisa lidar com uma dúvida que tem relação direta com o sucesso das vendas: qual preço cobrar pelos produtos a serem ofertados? Outros questionamentos, como “as pessoas vão achar caro?” ou “será que vou conseguir crescer com esse preço tão baixo?”, também são típicos dos empreendedores de primeira viagem, que consideram a precificação um “fantasma”.

Mas a definição do preço não precisa ser algo assustador. Embora seja um trabalho estratégico, com impactos profundos no seu negócio, com esforço e dedicação é possível chegar a um valor que cubra suas despesas e maximize seu lucro. A seguir, vamos ajudar você a entender melhor o que pode influenciar na formação do seu preço e que ações devem ser tomadas para que seu comércio fuja da guerra de preços com concorrentes. Acompanhe:

Como calcular um ótimo preço

O objetivo de qualquer comércio é alcançar um patamar de preços de produtos que maximize seus lucros e conseguir uma grande participação no mercado em que atua. Mas pensar no preço a ser cobrado pelos produtos oferecidos é uma decisão estratégica e exige que os gestores façam duas contas distintas.

Os custos

A primeira consiste em calcular todos os custos que se teve para produzir ou adquirir os produtos adicionando uma margem desejada (lucro) para chegar no preço final de venda. A fórmula seria a seguinte:

Custo do produto + despesas fixas (aluguel, água, luz, telefone, salários dos funcionários) + despesas variáveis (impostos e comissões) + percentual de lucro = preço final

As tendências do mercado e dos concorrentes

Porém, por ser dinâmico e ter a capacidade de ser alterado em função de diversas de variáveis, o preço não pode ser estipulado apenas com base em uma fórmula imutável. Após calculá-lo com base nos custos, o empresário deve compará-lo ao que o mercado está disposto a pagar. Se o valor estiver acima, ele deverá cortar custos da produção ou diminuir a margem de lucro para atingir o preço ideal. Se a sua precificação estiver abaixo do valor de mercado, poderá subir o preço. E, por último, se o preço for correspondente, terá que tomar cuidado para manter os valores do custo.

A Lei da Oferta e da Procura também pode influenciar na precificação. Se você possui um comércio de roupas em uma cidade, por exemplo, e com o passar dos anos mais estabelecimentos do mesmo nicho foram abertos, isso poderá resultar em uma grande variação de preços entre eles. Uma blusa que você vende por cem reais pode ser oferecida pelo seu concorrente por setenta reais. Neste caso, há uma grande oferta de um mesmo produto com preços diferentes, e os clientes certamente escolherão a loja mais barata. Esteja atento a este fator, mas lembre-se de que, se os preços forem pequenos demais, eles podem “corroer” a sua margem. Por outro lado, se forem altos, podem “encalhar” seus produtos no estoque.

Estratégias para fugir da guerra de preços

Além das contas, outro cuidado a ser tomado pelo empresário para fugir da guerra de preços com concorrentes inclui processos e cuidados que agregam valor ao seu comércio e aumentam a confiança dos clientes naquilo que você tem a oferecer. Quem compra um automóvel Ferrari, por exemplo, está pagando, além do custo de sua produção, toda a força e diferencial que a marca possui. Por isso, você deve buscar meios de valorizar o seu comércio para vender o produto baseado em seu cálculo, independentemente do valor praticado pela concorrência.

Oferecer outros diferenciais para o seu comércio, como um melhor atendimento (serviço!), em que o vendedor dá total atenção aos clientes e tira suas dúvidas na hora da compra; diversas condições de pagamento, como boleto bancário, transferência bancária e cartão de crédito, visando atender as necessidades de cada comprador; e especializá-lo em um determinado segmento do mercado, podem melhorar sua imagem institucional e o relacionamento com o público, o que representa um enorme salto competitivo e de performance os seus negócios.

Qual dessas fórmulas de precificação você já utilizou para definir os preços de seus produtos? Você acha que elas são imprescindíveis para qualquer comércio? Conte para a gente nos comentários!

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