Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Financeiro / Gestão

Quais as diferenças entre dívidas saudáveis e ruins?

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, ter dívidas não é o maior dos problemas de uma empresa. Afinal de contas, elas podem ser saudáveis quando os recursos financeiros envolvidos são utilizados para financiar o seu crescimento no mercado.

Dívida boa x dívida ruim

A dívida boa é aquela que dá um “horizonte” para a empresa e pode ser vista como um investimento. Ao pegar o dinheiro emprestado, o empresário pode melhorar a estrutura do negócio, comprar novos equipamentos, realizar uma melhoria no estabelecimento, entre tantas outras possibilidades. Assim, a dívida saudável é aquela que agrega valor ao negócio e não prejuízo. De uma forma ou de outra ela deve gerar algum valor financeiro a curto, médio ou longo prazo e aumentar o patrimônio líquido da organização.

A dívida boa é viável principalmente quando existem oportunidades de crescimento sustentáveis e a empresa não possui recursos própriospara os investimentos e antecipação de despesas necessárias para desenvolver a sua expansão no mercado. Sendo assim, a empresa pode utilizar os créditos de instituições financeiras e linhas especiais de crédito oferecidas pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e aproveitar as oportunidades que apenas com capital próprio não seriam possíveis.

Já a dívida ruim, além de prejudicar o setor financeiro da empresa, destrói a credibilidade na hora de obter qualquer tipo de crédito. Normalmente, esse cenário negativo é causado pela tomada de empréstimos e financiamentos com objetivos não financeiros, usados para cobrir custos fixos e manter o negócio “de pé”. A dívida ruim também se configura quando não há planejamento, sendo necessárias novas estratégias, pessoas e produtos ou serviços na empresa para que sua margem de manobra não seja comprometida.

Melhorando o perfil de endividamento da empresa

Em muitas empresas, o endividamento chega ao ponto de impedir o seu crescimento. Neste caso, é fundamental que o gestor analise o perfil das dívidas para que sejam renegociadas de acordo com as necessidades do negócio. Existem quatro fatores que devem ser avaliados: prazo, taxa média de juros, o valor total do endividamento e as garantias.

Prazo

Seja por falta de conhecimento ou orientação, algumas empresas acabam criando algumas dívidas de curto prazo e se endividando por conta de operações básicas, como duplicatas, capital de giro, conta garantida e cheque empresarial. Há também as dívidas de longo prazo, uma modalidade de endividamento com prazo de cinco a dez anos para pagamento que normalmente oferece as melhores taxas de juros. É importante que o empreendedor verifique em qual destes dois perfis suas dívidas se encaixam e como está a situação da empresa.

Taxa média de juros

Em seguida, é preciso avaliar se as taxas de juros estão dentro ou acima do que o mercado está trabalhando, observar o fluxo de caixa da organização e verificar se as parcelas se encaixam dentro do orçamento mensal.

Valor total do endividamento

Este é resultado de uma avaliação feita pelo gestor para entender se a empresa possui mais dívidas do que deveria ou se poderia ter mais sem comprometer o seu crescimento. Uma forma simples e rápida de realiza-la é verificando a relação entre o faturamento mensal e total do endividamento, incluindo os juros. Caso o valor total do endividamento seja superior a três faturamentos mensais, ele pode ser considerado alto.

Garantias

No geral, para captar recursos, o empreendedor precisa oferecer garantias, que podem ser feitas através de duplicadas, aplicações financeiras, bens pessoais e alienação fiduciária. Ele só deve oferecer uma garantia se tiver plena certeza de que isso não irá afetar o futuro da organização. Por isso, todas essas possibilidades devem ser previamente analisadas para evitar surpresas bastante desagradáveis no futuro.

Por isso, antes de fazer uma dívida, é importante que a empresa saiba até quanto pode se endividar e como deve ser a estrutura do endividamento. Quanto àquelas que já estão endividadas, o melhor caminho é a análise do perfil de dívida e a renegociação como parte de um plano de reestruturação mais amplo.

E sua empresa, possui dívidas boas ou ruins? O que você faz para lidar com elas? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas pelos comentários!

Equipe NEX

Olá, somos a equipe NEX e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio. Semanalmente traremos conteúdos relevantes para você, dono de um pequeno comércio que sonha grande. Cadastre-se aqui no nosso site para receber todas as nossas atualizações!

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Financeiro"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 46 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial grátis e completo para sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas e fluxo de caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores e muito mais!

Baixe agora mesmo. É grátis!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre a indústria do comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software