Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Começando

Ramo de atividade: o que é, tipos e como definir o seu negócio

O ramo de atividade do seu negócio é o segmento do mercado em que uma empresa está inserida. São três ramos de atividade - indústria, comércio e serviços.

Antes mesmo de começar a empreender é necessário definir um ramo de atividade para seu negócio. 

Para te ajudar a entender melhor esse assunto, eu separei os fatores que você deve levar em conta na hora de escolher que ramo de atividade seguir como empresário. 

Além de explicar tudo direitinho sobre o que é o ramo de atividade e como defini-lo. 

Confira neste artigo!

Qual é o ramo de atividade?

O ramo de atividade do seu negócio é o segmento do mercado em que uma empresa está inserida. É importante entender essa definição antes mesmo de decidir qual é o ramo de atividade do seu empreendimento.

Ao todo são três ramos de atividade - indústria, comércio e serviços - que podem se dividir em diversas áreas de atuação. 

Por exemplo, o ramo de atividade de um supermercado é um comércio do setor de alimentação. 

Controle as vendas do seu comércio com o Programa NEX. Um sistema completo para gestão de empresas de topo tipo de ramo de atividade: com controle de estoque, controle de vendas (PDV), controle financeiro e mais! Confira tudo clicando aqui.

Ramo vs atividade: são coisas diferentes?

Ramo e atividade não são necessariamente coisas diferentes. 

Ramo abriga um conjunto de atividades, enquanto atividade se refere ao foco principal de cada empresa.

Para formalizar um negócio há uma Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE): um código de 7 dígitos que identifica qual atividade econômica é exercida por uma empresa. Esse código é necessário para obter um CNPJ.

Além disso, a escolha da CNAE correta garante a definição de quais impostos devem ser pagos, assim como o enquadramento tributário adequado.

Legalmente uma empresa pode ter mais de uma atividade, desde que elas tenham naturezas relacionadas.

Por que é importante escolher o ramo de atividade antes de abrir um negócio

a importância de escolher o ramo de atividade

Escolher o ramo de atividade adequado é o caminho ideal para reduzir erros e ter mais sucesso no empreendimento. Para tanto, é importante contar com um planejamento, além de conhecimento prévio.

Como todo negócio surge para atender às necessidades das pessoas, é recomendado que você invista em uma pesquisa de mercado. Essa ferramenta é eficiente para conhecer melhor quais são as demandas do seu ramo e também as expectativas do seu público-alvo.

A partir daí, você consegue não só qualificar a oferta, como a maneira como ela acontece.

Quais são os diferentes ramos de atividades das empresas?

diferentes ramos de atividades

Empresas industriais

As empresas industriais transformam matéria-prima em mercadorias. O ramo de atividade é caracterizado pelo tipo de mercadoria que uma empresa produz.

Por exemplo, o ramo de uma indústria pode ser produção de móveis, confecção de roupas ou fabricação de cerveja, etc. 

Empresas comerciais

Empresas comerciais são aquelas que atendem diretamente o consumidor final, revendendo mercadorias compradas através de fornecedores

Alguns exemplos de ramos do comércio são lojas de roupas, minimercados e lojas de eletrônicos.

Empresas de prestação de serviços

Empresas de prestação de serviços oferecem soluções aos clientes, sem venda de produtos. 

Lavanderias, esmalterias, assistências técnicas para celulares são exemplos de negócios de prestação de serviços.

Como definir o ramo de atividade para seu negócio?

como definir o ramo de atividade

- Afinidade com o ramo

Quando você gosta de uma atividade, tem alguma experiência na área, enxerga um  potencial de mercado ou apenas vê um propósito, fica mais fácil de lidar com os desafios de empreender.

Essas são condições fundamentais para alavancar as chances de sucesso do seu negócio.  

- Estudando o ramo de atividade

A experiência no ramo pode não ser definitiva, mas o conhecimento sobre o ramo de atividade ajuda a evitar falhas de gestão, que podem comprometer financeiramente o seu negócio.

Independente da área que você está inclinado a empreender, você vai precisar de conhecimentos sólidos sobre determinados assuntos. 

Claramente, se você chegou até aqui, está fazendo um ótimo trabalho procurando se especializar. 

Não deixe de conferir as outras categorias do Blog do NEX, com todos os assuntos relevantes para pequenos comércios! 

- Investimento inicial

Para começar a transformar suas ideias em realidade você precisa de dinheiro, um capital de giro. Mas muitos negócios surgem justamente pela necessidade de verba. O que dificulta um pouco o pontapé inicial, mas não torna impossível.

Para o caso das suas economias não serem suficientes para começar o seu negócio, estude a possibilidade de recorrer a um empréstimo. Sempre há linhas de crédito favoráveis para pequenas empresas. 

Estude as propostas cuidadosamente e compare todas as opções antes de assinar um empréstimo. Muitos comércios começam já com uma obrigação financeira, o que pode tornar os primeiros meses pouco ou nada lucrativos. 

- Olhar a longo prazo

Seja sobre o pagamento de empréstimos e a independência financeira do seu negócio ou para possíveis imprevistos, o olhar a longo e médio prazo é essencial para a saúde do seu negócio.

Seu modelo de negócio será viável em 5 anos? E em 10 anos? Você está investindo num mercado aquecido? Seu número de concorrentes tende a crescer ou diminuir? Mantenha essas perguntas sempre atualizadas e evite grandes prejuízos.

Negócios muito inovadores tendem a demorar para alcançar o sucesso, assim como a alta procura por um determinado tipo de produto ou serviço não garante a durabilidade de um negócio. 

É preciso estar sempre atento a novas tecnologias e soluções, além de tentar, ao máximo, adiantar as necessidades dos seus clientes para mantê-los interessados.

Para facilitar a sua jornada empreendedora, conte com o NEX. Um sistema completo para gestão de empresas de topo tipo de ramo de atividade: com controle de estoque, controle de vendas (PDV), controle financeiro e mais! Confira tudo clicando aqui.

Conclusão

Para garantir a durabilidade de um negócio, você deve conhecer e estudar bem o mercado em que pretende atuar. Sendo que investir no ramo correto é só o primeiro passo para tomar melhores decisões.

Agora que você entendeu o que significa ramo de atividade e como definir, conte nos comentários em qual ramo você pretende investir e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!


Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Começando"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe grátis agora mesmo. É fácil!

Baixe Grátis
Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar