5 formas de inovar seu pequeno negócio

Inovação não é apenas para as grandes empresas. Veja essas 5 formas simples de inovar no seu comércio.

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Inovar é fundamental para qualquer negócio em qualquer momento econômico. Quando passamos por uma crise, há pouco dinheiro circulando, portanto cada cliente é importante, porque ele é escasso.

Quando o momento econômico é positivo, há muito dinheiro circulando, porém há muitos novos negócios sendo criados também. E assim, há muita oferta para esse cliente abastado.

De qualquer forma é preciso criar diferencial para que o cliente escolha comprar na sua padaria e não na padaria do próximo quarteirão.

Criar um diferencial é inovar. E inovação não é um bicho de sete cabeças. Acredite, para inovar é preciso somente disposição e mente aberta. Disposição para realizar mudanças, pesquisar novas formas de se comportar no mercado, envolver seus funcionários em suas novas ideias.

Ao contrário do que muitas vezes pensamos, inovar não é criar algo novo, pensar em algo que ninguém nunca pensou, mas, simplesmente, fazer de forma diferente.

Há muitas formas de inovar. Aqui vamos citar cinco formas que você pode implantar agora em seu negócio:

Inovar investindo em treinamento de seus funcionários

Investir em treinamento de funcionários é uma forma de inovação. Se você tem uma doceria, pode enviar seu confeiteiro para realizar um curso de aprimoramento ou para um tipo de confeitaria específica. Dessa forma, vai apresentar novos produtos para seus clientes ao mesmo tempo que motiva seu funcionário.

Inovar mudando a forma de oferecer seus produtos

Se você trabalha com um nicho em que seus clientes tem dificuldades em ir até sua loja para comprar, criar um delivery pode aumentar seu lucro. Um serviço de entrega não precisa se restringir aos alimentos. Por exemplo, se seus clientes são executivos e você vende gravatas, que tal enviar um catálogo de produtos ou mostruário de seus novos modelos por email? Com o Catálogo do Nex, ele escolhe com tranquilidade, realiza a compra diretamente da página, e você entrega no local que o cliente indicar.

Inovar melhorando a ambientação de seu estabelecimento

Quando entramos num supermercado, instintivamente procuramos os produtos em seções pré definidas. Sabemos que o queijo ralado estará na seção de massas e molhos, por exemplo. Isso nos traz conforto e uma certa segurança, mesmo que inconsciente. Mas são vários elementos que atuam inconscientemente quando adquirimos algum produto. Aqui a inovação consiste em aplicar o conceito de grandes redes de varejo, em seu pequeno comércio. Além de dispor seus produtos de uma forma lógica, que tal investir numa boa iluminação? Faça tudo para que seu cliente sinta-se confortável para consumir sem pressa.

Inovar investindo em tecnologia

Se você utiliza o Nex então está inovando. Segundo o SEBRAE, investir em softwares que organizam e melhoram seus processos de gestão pode gerar um serviço mais otimizado e consequentemente, mais lucro. 

Inovar investindo em seu próprio conhecimento

Não tem desculpa. Hoje em dia estudar está muito fácil. Há muitas opções de cursos e leitura disponíveis na internet que você acessa a qualquer momento. E se a questão é financeira, sim, existem cursos disponíveis gratuitamente. Aventure-se na rede. Essas são pequenas dicas, bem resumidas. Se você quer uma dica específica, envie sua pergunta, conte um pouco sobre seu negócio nos comentários.

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se