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Marketing / Vendas

Tendências para o pequeno comércio em 2017

A forma como as pessoas compram deveria influenciar diretamente a forma como o comércio vende. Deveria, mas nem sempre é assim. Principalmente o pequeno comércio, acaba minimizando e até ignorando as tendências de consumo ou mercado por não acreditar que elas possam realmente influenciar seus resultados.

Uma má notícia? Depende. Se você está de olho em como ser cada dia mais essencial na vida de seu cliente, é até bom que muitos de seus concorrentes não percebam essas tendências como você.

Para você não se confundir com todas as previsões de consumo e mercado que estão por aí, eu, a “Carol, do NEX” vou listar algumas delas para que você analise se são ou não uma oportunidade em 2017.

Os aplicativos que estão a seu favor

A cada dia os aplicativos estão mais incorporados em nosso dia a dia. Por exemplo, se você ainda não experimentou pedir um táxi pelo seu celular, não sabe o que está perdendo. Hoje em dia há aplicativo para quase tudo: pedir comida (ou táxi), ajudar na dieta, calcular batimentos cardíacos, informar detalhes sobre determinado produto, enfim, tem pra todo gosto e necessidade.

Criar aplicativos é uma tendência de consumo que consequentemente torna-se uma tendência de mercado! Mas o dono de uma padaria ou de um mercadinho, por exemplo, possui recurso financeiro e o desejo de investir num aplicativo só seu? Na maioria das vezes, não.

A boa notícia é que você não precisa investir num aplicativo exclusivo para seu negócio. Fique de olho (todos os dias) nos lançamentos que atendem ao seu tipo de comércio.

Um bom exemplo são os aplicativos delivery, como o Ifood e o Pedidos Já. Não há um bom motivo para seu restaurante, lanchonete ou café não estar no radar de seus clientes. E esses são só dois exemplos. A cada dia são lançadas novas opções.  

Por outro lado, há os aplicativos que funcionam como listas telefônicas e localizam comércios próximos ao usuário e atendem a qualquer tipo de segmento. Neste caso, o sucesso do aplicativo depende diretamente da adesão dos anunciantes. Por exemplo, quanto mais estabelecimentos cadastrados, mais interessante fica pro cliente acessar aquele aplicativo com frequência. Neste link, há uma lista de aplicativos deste tipo. Pesquise, tire suas dúvidas e cadastre-se em todos aqueles que achar conveniente. É como estar caminhando ao lado de seu cliente.

O melhor aplicativo de localização do mundo

O google é acessado diariamente por bilhões de usuários no mundo e possui uma ferramenta muito simples de localização. E, ao contrário do que você pode pensar, seu comércio não precisa, necessariamente, ter um site para que o google o localize e divulgue. Por exemplo, quando busquei “supermercados no bairro da liberdade”, olha o que encontrei:

Apareceu uma lista de estabelecimentos com informações como endereço, horário de funcionamento, telefone entre outras informações. Nem todos os resultados dessa busca são de lojas que possuem site. Quer estar nessa lista? Então vamos lá! 

O modo mais simples é pesquisar seu próprio comércio no google. Pode dar uma pausa e matar a curiosidade. Vai lá, digita o nome do seu comércio e depois volte. Eu vou explicar como estar no google de forma gratuita e com o máximo de informações sobre sua loja.

Como resultado de sua busca, pode ter ocorrido o mesmo que o Mercado Liberdade (que apareceu quando cliquei em “mais lugares”). Aparece o nome, o endereço e até dois comentários com estrelas! Mas ainda faltam muitas informações. Neste caso, é só clicar em sugerir uma edição e completar as informações (fotos são bem úteis para o cliente te encontrar).

Se não apareceu nadica de nada, não fique triste. É só incluir sua loja como um “lugar” no google maps. Para fazer isso, acesse o link www.maps.google.com e busque o endereço de sua loja. Depois clique em “adicionar um lugar ausente”. Vai aparecer essa imagem:

Além de completar as primeiras informações, clique em “reivindicar esta empresa” e complete o cadastro. Pronto! Seu comércio estará presente no maior localizador do mundo!

E agora que seu cliente encontrou sua loja, veja o que ele mais deseja consumir em 2017.

Seu cliente quer mais saúde e bem estar

Uma forte tendência de consumo para 2017 está ligada aos cuidados com a saúde e o bem estar. Alimentação saudável, prática de esportes e até, a sustentabilidade de produtos e processos é uma das tendências que ganham força a cada ano.

Aposte em venda de produtos naturais, orgânicos e funcionais. Há um público cada vez mais frequente que busca por produtos saudáveis, mas ainda têm muita dificuldade em encontrar fornecedores confiáveis e preço justo. Mesmo que a alimentação saudável, por exemplo, não seja o foco do seu comércio, é possível oferecer ao menos, algumas opções para atender a este cliente que é exigente, porém fiel.

Isso vale também para materiais de limpeza ou cosméticos naturais. Ofereça opções ao seu cliente. Sobre isso, é bacana relembrar um post que escrevi sobre 3 ideias de negócios sustentáveis, com dicas e contatos de fornecedores.

Na mesma pegada saudável estão os serviços e produtos fitness dos mais variados, desde complementos vitamínicos até moda para academia. Neste caso é muito importante que o comércio reflita essa ideia de saúde. Uma boa oportunidade para que você também comece a cuidar da própria saúde e ofereça, além de um produto ou serviço, sua própria experiência. Outro post bacana para relembrar neste caso é a história de um de nossos clientes. Um problema de saúde com o pai, fez com que ele próprio mudasse a alimentação e a motivação gerou não só saúde, mas um próspero negócio. Inspire-se em como ele conseguiu fidelizar 50 clientes nos primeiros 2 meses de funcionamento. O post está neste link.

Escolhi essas tendências de mercado e consumo para 2017 porque acredito que sejam totalmente viáveis para o pequeno comércio e atendem a quase todo segmento. Afinal, aplicativos e diferentes formas de cuidar da saúde não faltam. Mas quero indicar este breve artigo listando outras tendências facilmente aplicáveis. Leia e comece a planejar novas ações para o próximo ano.

E como este é meu último post de 2016 (ainda tem mais um da Equipe NEX), desejo a todos vocês que 2017 seja próspero e feliz!

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

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