Termos e Expressões de Marketing e Empreendedorismo

Saiba o que significam os termos mais comuns de Marketing, Finanças e Tributos

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Recentemente um dos leitores do blog do Nex, o Sebastião, entrou em contato conosco procurando materiais específicos para começar a empreender. É muito comum que para escapar da crise e/ou do desemprego se abra o próprio negócio. Infelizmente, até quando o clima econômico é favorável, empreender é uma tarefa difícil…

Mas todos nós do Nex estamos sempre determinados a simplificar tudo que é possível em relação à gestão de pequenos comércios. Por isso, eu pensei em montar esta lista, com termos e conceitos relacionados a empreendedorismo e marketing; todos apresentados de forma simples e objetiva, não só para quem está começando agora, como também para quem já está acostumado a ler sobre esses assuntos.

No geral, são palavras adotadas da Língua Inglesa, siglas e expressões muito usadas em livros e artigos voltados ao varejo, e até aqui no nosso blog ou no uso do Nex! Confira:

Capital de giro:

Recursos utilizados para cobrir os custos do dia a dia da empresa e dar continuidade às atividades entre o pagamento de despesas e a receita.

Receita: 

Este é um termo que têm diferentes significados no consultório médico e na cozinha da vó, mas no universo do empreendedorismo, receita é todo valor recebido, arrecadado ou apurado.

Ticket médio:

Média de quanto seu cliente gasta em uma compra; o quanto você ganha por cliente atendido.

Captação de recursos:

Obter por meio de empréstimos bancários, investidores-anjos ou qualquer outro meio, os fundos necessários para o início do seu negócio, ou expansão dele.

Investidores-anjo:

Profissionais experientes com capital disponível para investir em novos projetos ou negócios, em troca de um percentual da empresa ou dos rendimentos dela.

Networking:

Construir uma rede de contatos para possíveis parcerias.

Rotatividade de funcionários:

Um indicador de produtividade que consiste na média de quantos colaboradores são contratados e demitidos a cada mês. Áreas com muita rotatividade tendem a gerar mais custos, principalmente em pequenas empresas.

ROI:

Significa “Return on Investment” que se traduz para “Retorno sobre Investimento”. Percentual da quantidade de dinheiro recebido em relação à quantidade de dinheiro aplicado.

MEI:

“Micro Empreendedor Individual”, profissional legalizado como empresário e trabalha por conta própria.

CNPJ:

“Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica” é o código que identifica a empresa/pessoa jurídica na Receita Federal Brasileira.

PME:

"Pequenas e Médias Empresas”. Uma pequena empresa do comércio possui entre 10 e 49 empregados. Uma empresa comercial média possui entre 50 e 99 funcionários.

CLT:

“Consolidação das Leis do Trabalho”, conjunto das leis que regulam o trabalho individual ou coletivo nas empresas.

CNAE:

“Classificação Nacional de Atividades Econômicas”, a padronização das atividades econômicas utilizada pelos órgãos tributários do Brasil. É o código CNAE que permite, ou não, optar pelo Simples Nacional.

Simples Nacional:

Regime de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicáveis às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Brasil.

NF-e:

“Nota Fiscal Eletrônica”, versão digital da nota fiscal, emitido e armazenado eletronicamente, que documenta a circulação de mercadorias.

NFC-e:

“Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica”, substitui o Cupom Fiscal e facilita as transações no varejo.

DANFE:

"Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica”, versão impressa da NF-e. Deve contar com todas as informações necessárias para o trânsito da mercadoria.

SAT:

“Sistema de Autenticação e Transmissão”, equipamento que possibilita a substituição do Cupom Fiscal Eletrônico.

CSOSN:

“Código de Situação da Operação no Simples Nacional”, código necessário para emissão de notas fiscais por empresas optantes do regime Simples Nacional.

CFOP:

“Código Fiscal de Operações e Prestações”, código referente às entradas e saídas de mercadorias, intermunicipais e interestaduais, indicando a natureza de circulação da mercadoria.

NCM:

“Nomenclatura Comum do Mercosul”, código utilizado para padronizar e identificar mercadorias nos países do Mercosul. Em produtos que circulam no Brasil, o NCM acompanha o CEST.

CEST:

“Código Especificador da Substituição Tributária”, identifica e padroniza a cobrança de impostos em todo o território nacional.

DARF:

“Documento de Arrecadação de Receitas Federais”, documento gerado pela Receita Federal, para que pessoas jurídicas declarem seus rendimentos e outras informações relevantes ao fisco.

DAS:

“Documento de Arrecadação do Simples Nacional”, similar ao DARF, o DAS recolhe os tributos das PMEs que optam pelo Simples Nacional. O DAS deve ser pago mensalmente por quem é MEI.

ICMS:

“Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços”, também se aplica a produtos importados.

I.E:

“Inscrição Estadual”, registro do contribuinte no cadastro do ICMS na Receita Estadual.

Certificado Digital:

É um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura eletrônica e garante a proteção das transações comerciais.

CSC:

“Código de Segurança do Contribuinte”, é um código de padrão variável entre os estados brasileiros e fornecido ao contribuinte através da Secretaria da Fazenda. Faz parte do QR Code da NFC-e serve para autenticar o DANFE.

E por fim,

QR Code 

QR Code | NEX SESSIONS | @spotify

“Código de Resposta Rápida (do inglês, Quick Response Code)”, é um código de barras bidimensional que pode ser escaneado através da câmera dos smartphones. O QR Code de uma NFC-e quando escaneado, redireciona automaticamente o leitor à página de consulta da NFC-e. Ao lado, temos um exemplo de QR Code, você pode escaneá-lo com seu celular para conferir nossa playlist do Spotify, feita especialmente para o ambiente da sua loja se destacar.

Você não precisa se tornar um especialista em Marketing ou em questões de emissão de Nota Fiscal, para isso você pode contar com a ajuda da Equipe do Nex e do seu contador. As regras, bem como os termos, mudam o tempo todo, mas é muito importante que você tenha o conhecimento básico para entender melhor alguns conceitos de empreendedorismo e aplicá-los no seu negócio.

Faltou algum termo que você vive encontrando no nosso blog e não tem certeza do que significa? Para qualquer dúvida, fico à disposição nos comentários e no inbox da nossa página no facebook: fb.com/programanex

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se