Saiba o que significam os termos mais comuns de Marketing, Finanças e Tributos
Recentemente um dos leitores do blog do Programa Nex, o Sebastião, entrou em contato conosco procurando materiais específicos para começar a empreender. É muito comum que para escapar da crise e/ou do desemprego se abra o próprio negócio. Infelizmente, até quando o clima econômico é favorável, empreender é uma tarefa difícil…
Mas todos nós do Programa NEX estamos sempre determinados a simplificar tudo que é possível em relação à gestão de pequenos comércios. Por isso, eu pensei em montar esta lista, com termos e conceitos relacionados a empreendedorismo e marketing; todos apresentados de forma simples e objetiva, não só para quem está começando agora, como também para quem já está acostumado a ler sobre esses assuntos.
No geral, são palavras adotadas da Língua Inglesa, siglas e expressões muito usadas em livros e artigos voltados ao varejo, e até aqui no nosso blog ou no uso do Programa NEX! Confira:
Recursos utilizados para cobrir os custos do dia a dia da empresa e dar continuidade às atividades entre o pagamento de despesas e a receita.
Este é um termo que têm diferentes significados no consultório médico e na cozinha da vó, mas no universo do empreendedorismo, receita é todo valor recebido, arrecadado ou apurado.
Média de quanto seu cliente gasta em uma compra; o quanto você ganha por cliente atendido.
Obter por meio de empréstimos bancários, investidores-anjos ou qualquer outro meio, os fundos necessários para o início do seu negócio, ou expansão dele.
Profissionais experientes com capital disponível para investir em novos projetos ou negócios, em troca de um percentual da empresa ou dos rendimentos dela.
Construir uma rede de contatos para possíveis parcerias.
Um indicador de produtividade que consiste na média de quantos colaboradores são contratados e demitidos a cada mês. Áreas com muita rotatividade tendem a gerar mais custos, principalmente em pequenas empresas.
Significa “Return on Investment” que se traduz para “Retorno sobre Investimento”. Percentual da quantidade de dinheiro recebido em relação à quantidade de dinheiro aplicado.
“Micro Empreendedor Individual”, profissional legalizado como empresário e trabalha por conta própria.
“Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica” é o código que identifica a empresa/pessoa jurídica na Receita Federal Brasileira.
"Pequenas e Médias Empresas”. Uma pequena empresa do comércio possui entre 10 e 49 empregados. Uma empresa comercial média possui entre 50 e 99 funcionários.
“Consolidação das Leis do Trabalho”, conjunto das leis que regulam o trabalho individual ou coletivo nas empresas.
“Classificação Nacional de Atividades Econômicas”, a padronização das atividades econômicas utilizada pelos órgãos tributários do Brasil. É o código CNAE que permite, ou não, optar pelo Simples Nacional.
Regime de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicáveis às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Brasil.
“Nota Fiscal Eletrônica”, versão digital da nota fiscal, emitido e armazenado eletronicamente, que documenta a circulação de mercadorias.
“Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica”, substitui o Cupom Fiscal e facilita as transações no varejo.
"Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica”, versão impressa da NF-e. Deve contar com todas as informações necessárias para o trânsito da mercadoria.
“Sistema de Autenticação e Transmissão”, equipamento que possibilita a substituição do Cupom Fiscal Eletrônico.
“Código de Situação da Operação no Simples Nacional”, código necessário para emissão de notas fiscais por empresas optantes do regime Simples Nacional.
“Código Fiscal de Operações e Prestações”, código referente às entradas e saídas de mercadorias, intermunicipais e interestaduais, indicando a natureza de circulação da mercadoria.
“Nomenclatura Comum do Mercosul”, código utilizado para padronizar e identificar mercadorias nos países do Mercosul. Em produtos que circulam no Brasil, o NCM acompanha o CEST.
“Código Especificador da Substituição Tributária”, identifica e padroniza a cobrança de impostos em todo o território nacional.
“Documento de Arrecadação de Receitas Federais”, documento gerado pela Receita Federal, para que pessoas jurídicas declarem seus rendimentos e outras informações relevantes ao fisco.
“Documento de Arrecadação do Simples Nacional”, similar ao DARF, o DAS recolhe os tributos das PMEs que optam pelo Simples Nacional. O DAS deve ser pago mensalmente por quem é MEI.
“Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços”, também se aplica a produtos importados.
“Inscrição Estadual”, registro do contribuinte no cadastro do ICMS na Receita Estadual.
É um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura eletrônica e garante a proteção das transações comerciais.
CSC:
“Código de Segurança do Contribuinte”, é um código de padrão variável entre os estados brasileiros e fornecido ao contribuinte através da Secretaria da Fazenda. Faz parte do QR Code da NFC-e serve para autenticar o DANFE.
E por fim,
“Código de Resposta Rápida (do inglês, Quick Response Code)”, é um código de barras bidimensional que pode ser escaneado através da câmera dos smartphones. O QR Code de uma NFC-e quando escaneado, redireciona automaticamente o leitor à página de consulta da NFC-e. Ao lado, temos um exemplo de QR Code, você pode escaneá-lo com seu celular para conferir nossa playlist do Spotify, feita especialmente para o ambiente da sua loja se destacar.
Você não precisa se tornar um especialista em Marketing ou em questões de emissão de Nota Fiscal, para isso você pode contar com a ajuda da Equipe do Programa Nex e do seu contador. As regras, bem como os termos, mudam o tempo todo, mas é muito importante que você tenha o conhecimento básico para entender melhor alguns conceitos de empreendedorismo e aplicá-los no seu negócio.
Faltou algum termo que você vive encontrando no nosso blog e não tem certeza do que significa? Para qualquer dúvida, fico à disposição nos comentários e no inbox da nossa página no facebook: fb.com/programanex
Edson
Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!
Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!
Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!
O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!
A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.
Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.
Conheça melhor a Nextar