Um cervejeiro artesanal com visão industrial

Como uma loja de cerveja artesanal familiar tomou decisões estratégicas com a ajuda do NexApp

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O que você vai ver nesse texto:

Quantos leitores deste texto estudaram, planejaram e estruturaram seu modelo de negócio antes de abrir as portas? No Brasil, somos muitos e criativos empreendedores, porém nem sempre nos planejamos como deveríamos.

Hoje eu vou contar a história de uma família que resolveu mudar o rumo de suas vidas, mas de forma muito bem planejada! A loja Weissberg Empório Cervejeiro é tocada por pai, mãe e filho. Quem me contou a história desse comércio tão bem planejado foi o Vinícius Chiaramonte: o filho de 22 anos que divide suas atividades entre a loja da família e o emprego em uma casa noturna em Londrina, no Paraná. Ele contou sobre como nasceu a Weissberg e como o NexApp, o aplicativo para celular do Nex, ajudou a tomar importantes decisões para o negócio.

Tudo começou em novembro de 2014 quando o pai, Clayton Chiaramonte, enfim resolveu largar seu emprego e investir em uma de suas paixões: a cervejaria artesanal.

A ideia da loja surgiu quando meu pai morava no Rio de Janeiro. Ele trabalhava com telecomunicação, mas a área já estava “meio batida”. Ele estava naquele serviço há quase 30 anos e começou a ficar cansado daquilo. Surgiu o interesse por cervejas artesanais. Ele foi estudando, foi fazendo alguns cursos, muita literatura ajudou bastante nisso aí. E assim, ele foi conhecendo muitos cervejeiros artesanais. Nesse meio tempo, nós voltamos para Londrina, eu e minha mãe, e ele teve uma mudança pra Curitiba onde ficou um ano em outro emprego que acabou não dando certo. Então, ele se aprofundou de vez no ramo da cervejaria e resolveu largar tudo e mexer só com a cerveja: estudar cerveja, fazer alguns cursos dedicados à produção.

E como surgiu a ideia de uma loja de insumos cervejeiros?

Ele fez um curso de cervejeiro no SENAI de Vassouras muito reconhecido no Brasil. No curso, ele começou a procurar algumas ideias de negócios: talvez uma cervejaria, uma loja só com foco em cerveja artesanal ou só de insumos. Enfim, a gente ainda tava na dúvida de qual empreendimento montar e depois de muita pesquisa de mercado, planejamento, acabamos fechando o modelo da loja. Definimos que seria para venda de insumos cervejeiros, equipamentos, venda de cervejas artesanais de microcervejarias nacionais e internacionais e também suporte ao cervejeiro caseiro. A gente dá consultoria, tem curso pra aprender a fazer cerveja, toda essa parte de assistência ao cervejeiro caseiro.

Não é um negócio simples de abrir, pelo visto precisa mesmo de muito preparo.

O Clayton, meu pai, que é o número um da loja, tinha formação em processamento de dados. Se você parar pra pensar cerveja é muito destoante, né? Então ele largou tudo mesmo pra se dedicar e viver de cerveja. Hoje a renda é 100% de venda na loja. É muito trabalho pra conseguir porque é um mercado difícil. Em todo o Brasil é um mercado que crescendo muito, mas ainda é muito novo e difícil pra explorar. Muitas lojas acabam abrindo e fechando porque é um nicho de mercado que é complicado. Tem muita coisa de fora, você precisa ter muito conhecimento. Não dá pra abrir uma loja de cerveja sem ter conhecimento.

A loja é uma empresa familiar. Como é trabalhar em família?

É, a Weissberg é uma empresa familiar. Então a gente não tem quadro de funcionários. Quem toca a loja sou eu, meu pai (Clayton Chiaramonte) e minha mãe (Eliane Balekian Chiaramonte). Somos só nós três ali em todos os setores. A gente participa de tudo. Quando abrimos a loja eu ainda estava me formando e tive tempo de participar de todo serviço de montagem, instalação elétrica, pintura. Nós é que escolhemos os móveis, fizemos tudo. É uma empresa 100% familiar, não há sócios, é uma empresa pequena totalmente nossa e é isso que eu acho mais bacana da loja. Por ninguém ter formação direta na área, às vezes a parte de marketing acaba ficando um pouco de lado. Por exemplo, a gente deixa de fazer algum investimento em identidade visual que seria muito interessante pra ter um retorno e acaba fazendo tudo por conta. Até sai algo legal, mas não muito profissional. Como hoje eu trabalho em outro emprego, não tenho mais tanto tempo pra me dedicar integralmente à loja. Por um lado isso acaba prejudicando, mas por outro a gente tem o entendimento de todo mundo e ninguém fica se cobrando muito.

E como o Nex entrou nessa história?

No começo da loja, começamos de modo bem arcaico: anotávamos todas as vendas no papelzinho. O fechamento dava muito erro, porque somávamos tudo na mão, às vezes a loja estava cheia e não anotavamos alguma venda. Então começou a ficar muito defasado e também não tinha controle de estoque o que é péssimo pra loja. Logo entendemos a necessidade de um controle mais confiável. Como não podíamos investir nada nessa época, comecei a pesquisar por opções bem simples, uma planilha que pudesse nos ajudar. Mas nas pesquisas acabei encontrando o Nex. Me adaptei rapidamente e em dois meses já éramos assinantes PREMIUM.

Você usa bastante o NexApp? De que forma ele te ajuda nesse gerenciamento?

Quando surgiu o app foi um negócio bem bacana porque foi numa época que eu estava indo pra outro emprego e acabei me distanciando da loja. Só que com o app, eu consegui ter um acompanhamento da loja em tempo real. Eu acho que você ter a sua loja na palma da mão hoje facilita muito. Você está num fornecedor e quer consultar estoque (alguns produtos nós compramos de pequenas lojas na cidade) se no meio do caminho você precisar saber quanto tem em estoque pra aproveitar um preço mais baixo, isso é muito útil. Às vezes você está fazendo a compra de um produto e vê outro e pensa “será que precisa desse também?”. Ao invés de você ter que ligar na loja, entra ali no app e se você já tiver definido seu estoque máximo e mínimo e já está com a opção do programa de avisar se algum produto está acabando, é muito bom, está tudo ali.

Você me disse anteriormente que definiu algumas estratégias com a ajuda do NexApp, me conta quais foram.

É muito bom o programa apresentar em forma de gráfico o seu desempenho diário, mensal e anual porque você acaba definindo algumas estratégias: que horas que compensa abrir e fechar minha loja, quais os horários de pico que eu preciso de alguém na loja pra ajudar e quais os dias da semana são mais rentáveis. Isso é muito útil e a gente acaba tendo um controle maior. E foi através disso que a gente acabou readequando o horário de funcionamento do comércio. Antes funcionava das 9 até as 19 horas e olhando os gráficos no app, percebemos que a quantidade de vendas depois das 18 horas era muito baixa. Então, o custo pra ficar aberto era muito alto e não compensava. A gente acabou mudando o horário, agora das é 9 às 18 horas, justamente por causa do Nex. Isso melhorou o tempo de descanso e deu um tempo pra organizar a loja, pra fazer limpeza, pra fazer vitrine, então o programa ajudou muito nisso aí.

E a outra estratégia?

Ah, uma ferramenta que a gente usa muito são as estatísticas do produto. Você vê na evolução de vendas, os meses que mais venderam o produto. Porque a cerveja é muito sazonal. Tem a cerveja de verão, mais leve, pra matar o calor mesmo e agora no inverno uma cerveja mais pesada. Não só cerveja, mas os insumos. Então o pessoal acaba querendo produzir em casa uma cerveja mais licorosa, mais alcoólica, uma cerveja pra esquentar mesmo. Então pra isso a gente usa a evolução mensal pra planejar a próxima compra. Tiramos uma média do que foi vendido, analisamos a evolução na quantidade e planejamos a compra pra não deixar faltar produto ou ficar em excesso. Uma grande parte de nosso produto é perecível. Por ser um produto que vem de fora, na maioria das vezes são produtos, grão e maltes, da Bélgica, Alemanha. Então você tem um período de depreciação do produto no transporte, já perde um tempo muito grande. Da Bélgica para o Brasil são pelo menos um mês que você tem a menos desde a da data de fabricação. Se você tiver um produto por muito tempo em sua loja, vai acabar perdendo e tendo que fazer o descarte. E perda nunca é interessante, é um prejuízo. Então, o NexApp ajuda bastante nessa parte de não deixar nem faltar nem sobrar qualquer produto que seja na sua loja.

Quando finalizamos a entrevista, entendi com ainda mais clareza como o Nex pode realmente mudar a vida dos comerciantes. Nada como conhecer uma história real para nos inspirar!

Novidade no NEXapp: Multilojas

Hoje lançamos o recurso Multilojas. Com um mesmo login e senha, você vai acompanhar o movimento de todas suas lojas na mesma tela, com a identificação separada em cada transação. Isso significa que a linha do tempo vai mostrar o movimento em tempo real e identificar em que loja ocorreu aquela venda ou fechamento de caixa, por exemplo.

Tem tudo explicadinho neste tutorial: Multilojas no NexApp.

Quer mais facilidade que essa? Eu estou ouvindo aqui um “simmmm”. Eu sei, sempre queremos mais facilidades para ajudar numa rotina que já é bastante “puxada”. Mas assim como finalizou o Vinícius em nossa conversa: “eu acho que não parou por aí o aplicativo. Vejo que sempre está tendo algumas atualizações, que vem coisa nova por aí também e vai ser possível realizar ainda mais tarefas pelo celular. Eu acredito nesse potencial, eu tenho quase certeza que o programa vai chegar nisso, pelo trabalho que é feito da equipe. Isso incentiva o uso e a gente não fica procurando outro programa de vendas por aí, pra atender o comércio. Acho que você saber que o programa vai melhorar e vai atender mais do que atende, isso já é um motivo muito legal pra continuar usando.”

É isso mesmo, Vinícius: o Nex, assim como o NexApp está em constante evolução e desenvolvimento!

Se você leu essa história e ainda não usa o Nex, dá um clique neste link e comece a usar hoje mesmo!

É assinante PRO ou PREMIUM, mas ainda não baixou o NexApp? Baixe através da App Store ou Play Store e tenha seu comércio na palma da mão!

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A Weissberg Empório Cervejeiro fica em Londrina:

Av. Higienópolis, 2002 - Guanabara
(43) 3356-1516
weissberg@weissberg.com.br

www.facebook.com/weissbergemporiocervejeiro

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Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio.

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