Você sabe o que é PDV? Saiba a importância para seu negócio

O Ponto de Venda (PDV) é onde o consumidor faz o pagamento dos produtos que deseja comprar. É o Caixa da sua loja! Conheça mais sobre PDV em nosso artigo!

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

O cotidiano de quem tem um comércio é cheio de processos que exigem muitos cálculos e atenção. Além do desempenho em vendas, o controle financeiro também é fundamental para garantir a viabilidade de um negócio. 

A ferramenta que mais ajuda o comerciante a organizar todos esses detalhes é o sistema PDV.

Nesse texto eu explico o que é PDV, sua função, seus principais benefícios e o que avaliar antes de escolher um. Boa leitura!

O que é PDV?

O Ponto de Venda (PDV) é onde o consumidor faz o pagamento dos produtos que deseja comprar. É o Caixa da sua loja! 

Um PDV consiste em um computador com um sistema que integra diversos equipamentos como impressoras, leitor de código de barras, balanças e gaveta de dinheiro. 

Outros termos que você também pode conhecer, que se referem ao mesmo assunto, são frente de caixa e retaguarda.

Simplifique a gestão da Frente de Caixa da sua loja com o Nex: um sistema completo de gestão para o seu comércio com os principais recursos de PDV gratuitos. Saiba mais clicando aqui.

Os 3 principais benefícios de um PDV

- Gestão de estoque eficiente

Em um pequeno comércio, o estoque carrega a importância de ser o seu maior investimento. Portanto, é uma das partes mais importantes e que exigem mais cuidado.

Isso não quer dizer que a gestão de estoque precisa ser complicada.

Automatizando os processos com um sistema PDV, você garante que suas prateleiras nunca fiquem vazias e nem com produto sem giro acumulando poeira! 

Monitorando as entradas e saídas de produto em tempo real, você consegue otimizar as compras com fornecedores para que melhor atendam as demandas dos seus clientes, por exemplo.

Além disso, com a movimentação de estoque bem documentada, você consegue fazer análises melhores sobre os períodos com maior saída de determinados produtos e não deixa seu negócio tão exposto à sazonalidade.

- Gestão financeira segura

O sistema PDV registra todas as vendas e permite que o acompanhamento do fluxo de caixa seja em tempo real. 

Encontre e corrija possíveis erros rapidamente e evite atrasos com folha de pagamento ou outras obrigações. 

- Agilidade nos processos

Quando falo na agilidade nos processos, me refiro também à diminuição de filas, mas principalmente sobre algo que vai muito além. 

Um bom sistema PDV permite que você venda mais, em menos tempo. Agilizando todo o processo que envolve uma venda.

Afinal, toda a gestão estratégica fica mais rápida, fazendo com que você consiga tomar melhores decisões mais rapidamente. Além de simplificar burocracias e diminuir erros.

Qual a função do PDV e como pode ajudar seu negócio?

- Abertura de caixa

A abertura de caixa informando saldo inicial (para troco) é importante para conferir o saldo ao final do dia. 

O Controle de Caixa permite que você encontre e corrija erros rapidamente.

- Troca e devoluções

Trocas e devoluções também são operações que movimentam caixa e estoque e, portanto, precisam ser devidamente registradas.

Permitir troca ou devolução ajuda na construção da reputação da sua loja, gerando confiança sobre os seus produtos.

- Controle de Vendas

Com a ajuda do PDV você consegue fazer a conferência de um produto, processar o pagamento e conceder descontos.

É importante manter um registro correto das vendas para poder gerar relatórios eficientes que ajudam na elaboração de estratégias e promoções, agilizam a compra de estoque e otimizam o horário de operação.

- Controle de Estoque

Caso o giro de uma mercadoria seja alto, um programa para PDV deverá identificar tal produto, cruzando informações de quantidade, número de transações e período, possibilitando evitar a falta de tal item no estoque. 

Da mesma forma que o mesmo sistema pode informar a baixa rotatividade de um produto e impedir o acúmulo no armazenamento.

- Emissão de documentos fiscais

A Secretaria da Fazenda exige uma série de procedimentos para emissão de documentos fiscais que podem ser extremamente facilitadas com um sistema para PDV.

Com emissão de NF-e integrada ao controle de vendas, você emite fiscais automaticamente. Basta processar o pagamento, imprimir automaticamente o documento e entregar ao cliente.

Equipamentos que compõem o PDV

Os equipamentos que podem compor um PDV variam de acordo com a necessidade de cada loja. Entretanto, dentre os periféricos mais comuns, pode-se destacar:

  • Leitor de Código de Barras.
  • Gaveta de Dinheiro.
  • Impressora.
  • Máquina de cartão.
  • Balança.

Como gerenciar múltiplos PDVs de forma eficiente

Muitos tipos de negócio já começam operando com diversos caixas desde o início, como é o caso de mercados, lanchonetes e padarias. Outros comércios aumentam o número de PDVs conforme vão expandindo.

A questão é que independente do segmento, cada PDV de um comércio carrega informações valiosas. Portanto, a melhor maneira de gerenciar múltiplos PDVs é unificando o armazenamento dessas informações com automação. 

Quando você deseja trabalhar com mais de um PDV na sua loja, o Nex, por exemplo, armazena todas as informações em um servidor seguro. Dessa forma, todos os computadores podem operar individualmente e você continua tendo acesso a todas as informações necessárias, sem complicações.

Além dos pontos de venda físicos, o Nex também te ajuda nas vendas online! Com o recurso de Catálogo Digital, você tem as informações de cada pedido online automaticamente enviadas para o sistema, e basta entrar em contato com o cliente para acertar as condições.

Agora confira o que é preciso levar em conta para escolher um bom sistema PDV:

Sistema para PDV: o que avaliar para escolher o melhor

  1. Simplicidade e Usabilidade.
  2. Custo acessível.
  3. Suporte eficiente.
  4. Integração dos processos operacionais como vendas, pedidos e controle de estoque.
  5.  Emissão de Nota Fiscal Eletrônica.
  6. Reputação entre os usuários.

O Nex é um ótimo exemplo de software para PDV. Ele unifica diversas operações de caixa de maneira simples, completa e, além disso, tem o custo acessível. 

Para saber mais sobre como o Nex pode simplificar a gestão da Frente de Caixa do seu negócio, clique aqui.

Conclusão

Integrar os processos de um PDV é importante para que você possa organizar as informações financeiras da sua empresa. 

Portanto, além de informar o peso na balança, ou ler um código de barras, um sistema para frente de caixa deve concentrar informações de faturamento, atividade e lucro. 

Afinal, os dados desses processos são fundamentais para contabilização, conferência e até venda final. 

Com os eventos do caixa integrados, você consegue oferecer atendimento ágil e ainda obtém informações cruciais para desenvolver estratégias para o seu negócio.

Ficou clara a importância do PDV para você? Não deixe de tirar suas dúvidas nos comentários. Aproveita e deixa sua sugestão de tema para nossas próximas postagens!


Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se