Você já ouviu falar de Ponto de Vendas? Aprenda melhor sobre o sistema de PDV e quais equipamentos usar.
O Ponto de Venda (PDV) é onde o consumidor faz o pagamento dos produtos que deseja comprar. É o Caixa da sua loja! Um PDV consiste em um computador com um sistema que integra diversos equipamentos como impressoras, leitor de código de barras, balanças e gaveta de dinheiro. Outros termos que você também pode conhecer, que se referem ao mesmo assunto, são frente de caixa e retaguarda.
Os equipamentos que podem compor um PDV variam de acordo com a necessidade de cada loja. Entretanto, dentre os periféricos mais comuns, pode-se destacar:
Leitor de Código de Barras: agilidade no atendimento, diminuindo o tempo de digitação e, consequentemente, as filas, rapidez no cadastro de produtos e precisão, evitando falhas na digitação do código numérico.
Gaveta de Dinheiro: mantém as cédulas organizadas e em segurança o tempo todo. Também armazena comprovantes de venda, facilitando a conferência do fechamento de caixa.
Impressora: permite que você trabalhe com impressão de pedidos, de orçamentos, de comprovantes de pagamento e até de etiquetas. No caso de emissão de Notas Fiscais, mesmo com a opção de envio do DANFE por e-mail, muito clientes preferem ficar com o documento impresso.
Outros equipamentos para PDV você pode conferir clicando aqui.
Integrar os processos de um PDV é importante para que você possa organizar as informações financeiras da sua empresa. Portanto, além de informar o peso na balança, ou ler um código de barras, um sistema para frente de caixa deve concentrar informações de faturamento, atividade e lucro. Afinal, os dados desses processos são fundamentais para contabilização, conferência e até venda final. Com os eventos do caixa integrados, você consegue oferecer atendimento ágil e ainda obtém informações cruciais para desenvolver estratégias para o seu negócio.
Visto que, se o giro de uma mercadoria é alto, um programa para PDV deverá identificar tal produto, cruzando informações de quantidade, número de transações e período, possibilitando evitar a falta de tal item no estoque. Da mesma forma que o mesmo sistema pode informar a baixa rotatividade de um produto e impedir o acúmulo no armazenamento, entre outras estratégias.
O Programa NEX é um exemplo de software para PDV. Ele unifica diversas operações de caixa de maneira simples, completa e, além disso, tem o custo acessível. Para saber mais sobre como o Programa NEX pode simplificar a gestão da Frente de Caixa do seu negócio, clique aqui.
Não fique na dúvida! Deixe suas perguntas nos comentários.
Edson
Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!
Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!
Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!
O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!
A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.
Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.
Conheça melhor a Nextar