Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing

WhatsApp Business - Aplicativo para pequenas empresas

O Brasil tem a segunda maior quantidade de usuários do Whatsapp no mundo e a maioria das empresas brasileiras já usava o aplicativo para compartilhar informações com seus clientes, antes mesmo de ter uma versão para negócios, conforme pesquisa encomendada pelo Facebook.

Com o WhatsApp Business, além das funções da versão normal, os usuários poderão responder dúvidas e atender reclamações de forma automática, personalizar o perfil comercial e acompanhar estatísticas. Também é possível migrar suas conversas do perfil pessoal para o profissional, sem precisar que os consumidores usem a mesma versão.

Você já viu como usar o WhatsApp no seu comércio aqui no blog. Com o WhatsApp Business ficou ainda mais fácil colocar todas as dicas da Carol do Nex em prática!

Para começar a usar o WhatsApp para Empresas

Os pequenos empresários poderão usar o serviço gratuitamente. Basta fazer o download na Playstore (por enquanto o aplicativo está disponível apenas para usuários de Android)

e preencher um cadastro com endereço,informações da empresa e um número de telefone (que não tenha sido cadastrado na base de dados do mensageiro) para ser vinculado.

A boa notícia é que o número pode ser de um telefone fixo! Não é necessário informar um CNPJ, mas algumas contas passarão por uma etapa de confirmação para comprovar que o número vinculado é mesmo de uma empresa.

Conta comercial

Entre as funções adicionadas, está a conta comercial. Além do nome, imagem de exibição,  recado e status disponíveis na versão normal do WhatsApp, as empresas podem informar:

  • nome do estabelecimento;
  • horário de funcionamento;
  • site da empresa (pode ser a página do facebook);
  • área de atuação (alimentação, vestuário, saúde e beleza, prestação de serviços, etc.);
  • descrição da empresa (algo simples, curto e super objetivo, que informe o tipo de produto que você vende);
  • e endereço.
(Foto: Divulgação/WhatsApp)

É muito importante que você mantenha o seu perfil o mais profissional possível. Por isso,evite fotos pessoais, piadas no status ou qualquer outro assunto que não seja relacionado ao seu comércio.

Isso significa que a divisão entre conta comercial e conta pessoal fica mais fácil para quem tem um smartphone com dois chips, pois o WhatsApp Business pode ser instalado junto com o Whatsapp normal e cada um funcionar em um dos seus números. Outra dica (que também vale para quem optar por um segundo aparelho) é deixar o aplicativo atual como está, com contatos pessoais e profissionais, avisar sobre o novo número aos contatos profissionais e desabilitar as notificações do WhatsApp pessoal, mantendo somente as notificações do número comercial. Assim você pode focar na comunicação profissional sem grandes dificuldades.

Mensagens Automáticas

(Foto: Reprodução/NEX)

A fim de facilitar o atendimento aos clientes, as empresas poderão criar mensagens automáticas de boas vindas ou ausência, e ainda criar atalhos rápidos para respostas padrão. Aproveite para:

  • responder perguntas frequentes;
  • dar informações sobre o seu tipo de negócio;
  • avisar de indisponibilidades temporárias;
  • programar respostas para os contatos que te procurarem fora do horário de atendimento.

Formate suas respostas automáticas do jeito menos robótico possível. A ideia é que você pareça realmente presente!

Etiquetas

(Foto: Reprodução/NEX)

A nova plataforma permite que os usuários marquem suas conversas para que elas sejam listadas como importantes. O recurso oferece etiquetas coloridas com temas específicos para cada mensagem ou conversa salva. Você também pode personalizar os marcadores para acompanhar o desenvolvimento de uma venda. Por exemplo, se um cliente precisa de um produto que você não tem disponível no momento, utilize um marcador “aguardando produto X” para que, assim que o produto estiver disponível, você possa comunicar o cliente interessado. O mesmo serve para “produtos em produção”, “saiu para entrega” e o que mais você achar que vai ajudar na organização!

Estatísticas

Outro recurso presente no WhatsApp Business é a possibilidade de visualizar as estatísticas das interações com consumidores. Você poderá ver quantas mensagens foram lidas e medir como os consumidores estão recebendo aquilo que você manda, assim fica mais fácil saber a hora de mudar sua estratégia de comunicação!

E agora que o WhatsApp entrou de vez para o mundo corporativo, a gente fica esperando mais mudanças direcionadas aos comerciantes e atentos para compartilhar tudo com você!

Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Marketing / Vendas"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Procurando um app de Vendas para Celular?

Conheça o Kyte, o aplicativo de Vendas da NEXTAR criado especificamente para os celulares Android ou iPhone.

OBS: o Kyte não funciona integrado ao NEX.

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar