Saiba quais funções do Whatsapp Business usar no seu comércio para melhorar seu relacionamento com o cliente.
O Brasil tem a segunda maior quantidade de usuários do Whatsapp no mundo e a maioria das empresas brasileiras já usava o aplicativo para compartilhar informações com seus clientes, antes mesmo de ter uma versão para negócios, conforme pesquisa encomendada pelo Facebook.
Com o WhatsApp Business, além das funções da versão normal, os usuários poderão responder dúvidas e atender reclamações de forma automática, personalizar o perfil comercial e acompanhar estatísticas. Também é possível migrar suas conversas do perfil pessoal para o profissional, sem precisar que os consumidores usem a mesma versão.
Você já viu como usar o WhatsApp no seu comércio aqui no blog. Com o WhatsApp Business ficou ainda mais fácil colocar todas as dicas da Carol do Nex em prática!
Os pequenos empresários poderão usar o serviço gratuitamente. Basta fazer o download na Playstore (por enquanto o aplicativo está disponível apenas para usuários de Android)
e preencher um cadastro com endereço,informações da empresa e um número de telefone (que não tenha sido cadastrado na base de dados do mensageiro) para ser vinculado.
A boa notícia é que o número pode ser de um telefone fixo! Não é necessário informar um CNPJ, mas algumas contas passarão por uma etapa de confirmação para comprovar que o número vinculado é mesmo de uma empresa.
Entre as funções adicionadas, está a conta comercial. Além do nome, imagem de exibição, recado e status disponíveis na versão normal do WhatsApp, as empresas podem informar:
É muito importante que você mantenha o seu perfil o mais profissional possível. Por isso,evite fotos pessoais, piadas no status ou qualquer outro assunto que não seja relacionado ao seu comércio.
Isso significa que a divisão entre conta comercial e conta pessoal fica mais fácil para quem tem um smartphone com dois chips, pois o WhatsApp Business pode ser instalado junto com o Whatsapp normal e cada um funcionar em um dos seus números. Outra dica (que também vale para quem optar por um segundo aparelho) é deixar o aplicativo atual como está, com contatos pessoais e profissionais, avisar sobre o novo número aos contatos profissionais e desabilitar as notificações do WhatsApp pessoal, mantendo somente as notificações do número comercial. Assim você pode focar na comunicação profissional sem grandes dificuldades.
A fim de facilitar o atendimento aos clientes, as empresas poderão criar mensagens automáticas de boas vindas ou ausência, e ainda criar atalhos rápidos para respostas padrão. Aproveite para:
Formate suas respostas automáticas do jeito menos robótico possível. A ideia é que você pareça realmente presente!
A nova plataforma permite que os usuários marquem suas conversas para que elas sejam listadas como importantes. O recurso oferece etiquetas coloridas com temas específicos para cada mensagem ou conversa salva. Você também pode personalizar os marcadores para acompanhar o desenvolvimento de uma venda. Por exemplo, se um cliente precisa de um produto que você não tem disponível no momento, utilize um marcador “aguardando produto X” para que, assim que o produto estiver disponível, você possa comunicar o cliente interessado. O mesmo serve para “produtos em produção”, “saiu para entrega” e o que mais você achar que vai ajudar na organização!
Outro recurso presente no WhatsApp Business é a possibilidade de visualizar as estatísticas das interações com consumidores. Você poderá ver quantas mensagens foram lidas e medir como os consumidores estão recebendo aquilo que você manda, assim fica mais fácil saber a hora de mudar sua estratégia de comunicação!
E agora que o WhatsApp entrou de vez para o mundo corporativo, a gente fica esperando mais mudanças direcionadas aos comerciantes e atentos para compartilhar tudo com você!
Edson
Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!
Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!
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