WhatsApp Business - Aplicativo para pequenas empresas

Saiba quais funções do Whatsapp Business usar no seu comércio para melhorar seu relacionamento com o cliente.

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O Brasil tem a segunda maior quantidade de usuários do Whatsapp no mundo e a maioria das empresas brasileiras já usava o aplicativo para compartilhar informações com seus clientes, antes mesmo de ter uma versão para negócios, conforme pesquisa encomendada pelo Facebook.

Com o WhatsApp Business, além das funções da versão normal, os usuários poderão responder dúvidas e atender reclamações de forma automática, personalizar o perfil comercial e acompanhar estatísticas. Também é possível migrar suas conversas do perfil pessoal para o profissional, sem precisar que os consumidores usem a mesma versão.

Você já viu como usar o WhatsApp no seu comércio aqui no blog. Com o WhatsApp Business ficou ainda mais fácil colocar todas as dicas da Carol do Nex em prática!

Para começar a usar o WhatsApp para Empresas

Os pequenos empresários poderão usar o serviço gratuitamente. Basta fazer o download na Playstore (por enquanto o aplicativo está disponível apenas para usuários de Android)

e preencher um cadastro com endereço,informações da empresa e um número de telefone (que não tenha sido cadastrado na base de dados do mensageiro) para ser vinculado.

A boa notícia é que o número pode ser de um telefone fixo! Não é necessário informar um CNPJ, mas algumas contas passarão por uma etapa de confirmação para comprovar que o número vinculado é mesmo de uma empresa.

Conta comercial

Entre as funções adicionadas, está a conta comercial. Além do nome, imagem de exibição,  recado e status disponíveis na versão normal do WhatsApp, as empresas podem informar:

  • nome do estabelecimento;
  • horário de funcionamento;
  • site da empresa (pode ser a página do facebook);
  • área de atuação (alimentação, vestuário, saúde e beleza, prestação de serviços, etc.);
  • descrição da empresa (algo simples, curto e super objetivo, que informe o tipo de produto que você vende);
  • e endereço.

É muito importante que você mantenha o seu perfil o mais profissional possível. Por isso,evite fotos pessoais, piadas no status ou qualquer outro assunto que não seja relacionado ao seu comércio.

Isso significa que a divisão entre conta comercial e conta pessoal fica mais fácil para quem tem um smartphone com dois chips, pois o WhatsApp Business pode ser instalado junto com o Whatsapp normal e cada um funcionar em um dos seus números. Outra dica (que também vale para quem optar por um segundo aparelho) é deixar o aplicativo atual como está, com contatos pessoais e profissionais, avisar sobre o novo número aos contatos profissionais e desabilitar as notificações do WhatsApp pessoal, mantendo somente as notificações do número comercial. Assim você pode focar na comunicação profissional sem grandes dificuldades.

Mensagens Automáticas

(Foto: Reprodução/Nex)

A fim de facilitar o atendimento aos clientes, as empresas poderão criar mensagens automáticas de boas vindas ou ausência, e ainda criar atalhos rápidos para respostas padrão. Aproveite para:

  • responder perguntas frequentes;
  • dar informações sobre o seu tipo de negócio;
  • avisar de indisponibilidades temporárias;
  • programar respostas para os contatos que te procurarem fora do horário de atendimento.

Formate suas respostas automáticas do jeito menos robótico possível. A ideia é que você pareça realmente presente!

Etiquetas

(Foto: Reprodução/Nex)

A nova plataforma permite que os usuários marquem suas conversas para que elas sejam listadas como importantes. O recurso oferece etiquetas coloridas com temas específicos para cada mensagem ou conversa salva. Você também pode personalizar os marcadores para acompanhar o desenvolvimento de uma venda. Por exemplo, se um cliente precisa de um produto que você não tem disponível no momento, utilize um marcador “aguardando produto X” para que, assim que o produto estiver disponível, você possa comunicar o cliente interessado. O mesmo serve para “produtos em produção”, “saiu para entrega” e o que mais você achar que vai ajudar na organização!

Estatísticas

Outro recurso presente no WhatsApp Business é a possibilidade de visualizar as estatísticas das interações com consumidores. Você poderá ver quantas mensagens foram lidas e medir como os consumidores estão recebendo aquilo que você manda, assim fica mais fácil saber a hora de mudar sua estratégia de comunicação!

Utilize o WhatsApp para vender com o Nex

Você sabia que agora é possível vender online com a ajuda do Nex? Por meio do recurso de Catálogo Digital, o consumidor escolhe seus produtos, realiza o pedido, e basta entrar em contato com ele para acertar as condições de pagamento.

Clique aqui para ficar por dentro dessa novidade!

É claro que a principal via desse contato é o WhatsApp, então você pode desfrutar de todos esses benefícios que eu mencionei para combinar os detalhes finais do pedido, e impulsionar as vendas. Não se esqueça também de apostar no bom atendimento e no pós venda, para fidelizar clientes e garantir o sucesso do seu negócio.

E agora que o WhatsApp entrou de vez para o mundo corporativo, a gente fica esperando mais mudanças direcionadas aos comerciantes e atentos para compartilhar tudo com você!

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Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

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