Identidade visual: aprenda como criar uma para sua marca

O que é identidade visual? Descubra nesse guia completo para criar uma logo para o seu negócio!

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O que você vai ver nesse texto:

A identidade visual é um dos elementos cruciais para que o seu negócio seja lembrado. Ela é a expressão visual que representa os valores e a essência de uma loja e seus produtos oferecidos.

Ter uma identidade visual bem definida é fundamental para transmitir uma mensagem consistente aos clientes e destacar-se em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, ter uma estratégia de marca bem trabalhada, facilita o processo de conversão e engajamento de novos e antigos consumidores.

Nesse texto, você irá aprender a criar uma identidade visual que destaque no mercado e que se conecte com o seus clientes.  

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O que é identidade visual?

A identidade visual de uma marca é um conjunto de itens e elementos de design, como o logotipo, a tipografia, os grafismos, as cores e as imagens. Existem aspectos não palpáveis, como as sensações, os valores e os princípios que a loja quer transmitir. 

Depois que é realizado o projeto de identidade visual, é importante utilizar as cores, a tipografia (letra) e a forma de comunicação nas redes sociais, no seu catálogo de produtos, em placas e fachadas e no uniforme de funcionários. Porque assim, os clientes ligaram a identidade visual com a sua loja. 

Qual a importância de criar uma identidade visual para sua marca

A identidade visual é uma das primeiras coisas que o público vê. Porque é através dela que os consumidores entendem, de forma subjetiva, os principais valores de uma marca, como a personalidade e a mensagem. Por isso, ter uma identidade bem construída é importante, pois os clientes se identificam e se conectam ao negócio. 

Além da importância de ter uma identidade visual, existem benefícios que ela traz para empresa, como, por exemplo, no reconhecimento de marca, na diferenciação dos seus concorrentes, na construção de confiança com os clientes e futuros consumidores e no fortalecimento da marca. 

Diferença entre identidade visual, marca e branding

A identidade visual, marca e branding estão no mesmo campo, mas diferem muito entre si. Essas diferenças podem causar confusões para empreendedores que estão investindo em criar uma identidade visual. 

Pensando nisso, abaixo escrevi as diferenças entre esses três elementos e que vai te ajudar na hora de criar uma história visual para o seu negócio: 

  • Marca: a marca pode ser definida por duas vertentes. A primeira delas é considerada o logotipo gráfico (imagem que simboliza uma empresa). Já a segunda, é um conceito mais amplo, ela seria tudo aquilo que representa a empresa, ou seja, os valores, a comunicação, os objetivos dos produtos ou serviços, entre outros aspectos. 
  • Identidade visual de marca: já a identidade visual de marca é o conjunto de todos os itens visuais que acompanham o negócio. É nessa parte que definem as cores, as fontes da marca, os conteúdos de comunicação, as texturas, os ícones, as formas e o mascote. O logotipo é formado por todas essas informações. 
  • Branding: o branding é o setor que monta as estratégias e elementos para o crescimento e consolidação da marca. Dentro desses aspectos reúne a postura, a personalidade da empresa e a forma de como ela é vista por seus clientes. O objetivo do branding é despertar emoções e sensações positivas para atrair o público-alvo desejado pela empresa. 

Principais elementos de uma identidade visual

Depois de ver a importância, os benefícios e a diferença entre os três segmentos que compõem a marca e a identidade visual de uma empresa. A seguir, você verá os principais elementos de uma identidade visual. 

1. Conceito

O conceito é o primeiro elemento que precisa ser visto e feito, pois é ele que vai direcionar as outras etapas. A ideia do conceito é englobar os diversos elementos que transmitem os valores do negócio.

Apesar de o conceito ser algo bastante sutil, ele fica evidente nos elementos visuais da empresa. Por exemplo, em uma sorveteria que só vende açaí os tons do logotipo e do estabelecimento vão ser roxo escuro e verde, porque essas cores remetem ao produto oferecido.

Por isso, a construção da identidade visual precisa partir do conceito, mas quais são as informações a serem analisadas para criar um conceito? Para responder essa pergunta, abaixo compartilho com você componentes a serem estudados no processo de criação do conceito:

  • Persona: você precisa saber qual é o seu público-alvo para entender qual a melhor forma de comunicação e representação do seu cliente. Para isso, você precisa realizar uma pesquisa com informações que sejam assertivas, como a faixa etária, a classe social, o gênero e as preferências de produtos, com essas características você conseguirá realizar uma identidade visual atraente para o consumidor.
  • Inspiração: é essencial buscar referências visuais que sirvam de inspiração para a construção de uma identidade visual. Essas inspirações podem vir de filmes, de designs de outras empresas ou de perfis nas redes sociais. Anote todas as inspirações que gostar, assim você terá uma identidade visual rica e bem planejada.
  • Objetividade: este componente está relacionado com o posicionamento da marca e como a empresa quer ser vista pelos seus clientes.
  • Significado: a identidade visual precisa expressar as ideias do negócio, e muitas vezes está relacionada aos benefícios dos produtos e serviços oferecidos ou à experiência do usuário.

2. Tipografia

A tipografia é outro elemento importante que pode diferenciá-lo de outras marcas. Essa parte do processo é realizar a criação da arte nos textos do design, ou seja, será aplicado os estilos de fontes, os formatos e efeitos visuais diversos nas palavras.  

Existem cinco fontes que são recomendadas para os comércios utilizarem, e cada uma delas passam ideias e sensações diferentes: 

  • Serif (com serifa): são formais e podem ser utilizadas em títulos e textos impressos. A fonte serif transmitir uma ideia formal, sendo utilizada para dar prestígio e confiança. 
  • Sans Serif (sem serifa): essa é mais utilizada em títulos e texto digitais, pois a sans serif tem uma boa visualização para telas. Elas são fontes mais informais e o design fica moderno e agradável. 
  • Slab serif: com linhas mais grossas e pouco contraste, essas fontes deixam o design mais robusto. 
  • Script: as fontes script copiam o traçado de uma letra feita à mão, essa fonte contém detalhes e um contraste mais forte. 
  • Manuscrita: também são letras feitas à mão que o deixa o design criativo e pessoal. 

Existem diversos tipos de modelos e não precisa se restringir apenas a essas cinco opções. Você pode utilizar sites de pesquisa de fontes, como Dafont que é gratuito e analisar qual a fonte que mais combina com a sua marca. 

3. Paleta de cores

As cores também são elementos cruciais na criação de uma identidade visual. Elas podem gerar emoções, como a felicidade, o desejo e a fome. É preciso estudar o que cada cor significa e ver qual se encaixa melhor no seu negócio. 

Existem cores que são muito utilizadas na identidade visual de comércios, pensando nisso separei setes cores e seus significados para te ajudar na procura de uma cor que faça sentido para o seu negócio: 

  • Preto:  elegância, sofisticação, credibilidade e credibilidade.
  • Branco:  pureza, leveza, limpeza e ordem.
  • Vermelho:  intensidade, ansiedade, amor.
  • Azul:  credibilidade, frio, poder, seriedade e força.
  • Verde: riqueza, saúde, equilíbrio, natureza e esperança.
  • Amarelo: juventude, infância, alegria, calor e fome.
  • Laranja: criatividade, alegria e confiança.

4. Formas 

Assim como as cores, as formas podem ser ligadas a emoções e são muito utilizadas na identidade visual das marcas para trazerem uma movimentação ao design. Existem cinco formas que podem trazer isso a sua identidade visual: 

  • Quadrado: estabilidade e firmeza.
  • Círculo: amizade e união.
  • Linhas horizontais: calma. 
  • Linhas verticais: superioridade.
  • Triângulo: equilíbrio e poder.

5. Logomarca 

A logomarca reuni todos os elementos anteriores, ou seja, ela engloba as cores, as formas, a tipografia e o conceito. Por isso é necessário que ela seja bem planejada e pensando com base nos valores da marca e do público-alvo.

É nessa etapa que a sua identidade visual será concluída e você poderá tomar decisões mais assertivas na comunicação com os seus clientes, o design nas redes sociais e deixar a sua marca forte no mercado.

Passos para desenvolver uma identidade visual para sua empresa

Após você ter visto os elementos necessários para criação da identidade visual, você verá a seguir passos importantes para para desenvolver uma identidade visual para sua empresa. 

Conheça o público-alvo do seu negócio

Identificar o público-alvo do seu negócio é uma das partes mais importantes, porque você irá conseguir ter um planejamento, ação de marketing e produtos. Portanto, é necessário aprender sobre seus clientes para que sua identidade visual tenha fácil identificação do seu negócio. 

Conhecendo bem os consumidores, você vai investir em uma marca visual mais assertiva e que possibilita que o cliente se identifique. 

Defina o nome e o slogan da marca

Definir o nome e o slogan de uma marca é um processo fundamental para estabelecer sua identidade e mostrar a proposta de valor de uma forma eficaz. Porque é com eles que se cria a essência da marca, a singularidade do nome e a conexão com o público-alvo.

Neste tópico, explorei a importância e os elementos-chave ao definir o nome e o slogan de uma marca:

  • Simplicidade e clareza: tanto o nome quanto o slogan devem ser simples e claros para que sejam facilmente compreendidos e memorizados pelo público. Evitar termos complicados ou siglas que possam confundir ou afastar os consumidores. A simplicidade também ajuda na adaptabilidade do nome e do slogan em diferentes canais de comunicação.
  • Originalidade: Um nome e um slogan originais são essenciais para a marca se destacar e criar uma identidade única. É importante pesquisar e garantir que o nome escolhido não esteja sendo usado por outra empresa no mesmo setor. Além disso, o slogan deve ser autêntico, refletindo as características exclusivas da marca e o que a diferencia dos concorrentes.
  • Reflexo da identidade da marca: o nome deve refletir a personalidade e os valores da marca, transmitindo emoções e os significados relevantes para o seu público-alvo. É importante considerar o posicionamento da marca, sua missão e visão, bem como o setor em que atua. O nome deve ser único e diferenciado, destacando a marca em meio à concorrência.

Estude a concorrência

O estudo da concorrência na identidade visual é uma etapa crucial para garantir que a marca se destaque e comunique de forma eficaz seus valores e propósito. 

É essencial analisar a identidade visual dos concorrentes, isso envolve examinar seus logotipos, as paletas de cores, a tipografia e os elementos gráficos. Assim, você conseguirá identificar padrões e tendências que possam existir no setor que você está inserido, isso te ajudará a encontrar novas maneiras de se diferenciar e se destacar. 

Além de analisar a concorrência direta, é útil pesquisar referências externas de sucesso na área de design. Explore marcas de diferentes setores que possam ter uma identidade visual forte e inspiradora. Isso pode fornecer ideias valiosas sobre como abordar o design e como criar uma identidade visual única e memorável.

Crie um briefing

O briefing é um projeto para criação de um texto, um design ou projeto visual, é com ele que as ideias serão reunidas e passadas para o profissional que irá dar vida ao projeto. Mas como se cria um bom briefing? 

É importante ter neste documento informações como, a descrição do produto, o seu público-alvo, qual a forma de identificação dos seus clientes com a marca, os seus diferenciais e como se destacar no mercado.

São com esses dados que guiarão a construção da identidade visual do começo ao fim. Além desses detalhes mais abstratos, você também deve traçar os detalhes técnicos do processo de criação, desde as sugestões de cores e tipografia até o orçamento que pretende ser usado, caso contrate um profissional.   

Contrate um bom profissional

Contratar um profissional que seja designer ou que trabalhe na área de branding pode ajudar muito. Porque é uma pessoa que já tem experiência e sabe em quais plataformas mexer, já entende de briefings e pode sugerir ideias. Isso é uma recomendação para quem tem condições de contratar um profissional.

Caso você não tenha recursos ou já tenha pouca experiência, utilize ferramentas gratuitas como o Canva, o Adobe Spark e o Vistacreat para criar a identidade visual da sua marca. 

Identidade visual: exemplos

Existem marcas famosas que batemos o olho e já sabemos qual empresa é. Ter essas referências de empresas que têm uma identidade visual marcante, ajuda a ter uma noção de quais cores utilizar, o tipo de fonte e o conceito por trás do logotipo.  

Amazon

O logotipo da Amazon marcou uma geração, pois quando não vimos uma setinha que faz uma carinha feliz automaticamente já pensamos nela. Porém, a história por trás dessa identidade visual é que a setinha liga as letras A e Z está ali para demonstrar que a empresa vende uma centena de produtos. Literalmente, de A a Z.

Apple

Já Apple, como o próprio nome diz, o seu símbolo é uma maçã mordida. Mas você sabia que a sua identidade visual foi inspirada na teoria de Isaac Newton? O matemático e físico estava sentado debaixo de uma macieira quando uma maçã cai em sua cabeça e a partir disso ele começa um estudo científico sobre a gravidade. E à Apple pegou esse acontecimento e colocou em seu símbolo, pois o estudo de Newton foi uma descoberta e mudou a área da ciência. Igual a Apple que revolucionou o mercado da tecnologia.  

Coca-Cola

A coca-cola é a mais conhecida por todas as gerações, porque ela se encontra na casa de brasileiros há muitos anos. A identidade visual da Coca mudou muito ao longo das décadas, a primeira versão foi feita pelo Frank Robison criou o nome e o logotipo da empresa em 1887. Entretanto, a marca sempre manteve o lema “o refrigerante da família em todas as ocasiões”. Por isso a cor vermelha representa amor e o branco leveza. 

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Conclusão 

Existem diversos tipos de identidade visual e estratégias que podem ser utilizadas para tornar esse processo mais fácil, como identificar o seu público, estudar os valores do seu negócio e pesquisar inspirações em fontes variadas para utilizar na logótipo da sua marca. 

Espero que esse texto tenha esclarecido as suas dúvidas e fique a vontade para comentar ou voltar a esse conteúdo quantas vezes for necessário. 

Te desejo uma boa construção de identidade visual e te vejo em outros posts. 

Até logo!

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Laura Vasconcelos

Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.

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