Produto Sazonal: saiba como manter as vendas durante o ano

Soluções para manter o giro ativo mesmo fora da época favorável para seus produtos sazonais

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O que você vai ver nesse texto:

Quem trabalha com produto sazonal ou típico sabe o quanto é difícil manter a regularidade nas vendas.

O sucesso do seu negócio está diretamente ligado a fatores externos, como concorrência e mudanças climáticas. 

Fatores que nem mesmo com uma excelente gestão você terá total controle, mas consegue se preparar para os períodos mais complicados. 

A solução é, ao invés de simplesmente deixar o seu negócio exposto a essas causas determinantes, usá-las como combustível para crescer ou inovar completamente. 

A sazonalidade, um desses fatores que mencionei é: a temporada de alta ou baixa nas vendas causadas pelo clima ou por datas específicas, como o início das aulas ou o Natal.

Neste texto, vamos conversar sobre o que é um produto sazonal, como enfrentar o período da sazonalidade não favorável de um produto e como inovar no período em que as vendas sofrem uma baixa.

Entenda o que é um produto sazonal

Entenda o que é um produto sazonal

Produtos sazonais são as mercadorias consumidas em períodos específicos do ano. 

Por exemplo, quando pensamos em lojas de roupa, o conceito de sazonalidade fica ainda mais evidente: roupas de lã, casacos e blusas de manga comprida vendem expressivamente mais em épocas frias. 

Mas quando o final do ano se aproxima, por exemplo, todas as peças na cor branca acabam tendo uma procura maior.

Leia também: 4 dicas para lojas de roupas venderem mais, atraindo e fidelizando seus clientes

Na alimentação, a procura por panetones, ovos de Páscoa e carnes de aves encontram um pico nos períodos festivos de Natal e Páscoa. 

E assim por diante! 

Todo comércio tem algum produto mais exposto à sazonalidade.

Este tema foi assunto da nossa live "Papo de Balcão". Dá uma olhada no que conversamos sobre o assunto:

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Como manter um negócio com a venda de um produto sazonal?

Todo segmento de mercado enfrenta quedas na procura por determinados produtos, porém, é possível se manter lucrativo com estes produtos o ano todo seguindo algumas dicas: 

- Tenha um bom planejamento

Um bom planejamento é a maneira mais efetiva de garantir o lucro com a venda de produtos sazonais. 

Você precisa saber exatamente em que períodos do ano esses produtos terão maior saída e em que momento a procura será reduzida. 

Garantindo isso, você consegue ter um bom giro no seu estoque o ano todo.

- Incentive o consumo mesmo fora de época

Incentive o consumo mesmo fora de época

Aproveite a baixa temporada para atrair clientes com descontos!

Esta é uma prática muito comum em lojas de roupa, e você, como consumidor, já se aproveitou dela em alguma oportunidade! 

Isso porque as lojas de vestuário costumam fazer um saldão das peças da estação que passou.

 É uma ótima oportunidade de aumentar as vendas e, de quebra, não correr o risco de ficar com o estoque encalhado. 

Outro segmento muito afetado pela sazonalidade é o das papelarias. 

O volume de vendas no início do ano letivo, responsável por grande parte do faturamento anual, exige uma boa dose de planejamento e investimento em produtos que possam ser vendidos o ano todo. 

A Carol do Nex escreveu um texto especialmente para este segmento que vale a leitura, seja qual for seu tipo de comércio: 7 dicas para sua papelaria vender mais o ano todo. 

- Crie uma boa estratégia de precificação

A precificação correta dos produtos sazonais é, talvez, a parte mais importante para a lucratividade da sua loja durante esses períodos.

Para oferecer preços atrativos em épocas de sazonalidade e ainda conseguir um bom lucro, é necessário calcular o preço de compra de cada mercadoria, incluindo impostos e gastos com divulgação e até mesmo frete, se for o caso. 

Você pode aprender mais sobre precificação!

E lembre-se que produtos sazonais perdem valor em períodos de baixa temporada. 

Portanto, antes de definir seus preços, certifique-se de que eles possam ser reduzidos gradualmente sem prejuízos.

- Use recursos visuais a favor do seu produto sazonal

Use recursos visuais a favor do seu produto sazonal

Toda data comemorativa tem uma cor, um ícone e diversos elementos visuais muito simbólicos. 

Na hora de expor as suas promoções, muitas vezes são esses os recursos que fazem o consumidor se dar conta que certa data está chegando, o que o deixa estimulado a consumir os produtos típicos da época.

Ao promover essas mercadorias fora da época, procure um jeito criativo de usar os mesmos elementos, símbolos e recursos visuais mais características do momento de maior procura. 

Investindo em recursos visuais, as promoções têm mais sucesso.

- Considere a venda de produtos alternativos

Considere a venda de produtos alternativos

Pense em produtos que complementam o seu mix e que podem agradar seu público, mas ainda sem se distanciar muito do seu produto principal. 

Precisa de um exemplo? Você pode apostar numa abordagem diferente para o seu restaurante na beira da praia para deixar de ser dependente dos dias quentes do verão: pode servir um buffet ou um rodízio de sopas nos meses mais frios.

Em lojas de moda praia, uma boa alternativa é investir em moda fitness, que é uma maneira de oferecer um produto diferente, mas de acordo com o que o cliente procura em seu comércio. 

Neste caso: moda, beleza e estética.

O importante é encontrar outros produtos que podem ser integrados à estrutura do seu negócio sem modificar a imagem do seu comércio.

- Trabalhe com uma estratégia de marketing sazonal

Conhecer o perfil dos seus consumidores é a chave para gerar mais vendas dos seus produtos sazonais. 

Afinal, quando você sabe bem quem é seu público, consegue criar estratégias mais eficientes para atingir quem realmente tem interesse em comprar de você.

Atualmente, a melhor forma de divulgar seus produtos sazonais e seu comércio como um todo é através das redes sociais. 

No próprio Instagram, por exemplo, você consegue descobrir quais são os horários de maior acesso dos usuários, em que cidade estão e os mais diversos tipos de segmentação.

Você pode ler mais sobre como usar o Instagram a favor do seu pequeno comércio

- Controle as finanças

Controle as finanças

Caso você decida comercializar apenas produtos sazonais, o controle das finanças precisa ser minucioso. 

Acompanhe de perto a situação financeira do seu negócio e distribua com cuidado o seu orçamento. 

Caso a sua empresa não precise de colaboradores no ano todo, uma alternativa é contratar profissionais por temporada ou freelancers apenas nos períodos de maior movimento, por exemplo. 

Mas isso se estende a qualquer tipo de gasto. 

Mantenha somente os custos necessários para o pleno funcionamento da sua loja.

- Explore outros canais de venda

Com o catálogo digital do Nex seu cliente pode fazer pedidos online direto no site do seu negócio, usando esse recurso você expande a sua base de clientes para além das redondezas de sua loja. 

Além do momento aquecido para vendas no ambiente digital, você alcança clientes em localidades com o clima diferente da sua região, por exemplo, abrindo oportunidade para vendas fora da estação.

As vendas diminuíram? Saiba como aproveitar o período em prol do seu negócio

- Capacitação da equipe

Capacitação da equipe

É muito comum que pequenas empresas contratem funcionários apenas para a alta temporada . 

Os negócios sazonais de sucesso treinam os funcionários durante o período de menor movimento, para servirem clientes com eficiência e apoiarem áreas do negócio que estiverem sob maior demanda na temporada de movimento intenso. 

Se sua empresa tem mais demanda no verão, por exemplo, você tem de seis a oito meses no ano para preparar sua equipe.

- Melhore a relação com seus fornecedores

Em condições normais, o ideal é que você faça o controle de estoque com base no consumo recorrente, repondo suas mercadorias de acordo com a demanda. 

Na prática, quando se trabalha com produtos sazonais, ao invés de identificar no dia-a-dia o momento de reposição, você já sabe de antemão que precisará de uma grande quantidade de determinados produtos nos períodos mais favoráveis ao consumo.

Portanto, aproveite a baixa procura para negociar com o seu fornecedor e comprar seus principais produtos por um preço menor, utilizando os ganhos da alta temporada.

- Avalie suas vendas

Quando um comércio trabalha exclusivamente com produtos sazonais, fica bem mais fácil identificar os períodos de baixa no giro. 

Porém, se o fluxo de vendas da sua loja for um pouco menos evidente, você precisa acompanhar de perto o desempenho de cada produto.

Eu recomendo que você utilize os diversos relatórios que o Nex oferece. 

Registrando tudo certinho, o Nex consegue elaborar relatórios de venda por categoria e produto, por produto, por marca, por cliente, por fornecedores e mais. Para conhecer mais este recurso, clique aqui.

Porém, se você chegou à conclusão de que a sazonalidade afeta muito as suas vendas, você pode procurar investir numa nova linha de negócio que esteja de acordo com a estação. 

Planeje e pesquise muito! 

Se o público dessa nova abordagem for semelhante ao que você já tem, você pode até unir ideias de negócios que são bem distintas sem colocar em risco o investimento que será necessário fazer em relação à estrutura. 

Do contrário, continue focando apenas no crescimento do seu negócio principal.

Controle suas vendas com um sistema de gestão completo. Conheça o Nex!

Conclusão

Ao colocar essas dicas em prática e torná-las parte da rotina operacional do seu negócio, a gestão dos seus produtos sazonais se tornará uma estratégia muito mais eficiente, tranquila e lucrativa.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha alguma sugestão sobre o assunto, compartilhe nos comentários.

Boas vendas! ;)

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Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

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