Marketing de Conteúdo: a estratégia para o sucesso online

Entenda o que é marketing de conteúdo e como aplicar essa estratégia online na sua loja.

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O que você vai ver nesse texto:

Em uma realidade onde as informações chegam de forma fácil e rápida, estamos a todo momento consumindo algum tipo de conteúdo. 

Seja através da internet, com os portais de notícia e redes sociais, da TV com programas e novelas favoritas, ou até pelo streaming que você coloca na tela.

Esse conteúdo que gira 24h é o que mantém ideias vivas e frescas na memória de quem acompanha e se interessa pelo assunto. Digo tudo isso, porque hoje vou te apresentar sobre o marketing de conteúdo, uma estratégia digital que assim como as informações que você acessa no dia a dia, serve para engajar, gerar interesse e aumentar o alcance no mundo online.

Então se você quer entender o que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo em seu comércio, acompanhe esse post! Bora?

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O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo ou originalmente content marketing, em inglês, é uma estratégia de atração, desenvolvimento e retenção de um público-alvo através da criação de conteúdo digital em blogs, redes sociais e demais canais de comunicação.

E o que tudo isso significa?

Significa que através de um conteúdo digital feito para um público específico (seus possíveis clientes), você atrai pessoas que se interessam por temas relacionados ao seu comércio sem o objetivo de vender, mas sim de trazer informações valiosas e interessantes ao leitor.

E o que é conteúdo digital?

O conteúdo digital são as postagens que você realiza em canais de comunicação como blog, YouTube, redes sociais, newsletter, etc. Essas postagens são de alguma forma relacionadas ao seu comércio e trazem algum tipo de dica, tutorial ou curiosidade sobre o seu nicho para um público específico.

Por exemplo, se você trabalha com uma loja de roupas, você pode criar conteúdos relacionados a moda, combinação de estampas, dicas de lavagem da roupa e o que mais sua criatividade mandar!

Por que o marketing de conteúdo é importante?

Quando visto de um modo geral, talvez você não consiga entender a importância do marketing de conteúdo, mas posso te dizer que essa é uma estratégia bem pensada e cada parte do seu desenvolvimento tem um motivo. Confira alguns exemplos da importância do marketing de conteúdo:

Atrai novos leads

Os leads são potenciais clientes, aquelas pessoas que talvez estejam “só dando uma olhadinha” e embora não consumam seu produto ou serviço, demonstram algum interesse por ele.

Com o passar do tempo muitos dos leads se transformaram em clientes e outros preenchem seu lugar nesse ciclo de interesses. A verdade é que novos leads são atraídos por diferentes estímulos, e um deles é o marketing de conteúdo

Por isso manter um fluxo de postagens com diferentes temas que falam sobre seu negócio, atrai e estimula a interação de cada vez mais leads, aumentando o potencial de vendas.

Aumenta o tráfego do seu site

Com conteúdo de qualidade e direto do forno, mais pessoas acabam encontrando seu site à procura de respostas e conteúdos que ajudem a entender determinado assunto.

É aí que acontece o aumento do tráfego, ou seja, o aumento na quantidade de pessoas acessando e transitando seu site. Esse maior tráfego quando ocorrido pelo público certo, aumenta significativamente as chances de compra após o contato com sua marca.

Amplia a visibilidade da sua marca

Como os conteúdos são publicados pelo seu perfil em cada canal de comunicação, sua marca sempre estará ligada ao material postado, além disso você tem a possibilidade de colocar trechos sobre situações do seu comércio como exemplo e reforçar sua marca sempre que preciso.

Gera mais vendas

A essa altura do campeonato você deve ter percebido que uma coisa leva a outra e a produção de conteúdo é um efeito dominó, não é? 

A verdade é que a produção de conteúdo é uma forma de enriquecer sua marca e educar o leitor sobre benefícios, curiosidades e maneiras de entender melhor determinado assunto relacionado ao seu comércio.

A consequência disso é a descoberta por parte do cliente, da importância de comprar produto X ao invés de Y e decidir por conta que o seu produto é o melhor a ser comprado.

Reduz o custo de aquisição de clientes

De acordo com site TI Inside, pesquisas da Nice Latin America apontam que o custo de aquisição, ou seja, o custo para atrair novos clientes, é entre 5 e 25 vezes mais caro do que manter os atuais.

Isso significa que uma vez cliente, é muito mais barato você manter essa pessoa no seu repertório de clientes do que atrair novos. A retenção de clientes está relacionada a diferentes processos como jornada do cliente, experiência do cliente e pós-venda.

Cada um desses processos de retenção pode ser desenvolvido em partes com a sua produção de conteúdo, que por consequência, reduz o custo de aquisição. 

Veja a relação de cada um deles com a sua produção de conteúdo:

  • Jornada do cliente: através do marketing de conteúdo, você consegue produzir materiais de acordo com diferentes fases da jornada do cliente para que ele se identifique.
  • Experiência do cliente: a forma como você se comunica em suas postagens, as dicas exclusivas e tudo que envolve a experiência dele com seu conteúdo tem peso na retenção de cliente.
  • Pós-venda: a comunicação deve se estender para momentos além da venda, esse é um passo importante na retenção e você pode fazer isso através de conteúdos como newsletter e e-mails personalizados.

Auxilia na construção de autoridade

A autoridade da sua marca é construída com diferentes processos, como identidade visual, presença em diferentes mídias e redes sociais, e claro, um bom marketing de conteúdo.

Aumenta o lifetime-value

O lifetime-value é um termo em inglês que se refere ao “valor de tempo de vida”, uma forma de medir o quanto vale um cliente no seu tempo de vida útil como consumidor, ou seja, quanto ele vai te dar de retorno financeiro durante os anos.

Como vimos que o marketing de conteúdo ajuda na retenção de clientes, significa que consequentemente eles estarão consumindo no seu negócio por mais tempo, aumentando assim o lifetime-value.

Melhora a experiência do cliente

Como citado anteriormente, a forma como você se comunica através dos seus conteúdos, gera um valor muito grande ao cliente, que sente maior confiança e vê no seu comércio um diferencial que destaca dos demais.

11 Dicas para começar sua estratégia de marketing de conteúdo

Chegamos no momento de falar sobre a estratégia de marketing de conteúdo, onde você começa a traçar meios de aplicar o que você aprendeu aqui. Veja as 11 dicas:

Planeje e documente sua estratégia

A estratégia de conteúdo, assim como toda estratégia, começa pelo planejamento.

O planejamento vem a partir do objetivo da sua ação, que no caso do marketing de conteúdo, é atrair e reter um público-alvo. 

Para que você possa iniciar esse processo de planejamento, existem algumas perguntas que você precisa responder e definir:

  • Quais são os temas a serem abordados? Quando e onde serão publicados?
  • De que forma seu conteúdo se conecta com seu comércio e marca? 
  • Quem vai publicá-los?
  • Qual objetivo de cada conteúdo?
  • Como você vai medir as KPI’s (indicadores de desempenho)? 
  • Quais palavras-chave serão utilizadas? 

Tudo isso deve ser definido e documentado em seu planejamento, que será o guia para todas as ações do seu marketing de conteúdo.

Defina a persona do seu negócio

A persona do seu negócio é o seu cliente ideal, definido com padrões de comportamento. 

Se o seu cliente tivesse um nome, uma idade e um gosto musical, quem ele seria? José Agostinho de 53 anos fã de Chitãozinho e Xororó, ou Maria Eduarda de 28 anos que vai no pagode todo domingo? 

Definir a persona do seu negócio te ajuda a entender quem é o seu público-alvo e como você pode se comunicar com ele de forma mais específica em cada conteúdo.

Você pode coletar dados dos seus clientes através de relatórios em sua página das redes sociais, como no Instagram, ou através de uma pesquisa individual e preenchimento das informações no seu cadastro de clientes.

Veja também: ”Persona: o que é, exemplos e como criar [passo a passo]”.

Escolha quais canais de distribuição você irá usar

Os canais de distribuição como blog ou redes sociais, possuem linguagens diferentes e são acessados por públicos com um comportamento específico.

Por isso, para que você consiga definir quais canais de distribuição você irá usar, é preciso que você já tenha definido sua persona e qual seu comportamento.

Gere conteúdo com foco nas necessidades e desejos do cliente

É importante que você lembre que quando estamos consumindo algum conteúdo na internet, estamos ali por interesse no assunto, pela forma que ele é apresentado e pela riqueza de detalhes e novidades.

Por isso, um conteúdo de venda forçado que passe a impressão de que você está induzindo um produto a todo custo, é visto como algo muito intrusivo e até irrelevante.

Lembre-se, você está gerando um conteúdo útil e educativo para seu público, a venda de algum produto ou serviço pode ser sugestiva, mas nunca o objetivo final, o cliente precisa decidir por ele mesmo se quer ou não realizar aquela compra.

Produza material para todas as etapas de funil de vendas

O funil de vendas é um conceito criado para entendermos em qual etapa de interação com seu comércio o possível cliente está, e a partir disso criar um conteúdo direcionado a sua etapa. Como você terá um público em diferentes etapas, cada um com a sua, é importante que você atenda a todas.

explicar o funil, trazer imagem ilustrativa e citar tipos de estratégias para cada etapa

Veja uma ilustração de diferentes etapas do funil de vendas para um produto específico:

Na etapa de descoberta, o conteúdo é amplo, ele traz curiosidades e diferentes soluções para a dor do cliente, explica a função de cada solução e propõe alternativas que resolvam seu problema.

Na etapa de consideração, o conteúdo se torna mais específico, pois o usuário já sabe qual a solução para seu problema, então sugestões mais específicas devem ser abordadas.

Na etapa de ação, o então cliente decide fazer a compra, pois já leu sobre o assunto e está preparado para a ação de conversão.

Em pós-venda, seu conteúdo é direcionado para que o cliente se sinta confortável em continuar recebendo novidades e acessando sua loja.

Entenda mais sobre funil de vendas no texto “O que é funil de vendas: entenda cada etapa e como construir” em nosso blog!

Invista em pautas evergreen dentro do seu nicho

O conteúdo evergreen é um conteúdo duradouro, que se faz relevante mesmo com o passar do tempo, ele não sai de moda!

Dentro do seu nicho você consegue encontrar temas importantes e publicá-los, eles te darão resultados a longo prazo por um bom período de tempo.

Exemplos de conteúdo evergreen:

  • Relatos e histórias que inspiram.
  • Resenhas de opinião sobre produtos.
  • Receitas e tutoriais (“X formas de utilizar o molho de tomate”, “como costurar uma calça jeans”).

Utilize estratégias de SEO

SEO é uma estratégia de otimização de conteúdo e uso de palavras-chave, que tem por objetivo aumentar a visibilidade orgânica (não paga) do site no resultado de buscas online.

As palavras-chave são as frases que as pessoas geralmente utilizam nas suas pesquisas, como “o que é branding” ou “qual melhor marca de ar condicionado”, e a ordem do resultado dessas pesquisas aparece por conta de muitos fatores e entre eles está a boa utilização da estratégia SEO.

Para que você se mantenha relevante nos resultados de busca, é importante que você utilize palavras-chave que seu público-alvo utiliza para encontrar conteúdos como o seu.

E como eu faço isso?

Existem algumas ferramentas gratuitas que auxiliam na hora de você encontrar palavras-chave que melhor descrevam assuntos abordados no seu tema de publicação. Veja:

Você pode se interessar também: “SEO local: O guia completo para atrair mais clientes”

Identifique as condições favoráveis para vender seu produto

Se você possui uma cafeteria e está produzindo um conteúdo sobre diferentes aromas de café, esse é um bom momento para sugerir aromas que tenham no seu estabelecimento e convidar o leitor para uma visita a sua cafeteria. 

Isso se aplica para outros tipos de comércio e também para os virtuais, o importante é que você consiga inserir de forma sutil seu produto.

Crie títulos e textos atrativos

Textos atrativos prendem a atenção do leitor e aumentam a chance de interação e retenção do público em relação ao seu comércio.

Mas criar conteúdo pode ser algo exaustivo pois nem sempre temos a criatividade necessária para produzir algo interessante.

Por isso é importante que você saiba utilizar diferentes ferramentas ao seu favor, como o ChatGPT, por exemplo. Essa ferramenta usa da inteligência artificial para criar cenários, diálogos e textos de acordo com o seu comando.

Então se você estiver naquele dia onde a criatividade não flui e precisar de uma mãozinha na hora de escrever um título ou texto atrativo, acesse a ferramenta e digite comandos como “crie um título interessante para um texto sobre aromas de café” ou algo do tipo. Quanto mais específico seu comando, mais “original” será a resposta.

Veja mais sobre o assunto no texto: “ChatGPT: o que é e como usar a ferramenta na sua loja”.

Mantenha-se constante na produção de conteúdo

A publicação constante de conteúdos traz maior notoriedade para sua marca no meio digital e novos conteúdos trazem mais riqueza para seu comércio.

Existem muitas notícias e debates que explicam e conspiram quantas vezes na semana você deve publicar conteúdo para se manter ativo e atualizado. 

A verdade é que cada um tem uma rotina e realidade diferente, não se sinta pressionado a publicar todos os dias ou 2 a 3 vezes por semana caso isso não seja possível para sua realidade, lembre-se de que 1 postagem na semana é melhor do que nenhuma, evolua no seu tempo.

Se manter constante e com qualidade é mais importante do que fazer algo que para você é inviável.

Mensure os resultados

Você estudou, planejou, executou… E agora?

Mensurar os resultados é entender o que está funcionando e o que não está, quais estratégias estão dando frutos e porquê. 

É claro que se tratando de SEO, os resultados demoram a surgir, pois é uma estratégia mais demorada, mas de alguma forma, você ainda consegue sentir o impacto do seu conteúdo de uma maneira geral.

Faça o melhor que puder nas suas condições atuais

O marketing de conteúdo pode parecer muito complexo quando você se pesquisa e se depara a diferentes termos e a números gigantescos de empresas que investem muito a essa estratégia, mas se comparar a quem já faz isso a anos ou possui um capital alto para investir é injusto com seu negócio.

Pequenos negócios podem e devem adotar estratégias de marketing, existem muitas possibilidades gratuitas e que trazem resultado a médio e longo prazo! Faça o melhor que puder nas suas condições e veja sua evolução surgir a partir disso.

Marketing de conteúdo - exemplos

Veja agora exemplos práticos de marketing de conteúdo que usamos aqui na Nex!

Vídeos

Trazer tutoriais e vídeos educativos sobre seu produto ou serviço, é uma forma dinâmica de produzir conteúdo e divulgar o seu comércio.

Você pode fazer trilhas de conteúdo, quadros especiais e classificá-los em playlists. É interessante que você padronize a descrição desses vídeos, trazendo uma breve introdução e sugerindo seu site e redes sociais no fim.

Veja um exemplo de vídeo aqui do Nex:

Newsletters

As newsletters são formas de você manter seus clientes atualizados das novidades da sua loja através de um e-mail contendo notícias do seu comércio.

Veja um exemplo de newsletter aqui do Nex:

Reprodução | Tela do e-mail de newsletter do Nex
Reprodução | Tela do e-mail de newsletter do Nex

Blog posts

Os blog posts são o lugar perfeito para você explorar as palavras-chave e ao mesmo tempo ter uma maior liberdade quando a questão é volume de palavras escritas.

Aqui na Nex utilizamos a estratégia de SEO no blog em todas as postagens! É através de uma busca por conteúdos específicos que atinjam o público-alvo, da seleção de palavras-chave e estruturação dos tópicos de texto que é criado cada post e dividido entre todos os redatores! 

Vem fazer parte do Nex! Baixe agora o sistema de gestão Nex e aproveite os recursos de venda, cadastro, catálogo, estoque e muito mais!

Conclusão

Chegamos ao fim, caro leitor! Vimos no post de hoje sobre o que é marketing de conteúdo e o que está por trás dessa estratégia digital cheia de etapas e benefícios.

Também vimos sobre público-alvo, funil de vendas, importância do planejamento e constância na produção de conteúdo… Isso tudo e um tanto mais!

Agora é sua vez de pôr a mão na massa e iniciar sua estratégia de marketing de conteúdo, com todas as dicas e conceitos que exploramos até aqui. 

Até mais e boas vendas!

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Vitória Calegari

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