Networking empresarial: como criar parcerias lucrativas [guia]

Entenda o que significa networking empresarial e como esta rede de contatos pode ampliar suas vendas.

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O que você vai ver nesse texto:

A competitividade entre comércios não é a única forma de relação entre mais de um CNPJ.

Parcerias e cooperações são muito importantes no meio empresarial e ajudam a trocar experiências de negócios entre diferentes tipos de nicho. Desde a contribuição com situações cotidianas até uma longa parceria, o networking empresarial vem trazendo cada vez mais visão de mercado e desenvolvimento profissional.

Então pegue seu bloquinho de notas e o cafezinho, que hoje vamos tratar de um tema quente e ver quais as principais dicas para manter um bom networking.

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O que é o networking empresarial?

Networking é um termo em inglês usado para expressar “rede de negócios”, que por si significa conexões e parcerias que sejam benéficas para o crescimento e desenvolvimento de determinada categoria, seja ela pessoal, profissional ou social.

O conceito de networking no meio empresarial é muito parecido com os outros meios, já que seu objetivo central é criar laços com pessoas e empresas que tragam benefícios de ambas as partes. Mas de maneira geral, o networking empresarial tem o objetivo de conectar empresas que possam realizar trocas de experiências, parcerias, dicas de mercado e desenvolvimento.

Essa rede de negócios pode surgir de maneira espontânea, como o colega empreendedor com quem você troca dicas, ou de maneira intencional, que é quando você visa expandir suas conexões e aumentar sua influência.

Benefícios do networking empresarial

O networking empresarial pode parecer um pouco intimidador no primeiro momento, pois exige uma troca com empresas e pessoas que muitas vezes são desconhecidas. 

A parte mais legal do networking, é que o outro também quer essa conexão e está passando pela mesma situação que você, são dois lados da mesma moeda e você precisa dar o primeiro passo para entender o quanto essa rede pode te ajudar a desenvolver seu comércio e a divulgar sua marca.

Agora veja alguns benefícios do networking empresarial:

  • Aprendizado a partir de vivências da rotina de outros comércios.
  • Maior visibilidade do seu negócio.
  • Facilitação em parcerias.
  • Maior influência no seu nicho.
  • Suporte de outras empresas.

Como fazer networking empresarial?

Se você quer iniciar seu networking empresarial talvez esteja se perguntando por onde começar e como fazer networking. 

É por isso que preparei 15 passos para você saber o que fazer nesta fase inicial de aprendizado e entender o que é preciso para dar o pontapé inicial.

1. Estabeleça um objetivo

Começando do começo!

É preciso que você entenda qual seu objetivo com a rede de negócio, o que pretende fazer e receber nestas trocas. É ser mais influente? Alcançar mais clientes? Construir uma rede de apoio e mentoria? 

Estabelecer um objetivo te ajuda a saber como começar e quais os melhores caminhos a tomar durante o trajeto. Então, se o seu objetivo for alcançar mais clientes, por exemplo, você sabe que deve ter conexões que tenham públicos parecidos ou complementares, como uma loja de aparelhos eletrônicos e uma loja de manutenção e venda de peças.

2. Defina os negócios estratégicos para sua estratégia

Após estabelecer um objetivo, você já pode traçar quais são as empresas e nichos mais propícios a algum tipo de parceria e conexão.

Continuando com o exemplo de uma loja de aparelhos eletrônicos que busca expandir sua base de clientes, estabelecer uma parceria com uma loja especializada em manutenção e substituição de peças é uma estratégia vantajosa para ambas as partes. Nessa troca, os clientes que necessitam de reparos podem ser encaminhados para a loja de manutenção, enquanto aqueles interessados na compra de novos dispositivos podem ser direcionados à loja de aparelhos eletrônicos, resultando em benefícios mútuos.

3. Avalie os pontos de interesse em comum

Em uma rede de negócios é preciso que ambas as partes tenham benefícios, isso faz parte da negociação, você precisa levantar quais são os interesses em comum com essa parceria e apresentar para as conexões escolhidas, para que o acordo seja bem firmado e esclarecido.

4. Estabeleça contato e crie conexão antes de pedir ajuda

Já que uma rede de negócios deve ser uma relação amigável de troca, é importante que você estabeleça uma conexão com suas parcerias, compartilhe experiências e ideias, crie uma intimidade saudável para que não pareça apenas um jogo de interesses, mas sim uma troca de informações entre empresas parceiras. 

Após criar este vínculo, fica muito mais fácil pedir dicas e orientações, já que você se mostrou disposto a partilhar suas próprias ideias e ter uma relação contínua.

5. Converse sobre sua proposta de forma direta e cordial

Após ter estabelecido uma conexão, é importante que você proponha de forma direta e cordial sua intenção de parceria, explicando os benefícios que ela pode trazer e abordando as análises que você fez sobre essa estratégia.

6. Mantenha contato frequente

Uma rede de empresas é mantida através da nutrição, do contato frequente, para que a parceria não caia no esquecimento ou que as trocas de informações esfriem aos poucos.

Uma boa opção é a interação através de redes sociais e grupos do Whatsapp, que podem servir como um contato rápido e frequente.

7. Mostre-se disponível para ajudar

Assim como você precisa de dicas e ajuda em algum momento, seus parceiros também podem precisar eventualmente, então ter a disponibilidade de ajudar sempre que puder, garante uma relação saudável onde todos saem ganhando.

8. Crie uma rede de contatos plural

Assim como mencionei antes, o networking empresarial pode ser mantido, mas também explorado e aumentado através de redes sociais, grupos de apoio no Facebook e Whatsapp são bons exemplos de como você pode juntar mais de um contato, cada um em sua devida categoria.

9. Compartilhe seu conhecimento e aproveite o conhecimento do outro

Dependendo do objetivo do seu networking empresarial, pode ser que você se encontre em uma situação onde você tenha mais experiência de mercado e se sinta confortável em compartilhar todas suas dicas para comerciantes mais novos, mas isso não pode te impedir de aprender com outras vivências e de escutar atentamente o que o outro tem a te dizer, quem sabe não sai uma ideia inovadora disso? 

10. Procure por relações de longo prazo

Se você deseja saber quais as principais dicas para manter um bom networking, eu recomendaria um bom investimento por relações de longo prazo.

Manter-se atualizado e criar novas conexões é muito proveitoso, mas estabelecer conexões duradouras é o que vai aumentar sua credibilidade, já que ao decorrer do crescimento das suas conexões, você acaba crescendo junto e vice-versa, pense como você quer ser visto no mercado daqui a alguns anos: com parcerias a longo prazo ou com trocas constantes e inconsistentes?

11. Mantenha o equilíbrio

Manter é uma palavra-chave muito importante e poderosa, pois a constância sempre ganha da pressa desregulada.

Após estabelecer suas conexões e encontrar uma estratégia de networking empresarial, você deve manter uma linha frequente nas suas ações.

12. Participe de eventos

Essa é uma parte bem importante e divertida do networking empresarial, participar de eventos como feiras e palestras que envolvam comerciantes de nichos relacionados ao tema principal.

Um bom lugar para começar é através de eventos e oficinas oferecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Nele você pode acessar diferentes eventos gratuitos disponíveis em vários estados do país.

13. Mantenha suas redes sociais atualizadas

Novidades são sempre bem-vindas, principalmente quando se trata de redes sociais. Manter as redes sociais atualizadas mostra sua atividade e disponibilidade como comerciante.

14. Compartilhe conhecimento valioso para sua rede

Compartilhar dicas valiosas para sua rede é muito importante, pois além de garantir uma conexão de confiança, garante que você tenha dicas valiosas em troca e te mantém relevante dentro da rede de networking.

15. Esteja sempre atento às novidades do mercado

Estar por dentro das novidades te mantém atualizado sobre as tendências de mercado e possíveis novas oportunidades dentro da rede de networking, que além de ser valiosa para você e seus pares, pode ser usada em conjunto.

Veja o texto “Tendências de mercado e consumidor do futuro 2024” em nosso blog!

Exemplos de networking empresarial

Para que você possa visualizar melhor como iniciar a dinâmica , trouxe alguns exemplos de networking empresarial, veja:

  • Eventos de palestras específicas.
  • Grupos de empreendedores em redes sociais.
  • Cursos e workshops.
  • Feiras de negócios local.
  • Voluntariado de empresa.
  • Eventos de cursos de formação relacionados à sua área.

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Conclusão

Hoje vimos sobre como fazer um networking, quais seus benefícios e quais são as principais características desta estratégia de negócio no meio empresarial.

Lembrando que o networking empresarial não precisa ser uma tarefa intimidadora, mas sim uma oportunidade de crescimento mútuo, onde o compartilhamento de conhecimentos e a construção de relações sólidas são fundamentais para o sucesso no seu comércio.

Até logo e boas vendas!

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Vitória Calegari

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