O que limita o crescimento do seu negócio

Um importante estudo sobre empreendedorismo apontou o nível de escolaridade como um dos fatores limitantes ao crescimento dos negócios.

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Queridos leitores, eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui novamente para conversar sobre um assunto muito relevante aos empreendedores brasileiros: o que limita seu crescimento?

Essa pergunta é baseada no resultado de um relatório mundial sobre empreendedorismo. Ele é realizado pelo Global Entrepreneurship Research Association. Uma associação fundada em 1999 quando duas instituições de ensino (uma no Reino Unido e outra nos Estados Unidos) resolveram entender porque alguns países são mais empreendedores que outros.

A parceria deu certo, tanto que estamos conversando aqui sobre o 17º estudo global sobre empreendedorismo publicado pela associação. No Brasil, esse estudo tem a coordenação do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).

Então, com todos apresentados, agora posso falar o que me chamou a atenção no relatório de 2015 (acesse o estudo na íntegra aqui: ). Segundo a análise, o Brasil é altamente criativo e empreendedor. E isso é muito bom, algo que convivemos e sabemos. Apesar de não ser novidade, dá uma sensação bacana ler isso num relatório tão importante, não é?

Então te darei alguns segundos para saborear essa sensação de orgulho de si mesmo. Isso é muito bom, saudável.

Pronto, seus segundos se passaram.

Agora vamos ao ponto em que o relatório lista as limitações para que os pequenos empreendedores brasileiros consigam permanecer e crescer no mercado.

Uma delas, todos sabemos: o Brasil ainda é carente de boas políticas de financiamento para pequenos empreendedores. Temos opções e, segundo a análise, estamos melhor do que há alguns anos. Porém, não é o bastante.

A segunda maior limitação listada é o nível de escolaridade dos donos de pequenos comércios. Quando li isso fiquei tocada. Porque me vi, há alguns anos, na mesma situação. E conheço bem essa história. Até pelo fato de sermos muito “sabidos”, criativos e pró ativos, deixamos o ensino convencional de lado.

Todos conhecemos e convivemos diariamente com pessoas muito inteligentes, que conseguiram superar obstáculos financeiros e estruturais com pouco ou até nenhum estudo. Muitos de nós, empreendedores, somos essas pessoas. Concorda? Sabemos que temos o principal, algo que não se aprende na escola, que é essa garra, essa força, essa imensa capacidade de se reinventar.

Mas também sabemos, lá no fundo, que não ter finalizado os estudos nos limita sim. Mas chegou o momento de mudar essa situação. Afinal, já que conseguimos o mais difícil, é hora de pensar em concluir o convencional. Se um estudo sério aponta uma forma de seu negócio crescer mais e ficar ainda melhor, você não vai deixar de ouvir, vai?

SUPLETIVO A DISTÂNCIA

Hoje em dia é ainda mais descomplicado concluir os ensinos fundamental e médio e até fazer uma faculdade. Graças à internet, é possível estudar no seu tempo disponível, de sua casa ou do trabalho, no ônibus e até na praça. Você escolhe o local. Eu tive uma experiência de Ensino à Distância pela internet e foi muito bacana.

Na prática, é o que relatei acima. Você faz seu horário. É claro que há prazo máximo para envio das lições, por exemplo. Mas nada que vá tomar muito seu tempo. E, se o curso é sério e certificado pelo Ministério da Educação, a prova final é realizada de forma presencial em alguma unidade ou polo da escola virtual. Num único dia. Muito descomplicado!

Pelo que pesquisei, não há supletivo a distância gratuito. Se encontrar algo assim na internet, desconfie e verifique se a escola é autorizada pelo MEC, na Secretaria de Educação do seu estado.

Mas há muitas opções com custos bem acessíveis. Em todos os casos, não esqueça de conferir a regularidade junto ao Ministério da Educação.

SUPLETIVO PRESENCIAL

Eu finalizei meus estudos de ensino médio num supletivo presencial porque ainda não havia o Ensino à Distância Virtual. Na época, consegui finalizar tudo no prazo mínimo de seis meses e foi muito bom. Eu ia a escola somente para tirar dúvidas e realizar as provas. Com o certificado, consegui me matricular numa faculdade e estudei jornalismo. Ou seja, vale a pena! Procure por escolas que ofereçam o Supletivo Presencial em sua cidade.

CURSOS ON LINE PARA EMPREENDEDORES

Além do Ensino Regular, outra boa opção para revitalizar seu conhecimento são os cursos destinados a empreendedores.

O SEBRAE possui um site de ensino a distância com cursos em diversas áreas. São abordagens mais complexas e aprofundadas. A metodologia é bem bacana com professora virtual e até colegas de classe! Eu fiz o curso sobre precificação para escrever meus primeiros posts aqui no blog. Foi intenso porque, como falei, são cursos mais complexos. Mas valeu a pena.

Vai lá dar uma “passeada”. É de graça e virtual: https://ead.sebrae.com.br/

Espero que este post te anime a voltar aos estudos. Não deixe que uma limitação diminua suas chances de crescimento. Aproveite o que a internet nos oferece hoje e estude. Conclua seu ensino convencional porque sabedoria você tem de sobra. Está aí seu comércio para mostrar do que você é capaz.

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se