Semana do Consumidor 2024: Ideias de promoções

Descubra como vender mais na semana do consumidor 2024 através de algumas ações promocionais!

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O que você vai ver nesse texto:

Ao decorrer do nosso calendário anual, temos diversas datas comemorativas em homenagem a diferentes tipos de grupos e celebrações, inclusive com datas que se estendem a mais de um dia, como acontece com o carnaval e a semana do consumidor, por exemplo.

Hoje vamos dar uma olhada em ações e dicas para dar aquela turbinada no seu comércio na semana do consumidor 2024.

Quando começa a Semana do Consumidor 2024?

E quando é a semana do consumidor em 2024?

A semana do consumidor em 2024 será entre os dias 14 e 18 de março.

Junto a ela, existe a expectativa de consumidores em encontrarem itens promocionais ou algum tipo de desconto nas lojas.

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Dicas para celebrar o Dia do Consumidor

A semana do consumidor é momento de celebrar e oferecer vantagens aos que diariamente contribuem no crescimento do seu comércio: os consumidores.

Para isso, é preciso que você se organize com antecedência e siga o planejado, e foi pensando nestas ações que separei algumas dicas para que você aproveite esse momento e melhore seu fluxo de vendas na data.

Ideias de promoções

É importante que você tenha em mente que talvez seus clientes estejam na expectativa de promoções na semana do consumidor, por isso é bom ter algumas cartas na manga para momentos como esse.

Cupom de desconto

Criar uma promoção na semana do consumidor através de cupons de desconto é uma estratégia muito utilizada, principalmente para períodos específicos, pois cupons de desconto são promoções com nome, data de validade e com diferentes requisitos, como por exemplo “20% OFF em compras acima de R$150” ou “ganhe R$10,00 de desconto em todos os produtos de higiene”.

Cupom de primeira compra

O cupom de primeira compra é um ótimo incentivo para atrair novos clientes, é legal que as condições dele sejam mais livres, sem estipular um valor mínimo de compra ou um produto específico.

É interessante que esse tipo de cupom seja divulgado em canais de comunicação que atinjam uma quantidade considerável de pessoas, como nas redes sociais ou em campanhas de anúncio, por exemplo. 

Cupom de entrega grátis

De acordo com uma pesquisa feita pela MindMiners, 87% dos consumidores já desistiram de um carrinho de compras no final do processo e boa parte se deve ao valor do frete.

Por isso o cupom de entrega grátis tem se tornado cada vez mais atrativo ao público consumidor, que consegue visualizar o valor da compra baseado no produto, e não na soma dele ao frete.

Reprodução | Página "Olha Isso"

Cupom fidelidade

Nada mais justo do que um cupom dê desconto para clientes que já são fiéis ao seu comércio e também esperam algum tipo de retorno em datas especiais. 

O cupom de fidelidade pode ser aplicado com condições como o número de compras, exemplo: “após 5 pedidos feitos pelo site, o 6º é grátis”, ou algo nesse sentido, isso também pode valer para pedidos da sua loja física.

Recompense seus melhores clientes com um sistema de fidelidade

O sistema de fidelidade é feito para estreitar o relacionamento entre seus clientes e seu comércio, com o objetivo de tornar sua loja a opção número um do seu cliente.

Esse sistema é feito através do cadastro de clientes, pesquisas de satisfação, benefícios especiais e demais ações que criam um ambiente propício para seu cliente se sentir cada vez mais confortável e com suas necessidades atendidas. Além disso, existem diferentes vantagens em manter os clientes fiéis, como o melhor enfrentamento da concorrência, maiores vendas com menores investimentos e a construção de uma base de clientes fiéis e confiáveis.

Veja mais sobre o assunto no texto "Como fidelizar clientes com estratégias simples" em nosso blog!

Anuncie novos produtos

Aproveite o clima de novidades para anunciar aquele novo produto que chegou na sua loja, esse é um momento apropriado para dar destaque a lançamentos e estreias.

Comunique as promoções diretamente aos seus melhores clientes

Uma boa opção é trazer maior exclusividade aos clientes que mais te acompanham e contribuem para suas vendas, pois essa ação além de fidelizar, traz uma garantia maior no sucesso de vendas, pois são clientes que já sabem como funciona seu comércio e já estão pré-dispostos a fechar uma compra.

Fique de olho: o que os principais varejistas oferecem na semana do consumidor

Antes de embarcar nessa onda de promoções, é legal ver algumas referências do que outros varejistas oferecem nessas datas.

Amazon

A semana do consumidor Amazon 2023 teve início no dia 13 e terminou no dia 20 de março. 

Nessa semana de promoções, os clientes aproveitaram até 60% de desconto em todo o site, a marca optou por ofertas generalizadas no site.

Magalu

Já a semana do consumidor Magalu, optou por uma estratégia de vendas mais voltada para seu aplicativo, que facilita na navegação e recebimento de novidades. 

Através do SuperApp Magalu, os clientes dão um “like” nos produtos desejados, ativam as notificações e são avisados por lá quando os preços caem.

Casas Bahia

A comunicação das Casas Bahia em relação a semana do consumidor indica que haverá 50 milhões em descontos e cupons, frete grátis em milhares de produtos, e parcelamento das compras em até 30x sem juros no cartão da loja.

Claro que essa é uma abordagem mais chamativa e é preciso ler as condições que são aplicadas em cada produto, mas note que foram destacados mais de um benefício, como descontos em produtos, cupons, frete grátis e opções de parcelamento.

Shoptime

Já a Shoptime, optou por uma comunicação mais geral, divulgando promoções gerais no site destacando benefícios de cashback.

Pernambucanas

A loja Pernambucanas tem sido mais discreta em relação às divulgações promocionais, mas um de seus últimos destaques foi a quinzena do consumidor, destacando promoção em aparelhos de eletro.

Carrefour

De acordo com o site promoo, a semana do consumidor no Carrefour apresenta descontos que podem atingir até 60% em alguns produtos, variando conforme a categoria, tanto itens alimentares quanto eletrônicos,  como smartphones, notebooks, eletrodomésticos e televisores.

Como a comunicação também é bem generalizada, é importante que o consumidor verifique quais são os itens que se aplicam a estas promoções.

O Boticário

A O Boticário se trata de um nicho mais específico, então suas ações em relação a semana do consumidor são ofertas gerais, nas linhas de maquiagem, cuidados para a pele e cabelos, produtos infantis e perfumaria. Neste caso, o consumidor precisa acessar o site para verificar os itens promocionais, essa é uma estratégia de atração bem utilizada por alguns segmentos, principalmente no comércio eletrônico.

Ponto Frio

Seguindo a mesma pegada das Casas Bahia, a loja Ponto Frio comunica suas promoções da semana do consumidor destacando itens que vão até 70% OFF, com frete grátis, cupons de desconto e parcelamento de até 30x sem juros.

Divulgue seus canais de venda online

A divulgação online tem sido o meio mais rápido e eficiente de promover e espalhar novidades, promoções a clientes e ao público em geral, e claro que não seria diferente na semana do consumidor.

É importante que você comece a divulgar suas novidades com antecedência, e não no exato momento em que começa a semana do consumidor, nesse caso nos dias 14 e 18 de março de 2024.

A divulgação online pode ser feita através de mídias sociais como Instagram, Facebook, TikTok e até mesmo o próprio Google!

Veja mais sobre canais de divulgação em nosso texto “A experiência do cliente em seus canais de divulgação”!

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Conclusão

Hoje vimos de forma mais específica sobre os atos promocionais da semana do consumidor.

Para aproveitar ao máximo, é importante que você se organize nas estratégias como cupons de desconto, promoções de primeira compra, entrega grátis e programas de fidelidade, além é claro, da divulgação online.

Foi muito bom ter esse papo com você, espero que esteja preparado para garantir o sucesso durante a semana do consumidor! 

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Vitória Calegari

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