Aprenda como usar vídeos, cartazes, leituras e Whatsapp para treinar sua equipe e otimizar seu tempo.
Aprenda como usar vídeos, cartazes, leituras e Whatsapp para treinar sua equipe e otimizar seu tempo.
Ao contratar é muito comum que comerciantes procurem por funcionários com experiência, na ilusão de que um empregado experiente não precisa de treinamento. Já falamos no texto 6 dicas simples para motivar a sua equipe (link ao final deste texto) que, ao contrário do que muitos donos do próprio negócio pensam, a promoção de treinamentos não é perda de tempo, mas sim uma ótima forma de motivar a equipe e obter resultados!
Eu conversei com a especialista em treinamento da Nextar, Franciny Bartolo, sobre ferramentas e técnicas de treinamento eficientes, em conta e compatíveis com qualquer segmento do varejo. Pensando nos diferentes métodos de aprendizagem, separamos quatro tópicos:
Vídeos, além de serem atrativos, garantem que todos os funcionários, antigos ou recém contratados, recebam o mesmo treinamento. E além de padronizar a capacitação, você se certifica que todas as informações importantes sejam repassadas.
Procure por vídeos que falem sobre segurança do trabalho, técnicas de venda e relações interpessoais que estejam de acordo com a conduta e a necessidade da sua empresa. Você também pode produzir seu próprio conteúdo, tornando a aprendizagem muito mais direcionada. Algo simples, como apenas você passando uma informação importante, gravado do seu celular mesmo.
Mesmo que o objetivo seja um vídeo descontraído, siga estas dicas para torná-lo mais profissional:
E além das orientações técnicas acima:
E para te ajudar a editar, dá uma olhada nesses editores de vídeo grátis:
Cartazes são poderosos recursos visuais quando usados corretamente. Você pode usar um cartaz para reforçar táticas de venda ou para relembrar as metas da empresa. Também separei algumas dicas sobre esse recurso:
O aplicativo tem se revelado um grande aliado do varejo e pode te ajudar muito na hora de treinar seus funcionários além de abrir a possibilidade de orientar, em tempo real, vendedores externos.
Entre outras diversas facilidades, o utilitário permite que o funcionário compartilhe uma situação que precisa de atenção na hora que ela acontece, com detalhes, tornando a orientação muito mais rica.
Mas você precisa de cautela para evitar constrangimentos e aproveitar o app ao máximo:
Seguindo as sugestões acima, você evita a exposição dos seus colaboradores e flexibiliza seu tempo.
Livros são fontes valiosas de conhecimento. Todo empreendedor em busca de diferenciais pode encontrar nos livros a motivação que precisa para sua equipe de venda e atendimento. Com pesquisas rápidas, você encontra livros muito bons e focados no preparo de equipes e líderes (porque você também precisa de treinamento) para criar seu acervo profissional. E muitas lojas virtuais oferecem exemplares digitalizados totalmente gratuitos!
Ao indicar uma leitura ao seu colaborador:
Muitas vezes o aprendizado vai além do audiovisual. Algumas pessoas chegam a utilizar o tato para absorver conhecimento, se movendo, tocando, montando e desmontando para estimular o aprendizado. Nesses casos, elabore situações de prática! Para Franciny, “é importante conhecer o seu colaborador, saber por qual canal ele se interessa mais”. Além disso, a especialista lembra que você pode convidar o seu funcionário a colaborar com a criação de diferentes materiais e que “muitas vezes os colaboradores não são convidados a aprender, são impostos”. Observe o comportamento do seu funcionário. Se ele é muito expressivo, por que não o chamar para gravar um vídeo?
Ela ainda completa: “a participação do funcionário, na produção desses conteúdos, aumenta significativamente na eficácia do treinamento, pois além da sensação de pertencimento que essa participação gera, também traz uma responsabilidade maior na execução da prática do funcionário. O seu colaborador, que está o tempo todo em contato com o público, traz a realidade ‘nua e crua’ das necessidades dos clientes, isso também acelera a eficiência do seu negócio”.
Tenha em mente que você deve estimular o funcionário a buscar qualificação. Há cursos profissionalizantes gratuitos por todo o Brasil, tanto presenciais quanto on-line. Mas cuidado ao indicar cursos fora do horário de expediente. As leis trabalhistas consideram como de serviço efetivo não só o tempo em que o empregado se encontra trabalhando, mas também o período à disposição do empregador.
E lembre-se: embora seja de grande vantagem ao trabalhador, o empregador que oferece cursos e treinamentos aos seus empregados também é beneficiado. Com a equipe qualificada, a produtividade é maior e o retorno financeiro também! Portanto, libere o acesso à internet para que tenham acesso aos vídeos, áudios e outros conteúdos que você ache relevante serem compartilhados e mantenha um combinado amigável sobre o uso de computadores e celulares durante o expediente.Nós já falamos aqui no blog sobre como você pode utilizar o WhatsApp para aumentar suas vendas. O que você acha de um texto sobre os recursos do WhatsApp que podem te ajudar a treinar seus funcionários? Escreva nos comentários se esse assunto te ajudaria ou deixe sua sugestão de tema!
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Infográfico para Baixar (folha A4) | Linguagem corporal para vender mais
Para fazer o download gratuito do Programa NEX | Download gratuito
Este tema foi assunto de nossa live "Papo de Balcão". Se você não conseguiu acompanhar ao vivo, não se preocupe, esse e outros vídeos com dicas para o pequeno comércio estão disponíveis em nosso Canal do YouTube.
Edson
Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!