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Gestão

4 formas de treinar seu funcionário sem interromper seu trabalho

Aprenda como usar vídeos, cartazes, leituras e Whatsapp para treinar sua equipe e otimizar seu tempo.

Aprenda como usar vídeos, cartazes, leituras e Whatsapp para treinar sua equipe e otimizar seu tempo.

Ao contratar é muito comum que comerciantes procurem por funcionários com experiência, na ilusão de que um empregado experiente não precisa de treinamento. Já falamos no texto 6 dicas simples para motivar a sua equipe (link ao final deste texto) que, ao contrário do que muitos donos do próprio negócio pensam, a promoção de treinamentos não é perda de tempo, mas sim uma ótima forma de motivar a equipe e obter resultados!

Eu conversei com a especialista em treinamento da Nextar, Franciny Bartolo, sobre ferramentas e técnicas de treinamento eficientes, em conta e compatíveis com qualquer segmento do varejo. Pensando nos diferentes métodos de aprendizagem, separamos quatro tópicos:

Vídeos

Vídeos, além de serem atrativos, garantem que todos os funcionários, antigos ou recém contratados, recebam o mesmo treinamento. E além de padronizar a capacitação, você se certifica que todas as informações importantes sejam repassadas.  

Procure por vídeos que falem sobre segurança do trabalho, técnicas de venda e relações interpessoais que estejam de acordo com a conduta e a necessidade da sua empresa. Você também pode produzir seu próprio conteúdo, tornando a aprendizagem muito mais direcionada. Algo simples, como apenas você passando uma informação importante, gravado do seu celular mesmo.

Mesmo que o objetivo seja um vídeo descontraído, siga estas dicas para torná-lo mais profissional:

 

E além das orientações técnicas acima:

  • faça um roteiro de ideias/assuntos, não de falas;
  • quanto menos decoradas as falas forem, maior será a aceitação;
  • evite vídeos muito longos;
  • dê exemplos reais.

E para te ajudar a editar, dá uma olhada nesses editores de vídeo grátis:

  • Magisto: é um aplicativo de edição de vídeo para Android IOS. Você também pode utilizar o site para criar vídeos a partir de fotos, temas prontos, músicas e outros vídeos. Quando finalizado, o vídeo editado é enviado para o seu e-mail;
  • WeVideo: assim como o anterior, é em inglês, mas super simples de usar. Com o WeVideo você pode organizar diversos dos seus arquivos de imagem e vídeo e fazer o download da sua edição diretamente do site.

Cartazes

Cartazes são poderosos recursos visuais quando usados corretamente. Você pode usar um cartaz para reforçar táticas de venda ou para relembrar as metas da empresa. Também separei algumas dicas sobre esse recurso:

  • Fotojet: é um editor de imagens com modelos prontos e gratuitos de cartazes para você usar como base;
  • no caso de imprimir, lembre-se de manter os cartazes a altura dos olhos e de preferência em áreas que somente os funcionários tenham acesso;
  • a linguagem deve ser simples e clara;
  • evite textos longos, dê preferência aos tópicos;
  • o contraste entre as letras e cores de fundo é muito importante. (Letras brancas tendem a se destacar muito mais num fundo preto do que num amarelo, por exemplo);
  • evite fontes muito desenhadas, elas podem dificultar a leitura;
  • use o infográfico que a Carol do NEX fez sobre linguagem corporal para vender mais, disponível ao final deste texto.

WhatsApp

O aplicativo tem se revelado um grande aliado do varejo e pode te ajudar muito na hora de treinar seus funcionários além de abrir a possibilidade de orientar, em tempo real, vendedores externos.

Entre outras diversas facilidades, o utilitário permite que o funcionário compartilhe uma situação que precisa de atenção na hora que ela acontece, com detalhes, tornando a orientação muito mais rica.

Mas você precisa de cautela para evitar constrangimentos e aproveitar o app ao máximo:

  • crie um grupo para assuntos da empresa. Assuntos pessoais não devem ser tratados nesse grupo;
  • estabeleça um horário limite para troca de mensagens no grupo da empresa;
  • o grupo deve ser usado quando o recado for para todos e as opiniões possam ser compartilhadas entre os empregados;
  • estimule a troca de informações entre funcionários. Quando bem orientados, podem resolver dúvidas entre si, no caso de você não estar disponível;
  • utilize listas de transmissão quando o comunicado for para todos, mas você precisa que o retorno seja individual;
  • marque com estrela as mensagens importantes que você não pôde ler com atenção.

Seguindo as sugestões acima, você evita a exposição dos seus colaboradores e flexibiliza seu tempo.

Indicação de Leituras

Livros são fontes valiosas de conhecimento. Todo empreendedor em busca de diferenciais pode encontrar nos livros a motivação que precisa para sua equipe de venda e atendimento. Com pesquisas rápidas, você encontra livros muito bons e focados no preparo de equipes e líderes (porque você também precisa de treinamento) para criar seu acervo profissional. E muitas lojas virtuais oferecem exemplares digitalizados totalmente gratuitos!

Ao indicar uma leitura ao seu colaborador:

  • peça que ele anote tópicos importantes e dúvidas;
  • leia com atenção e sugira a leitura apenas dos trechos ou capítulos relevantes para a atividade que ele exerce;
  • proponha que ele compartilhe o que aprendeu com você e reforce os pontos mais significativos;
  • não exija que ele compre um livro, disponibilize uma cópia.

Considerações Gerais

Muitas vezes o aprendizado vai além do audiovisual. Algumas pessoas chegam a utilizar o tato para absorver conhecimento, se movendo, tocando, montando e desmontando para estimular o aprendizado. Nesses casos, elabore situações de prática! Para Franciny, “é importante conhecer o seu colaborador, saber por qual canal ele se interessa mais”. Além disso, a especialista lembra que você pode convidar o seu funcionário a colaborar com a criação de diferentes materiais e que “muitas vezes os colaboradores não são convidados a aprender, são impostos”. Observe o comportamento do seu funcionário. Se ele é muito expressivo, por que não o chamar para gravar um vídeo?

Ela ainda completa: “a participação do funcionário, na produção desses conteúdos, aumenta significativamente na eficácia do treinamento, pois além da sensação de pertencimento que essa participação gera, também traz uma responsabilidade maior na execução da prática do funcionário. O seu colaborador, que está o tempo todo em contato com o público, traz a realidade ‘nua e crua’ das necessidades dos clientes, isso também acelera a eficiência do seu negócio”.

Tenha em mente que você deve estimular o funcionário a buscar qualificação. Há cursos profissionalizantes gratuitos por todo o Brasil, tanto presenciais quanto on-line. Mas cuidado ao indicar cursos fora do horário de expediente. As leis trabalhistas consideram como de serviço efetivo não só o tempo em que o empregado se encontra trabalhando, mas também o período à disposição do empregador.

E lembre-se: embora seja de grande vantagem ao trabalhador, o empregador que oferece cursos e treinamentos aos seus empregados também é beneficiado. Com a equipe qualificada, a produtividade é maior e o retorno financeiro também! Portanto, libere o acesso à internet para que tenham acesso aos vídeos, áudios e outros conteúdos que você ache relevante serem compartilhados e mantenha um combinado amigável sobre o uso de computadores e celulares durante o expediente.Nós já falamos aqui no blog sobre como você pode utilizar o WhatsApp para aumentar suas vendas. O que você acha de um texto sobre os recursos do WhatsApp que podem te ajudar a treinar seus funcionários? Escreva nos comentários se esse assunto te ajudaria ou deixe sua sugestão de tema!

Links úteis:

Post | 6 dicas simples para motivar a sua equipe

Post | WhatsApp para aumentar suas vendas

Infográfico para Baixar (folha A4) | Linguagem corporal para vender mais

Para fazer o download gratuito do Programa NEX | Download gratuito

Este tema foi assunto de nossa live "Papo de Balcão". Se você não conseguiu acompanhar ao vivo, não se preocupe, esse e outros vídeos com dicas para o pequeno comércio estão disponíveis em nosso Canal do YouTube.

 

Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

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