Dicas para qualquer comércio lucrar no Dia das Mães

Saiba como aumentar suas vendas adicionando algumas novidades para o dia das mães na sua loja.

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O dia das mães é uma das datas que mais movimentam o varejo. Todo tipo de comércio pode lucrar nessa época, mas para isso acontecer, não pode fazer como a maioria dos brasileiros e deixar para a última hora! 

Com isso, aqui vão mais algumas dicas (que você já pode ir colocando em prática) de como abordar esse dia das mães 2024.

Adapte seu comércio para vender online

A venda online vai muito além de comercializar um produto de maneira virtual, ela traz a sua loja, seus produtos, seu jeito e forma de vender também no mundo virtual.

Imagine que alguém passa de carro pela sua loja física em um feriado, está tudo fechado e a pessoa fica curiosa para saber mais sobre seus produtos, valores, possíveis promoções e ao pesquisar na internet não consegue encontrar nada, nenhum rastro seu.

Isso é mais comum do que parece, pois a venda online traz a possibilidade de você atingir um público que não conseguem se fazer presentes na loja física naquele momento da compra, e pensando nisso, vender online é aumentar significativamente o número de vendas.

Agora você pode fortalecer a sua presença online com Nex! Por meio do recurso de catálogo digital, você pode divulgar os seus produtos pelas redes sociais e receber pedidos online! Acesse o site de catálogo digital e conheça mais sobre.

Planeje-se antecipadamente

Parece brincadeira, mas nós, brasileiros, precisamos ser constantemente lembrados de que uma data importante está próxima. 

Uma vitrine bem decorada já atrai o cliente, mas é preciso deixar claro que o dia das mães está chegando, só assim o consumidor tem certeza de que ele pode encontrar o presente ideal na sua loja. 

Sendo assim, procure decorar sua loja com corações, flores, laços e outras coisas que são associadas às mães. Crie um ambiente de carinho e gratidão, trabalhe com a memória afetiva e utilize frases de agradecimento a todo incentivo e cuidado que você recebeu. 

Uma ideia bacana é combinar esses elementos com decorações feitas por crianças: dizeres com letrinhas feitas à mão, pinturas de tinta guache, rabiscos em molduras e o que mais você conseguir pensar.

Identifique seu público alvo

Seu público-alvo é formado pelas pessoas que possivelmente se interessam pelo seu produto, aqueles que você deseja atrair para seu comércio através de ações promocionais e campanhas. Em outras palavras, seu público-alvo é a imagem do cliente que você almeja.

Identificar o público-alvo te ajuda a entender qual a melhor forma de se comunicar com determinada ação comercial (nesse caso o dia das mães) e qual a melhor forma de atrair esse público para sua loja.

Então, por exemplo, se você entende que seu público-alvo do momento são pessoas que compram presentes especificamente para mães, já é possível identificar itens comuns para essas mulheres, que podem ser pouco ou muito variados, dependendo da faixa etária. 

Identificando estes itens, você já pode pensar em kits e ofertas promocionais que serão vendidos com o objetivo de alcançar esse público nessa data especial.

Ofertas e promoções especiais

Por ser uma data comemorativa, já é esperado pelo público que haja alguma promoção no mês das mães, direcionado a produtos comprados para presentear.

Por isso é importante que você se programe para oferecer uma ou mais ações promocionais. Veja algumas ideias:

Kits de dia das mães

Uma ideia de promoção no mês das mães é a criação de kits promocionais, aqueles do tipo leve 3 pague 2!

Além de incentivar a compra de mais itens, a ideia de presentear alguém com mais de um produto aumenta as chances de comprar algo que ela realmente goste.

Confira nossa página de controle de promoção e fique por dentro de todas as funcionalidades desse recurso dentro de um sistema de gestão! Acesse o controle de promoções Nex.

Brindes e sorteios

Você deve pisar no freio com essa ideia. É comum querer distribuir brindes que chamem atenção, mas você precisa levar em consideração o ticket médio da sua loja.

Ainda seguindo a ideia dos kits, você pode montar um número limitado de cestas com os produtos que você tem parado em estoque e sortear entre os clientes que comprarem acima de um valor bacana. Entre em contato com salões de beleza e lojas de cosméticos e proponha uma parceria vantajosa. 

Traga inovação e novidades para o dia das mães, negocie um “dia de beleza” com escova, manicure e pedicure ou um kit de maquiagem para sortear entre os fregueses. Você deve tentar um desconto em troca da divulgação e o legal é que o sorteado precisa ir até a outra loja para buscar o prêmio. Assim o parceiro também tem chance de fidelizar esse cliente.

Lembre-se da experiência do cliente

A experiência de compra fala muito sobre o conforto do cliente em relação a sua loja, não apenas no sentido físico e decorativo, mas através do atendimento personalizado, facilidade de pagamento e ao acolhimento geral.

Veja mais sobre o assunto no texto “Experiência do cliente: o que é, vantagens e dicas para aprimorar” 

Embrulho de presentes gratuito

É comum que seja cobrado um valor extra para vendas de presente, principalmente pelo trabalho de embrulho, que dependendo da embalagem, pode se tornar um desafio.

Você pode neste dia das mães, oferecer o embrulho gratuito para compras em itens temáticos desta data. Ah, e claro, não esqueça de divulgar isso em suas redes sociais e principais canais de comunicação.

Entrega especial

Uma boa ideia também, é reservar um cantinho especial com mensagem  de dia das mães para clientes que queiram presentear com cartões escritos à mão, aquele bom e velho toque de carinho.

Veja algumas frases para cartão de dia das mães:

  • Meu porto seguro, teu amor é eterno, sincero e puro.
  • No dia das mães, minha gratidão floresce, já que com teu abraço, toda dor desaparece.
  • Mãe, teu carinho é o mais doce abrigo, te amo para sempre!
  • Dedico todo meu amor àquela que me ensinou tanto. Feliz dia das mães!

Pense nas mamães com filhos pequenos

Mesmo que sua loja trabalhe com um produto de alta circulação ou serviço de sucesso, a vontade de inovar e atender outras demandas não pode desaparecer. Apesar de não comprarem com o próprio dinheiro, crianças têm um poder de decisão altíssimo nas escolhas dos pais. 

A partir do momento que o filho se sente desconfortável em algum lugar, a atenção dos pais vai totalmente para o pequeno, mas você precisa que os pais estejam de olho nas suas ofertas. Então, que tal montar um espaço kids? Mesmo que temporariamente, você pode destinar um espaço da sua loja para o entretenimento dos filhos dos seus clientes; com jogos, brinquedos, desenhos para colorir e cartões com mensagem dia das mães para clientes que queiram comprar algo personalizável para crianças. 

Contando com a supervisão de um funcionário, os pais ficam tranquilos para escolher produtos com mais calma e acabam passando mais tempo dentro da loja. Mais tempo dentro do seu estabelecimento é equivalente a mais produtos sendo comprados!

Divulgue muito bem a suas ações para o dia das mães

Não vai adiantar muito se você tiver uma ideia excelente para o dia das mães e seus clientes não ficarem sabendo, por isso é importante que você inclua estratégias de marketing em redes sociais, e-mails, parcerias e outros.

Use os desenhos e escritas de crianças para ilustrar seus posts; divulgue o catálogo, kits, brindes, sorteios e o espaço kids. Veja a seguir exemplos de divulgação em mídia para o dia das mães:

  • Fotos da decoração em postagens no Instagram e Facebook.
  • Postagem diária no Instagram Stories e Whatsapp das promoções (panfleto virtual) com produtos e valores.
  • Publicação dos materiais nas redes sociais de lojas parceiras.

Faça o acompanhamento pós-venda

Como costumo dizer, uma venda nunca acaba no pagamento. 

Ter o momento de pós-venda, ou seja, do acompanhamento e nutrição do relacionamento com o cliente após uma venda, é essencial para que você entenda como está a experiência dele em relação ao seu produto, atendimento, etc.

Envio de agradecimentos

Se você tem costume de cadastrar seus clientes através de uma planilha ou sistema de gestão, sabe que as informações pessoais cadastradas são indispensáveis na hora de entrar em contato.

Com e-mail ou Whatsapp em mãos, envie uma mensagem de agradecimento e mantenha acesa a ideia de que você está ali presente para o que precisar, afinal, quem é visto é lembrado.

Se você precisa de ideias de mensagens para seus clientes, veja o texto “ChatGPT: o que é e como usar a ferramenta na sua loja”, com dicas de como essa ferramenta pode gerar textos personalizados para seus clientes e conteúdos em redes sociais.

 Solicitação de Feedback

Após uma ação promocional, é legal que você solicite feedback para seus clientes a fim de entender o que funcionou de fato e o que você pode melhorar na próxima vez.

Se você quer saber mais sobre feedback e como recolher de seus clientes, acesse o texto “Feedback de clientes: como coletá-los e usá-los a seu favor” aqui no blog! 

 Programa de fidelidade

Sabe aqueles panfletos de restaurantes que indicam que no após uma quantidade de pedidos você ganha algo grátis? Então, é mais ou menos por aí que quero chegar.

O programa de fidelidade é feito através de diferentes ações que estimulam o cliente a comprar sempre na sua loja.

Você pode fazer e organizar tudo através de um sistema de gestão, que possui funcionalidades de acúmulo de pontos, criação de ações de marketing para a lista de aniversariantes e resgate de clientes inativos em um determinado período.

E adivinha? Tudo isso pode ser feito consultando o relatório de clientes do Nex, um sistema de gestão completo e cheio de recursos de venda que vão agilizar seu comércio. Baixe o sistema Nex e tenha acesso a diferentes recursos de venda que auxiliam na gestão da sua loja!

 Conclusão

Eu sei, criar promoções, estudar o público-alvo e enviar pedidos de feedback pode ser algo intimidador logo de cara, mas eu te garanto que nada disso é novidade no seu dia-a-dia.

A verdade é que fazemos muitas coisas de forma natural e intuitiva, apenas porque funciona. Mas o objetivo dessa postagem é que você consiga aplicar isso com antecedência e de forma profissional, para que aí sim, consiga ver diferença nas suas ações de venda.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo, nos vemos em outros temas e telas. Um abraço e boas vendas!

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Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

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