O dia das mães é uma das datas que mais movimentam o varejo e todo tipo de comércio pode lucrar nessa época.
Com a chegada de uma data importante, o comércio se movimenta para elaborar promoções que chamem atenção. Mas antes de compartilhar algumas dicas do que você pode fazer para se destacar no Dia das Mães, gostaria de lembrá-lo que bom atendimento ao cliente é a melhor oferta.
Atendentes disponíveis e solícitos são indispensáveis. Eles precisam estar preparados para responder perguntas com o mínimo de informação, como: “Minha mãe tem 50 anos, você acha que este vestido serve nela?” ou a clássica “Eu não sei do que minha mãe gosta, o que devo levar?”. As respostas não precisam estar corretas, mas precisam ser educadas e valorizar o produto. Para a primeira pergunta de exemplo, uma resposta adequada seria “Não tem problema se você não tem certeza do tamanho, nós fazemos a troca em até tantos dias!”; e para a segunda, tente algo como “Um produto muito procurado é esse aqui! Que tal aproveitar que está na promoção?”.
O dia das mães é uma das datas que mais movimentam o varejo. Todo tipo de comércio pode lucrar nessa época, mas para isso acontecer, não pode fazer como a maioria dos brasileiros e deixar para a última hora! Portanto, aqui vão mais algumas dicas (que você já pode ir colocando em prática) de como abordar o Dia das Mães nos mais diversos segmentos.
Muitos comércios estão se reinventando durante este período de isolamento, em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus.
Pensando na situação atual e no desejo do comerciante de continuar vendendo nesta data, escrevemos algumas dicas para você contornar esta crise e vender pelas Redes Sociais!
Confira tudo o que você precisa saber para criar um e-commerce de forma simples, clicando no link do Manual Prático de Vendas pelas Redes Sociais para Pequenos Negócios, disponível no final deste texto.
Lembre-se que nunca é tarde para se reinventar e buscar por novas oportunidades! As vendas não podem parar.
Parece brincadeira, mas nós, brasileiros, precisamos ser constantemente lembrados de que uma data importante está próxima. Uma vitrine bem decorada já atrai o cliente, mas é preciso deixar claro que o Dia das Mães está chegando, só assim o consumidor tem certeza de que ele pode encontrar o presente ideal na sua loja.
Sendo assim, procure decorar sua loja com corações, flores, laços e outras coisas que são associadas às mães. Crie um ambiente de carinho e gratidão. Trabalhe com a memória afetiva e utilize frases de agradecimento a todo incentivo e cuidado que você recebeu.
Uma ideia bacana é combinar esses elementos com decorações feitas por crianças: dizeres com letrinhas feitas à mão, pinturas de tinta guache, rabiscos em molduras e o que mais você conseguir pensar.
O intuito é formar caixas, cestas e kits de produtos relacionados entre si. Você pode deixar que o cliente escolha os produtos ou também pode deixar os kits preparados e com preço fixo, já com desconto. O objetivo principal é fazer o estoque girar. Fique com algumas ideias:
Você deve pisar no freio com essa ideia. É comum querer distribuir brindes que chamem atenção, mas você precisa levar em consideração o ticket médio da sua loja. Ainda seguindo a ideia dos kits, você pode montar um número limitado de cestas com os produtos que você tem parado em estoque e sortear entre os clientes que comprarem acima de um valor bacana.
Entre em contato com salões de beleza e lojas de cosméticos e proponha uma parceria vantajosa. Negocie um “dia de beleza” com escova, manicure e pedicure ou um kit de maquiagem para sortear entre os fregueses. Você deve tentar um desconto em troca da divulgação e o legal é que o sorteado precisa ir até a outra loja para buscar o prêmio. Assim o parceiro também tem chance de fidelizar esse cliente.
Mesmo que sua loja trabalhe com um produto de alta circulação ou serviço de sucesso, a vontade de inovar e atender outras demandas não pode desaparecer. Apesar de não comprarem com o próprio dinheiro, crianças têm um poder de decisão altíssimo nas escolhas dos pais. A partir do momento que o filho se sente desconfortável em algum lugar, a atenção dos pais vai totalmente para o pequeno, mas você precisa que os pais estejam de olho nas suas ofertas. Então, que tal montar um espaço kids? Mesmo que temporariamente, você pode destinar um espaço da sua loja para o entretenimento dos filhos dos seus clientes; com jogos, brinquedos, desenhos para colorir e cartões de dia das mães para confeccionar. Contando com a supervisão de um funcionário, os pais ficam tranquilos para escolher produtos com mais calma e acabam passando mais tempo dentro da loja. Mais tempo dentro do seu estabelecimento é equivalente a mais produtos sendo comprados!
Não vai adiantar muito se você tiver uma ideia excelente para o dia das mães e seus clientes não ficarem sabendo. Misture todas essas ideias na hora de divulgar suas ações nas redes sociais. Use os desenhos e escritas de crianças para ilustrar seus posts; divulgue os kits, brindes, sorteios e o espaço kids. Para dicas de como utilizar o Instagram para conquistar clientes, clique aqui.
E você? Já pensou no que vai dar de presente para a sua mãe? Eu acho que vou procurar um desses “Kits DIY” para a minha! ;)
Aproveito para parabenizar de antemão todas as mamães que, além de serem protetoras, educadoras, motoristas, personal stylists, cozinheiras e conselheiras dos filhos, ainda têm a garra para empreender!
Leia nosso Manual Prático de Vendas pelas Redes Sociais para Pequenos Negócios, clicando aqui!
Edson
Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!
Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!
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