Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing

5 dicas de Marketing Digital para pequenas empresas

Atualmente, o investimento no marketing digital tem sido uma das melhores estratégias para o crescimento das pequenas empresas.

Essas novas estratégias são ótimas para pequenas empresas, principalmente por conta do baixo custo de investimento que é requerido. Isso é algo que toda empresa que busca crescimento quer ouvir, não é mesmo?

Além disso, diferente do marketing tradicional, em que era necessário ter um alto investimento para que as publicidades fossem ao ar, o marketing digital vem como uma solução para que as pequenas empresas ganhem mais espaço neste mercado que é tão disputado.

Quer conhecer um pouco mais sobre as principais dicas de marketing digital, para que você consiga colocá-las em prática na sua empresa? 

  1. Conheça o seu concorrente

O primeiro passo para ser bem-sucedido no seu negócio é entender como se comporta os seus principais concorrentes.

Dessa maneira, é possível analisar quais são os lados positivos e negativos de cada ação feita por eles, assim como definir quais melhorias podem ser feitas pela sua empresa.

O essencial neste momento não é copiar o que deu certo nas estratégias dos concorrentes, mas entender quais são as maneiras que você pode inovar na sua empresa, trazendo novas oportunidades para alavancar a sua marca no mercado.

  1. Crie um site corporativo

Para qualquer empresa que busca o reconhecimento no mercado, assim como para a prospecção de novos clientes, é essencial ter um site corporativo.

Dessa forma, além de garantir mais autoridade para a sua empresa, os clientes também se sentem mais à vontade para efetuar as compras, pela questão de confiança que isso passa ao consumidor.

Você pode estar se perguntando se ter um site é importante para qualquer tipo de empresa, independente do segmento. A resposta é: sim!

Imagine que você esteja procurando por uma clínica de dentista na internet. Os mecanismos de busca oferecem diferentes opções, mas dentre elas tem uma que possui um site corporativo. Isso melhora a reputação da empresa, o que traz resultados mais positivos.

Além disso, dentro do site é possível criar uma parte para o blog, onde podem ser produzidos conteúdos que sejam especificamente para o seu público.

Essa é uma ótima maneira de gerar mais tráfego, assim como uma grande possibilidade para efetuar novas vendas. Os conteúdos produzidos não precisam ser, necessariamente, sobre os produtos que você vende.

Por exemplo, se você vende planos odontológicos, é importante produzir conteúdos que falem sobre a importância da saúde bucal. Dentro desse conteúdo, é possível dar dicas sobre os planos que você vende.

Esse é o chamado Marketing de Atração. Em vez de empurrar diferentes produtos e publicidade para o cliente em potencial, você mostra a ele a sua importância.

Quer entender um pouco mais sobre o Marketing de Atração? Confira a próxima dica!

  1. Invista no Inbound Marketing

O Inbound Marketing também é conhecido como o Marketing de Atração. O seu principal objetivo é atrair os seus possíveis clientes através de conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo e sua persona.

É essencial que os conteúdos produzidos sejam de acordo com as dúvidas e problemas da sua persona. Por exemplo, se o seu consumidor procura por “quanto custa um implante dentário”, é importante que essa dúvida seja respondida dentro do próprio texto.

Para produzir conteúdos com as estratégias de Inbound Marketing, é ideal que tenha alguns pontos estabelecidos no planejamento da empresa. 

O blog não pode ficar grandes períodos sem postagens, assim como devem ser definidas imagens relevantes, títulos chamativos, parágrafos curtos e a utilização de palavras-chave previamente definidas.

Tudo isso pode parecer muito trabalhoso, mas é essencial para que a sua página seja organicamente posicionada nos mecanismos de busca, garantindo um melhor resultado para a empresa.

  1. Esteja presente nas redes sociais

Atualmente, estar presente nas redes sociais é essencial para que pequenas empresas sejam reconhecidas, ganhando mais autoridade no mercado.

Além disso, é uma maior possibilidade para que os seus possíveis clientes possam encontrar a empresa, visualizar os seus produtos e ter interesse nele através da divulgação nas redes.

As principais redes sociais, atualmente, são:

  • Instagram.
  • Facebook.
  • Twitter.
  • LinkedIn.

Entretanto, não é necessário que a sua empresa esteja presente em todas elas. O ideal é que encontre os locais em que o seu público está, para garantir que seja sempre visto.

O trabalhos através das redes sociais podem ser muito positivos, principalmente para divulgação da marca, dos produtos e serviços oferecidos, assim como uma maneira de divulgar o seu site corporativo e blog, atraindo novas pessoas.

  1. Mensure os seus resultados

A grande vantagem de qualquer estratégia de marketing digital é que elas podem ser mensuradas de maneira muito fácil e eficaz.

Isso significa que qualquer planejamento pode ser mensurado, desde o engajamento nas redes sociais, como também o alcance que cada conteúdo do blog tem. 

Caso os gestores da empresa percebam que a estratégia adotada não está sendo eficiente, sempre é possível mudá-la. Vamos pensar em um cirurgião dentista, que está tentando promover a sua clínica.

Esse profissional vai querer investir no marketing odontológico como uma maior garantia dos resultados esperados. Entretanto, é importante associar outras estratégias de marketing para que ela seja bem-sucedida.

Isso é importante para todos os segmentos, que sejam definidas diferentes estratégias de marketing, para garantir que as metas e objetivos almejados sejam alcançados.

Tudo isso pode parecer muito trabalhoso, não é mesmo? Mas é importante que as empresas tenham em mente a importância de investir em marketing digital para ganhar mais importância no mercado, ter mais visibilidade e, então, conseguir mais clientes e efetuar mais vendas.


Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Para mais informações sobre guest posts e demais estratégias de conteúdo, entre em contato através do e-mail (conteudo@nextar.com.br).

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Marketing / Vendas"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Procurando um app de Vendas para Celular?

Conheça o Kyte, o aplicativo de Vendas da NEXTAR criado especificamente para os celulares Android ou iPhone.

OBS: o Kyte não funciona integrado ao NEX.

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar