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5 dicas para criar (ou transformar) sua barbearia moderninha

Como é bom começar um texto mostrando um mercado em amplo crescimento e com baixo custo de investimento inicial! Então vamos lá. Em 2014, um estudo apresentado pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) constatou que:

Em 2013, o Brasil era o segundo maior consumidor de produtos de higiene, beleza e estética masculina, atrás somente dos Estados Unidos;
o faturamento de salões de beleza brasileiro voltados para o público masculino atingiu a marca dos R$ 9,7 bilhões em 2013 (mais que o dobro do que o setor faturava cinco anos antes);
a previsão, em 2013, era de que o faturamento com as barbearias cresceriam 80% nos quatro anos seguintes (de 2014 a 2017).

NO FIO DO BIGODE | Custos básicos para abrir e manter uma barbearia

Os números acima respondem porque você deve investir numa barbearia “moderninha”. Agora eu vou falar em custos e prometo que você vai continuar animado! Montar uma barbearia envolve custo inicial e despesas fixas relativamente baixas.

DESPESAS FIXAS

Aluguel de um pequeno espaço, água, luz e telefone.

INVESTIMENTO INICIAL

Uma cadeira, espelho, tesouras, máquinas, navalha e pentes.

MATERIAL BÁSICO DE CONSUMO (CUSTO VARIÁVEL)

Lâminas, talco, algodão, creme de barbear e pós barba, pentes e capas.

ENFIM, AS 5 DICAS PARA CRIAR SUA BARBEARIA MODERNINHA

Mas se você quer começar um negócio aproveitando a tendência das Barbearias moderninhas, vou dar algumas dicas.

O bacana é que essas barbearias são chamadas de “barbearia conceito” e um conceito nada mais é de que uma ideia, um jeito, uma linguagem. Entendendo o conceito, você pode aplica-lo para qualquer tamanho de negócio.

DECORAÇÃO

Decoração também é “coisa de macho”. Escolha um tema para sua decoração. Dê preferência a temas que remetam a assuntos que você gosta de conversar. A decoração vai instigar o cliente à conversa. Se você gosta de rock clássico, invista em pôsteres com astros do rock ou capa de discos famosos. Se pode investir um pouco mais, que tal colocar uma daquelas máquinas de música antigas, a jukebox, miniaturas de instrumentos ou até um instrumento que o cliente possa tocar?

ÁREA DE CONVIVÊNCIA

A jukebox que eu sugeri em decoração, pode compor uma área de convivência, caso esteja pensando num espaço maior. Um local onde mais de um cliente pode ter alguma distração enquanto aguarda atendimento.

Porém, há muitas opções para uma área com essa proposta: jogos como sinuca ou futebol de mesa, por exemplo. Se está pensando em algo mais simples e que não ocupe muito espaço, deixe a disposição alguns jogos de tabuleiro.

MIMOS PARA O CLIENTE NÃO SENTIR O TEMPO PASSAR

Mesmo as barbearias tradicionais, em que o barbeiro conhece sua clientela desde que apareceu o primeiro pelo no rosto, uma boa conversa ou leitura antes do serviço é tradicional. O básico atende às barbearias de qualquer tamanho ou proposta: jornais e revistas com temas genuinamente masculinos são essenciais. Não esqueça de colocar uma poltrona ou sofá bem confortável para a espera.

Você pode inovar oferecendo alguns mimos como o simples e infalível cafezinho e uma bolachinha.

OFEREÇA SERVIÇOS DIFERENCIADOS

Um profissional antenado com as últimas tendências de corte e modelagem de barba atrai clientes mais jovens. Além disso, é cada vez maior o número de homens que investem mais em estética. Ofereça tratamentos para pele, massagens e cosméticos masculinos.

AGREGANDO LUCRO

Se sua barbearia tem pouco espaço, invista no aluguel de máquinas de bebidas e petiscos. Você incorpora mais um produto para venda e deixa o cliente a vontade para se servir como e quando desejar.

Agora, para inspirar seu novo negócio, selecionei sites de algumas barbearias muito bacanas!

Dá uma espiada e bom negócio! 

http://www.drjones.com.br/

http://www.barbeariabcb.com.br/

http://barbeariacorleone.com.br/

http://www.barbeariacartola.com.br/

http://domcabralbarbearia.com.br/

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

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