5 filmes sobre comércio para você se inspirar

Confira uma seleção de filmes inspiradores sobre empreendedorismo que todo dono do próprio negócio deve assistir!

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Qual tal aproveitar seu tempo livre para aprender de forma descontraída? É importante que você separe um tempinho para seu lazer, mesmo com toda a demanda da rotina de um dono do próprio negócio. Filmes são ferramentas incríveis de educação e reflexão, basicamente porque você se instrui e se diverte ao mesmo tempo. Pensando nisso eu separei 5 filmes que trazem nos seus enredos lições de carreira, superação, estratégias e gestão de crises para você se inspirar.

Chocolate - 2000 | Romance  | 2h 1m

Dirigido por Lasse Hallström, este filme conta a história de Vianne, uma jovem mãe e empreendedora que chega a uma pequena cidade, muito religiosa, da França. Confiante no seu produto, ela monta uma loja de chocolates exatamente em frente à igreja local, em pleno período de Quaresma.

Vianne é uma grande estrategista, ela usa a tática de não revelar o ramo da loja até o momento de abertura, gerando curiosidade e interesse entre os moradores que não a recebem com bons olhos, mas aos poucos começam a desfrutar dos seus produtos. O fator decisivo para o sucesso da bomboniere não foi somente um produto excepcional, mas também o tratamento dado a qualquer cliente em potencial, até porque os moradores da cidade tinham medo de estarem pecando ao comer chocolate durante aquele período. A história é uma grande lição sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas e com certeza vai renovar o seu espírito de liderança.

Durval Discos - 2002 | Drama/Thriller | 1h 43m

Durval mora com sua mãe no local onde também funciona uma loja de discos, a Durval Discos. Levando em conta o cansaço da mãe, os dois contratam uma empregada para ajudar nos afazeres domésticos. Em poucos dias a moça desaparece, deixando uma menina e um bilhete. Durval e sua mãe acolhem a menina, mas acabam tendo uma grande surpresa.

Escrito e dirigido por Anna Muylaert, o filme mostra como é difícil o caminho para os empreendedores que não se adaptam a novas tendências. Ter flexibilidade é muito importante, mesmo que isso signifique mudar de foco, fornecer outros produtos e serviços ou até mesmo alterar totalmente o seu público alvo.

Chef - 2014 | Drama/Aventura | 1h 55m

Carl é o chef de um restaurante muito famoso na cidade de Los Angeles, mas volta e meia bate de frente com o dono do local por querer inovar muito.

Num decisivo dia, um renomado crítico gastronômico vai ao restaurante e o resultado publicado é bastante negativo. Furioso, o chef vai tirar satisfações e acaba demitido. A discussão vai parar na internet, detonando a reputação de Carl e a possibilidade de arranjar outro emprego. Sem saída, decidiu reiniciar a vida e abrir o próprio negócio.

Escrito, dirigido e estrelado por Jon Favreau, a primeira lição a ser retirada do filme é o cuidado com a imagem que passa não só nas redes sociais, mas com a que passa aos clientes. A sua conduta também está na vitrine!

E Carl pode até não ser o cara mais educado, mas todo mundo pode ver que ele não tem medo de trabalhar. Esse é um ponto que talvez você se identifique, pois ao tomar a frente de um pequeno negócio, é comum que o empreendedor exerça as funções do faxineiro ao gerente. Essa dedicação conta muito na hora de conquistar um novo cliente ou fechar uma grande venda e te deixa por dentro do seu negócio melhor do que qualquer um.

De Pernas pro Ar - 2010 | Comédia | 1h 41m

Viciada em trabalho, Alice não consegue equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a ponto de ser abandonada pelo seu marido e demitida de seu emprego (no mesmo dia). O acaso leva Alice a fechar uma parceria com Marcela, sua vizinha, dona de uma sexshop não muito movimentada. Com a direção de Roberto Santucci e a ajuda de um coelhinho erótico, a workaholic faz as vendas da loja deslancharem, e o amor pelo trabalho só aumenta.

Este é um filme ótimo para refletir o seu envolvimento com o seu trabalho, principalmente sobre como investir na carreira sem deixar afetar suas relações familiares. Além disso, também fica a lição sobre o potencial oculto de um negócio. Talvez a sua loja só esteja precisando de um público alvo!

The Founder – Fome de Poder - 2016 | Drama biográfico | 1h 55m

Este filme, dirigido por John Lee Hancock, conta a história da rede McDonald's. Especificamente sobre como o vendedor de Ray Kroc adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald e, aos poucos vai eliminando os dois da rede, transformando a marca em um gigantesco império de fast food.

É um filme interessantíssimo. O próprio trailer já tem uma lição valiosa: persistência! Ray já tinha 52 anos quando percebeu uma demanda sem precedentes e notou uma movimentação de consumidores fora do normal. Ao contrário dos irmãos McDonald, ele não teve medo de arriscar e investir. E você deve ter notado que, nessa lista de filmes, sacrifício é um tema recorrente. Mesmo que tenha que abrir mão de certas coisas, empreender e investir não significa arriscar sua família, sua casa e seu dinheiro, mas mantenha em mente que o sucesso exige muito de você! Kroc viu potencial num modelo de negócio e não descansou até ser milionário. Foque nas suas prioridades.

Bônus: Gigantes do Brasil – Matarazzo: da banha aos botões

Essa caprichosa produção do History Channel conta, no primeiro episódio, a história de Francesco Matarazzo. Com um plano inovador de negócios para a época, ele entende que a solução contra desperdícios é controlar a matéria prima.

Em 1881, Matarazzo chega ao Brasil com banhas de porco trazidas da Itália. Um imprevisto no desembarque afunda toda a sua mercadoria no mar. Prestes a falir, Matarazzo começa a trabalhar como mascate. Em uma de suas vendas, ele tem a grande ideia de comprar uma prensa para vender banha de porco enlatada. Com o sucesso das vendas, ele consegue abandonar a profissão de mascate e então é inaugurada a “Mercearia Matarazzo” substituindo as importações: a banha que antes era importada agora é fabricada no Brasil e todos os materiais que os porcos têm a oferecer são aproveitados, de banha até botões para camisas. Uma verdadeira mistura de inovação, superação e coragem!

E então? Já preparou a pipoca? Depois me conta qual você achou mais interessante!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se