O Ciclo de Vida do Produto permite ver de forma única o desempenho de um produto disponível no mercado, além de direcionar para melhores decisões.
O Ciclo de Vida do Produto permite ver de forma única o desempenho de um produto disponível no mercado, além de direcionar para melhores decisões.
A partir deste texto, você vai entender melhor a definição dessa estratégia de marketing, a sua importância e exemplos, como o ciclo de vida do produto da coca-cola, o ciclo de vida do produto iPhone e o case das Havaianas.
Confira!
O Ciclo de Vida do Produto é um conceito de vendas e marketing que foca nos estágios que uma mercadoria passa até se tornar obsoleta.
Os estágios estão divididos basicamente em: Desenvolvimento, Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio, sendo que cada fase representa uma estratégia diferente para a permanência do produto no mercado.
Para um comerciante, identificar o ciclo de vida de um produto é muito importante para escapar de investimentos arriscados.
Já para uma marca, é importante estudar como retirar um produto do mercado a fim de evitar maiores prejuízos quando o declínio de uma mercadoria é inevitável.
De forma geral, o ciclo de vida de um produto é importante para viabilizar as ferramentas necessárias para um administrador definir as estratégias do crescimento de um negócio.
A relevância de um produto no mercado envolve fatores como o lançamento de novas mercadorias, criação de tecnologias mais sustentáveis, mudanças no comportamento do público alvo, divulgação falha ou insuficiente, altos custos de manutenção, etc.
Condições como sazonalidade, inflação, qualidade dos insumos e outros fatores que interferem nos custos de produção também podem afetar o ciclo de vida do produto.
Porém, nesses casos, pequenos ajustes nos preços podem evitar rupturas e garantir a permanência de um produto nas prateleiras.
Essa etapa inicial começa com as ideias saindo do papel, no entanto, ainda sem lançá-las ao mercado.
No universo da tecnologia, esse é o período para realizar testes, validar hipóteses e, definitivamente, fazer ajustes.
No entanto, independente de qual seja seu ramo de atuação, essa etapa pode ser bastante enriquecedora na hora de testar um diferencial ou até mesmo um novo público.
Essa fase vem logo após o desenvolvimento do produto: ele é lançado para o público.
A introdução é o período desde o lançamento do produto até o crescimento das vendas.
Costuma ser um período lento de vendas, pois os consumidores ainda não conhecem muito bem a mercadoria. Ou seja, o retorno financeiro é baixo, e ainda existem os custos para introduzir o produto no mercado.
Já nesse momento, a parceria com microinfluenciadores pode ser bastante vantajosa.
Nesse estágio, o público já está familiarizado com o produto e, caso seja bem aceito, há um aumento no lucro e nas vendas.
No entanto, surge a concorrência e, por conta disso, é importante reavaliar a estratégia de vendas e divulgação.
Essa etapa é crucial para a permanência do produto nas prateleiras. Não basta confiar no pico de vendas e na alta procura, as vendas precisam continuar sendo estimuladas.
A etapa da maturidade se caracteriza por uma estabilização nas vendas e na quantidade de concorrentes.
Assim como na etapa anterior, é importante não se acomodar com a consolidação do produto e regularidade nas vendas. Para as marcas, é o momento de investir em diferenciar seus produtos e torná-los essenciais.
O declínio é um período determinado pela queda nas vendas, seja por instabilidade no mercado, pelo lançamento de um produto novo e melhor, ou qualquer outro fator que desestabilize a produção.
Essa etapa não é definitiva, mas certamente é difícil de contornar quando já está avançada. Para evitá-la, é fundamental que a marca mantenha seu produto atual e atrativo para o mercado.
O Ciclo de vida do produto iPhone tem um prazo médio de três anos para cada modelo lançado.
Hoje, os smartphones da Apple estão em um patamar em que os usuários esperam ansiosamente pelo lançamento de novos aparelhos, renovando o ciclo constantemente.
Com a expectativa gerada nos usuários, a Apple garante a rotatividade das gerações dos iPhones.
Mas mesmo que um usuário mantenha o mesmo aparelho por três anos, ignorando todos os estímulos para trocar de aparelho constantemente, a empresa força essa troca interrompendo as atualizações de software dos modelos mais antigos.
O Ciclo de vida do produto Havaianas é interessante pois além de ser uma expressiva marca nacional, segue sendo a líder do ramo desde 1962.
Durante quase três décadas, as sandálias foram majoritariamente vendidas em bairros de classe baixa.
Porém, com grande investimento em anúncios e grandes personalidades começando a usar os produtos publicamente, as vendas no exterior alcançaram um novo patamar.
Hoje, a manutenção da qualidade dos produtos Havaianas faz com que a marca não tenha concorrentes interna e externamente, deixando o declínio no passado e seguindo em crescimento.
A Coca-Cola foi a empresa responsável por iniciar os estudos de Ciclo de Vida do Produto. Na década de 1970, a empresa contratou um instituto para determinar quais embalagens tinham o melhor desempenho quanto à preservação de recursos naturais.
De lá pra cá, a Coca-Cola conseguiu diminuir drasticamente os elementos tóxicos e sua produção de resíduos, minimizando o uso de água, de energia e de seus custos de forma geral.
O ciclo de vida do produto da Coca-Cola se mantém sempre renovado, porque a empresa investe pesado em estratégias de marketing e diversidade nos produtos, sempre estimulando o crescimento nas vendas.
O principal produto da Coca-Cola é o mesmo há décadas, mas seu foco em sempre atrair diferentes públicos permite que a marca se mantenha no estágio de crescimento e nunca vá em direção ao declínio.
Para identificar qual fase do ciclo de vida o seu produto está, é necessário analisar de perto o desempenho em vendas dele.
Caso seu produto seja uma novidade no mercado, a primeira curva crescente das vendas sinaliza que o produto chegou na fase do crescimento e deve estabilizar em breve.
No caso de produtos já consagrados pelos consumidores, compare os números com períodos anteriores, de preferência bem longos, como semestral e anual. Quedas mais sinuosas indicam declínio e requerem atenção.
Para ter um bom gerenciamento dos produtos da sua empresa e seus ciclos de vida, é importante utilizar um programa de controle de vendas que consiga gerar relatórios precisos de todo tipo de transação.
Os recursos do Programa NEX, por exemplo, são completos e eficientes, pois, além de controlar o estoque, é possível gerar relatórios detalhados sobre o desempenho em vendas de cada produto e emitir documentos fiscais.
Aqui você conferiu como funciona a divisão do Ciclo de Vida de um Produto e as características que definem cada fase.
Agora você também sabe que para cada período do ciclo, é necessário investir em diferentes tipos de estratégia para alcançar melhores resultados.
Lembre-se que o objetivo é chegar numa maturidade sólida e trabalhar para que nada entre em declínio.
Edson
Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!