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Marketing / Vendas

Como montar uma vitrine vendedora

O consumidor é movido pela emoção. Cabe à vitrine causar o primeiro impacto e atrair a atenção para produtos e marcas. O espaço envidraçado gera o desejo de compra e estabelece uma conexão direta com o cliente. Por isso, criar uma vitrine vendedora exige do comerciante especial atenção. Afinal, estudos indicam que 50% das vendas do varejo ocorrem em função do que ela expõe – em alguns segmentos, este índice chega a 80%. 

Mas quais são os segredos para se ter uma vitrine eficiente e capaz de estabelecer uma comunicação eficaz com o público-alvo da loja? O ponto de partida é transmitir um conceito sobre a marca e os produtos, utilizando cores, elementos gráficos, objetos e iluminação. O empresário jamais deve perder de vista a importância deste elemento, pois a vitrine apresenta a melhor relação custo/benefício em termos de merchandising. 

Iluminação é a alma da vitrine

Uma vitrine precisa da luz para chamar a atenção do consumidor. Busca-se a melhor apresentação dos produtos expostos, sem sombras ou reflexos que dificultem a sua visualização. Neste aspecto, é importante analisar a incidência de raios solares (no caso de lojas de rua), o que requer a avaliação acerca da necessidade de investir em luzes mais intensas e artificiais.

Luzes amarelas funcionam perfeitamente para vitrines de lojas instaladas em shopping centers ou para as de estabelecimentos de rua e que são acionadas à noite. Lâmpadas dicroicas, as mais utilizadas, ressaltam as cores de tecidos e objetos de composição. Já o branco, por conta de sua tonalidade forte, deve ser evitado na iluminação. A regra deixa de valer apenas nos casos em que se quer destacar um item ou quando a vitrine abriga vestidos de noiva, pois há o realce dos detalhes da roupa.

Quanto ao posicionamento da luz, tudo dependerá da disposição e do tamanho dos objetos. Manequins precisam de iluminação de cima para baixo. Sapatos ou produtos de pequeno porte requerem luz nos pontos laterais da vitrine ou logo abaixo dos mostruários. 

Cuidados na hora de montar a vitrine

Além do preço, a vitrine precisa apresentar elementos que despertem a atenção do consumidor. Mas cuidado com a poluição visual. O excesso de informação confunde e afasta o cliente. Os objetos de apoio para vestuário ou que compõem o espaço devem manter distância entre si. Nada de encher a vitrine com faixas, cartazes, mercadorias e itens de composição. A vitrine não pode parecer um carro alegórico de escola de samba.

No que se refere aos produtos, a vitrine deve trazer poucos itens, preferencialmente aqueles que tenham o poder de incitar as vendas e atrair o cliente para o interior da loja. A opção indicada é selecionar as melhores peças da coleção ou aquelas com preços mais convidativos. 

Como organizar

Antes de iniciar a organização da vitrine, o lojista precisa se perguntar: “Qual a mensagem que desejo passar para o cliente?”. O questionamento é o ponto de partida para o processo criativo. O responsável pela montagem pode buscar referências em anúncios, revistas, filmes, redes sociais, na cultura pop etc. O importante é estar antenado com o que acontece. Isso se transforma em fonte de novas ideias para a vitrine.

Muita atenção também na hora de fazer o acabamento da vitrine. Por ser um espaço nobre da loja, ela não pode passar a sensação de algo mal feito, pois isto afeta negativamente a imagem da marca. As peças expostas precisam estar impecáveis, tudo para estimular o desejo de compra no consumidor. Quem se interessaria por adquirir, por exemplo, uma roupa que aparece amarrotada na vitrine?

Manoel Alves de Lima, especialista em Design Estratégico para Varejo, compara a vitrine ao trailer de um filme. O estímulo das imagens levará o consumidor a decidir se vai assistir ao filme, da mesma forma que definirá se vai entrar na loja. Nessa hora, a capacidade de seduzir o cliente fará toda a diferença.

Como a sua loja planeja a montagem da vitrine? Há a preocupação com iluminação, organização e escolha de objetos? Conte-nos a sua experiência.

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