13 Dicas para qualquer comércio vender mais na Páscoa

A páscoa é uma época do ano em que qualquer comércio pode aproveitar para lucrar. Sendo assim, confira essas 13 dicas para aumentar as vendas do seu negócio!

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Quando falamos em Páscoa, a primeira imagem que vem à mente é chocolate. Mas a páscoa tem um sentido muito mais amplo. Um sentido de comunhão, de festa e da disseminação do bem. O coelho, outro símbolo tão importante quanto os ovos de chocolate, tem um significado muito propício ao comércio: fertilidade, ou seja, multiplicação.

Neste post, vamos dar algumas dicas de como abordar a páscoa em diferentes tipos de comércio. Mesmo que seu negócio não venda ovos de chocolate, é possível envolver seu cliente nesta comemoração e atraí-lo para sua loja.

Para elaborar qualquer promoção, vale a pena lembrar alguns tópicos sobre como seu negócio pode se diferenciar dos concorrentes. E sempre, em primeiro lugar, um bom atendimento ao cliente é o item mais importante dessa lista. Um cliente compra, não só pelo produto em si, mas pela experiência que tem ao entrar no seu estabelecimento. Deixar o cliente à vontade, com espaço para se locomover e com atendentes disponíveis e atenciosos, é um bom começo. Mas existem outras formas de dar conforto ao seu cliente: entregas em domicílio, formas variadas de pagamento e um local para estacionamento, também fazem a diferença na hora do cliente escolher sua loja.

Agora é hora de saber como aproveitar uma das melhores datas para o comércio.

Que tal aproveitar o Sistema de Controle de Vendas Nex para usar nesta páscoa? Com ele, você consegue gerenciar suas vendas de maneira fácil e rápida. Conte com: PDV e Oferecer descontos nos produtos. Conheça o nosso recurso!

Coloque os produtos em destaque

Se seu comércio trabalha com itens diretamente ligados à Páscoa, o primeiro passo a se fazer é colocá-los em destaque. Use e abuse do apelo visual da data espalhando imagens e itens como coelhinhos, ninhos e pintinhos pela loja.

Os itens mais diretamente ligados à páscoa são:

  • Chocolate: ovos de chocolate, ovos em formato de coelho, cestas de chocolate simples, ou seja, chocolate em geral.
  • Cardápio: colombas e bolos, uvas passas e frutas secas, azeite, bacalhau, peixes e carne branca em geral.
  • Presentes e decoração: cestas, coelhos de pelúcia, guirlandas e cartões temáticos.

Mas se você trabalha com outro tipo de produto, saiba que outra tradição da Páscoa é a troca de presentes. E há uma grande gama de produtos que podem ser um bom presente. Como, por exemplo, kits de produtos com tema de páscoa e produtos artesanais. 

Promova uma "caça aos ovinhos"

Uma boa dica de campanha para a páscoa que pode ser utilizada em uma grande gama de negócios é a caça aos ovinhos. Espalhe vale-ovinhos por sua loja e estimule as crianças nessa brincadeira. Cativar os filhos dos clientes é um grande passo para conquistá-los  e deixá-los mais propícios a comprar em seu estabelecimento.

Capriche na vitrine

Segundo uma cartilha publicada pelo Sebrae SP, o tempo para captar um cliente pela vitrine é de 30 segundos. Portanto, abuse do apelo visual. Coloque decorações que chamem atenção na sua vitrine de páscoa. 

Como ovinhos coloridos, coelhinhos fofos, gramas artificiais, desenhos de cestas de chocolates, entre outros. E se for fazer a caça aos ovinhos, deixe isso em destaque na vitrine ou na entrada da loja.

Caso queira saber mais sobre o assunto, recomendo que leia o texto “Vitrine de loja pequena: veja dicas para montar a sua!” no blog do Nex! 

Ofereça brindes

Ofereça itens de papelaria como cartões de páscoa ou marcadores de livros para seu cliente entregar junto com o presente. Pode ser até chocolate! Dependendo do ticket médio da sua loja (valor médio gasto pelos clientes), um pequeno chocolate pode sair mais barato do que um desconto. E quem não gosta de ganhar chocolate, não é mesmo?

Crie campanhas de páscoa

Criar propagandas de páscoa ajuda a impulsionar as suas vendas, mesmo que o seu negócio não esteja relacionado ao alimentício ou de doceria. 

Para que isso funcione, você precisa pensar em campanhas temáticas para essa época do ano, como chamadas criativas e uma identidade visual personalizada. Uma das formas de realizar essas estratégias é conectar seus produtos com a páscoa. 

Você pode incentivar o comprador a presentear amigos e familiares de um jeito diferente esse ano, além de produzir conteúdos relacionados à data. Por exemplo, caso você venda produtos cosméticos, monte uma promoção de produtos com embalagens com tons pastéis ou com aromas de chocolate. 

Entretanto, para as doceiras e lojas de chocolates, procurem ideias de páscoa com linhas exclusivas, que tenham embalagens e sabores diferentes. Você também pode oferecer a personalização de presentes, porque assim o cliente sente que está enviando uma mensagem de carinho para a pessoa. 

Tenha promoções exclusivas

Assim como em outras datas comemorativas ao longo do ano, oferecer promoções chamativas é uma forma de destacar o seu negócio entre os seus concorrentes. 

Você pode propor diferentes tipos de benefícios para os seus cliente durante o período de páscoa, alguns exemplos são: 

  • Descontos em produtos que tenham relação direta com a data: trufas personalizadas, cestas criativas de páscoa, brigadeiros decorados e coelhinhos recheados. 
  • Condições especiais de pagamento: parcelamento sem juros ou desconto percentual para pix ou à vista. 
  • Promoções progressivas: quanto mais itens o cliente comprar, maior o desconto que ele recebe.

Além de montar uma promoção exclusiva é importante que você tenha um bom Software para te ajudar nesse processo, com o recurso de Preços Promocionais Nex, você consegue gerar promoções com facilidade e rapidez. Confira!

Monte kits temáticos

Se o seu estoque está com produtos parados ou você quer aumentar o ticket médio, uma boa prática é montar kit de produtos temáticos.  

Você pode oferecer cestas com diferentes tipos de produtos para serem presenteadas na data. Os nomes desses kits podem ser relacionados à páscoa, um nome criativo chama atenção dos compradores em potencial. 

No entanto, lembre-se de que as mercadorias devem ser complementares, agregando valor uma à outra, para que o consumidor veja sentido em adquiri-las em conjunto.

Monte os kit/combos da sua loja de maneira mais simples, com o recurso kit/combo Nex, você pode gerenciar tudo em um só lugar. Conheça esse recurso! 

Adote o delivery em sua loja

Se você trabalha somente com a venda de chocolates e doces, o delivery é um canal essencial para impulsionar as vendas do seu negócio, ainda mais com a mudança nos hábitos de compra da população. 

Dessa maneira, vale a pena investir na facilidade de compra do consumidor, pois quando recebem as suas encomendas rapidamente e os produtos em ótima qualidade, surge a necessidade de voltar a comprar e recomendar para outras pessoas.

Aposte na customização

Lembre-se que a páscoa é um momento especial para cada cliente e uma das formas de demonstrar isso é oferecendo doces artesanais. Porque ter a possibilidade de customização dos ovos de chocolate com encomendas personalizadas. 

Esse diferencial gera um sentimento de autonomia no consumidor, pois ele pode escolher a combinação de sabores e produtos, e isso pode chegar a um público maior. 

Decore sua loja


Outra sugestão é baixar imagens que remetem à Páscoa, como coelhinhos, ovinhos coloridos, cenouras e embalagens de chocolate. Você pode encontrar essas imagens em vários sites de bancos de imagem, como, por exemplo, no Freepik.com

Há uma infinidade de imagens disponíveis com o tema Páscoa, desde cartões a marcadores de livros e cartazes. A maioria é editável, ou seja, com um software de criação gráfica é possível customizar essas imagens e incluir sua mensagem.

Experimente trabalhar com novos nichos de mercado 

Experimentar trabalhar com novos produtos no mercado pode ser uma maneira interessante para a sua loja ter destaque. 

Um dos nichos de mercado que está mais em alta é alimentos saudáveis, oferecer uma linha fitness de doces pode ser uma aposta de sucesso. Entretanto, existem outros tipos, como por exemplo, ovos de páscoa de colher, embalagens divertidas, bombons com licor, entre outros tipos. 

Invista em ações de marketing

Para que os clientes sejam impactados com a sua campanha temática, é essencial divulgá-la, por meio de ações de marketing de Páscoa.

Você pode investir em várias estratégias, como mídias pagas, e-mail marketing ou organizar conteúdos para engajamento nas redes sociais. Caso você tenha uma loja online, montar uma seção específica no seu site para promoção de produtos da Páscoa pode chamar a atenção dos clientes. 

Tenha um site de vendas

Ter um site de vendas ou catálogo online de produtos para sua loja permite que tenha uma expansão de novos consumidores e expor todos os itens de maneira prática e organizada, gerando um interesse do cliente pela facilidade de fazer compras imediatas e que são fáceis de achar.  

Outra vantagem de criar um catálogo online é o baixo custo que terá no seu orçamento e alta demanda de vendas pela internet, ou seja, menos gasto e mais lucro. 

Acessando a página do Catálogo de Produtos do Nex, você confere como montar um catálogo online para páscoa em apenas 5 passos. Esse é um recurso gratuito que vai deixar a sua loja mais digital e alavancar as vendas do seu negócio. 

Ressaltamos a importância de ofertar em nosso catálogo online somente produtos em conformidade com a lei. É fundamental que você esteja ciente das regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e autoridades competentes, a fim de evitar quaisquer violações. A Nextar, como desenvolvedora do catálogo online, compromete-se a colaborar com as normas legais e, portanto, se reserva o direito de remover do ar páginas que estejam em desacordo com a legislação, garantindo a segurança e a conformidade de nossos serviços.

Conclusão 

E você chegou ao final de mais um texto, que você consiga aproveitar esse momento especial para lucrar e conquistar novos clientes. 

Lembre-se de investir em campanhas, produtos e decorações diferentes para o seu negócio. 

Caso tenha dúvidas, sinta-se à vontade para tirar dúvidas nos comentários ou voltar ao texto quando precisar. 

Te desejo uma boa páscoa e te vejo nos próximos texto! 

Até logo!

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Laura Vasconcelos

Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.

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