Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Financeiro / Gestão

Dinheiro dos sócios X dinheiro da empresa

Imagine a seguinte situação: mensalmente, você reserva uma quantia em dinheiro para quitar a prestação de uma casa, mas tem o péssimo hábito de usar este montante para fazer compras no supermercado e na farmácia. Inevitavelmente, essa maneira de gerir seus recursos fará com que você não saiba ao certo quanto estas compras demandam do seu orçamento, além de nunca conseguir pagar o valor da prestação do imóvel ao término de cada mês. Da mesma forma que uma pessoa pode misturar as contas domésticas entre si, os donos de uma pequena empresa também erram ao não separar suas próprias finanças e as do negócio.

Infelizmente, essa mistura de contas é um erro muito comum, principalmente no comércio, onde o dinheiro em espécie é mais abundante e, portanto, mais fácil de entrar e sair do caixa sem muito controle. Saber separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa pode ser determinante entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento.

O maior risco dessa desorganização é não conseguir avaliar a viabilidade do negócio, mantendo uma empresa não lucrativa ancorados na ilusão de não haver outra opção. A seguir, listamos algumas perguntas que lhe ajudarão a entender a importância de se evitar a confusão entre as finanças pessoais e empresariais.

Por que separar as contas?

Além de gerar confusão e dificuldade de olhar para as contas do negócio da forma correta, ao manter uma única conta bancária para a pessoa física (você) e a jurídica (seu comércio), o princípio contábil da entidade é violado – uma norma que obriga a separação de receitas e gastos das pessoas jurídica e física. Em casos como esse, o contador da organização pode até ser advertido pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Quanto devo receber de salário?

Essa é sempre uma questão complexa, principalmente se houver mais de um dono (sócio) na empresa. A resposta simples é: o mínimo possível!Pois, quanto mais dinheiro sobrar na empresa melhor para o futuro dos sócios. Claro que é muito difícil e subjetivo viver com "o mínimo possível". Dessa forma, é importante olhar para o mercado. Quanto ganharia um gerente para fazer o papel que você faz na sua loja? Seu salário (fixo) não pode ser maior do que este valor de mercado.

Porém, a remuneração total dos sócios pode e deve ser mais ampla do que somente o salário fixo. Ela pode ser dividida em duas frentes:

Pró-labore

Este é o valor fixo, pago mensalmente ao sócio caso ele trabalhe na empresa e deve ser de acordo com o valor de mercado da atividade realizada. Simplificadamente, o pró-labore é o valor pago pelo trabalho, e não por quanto o dono gostaria de ganhar. Um sócio que execute tarefas gerenciais, por exemplo, deve ter um salário fixo definido de acordo com os custos que a contratação de um gerente demandaria para a empresa.

Distribuição de lucros

Ao final de cada mês, os sócios devem calcular os lucros gerados pela empresa. Esta informação determinará se a empresa está progredindo ou, se não estiver, que mudanças serão necessárias para colocá-la nos trilhos. Caso haja lucros, eles podem ser distribuídos entre os sócios através de regras pré-estabelecidas, como o percentual de cada um, reserva de caixa, periodicidade e casos de antecipação. Mas cuidado, nenhum negócio prospera se os donos retirarem todo o lucro todo mês.

Investir e reservar antes de retirar o lucro

Mesmo com uma boa gestão financeira e a conquista do tão sonhado lucro, existe uma armadilha que pode ser fatal para qualquer empresa: a retirada total do lucro. Ao final do ano, ou de um semestre, você deve guardar boa parte do lucro gerado pela empresa para dois fins muito importante: investimentos e reservas!

A reserva, ou seja, o dinheiro que você deve deixar guardado na conta da empresa em alguma aplicação segura, como CDI ou CDB, deve sersuficiente para cobrir pelo menos 3 meses de despesas da empresa, incluindo os salários dos sócios. Não é nada fácil chegar nesse montante, mas é muito importante manter essa perspectiva. Enquanto sua empresa não tiver esse valor guardado, ela está em risco e você não deve retirar lucros para regalias pessoais!

E agora, finalmente, o que fazer com o montante que sobrou?

A parte do lucro reservada para investimento é justamente aquilo que vai fazer a sua empresa crescer. Sem investimento não há crescimento. O universo de investimento é muito amplo, mas as frentes mais comuns são: treinamentos para a equipe, cursos de aperfeiçoamento, anúncios pagos, materiais de comunicação ou promocional e melhorias físicas, como reformas ou aquisição de mesas e móveis para o escritório.

Que complexo... Será?

O universo da gestão financeira de uma empresa pode se tornar uma atividade muito complexa e impossível de implementar em um pequeno comércio. E a tentativa de realizar uma gestão perfeita, igual a de uma grande empresa, também pode ser outra armadilha. Mas é possível implantar controles financeiros simples que podem se adaptar perfeitamente no dia-a-dia de qualquer pequena empresa.

Nós vamos abordar aqui outras dicas fáceis de serem implementadas em um pequeno comércio para realizar uma gestão financeira simples e eficiente. Mas comece hoje mesmo separando suas contas pessoais das empresarias. Esse é o primeiro grande passo!

E na sua empresa, como é separado o dinheiro dos sócios? Conte para a gente ou deixe suas dúvidas nos comentários!

Equipe NEX

Olá, somos a equipe NEX e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio. Semanalmente traremos conteúdos relevantes para você, dono de um pequeno comércio que sonha grande. Cadastre-se aqui no nosso site para receber todas as nossas atualizações!

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Financeiro"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 46 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial grátis e completo para sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas e fluxo de caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores e muito mais!

Baixe agora mesmo. É grátis!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre a indústria do comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software