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Financeiro / Gestão

Gestão Financeira | Como fazer uma Precificação segura

Queridos leitores, espero que tenham conseguido um tempo para se dedicar a primeira tarefa proposta semana passada sobre Precificação. N˜ao leu ainda a primeira parte? Clique aqui. O assunto é vasto, porém vale muito separar um tempo para organizar a gestão financeira de sua loja.

Como nosso objetivo é a precificação, neste post vamos direto ao assunto! Criei uma planilha e um processo simples, porém seguro, para que você defina seus preços. O resultado é fruto de leituras e do curso on line que fiz no SEBRA EAD. Como disse, eu simplifiquei. Se você quiser ir mais a fundo neste assunto, sugiro que faça o mesmo curso.

Despesas importantes

Antes de, enfim, saber como vai precificar seus produtos, preciso chamar a atenção para algumas despesas que não podem faltar em sua planilha.

Salario do(s) dono(s)

Por exemplo, inclua em “Despesas e Custos Fixos” o salário do dono, isso mesmo, salário. Este “salário” é chamado oficialmente de pró-labore e deve ser pago como a qualquer outro funcionário, mês a mês, com um valor pré definido. O lucro obtido com seu negócio deve ser reinvestido no próprio negócio. Para melhorias, para abrir uma nova loja, enfim, para crescer!

Reservas / Provisões

Outro ponto importante são as reservas. Se você tem algum funcionário contratado, ele deverá receber 13º salário e férias proporcionais, correto? Faça um provimento mensal e, em novembro, você não precisará recorrer a nenhum tipo de empréstimo. Converse com o seu contador de confiança para entender quanto você deve guardar mensalmente para cada despesa de cada funcionário.

Manutenção e Investimentos

Outro provimento importante é o de manutenção. Uma forma de definir esse valor é fazer uma média do que foi gasto com qualquer tipo de manutenção nos últimos meses.

E seria bem bacana e inteligente definir outro valor mensal para pequenos investimentos futuros. Que tal trocar aquele balcão envelhecido por um novo? Ou colocar mesinhas e cadeiras para que seus clientes provem seus quitutes ali mesmo?

Enfim, a precificação

Definidos todos esses custos e despesas, agora vou te dar um passo a passo para chegar na precificação. Vá com calma, analisando e preenchendo a planilha mês a mês e ao final, você vai, não só precificar seu produto, como analisar se seu lucro está cobrindo suas despesas.

Eu criei duas planilhas num único arquivo. A primeira planilha, chamada de “COMPARATIVO”, não deve ser preenchida manualmente. Ela será preenchida automaticamente pela planilha seguinte, chamada de “RECEITAS E DESPESAS MENSAIS”.

Clique aqui para baixar a planilha.

O objetivo é completar a planilha de receitas e despesas por um ano, mês a mês. Preste atenção para colocar cada informação no mês correto. Coloque os meses que você sabe que estão com as informações completas. É importante não incluir um mês que não tenha as informações completas porque isso vai influenciar no índice resultante chamado de “Margem de Contribuição”. Esse índice é utilizado na precificação simplificada para inserir no preço, a média de custos e despesas fixas mensais.

Ou seja, é melhor você preencher o mês de maio de 2015 e depois só o de julho de 2015, por exemplo, do que preencher o mês de junho de forma incompleta.

Então, dê uma olhada na planilha e insira mais despesas, se for necessário. IMPORTANTE: NÃO preencha as células (é como se chama os “quadradinhos” das planilhas), que estão na linha de totais. Preencha somente onde tem as linhas que descrevem os itens de receitas, impostos e gastos.

Feito isso, clique na aba que fica abaixo do arquivo aberto e vá para a primeira planilha “COMPARATIVO”. E, se você fez tudo certo, os resultados estarão lá! Essa é uma planilha de análise. Para saber quanto você vai cobrar de um produto, leia os resultados das médias de Margem de Contribuição e Lucro. A margem de contribuição vai ser essa mesma. Porém, é preciso analisar se seu lucro está cobrindo ou não suas despesas. Se está tudo certo, despesas cobertas e seu lucro mantendo seus preços competitivos ou, pelo menos, na média do praticado pela concorrência, então vamos à precificação.

Por exemplo, sua planilha resultou numa Margem de Contribuição (MC) de 23% e 15% de lucro. Então você vai fazer o seguinte:

1 – Com a nota fiscal de compra do produto, você vai verificar o custo unitário;

2 – Ao custo unitário, você vai aplicar os percentuais de lucro e margem de contribuição somados, neste exemplo ficou em 38%;

3 – O resultado da soma do valor de compra do produto e dos índices será o preço que você irá cobrar pelo seu produto ou serviço.

PRECIFICAÇÃO EXEMPLO:

Produto: Cadeira

(1) Valor unitário do produto: R$ 50,00.

(2) Valor dos percentuais de MC e Lucro (38%): R$ 19,00

(3) Valor do preço a ser cobrado: R$ 69,00

Parabéns!

Que bacana, você conseguiu organizar suas receitas e despesas, ter uma visão geral da saúde financeira de seu comércio e chegar numa precificação segura!

Porém, se algum dos índices (margem de contribuição e lucro) deu negativo, então a luz vermelha acendeu e você precisa de uma consultoria especializada para te ajudar a reorganizar seu sistema de compras de produtos e despesas fixas.

Não perca o foco, nem o controle das finanças e tudo pode ser reorganizado. O importante é se informar e manter tudo sob controle.

Em caso de dúvidas, clique no formulário “Pergunte a Carol”, envie sua questão que eu respondo diretamente em seu email!

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

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