Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Gestão

Máquina de cartão de crédito: tudo o que você precisa saber antes de adquirir uma

O uso de cartões é o tipo de pagamento que mais cresce no mercado.

A tendência é que, com o tempo, seja indispensável ter um terminal eletrônico de transmissão de dados financeiros em sua loja, a famosa maquininha! Elas facilitam muito a vida do seu cliente e podem contribuir para a segurança da sua loja, já que reduzem a quantidade de dinheiro em caixa. Mas antes de contratar esse serviço, você precisa levar em conta o seu faturamento mensal e o tipo do seu negócio.

Todas as máquinas de cartão cobram taxas de retenção, um percentual de 2% a 6% por cada transação realizada, porém existem diversos modelos que podem ser vantajosos. Sendo assim, eu separei as diferenças entre os principais tipos de máquinas e elenquei suas vantagens e os cuidados que você deve ter na hora de adquirir uma.

Máquinas de cartão disponíveis no mercado

Máquina POS - Instalada no caixa, conectada a uma linha telefônica.

Vantagens:

  • conexão mais estável;
  • impressora de recibos embutida;
  • taxas de retenção menores.

Cuidados:

  • alugada por empresas como Cielo, Rede, GetNet e Stone, que, além do aluguel, podem cobrar uma taxa de aquisição;
  • locomoção muito limitada.


Máquina POS Wireless - Semelhante à POS, mas funciona através do sinal Wireless de internet.

Vantagens:

  • impressora de recibos embutida;
  • taxas de retenção menores;
  • portátil.

Cuidados:

  • a locomoção se limita ao sinal de Wi-Fi;
  • possível instabilidade na conexão;
  • taxas de aquisição e aluguel possivelmente altas.


Máquina POO - Funciona pela rede de dados das operadoras de celulares através de um chip.

Vantagens:

  • portátil;
  • ideal para entregas em domicílio;
  • impressora de recibos embutida;
  • possível isenção do aluguel.

Cuidados:

  • conexão instável;
  • taxas de retenção um pouco maiores;
  • taxas de aquisição possivelmente altas.


Mobile – Leitor de cartão conectado a um celular por cabo ou Bluetooth, mas alguns modelos trabalham com chip e não dependem de celular.

Vantagens:

  • portátil;
  • ideal para entregas em domicílio;
  • recibo enviado por e-mail;
  • taxa de aquisição menor;
  • sem aluguel.

Cuidados:

  • altas taxas de retenção;
  • conexão instável.


Os modelos Mobile são tentadores pela quantidade de vantagens e pelo pequeno número de cuidados que você deve ter, mas quanto mais o comerciante vende, menos interessante este modelo é! As taxas de retenção acabam saindo mais caras que o valor total gasto em outros modelos do mesmo serviço. Em qualquer modelo, estas taxas normalmente são menores para vendas no débito e costumam aumentar gradativamente conforme o número de parcelas no crédito.

Considerações gerais sobre o uso de máquinas de cartão

Além de se atentar às taxas de adesão e aluguel e aos prazos de recebimento, você também deve verificar quais bandeiras de cartão são aceitas pela maquininha que você está de olho! As mais usadas são Visa e Master, mas muitos dos consumidores reclamam que a brasileira Elo não é aceita em muitos lugares. Essa é uma ótima oportunidade de fidelizar clientes e pode ser um diferencial.

E para efetuar vendas com cartões de crédito e débito, você também precisa se atentar mais ao capital de giro da sua empresa, já que não recebe de imediato o valor pago nessas transações. Principalmente das compras no crédito. Em média, os valores do débito levam um dia para cair na conta. Os valores do crédito são transferidos à sua conta entre 30 e 31 dias após a venda. Mas, ainda assim, é possível antecipar o que você tem a receber. As taxas de adiantamento são sempre altas, então em caso de necessidade, é muito interessante pesquisar outras linhas de crédito antes de recorrer à antecipação de recebíveis.

É bom lembrar que as fabricantes podem cancelar compras feitas por alguém diferente do titular do cartão ou quando não se obedece ao contrato, por isso, nunca deixe de pedir um documento de identidade, e claro, não deixe de ler atentamente o contrato de credenciamento.

Tanto pessoas jurídicas quanto pessoas físicas conseguem adquirir os terminais de pagamento. Na maioria dos casos, tudo o que você precisa é de uma conta corrente em algum banco. Muitas das empresas nem fazem avaliação prévia de crédito, o que significa que mesmo comerciantes negativados no SPC e SERASA podem contratar este serviço.

Também não deixe que as taxas te assustem, elas variam muito, por isso é importante avaliar diferentes propostas. Mantenha em mente que os consumidores têm preferido cada vez mais por efetuar pagamentos no cartão. E lembre-se: além de avaliar, você também pode fazer propostas!

Negociação de Taxas

Para ter mais vantagens durante o processo de negociação, sempre leve dados que mostrem o potencial do seu negócio às credenciadoras, como a quantidade de transações e o faturamento mensal.

Suas chances também podem melhorar quanto mais pontos de vendas você tiver e quanto maior for a quantidade de máquinas que você precisar!

Jamais deixe de negociar a taxa de retenção, além de também  tentar diminuir o valor do aluguel e do credenciamento.

Cobrar valores diferentes para vendas no cartão

Quando você tem essa quantidade de taxas para pagar, é normal que se cobre esse valor do cliente. Uma prática comum já muito antes de dezembro de 2016, quando foi aprovada uma medida provisória que permitia esse comportamento. Mas somente no último mês de junho foi sancionada a lei que permite preços diferentes para cada tipo de pagamento. O ideal ainda é que você pense o preço dos seus produtos para que esses valores sejam divididos entre todos eles e assim, não pesar muito pra você nem para seu cliente!

Caso seja mais interessante cobrar valores diferentes conforme o meio de pagamento, com o Programa NEX, você pode marcar a opção “Pode alterar preço do produto na hora da venda” no cadastro do produto. Mas tome cuidado, muitos clientes podem se sentir prejudicados se você cobrar mais caro pela compra no cartão de crédito. Uma alternativa é ter um preço só e dar desconto no pagamento em dinheiro. No final das contas é a mesma coisa, mas a percepção do cliente muda.

Espero que essas dicas te ajudem a decidir qual modelo de máquina de cartão adquirir! Mas caso você queira saber ainda mais sobre Meios Eletrônicos de Pagamento, clique aqui.

O tema de hoje foi sugerido pelo leitor Antonio Jarbas na página do Nex no Facebook. Você também pode contribuir nos comentários ou fazendo como o Antonio! Não esqueça de tirar suas dúvidas.

Link útil:

  • Para configurar meios de pagamento no programa NEX, clique aqui.

Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Financeiro"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Procurando um app de Vendas para Celular?

Conheça o Kyte, o aplicativo de Vendas da NEXTAR criado especificamente para os celulares Android ou iPhone.

OBS: o Kyte não funciona integrado ao NEX.

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar