Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Gestão

4 Modelos de orçamento para o comércio

Produzir um bom orçamento influencia muito a decisão compra do seu cliente. Aprenda algumas dicas de como usar o orçamento para vender mais!

Você, dono do próprio negócio, com certeza está muito acostumado a fazer levantamento e análise de custo com os seus fornecedores, mas, quando procurarem o seu comércio para fazer pesquisa de preço, saiba que um bom orçamento vai além do preço competitivo!

Do ponto de vista do vendedor, o orçamento é, basicamente, um documento de início da venda – um demonstrativo da necessidade e do interesse do cliente em seus produtos. Para ter mais chances de ser aprovado, um orçamento deve ser objetivo e completo, não deixando dúvidas para o cliente e nem para o vendedor. Sendo assim, não basta confiar na memória: o vendedor precisa registrar tudo que for relevante para a negociação (produtos, quantidade, validade da proposta, etc.) e essas informações precisam ser expostas de maneira clara! Só assim se garante que você e seu cliente estão de acordo em tudo.

Com o Programa NEX você não precisa mais gerenciar seus orçamentos em uma planilha! Faça o download aquiporque neste texto eu vou te ajudar a encontrar o modelo de orçamento ideal para a sua loja!

O que um bom orçamento precisa informar

Algumas informações não podem ficar de fora no orçamento que você enviará aos seus clientes. Os produtos e as quantidades são as principais informações, mas o orçamento também precisa:

  • identificar o vendedor responsável pelo orçamento;
  • incluir os dados do cliente interessado;
  • informar a data em que o orçamento foi criado e o prazo de validade da proposta;
  • disponibilizar todas as formas de contato da empresa (e-mail, telefones, redes sociais);
  • valor unitário dos produtos e total.

Além disso, utilize o campo de observações para informar:

  • o local de retirada dos produtos;
  • no caso de entrega, informe se a taxa está incluída ou não;
  • o tempo que você precisa para executar o pedido (antecedência);
  • as formas de pagamento que você aceita (ex.: parcelamento em X vezes no cartão de crédito, desconto para pagamento à vista, etc.).

Modelos de Orçamento do Programa NEX

Eu separei quatro modelos de orçamento – três modelos de orçamento em A4 e um de bobina – com tipos de informações diferentes, para você ver qual se encaixa melhor com o seu tipo de negócio:

Modelo 102

modelo 102 cortado+destaque.png

Na imagem acima, eu usei o Modelo de Orçamento 102 para impressoras A4. Em destaque você vê as informações da loja, a validade do orçamento e o usuário que o criou. Se o cliente precisar entrar em contato, ele facilmente encontrará o endereço da sua loja, o seu e-mail e o seu telefone. Note que o modelo mostra todas as informações do cliente quando o cadastro está completo. Ou seja, esse modelo funciona muito bem para o controle interno da sua loja! Além de entregar uma via do orçamento para o cliente, imprima outra para você e mantenha junto de outros orçamentos que estão a confirmar. Se preferir, economize papel salvando sua via em PDF. Para isso, utilize um programa como CutePDF.

Modelo 105A

facebook instagram insta.png

‍O modelo de orçamento acima é o 105A. Aqui as informações da sua loja são mais completas, podendo cadastrar até as redes sociais do seu comércio. Ideal para não ser esquecido pelo comprador! Neste mesmo modelo, as informações do cliente são mais enxutas e contém apenas informações básicas de contato, o que significa que se o cadastro não estiver completo –como no caso da emissão de Nota Fiscal Eletrônica – você precisará confirmar dados como endereço e CPF.

Modelo 105E

manga curta-1 observações.png

O modelo acima é ideal quando há a necessidade de especificar ou diferenciar os produtos. O modelo 105E conta com imagem e observação do produto (que está em destaque logo acima), além da observação do próprio orçamento, quando desejar. Lojas de roupa, de acessórios, de bijuterias e de objetos de decoração aproveitam muito deste recurso!

Modelo 211 - 58mm

modelo 211 bobina 58mm + destaque.png

Os modelos de orçamento em bobina são uma alternativa econômica, mas podem ser tão eficientes quantos os modelos A4. Neste outro exemplo foi usado o Modelo 211 para bobinas de 58mm. Você pode notar que este modelo não tem as informações completas da loja, mas você pode usar o campo observação (em destaque) para incluir informações de contato ou endereço.

Para gerenciar modelos de impressão é só clicar aqui.

Ao entregar um orçamento

Alguns cuidados devem ser tomados ao entregar um orçamento. Se o cliente estiver presente na loja, mesmo que entregue uma via impressa, sempre pergunte se ele gostaria de receber uma cópia no e-mail! Assim você garante que o orçamento não será extraviado. Para imprimir ou enviar um orçamento por e-mail, observe a imagem:

impressão e envio por e-mail.png

Para mais informações sobre o uso de impressoras com o NEX, clique aqui.

Quando você clica em ENVIAR POR E-MAIL, o NEX abre uma nova janela, para que você preencha o e-mail do destinatário, além do corpo do e-mail e a assinatura. Não envie um orçamento no corpo do e-mail, esse espaço você deve usar para outras informações importantes, como horário de funcionamento da loja ou alteração no horário durante um feriado próximo, observe:

Untitled 1.png

O modelo que você envia por e-mail não precisa ser o mesmo que você usa para impressões. Caso não tenha uma impressora A4, você pode imprimir na impressora de bobina sem problemas, mas prefira os modelos maiores para enviar por e-mail. Eles são mais fáceis de visualizar e isso pode contar pontos com o cliente!

Acompanhe e atualize o status (situação)

Na lista de visualização de orçamentos do NEX, você tem o controle total de cada situação dos orçamentos gerados. Os status que você pode atualizar seus orçamentos são: pendente, expirado, recusado, aprovado e vendido. Esse é um recurso muito importante para sua organização e é super simples de visualizar, como você vê na imagem:

SITUAÇÃO.jpg

Considerações Gerais

O orçamento não deve ser inflexível. Não desconsidere qualquer proposta do seu cliente! Lembre-se que além do seu produto, o cliente está comprando a qualidade do atendimento e da mercadoria, a rapidez na entrega, a comodidade e até a forma de pagamento (muitos clientes estão dispostos a pagar um valor mais alto por condições de pagamento facilitadoras, como parcelamento no cartão de crédito)!

E quanto à data de validade do orçamento, ela é opcional, mas tenha em mente que é uma ótima ferramenta para controlar todos os orçamentos gerados e não esquecer de ligar para cada cliente e concluir a venda. Para o Código de Defesa do Consumidor, este prazo de validade deve ser de 10 dias, porém, fica livre para que você e seu cliente entrem em acordo sobre um prazo diferente.

Conheça mais recursos de Orçamentos do NEX.

E aí? Já decidiu o seu modelo? Eu posso te ajudar! Deixe suas dúvidas nos comentários que a gente conversa melhor ;)

Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Financeiro"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Procurando um app de Vendas para Celular?

Conheça o Kyte, o aplicativo de Vendas da NEXTAR criado especificamente para os celulares Android ou iPhone.

OBS: o Kyte não funciona integrado ao NEX.

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar