Despesas mensais: como diminuí-las sem comprometer a qualidade do seu produto ou serviço

Quer saber como diminuir e controlar melhor as despesas de seu comércio sem diminuir em nada a qualidade de seu produto ou serviço?

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Se você está lendo este texto é porque quer diminuir suas despesas mensais. E está coberto de razão, mesmo que sua loja já tenha recuperado o movimento. Primeiro, porque nunca se sabe o dia de amanhã e quando iremos precisar de uma reserva, não é mesmo? Segundo - e principalmente - porque o crescimento do seu comércio depende de uma gestão equilibrada entre redução de custos e bons investimentos.

Além disso, você também pode estar aqui porque se encontra no meio da crise causada pelo Covid-19 e seu comércio físico teve que fechar as portas repentinamente devido às medidas de isolamento. 

Se este é o seu caso, você está no lugar certo. Uma das soluções para este momento é diminuir todas as despesas e manter o equilíbrio do caixa da sua loja. 

Abaixo você encontrará algumas dicas que te ajudarão a reduzir suas dívidas, mantendo a qualidade dos seus serviços. Como estamos focados em te auxiliar neste período de quarentena, não paramos por aqui e escrevemos um Manual de planejamento financeiro e econômico para enfrentar os efeitos da pandemia. O link do manual está disponível no final deste texto!

Custo x qualidade

Porém, o maior limitador do comerciante ao surgir a necessidade ou consciência de corte de gastos está na qualidade. Isso porque há um grande receio de que reflita negativamente em uma entrega inferior do seu produto ou serviço.

Para você também parece um dilema baixar custos e manter o padrão de qualidade? De fato, acreditamos que, quando só o que vem em mente são fatores como procurar um fornecedor mais barato, diminuir o salário ou o número de funcionários, por exemplo, possa implicar realmente na queda de um bom atendimento ou na entrega do produto final.

Mas lembre-se que falamos também em bons investimentos e nem de longe queremos que você opte por medidas que resultem insatisfação, principalmente naqueles clientes que estão acostumados a frequentar o seu estabelecimento. Ou seja, neste momento, a primeira coisa que você precisa fazer é mudar o seu ponto de vista. Por isso, hoje, vamos alertá-lo para coisas básicas que, provavelmente, estão passando despercebidas pelo seu controle financeiro.

Ok. Então como reduzir suas despesas mensais?

Vamos começar adotando uma política de consciência ambiental? Para que você passe a ver a relação custo x qualidade de outra forma, precisa encarar o que vamos dizer agora:

O vilão dos seus gastos excessivos está no consumo abusivo de água, luz, telefone e internet.

O mais legal de acordar para essa “nova realidade “ é que você pode economizar sendo amigo do meio ambiente!

Além de diminuir suas despesas mensais sem agravar a imagem da sua loja, suas atitudes podem reverter selos verdes e acabar cativando ainda mais àqueles seus clientes que se importam com o futuro do planeta.

E, por que não, fazer uso disto para atrair clientela nova? O nicho de consumidores conscientes se fortalece cada vez mais, fica a dica! Pela saúde financeira e reconhecimento do seu comércio, garantimos que vale a pena adotar as medidas a seguir.

  • Água: essencial para a vida

O que é essencial? Algo importante que não pode faltar. Se não pode faltar, subentende-se que devemos cuidar para que não acabe. Discurso meio repetitivo, mas que vai levar você aonde quer chegar: economia.

Uma boa gestão de comércio se preocupa também com questões relacionadas à sustentabilidade e deve, portanto, se certificar de que não está havendo desperdício de água dentro dele.

Se você ainda não adota medidas de redução de consumo de água, a hora é agora! Confira algumas dicas:

  1. Conscientize-se para refletir conscientização em toda a sua equipe. A mobilização deve partir de ações simples como fechar a torneira ao ensaboar a louça. Se todos fizerem sua parte, certamente irá refletir na diminuição de suas despesas mensais;
  2. Opte por torneiras com fechamento automático. Onde não for possível, utilize aeradores, uma espécie de rede que controla o fluxo de saída de água;
  3. Fique de olho em vazamentos, havendo qualquer suspeita, providencie logo o reparo. Isso serve também para torneiras que estiverem pingando;
  4. Substitua a mangueira por balde (em caso de lavagem de frota) e regador (em casos de jardinagem).
  • Energize

Falando em consumo ecologicamente responsável, como estão os cuidados com gasto de energia elétrica por aí? Durante o dia, você aproveita de alguma forma a luz solar?

  1. Primeira instrução para a reduzir suas despesas mensais no que diz respeito a luz: mantenha o máximo de lâmpadas apagadas nos períodos matutino e vespertino e não deixe, em hipótese alguma, salas desocupadas com luz acesa;
  2. Segunda lição, super simples mas extremamente relevante: desligue seus equipamentos eletrônicos ao fechar a loja. Você sabia que mesmo em standy by (quando você desliga a TV somente pelo controle remoto) eles consomem até 80% de energia? Agora sabe;
  3. Terceira, evite ligar o ar condicionado quando a temperatura estiver amena. Abra as janelas, renove o ar, além do seu bolso, sua saúde também agradece;
  4. Por último, mapeie os hábitos dos seus funcionários e coloque cartazes para lembrá-los dos itens acima.
  • Impressione

Não há muito o que dizer além de: use arquivos digitais. Sabemos que para alguns documentos é inevitável fugir da impressão. Mas sempre, sempre mesmo, que você puder optar por salvar seus arquivos no computador, o faça. Você economiza em tinta, folha, energia e ainda mantém o conteúdo em maior segurança.

Marinheiro de primeira viagem

Se este é o seu primeiro negócio, não queremos que você perca a viagem ao cometer o erro bobo de unificar suas finanças. Por isso, resolvemos apenas frisar:

Não misture despesas pessoais com as despesas do seu comércio!

Dito isso, finalizamos nossa conversa de hoje indicando que, além das medidas acima, você passe a controlar, mês a mês, suas despesas. Assim, será possível saber onde seus esforços estão gerando maiores resultados e onde você e sua equipe ainda devem se empenhar mais.

Controle de retiradas

A gente sabe bem que é comum os comerciantes se perderem nos gastos operacionais, se não houver um controle rígido. Sendo assim, indicamos o recurso controle de retiradas do Nex. Com ele, ao final do dia, você sabe exatamente quais foram as retiradas de caixa e suas justificativas. Uma ótima maneira de saber que o seu lucro não está sendo gasto com algo desnecessário.

Automatize seus processos de Marketing

E uma última dica é usar ferramentas de automação para facilitar e organizar seus processos de marketing. Sobre esse assunto eu indico a leitura do post "Como reduzir custos na empresa" no nosso blog!

Pronto! Daqui para a frente, sabemos que você não irá mais esquecer que a soma da economia de pequenas ações diárias irá refletir positivamente no resultado das suas despesas mensais. E aí, ainda está em tempo de ter um mês mais lucrativo?

Leia nosso Manual de Planejamento Financeiro e Econômico para enfrentar os efeitos da pandemia, clicando aqui!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Equipe Nex

Olá, somos a equipe Nex e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se