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Loja em expansão: obstáculos que você precisa superar hoje para seu pequeno comércio crescer

Crescer é o desejo de todo empreendedor, porém não é uma tarefa fácil. Leia neste post, como conseguir vencer os obstáculos e colocar sua loja em expansão.

Você sabia que mora no país com maior taxa (34,5%) de população engajada com o empreendedorismo? O ranking da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revelou que três em cada dez brasileiros já possuem ou estão em processo de desenvolvimento de um negócio próprio. Apesar de tamanho potencial, a taxa de mortalidade de comércios com menos de cinco anos é maior que a de loja em expansão, 58% para sermos mais específicos - segundo dados disponibilizados pelo SEBRAE em 2010.

Neste post, falaremos sobre os problemas enfrentados por pequenos comerciantes do mercado nacional no momento de expandir seu comércio.

Principais desafios de uma loja em expansão

Se o seu desejo é ver sua loja expandir os metros quadrados que hoje ocupa e as entradas em fluxo de caixa, além de muita resiliência, vai precisar algumas cartas na manga para contornar os obstáculos abaixo, que inevitavelmente - uma hora ou outra - aparecem na vida de todo comerciante e podem levá-lo ao insucesso:

  1. Acúmulo de funções
  2. Concorrência
  3. Crise econômica
  4. Falta de conhecimento e experiência de mercado
  5. Feriados

Veremos agora de forma um pouco mais detalhada a respeito de cada item listado acima e suas possíveis soluções. Continue atento, afinal, estamos falando sobre o futuro do seu pequeno comércio.

1 Acúmulo de funções

Nem só de ideias brilhantes surgem novos negócios, muito dono de comércio decide empreender com o intuito principal de “se livrar do chefe”. Trocar a responsabilidade de prestar contas para outra pessoa, pela autonomia de fazer suas tarefas de acordo com o seu tempo parece uma ótima opção, não é mesmo?

Mas o que muitas pessoas esquecem é que abrir um negócio próprio requer muito mais dedicação e responsabilidades do que ser um mero funcionário.

A maioria dos comerciantes abrem suas lojas com pequeno capital de giro e, por isso, não conseguem contratar funcionários logo de início, acarretando o acúmulo de funções. Proprietário é também vendedor, caixa, faxineiro e quantos cargos mais forem necessários para fazer o negócio prosperar.

Ou seja, você está preparado para passar por essa prova diária de muitos cargos em um só? Essa pergunta serve para quem está pensando em abrir um comércio. Para aqueles que já possuem, o questionamento ideal seria: “você está executando de forma organizada todas as funções que recaem sobre a sua responsabilidade?”

Uma boa dica nesses casos é ter um caderninho com um check-list de todas suas tarefas diárias e semanais, assim você não corre o risco de deixar passar nada em branco.

2 Concorrência

Esse obstáculo se desmembra em três: grandes lojas, comerciantes não legalizados e e-commerce.

2.1 Grandes lojas

Mesmo trabalhando em nichos localizados, se o seu público for aquele que liga para aparências, vai estar atrás do status que consumir determinada marca ou frequentar certo espaço pode trazer para ele. Nesses casos, vai ser difícil para você competir com a propaganda e o prestígio das grandes lojas, porém, não impossível.

Uma boa saída é apelar para experiência de consumo, que cada vez mais está sendo valorizada pelo consumidor. Você tem o diferencial positivo de estar próximo do seu cliente e pode focar em um atendimento personalizado além de, claro, comercializar apenas produtos condizentes com a proposta do comércio.

Não copie o que as grandes lojas estão fazendo, seja exclusivo! Torne única a experiência de estar dentro do seu comércio.

2.2 Comerciantes não legalizados

Infelizmente esta ainda é uma realidade. E este tipo de concorrente desleal, que não paga nenhum tipo de encargo e imposto, consegue oferecer preços inferiores e reduz a margem de ganho de lojas como a sua, formalizada.

A dica aqui é tentar conscientizar sua clientela quanto a procedência de produtos com custo muito abaixo do praticado pelo mercado. E, sempre que possível, ofereça descontos, programa de pontos e outros benefícios que podem servir de argumento compensador para que o cliente pague o valor justo para que você tenha lucro e mantenha sua loja em expansão.

2.3 E-commerce

Um “novo” concorrente das lojas físicas, são as lojas virtuais. Fica fácil pesquisar sobre valores e efetuar compras sem sair de casa e, ainda, economizar na gasolina. O ambiente online oferece essa comodidade, enquanto o seu cliente está trancado no trânsito, aguardando o próximo bloco do seu programa de tv favorito ou até mesmo com insônia, ele pode tranquilamente acessar sites de compra através do seu smartphone e comprar o mesmo produto, ou semelhante ao que você oferece em sua loja.

Aqui, um bom truque é também estar presente na internet. Além de oferecer a opção de comprar em loja física, ofereça e integre suas compras online. É super bacana o cliente poder escolher um produto pela internet, reservar e porque não marcar um dia e horário de sua disponibilidade para ir provar a roupa? Essa é apenas uma das opções de integração de compra que fará o seu negócio superar esse obstáculo de forma inteligente e estar cada vez mais próximo da expansão.

E não é nem preciso ter um site exclusivo para venda, hoje em dia já se tem a opção de comércio através de redes sociais, como instagram e facebook, o que chamamos de “social commerce”.

3 Crise econômica

O desejo comum de todo comerciante, e não é nem preciso fazer pesquisa para comprovar isso, está em mudanças na política que possam oxigenar a economia do país.

Embora muitos já não aguentem mais ouvir falar em crise, a realidade é que ela ainda tem freado o consumo em diversos setores. Essa diminuição no volume de vendas e, automaticamente, no ticket médio de compras - que é o valor gasto por cada cliente dentro do estabelecimento, deixa muitos comerciantes em apuros na hora de cobrir seus custos operacionais.

Se a sua loja está com dificuldades para manter em dia todas as contas, assista abaixo o vídeo do SEBRAE com uma ótima dica sobre como parcelar dívidas e reduzir multas:

 

4 Falta de conhecimento e experiência de mercado

Arriscamos dizer que uma das principais atitudes a serem tomadas por um dono de loja em expansão é se munir de conhecimento. Não importa se você tem muita experiência de mercado ou não, se estiver bem informado sobre questões ligadas ao seu negócio, terá muito mais chances de sobrevivência.

Mas preste atenção: quando falamos em conhecimento, não nos referimos somente a clientes, concorrentes, fornecedores, preços etc. Estes são itens básicos que se você ainda não domina, está dormindo no ponto. Hoje em dia, um bom comerciante é aquele que entende um pouco de tudo:

  • Marketing
  • Internet
  • Finanças
  • Tributos
  • Legislação
  • Entre outros...

Esteja sempre atualizado e de olho nas novidades, mudanças e oportunidades que o mercado apontar. Às vezes, de onde você menos imagina, surge uma nova ideia, um novo caminho para ajudar no sucesso e expansão da sua loja.

5 Feriados

Por último, mas que não devem ser ignorados, são os feriados. Afinal, o faturamento dos comerciantes se baseia na quantidade de dias úteis de cada mês. Então, cabe a você, desde já, pensar em ações pré, durante ou pós esses pequenos recessos que favoreçam o seu negócio de alguma forma.

Esse é o momento de ativar a criatividade e se programar!

Colocar sua loja em expansão, muitas vezes significa enfrentar ainda mais sacrifícios e burocracias para seguir de porta aberta. Com certeza, estes são apenas 5 dos diversos obstáculos que você pode enfrentar neste caminho. Se você está buscando estabilidade para você e sua família, mantenha sempre o pensamento positivo e os olhos atentos para os pontos aqui abordados e outros como mão de obra, confiança de clientes, qualidade dos produtos ou do serviço prestado e, claro, não deixe de organizar todas suas tarefas em um software de gestão específico para pequenos comércios.

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